F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Batismo nas águas com ou sem a pronúncia do nome do Pai, Filho e Espírito Santo

Compartilhe

Votação

Qual a fórmula do batismo cristão?

[ 6 ]
35% [35%] 
[ 10 ]
59% [59%] 
[ 1 ]
6% [6%] 

Total dos votos: 17

Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status: no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens: 312
Cidade/Estado: Águas Claras/DF
Religião: Cristã
Igreja: Católica Apostólica Romana
País: Brasil
Conceituação Geral: 0
Pontos de participação: 244

Batismo nas águas com ou sem a pronúncia do nome do Pai, Filho e Espírito Santo

Mensagem por Rondinelly em Dom 10 Maio 2009, 13:52

Para a doutrina que você segue, qual seria a fórmula batismal?

Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 1555
Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
Religião: Evangelico
Igreja: Nao tenho
Pontos de participação: 3848

Re: Batismo nas águas com ou sem a pronúncia do nome do Pai, Filho e Espírito Santo

Mensagem por Pereira em Dom 10 Maio 2009, 21:50

Olá amado Rondinely,

Minha resposta é que a fórmula Batismal determina que o no Ato do Batismo deva ser pronunciado os três nomes próprios de cada pessoa da Santíssima Triuna.E que a pessoa deve no ato da Imersão Invocar, clamar o Nome do Messiasn Salvador.

Os nomes a serem pronunciados devem ser os nomes hebraicos. Pois como está escrito a Salvação vem dos Jude-s.

Um dos aspectos mais fundamentais e essenciais da revelação bíblica é o fato de que o Altíssimo não fica sem Nome: Ele tem um Nome Pessoal, por meio do qual pode e deve ser invocado. E Seu Filho, o Messias, certamente tinha esse Nome em mente quando ensinou a Seus seguidores a orar: "Santificado seja o Teu Nome"

Surpreendentemente, a maioria das centenas de milhões de membros das religiões da cristandade, mesmo os mais familiarizados com as escrituras, provavelmente acharia difícil responder a pergunta: Qual é o Nome do Altíssimo Criador e de Seu Filho? Conforme a bliblia pergunta.

"Quem subiu aos céus e desceu? Quem cerrou o vento nos Seus punhos? Quem atou as águas nas suas vestes? Quem estabeleceu todos os limites da terra? Qual é o Seu Nome e qual é o Nome de Seu Filho? Diga-me se é que o sabes!" (Provérbios) 30:4

Outro ponto importante a ser considerado é que o Nome do Messias Salvador de Todo o mundo não foi escolhido por homens.

Sim amados, o Nome do Ungido não foi escolhido por nenhum homem ou mulher, mas foi informado por um mensageiro (anjo) vindo dos céus.

Sua mãe biológica e seu pai adotivo não tiveram o privilégio de poder escolher o Nome que a criança receberia ao nascer.

Me parece claro, então, que muito menos privilégio tem o restante da raça humana de pensar que pode chamar o Seu Salvador por qualquer outro nome que não seja o Seu Nome original, informado do céu pelo anjo.

E para este fato temos a confirmação Bíblica registrada em Lucas 2: 21 que diz: “Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome (...), que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.

O Nome que o Filho do Altíssimo recebeu não pensem que seja qualquer Nome a ser mencionado entre os homens pois o testemunho Bíblico sobre este nome é o que segue: Filipénses 2: 9 Pelo que também o Altíssimo o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;

Por fim o Messias orienta que o no momento do Batismo também seja mencionado o Nome da terceira Pessoa da Triunidade.

Portanto os três nomes devem ser mencionados no momento do Batismo e estes nomes com certeza são hebraicos. Por que a salvação vem do Jude-s.

Carlos Henrique
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens: 168
Cidade/Estado: Engenheiro Schmitt - SP
Religião: Evangélica
Igreja: Igreja do Evangelho Quadrangular
Conceituação Geral: 1
Pontos de participação: 102

Re: Batismo nas águas com ou sem a pronúncia do nome do Pai, Filho e Espírito Santo

Mensagem por Carlos Henrique em Dom 10 Maio 2009, 22:02

Irmão Pereira, tu dizes que são três nomes hebraicos. Agora, a pergunta é: Quais são esses três nomes hebraicos que devem ser mencionados, que tu estás declarando que devem serem mencionados?

Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Dom 10 Maio 2009, 22:20

Amado Carlos Henrique,

Não sou eu quem diz, é a Bíblia que diz que o Salvador e Jude-s e a Salvação vem dos jude-s. Quando o Mestre revela-se a Paulo ele mesmo diz que a voz falou com ele em Hebraico.

Atos 26:14...De caminho, cerca do meio-dia, ó rei, brilhou sobre mim e os meus companheiros uma luz do céu, luz essa mais forte do que a do próprio sol. Caímos por terra e ouvi uma voz que me dizia em Hebraico: 'Shaúl, Shaúl, porque me persegues?

Para evitar muitos e muitos email's desnecessários, primeiro vou informar os nomes pelos quais penso que não devam ser pronunciados.

Por exemplo o termo DEUS (Grego THEOS)

Não se deve usar o título "Deus" para se referir ao Altíssimo Criador.

A origem da palavra "deus", é da palavra-raiz "zeus", o qual era o ídolo maioral da mitologia grega.

"Compare Zeus com Theos e Deus na coluna seguinte:

Zeus
Theos (Usando a consoante teta)
Deus

Não é necessário um diploma de lingüista para enxergar que os três vocábulos procedem de uma única raiz lingüística.

- Os três começam com consoantes - Z, Teta, e D - que exigem que a ponta da língua esteja entre os dentes ou imediatamente por trás deles.
- Os três nomes destacam o que os lingüistas chamam de "vogal e média, aberta" no segundo espaço.
- O terceiro espaço nos três vocábulos contêm as vogais "o" ou "u" "posteriormente fechadas".
- E os três vocábulos preenchem o quarto espaço com a sibilante "s".
- Em último lugar, os três compartilham de um sentido semelhante.

"Os LXX (Septuaginta) designaram o "Supremos e Altíssimo Criador" dose Jude-s pelos termos "Theos" ou "Kyrios". Mas o Eterno Criador não é "Theos", o deus latino; ademais, à época, "Theos" designava apenas os "deuses do Olimpo".

Os lingüistas vêem em "Theos" uma longínqua derivação de "Zeus".

Mas traduzindo assim, os LXX estavam sendo fiéis a seu propósito de introduzir a Bíblia às exigências da cultura grega. Graças a este impulso, há dois mil e trezentos anos os leitores da Bíblia nas línguas ocidentais vêm chamando o "O Eterno Criador" dos Jude-s pelos nomes com os quais seus ancestrais denominavam seus ídolos.

Obviamente, com o tempo, os nomes "Deus" ou "Senhor" encheram-se na cristandade, de significações bíblicas. Entretanto, parece claro que é preferível chamar o "Eterno criador" dos Jude-s por seu nome, transcrito tal qual, a dizer o que eles significam".

"A Palavra "daimon", no grego, teve diferentes significados, em cada estágio histórico, desde os tempos de Homero até o tempo da Septuaginta e do Novo Testamento. Nos tempos de Homero, "daimon" significava "deuses", e era sinônimo de "theos", que significa "deus".

Portanto amados, notem que as palavras, "theos", "josh", "zeus" e "deus", todas se referem ao mesmo ser espiritual invisível, no reino sobrenatural, independente de como escrevemos, uma vez que os sons produzidos chamam o mesmo ser espiritual ídolo (demônio, no caso). Se você, no meio da multidão chamar por Carmem, Karmen ou Carmen, ou ainda Karmem, independente de como esteja escrito, todas as mulheres com este nome atenderão, pois o SOM é o mesmo.

A pesar de ter escrito na Bíblia muitas advertências sobre este assunto. Por tradição, os homens têm adotado um nome próprio de um ídolo local para ser usado na traduções Bíblicas. Por exemplo: Os índios brasileiros tem em suas Bíblias escrito que TUPÃ criou os céus e a terra. Muitos africanos recebem em suas Bíblias que OLURUM criou os céus e a terra, e daí por diante...

"Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de ídolos nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles". (Êxodo 23:13)

Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Dom 10 Maio 2009, 22:23

Amado Carlos Henrique,

Com certeza o vocábulo JESUS também não é o nome que devemos invocar para sermos salvos.

Este nome JESUS foi posto como uma afronta ao povo jude-s.

É um vocábulo grego-latino e sua transliteração identifica o termo JEHOVA (Yehovah) a um PORCO.

Explicando:

O nome Jesus é a junção de JE ou (Yê) “abreviação poética do termo JEHOVA” com a palavra SUS do latim que significa “PORCO”.

Vejamos como chegamos a essa abreviação poética:

Jehovahsus - JEHOVA + SUS
Jehosus - JEHO + SUS
Jesus - JE + SUS

O significado do termo SUS é encontrado no latim como “PORCO”

Logo, a composição do nome JESUS identifica o termo Jehovah a um PORCO.

Obs: Entendemos perfeitamente que o termo JEHOVA é uma má formação do nome do Altíssimo. É um erro. Jamais foi utilizado nos escritos Bíblicos. Como também jamais deveria ser utilizado pois o seu significado no hebraico não é nada bom.

Outro ponto importante a ser considerado é que o som ou fonética do nome JESUS aos ouvidos de qualquer jud-u com certeza identificará o termo YEHOVA a um CAVALO. Pois CAVALO em hebraico é simplesmente SUS.

Com certeza os vocábulos YEHOSHUA ou YESHUA também não são verdadeiros.

Pois significam tão somente SOCORRO DE YEHOVAH ou JEOVÁ

Este nome YEHOSHUA é a junção de Yeho ou Ye “abreviação poética do termo YEHOVAH” com a palavra SHUA do hebraico que significa “SOCORRO” ou como alguns sugerem SALVAÇÃO..

Vejamos como chegamos a essa abreviação poética:

YEHOVAH + SHUA
YEHO + SHUA
YE + SHUA
Y” + SHUA

O significado do termo SHUA é encontrado no hebraico como “SOCORRO”. Logo, a composição do nome YEHOSHUA ou YESHUA identifica o termo equivocado Yehovah como Socorro ou Salvação.

Portanto, o Nome YEHOSHUA ou YESHUA é um erro pois identifica o termo Yehovah que também é um grande erro. Yehováh não é um termo Bíblico. É simplesmente uma invenção.

Logo, o termo Yehoshua também é um grande erro.

Como todos nós sabemos perfeitamente que o termo YEHOVAH é uma má formação do nome do Altíssimo. É um erro. Jamais foi utilizado nos escritos Bíblicos.

È simplesmente a junção dos massoréticos da palavra ADONAY com os as consoantes ou sinais que compõem o nome do Eterno. Chamado pelos teólogos de TETAGERAMA.

Antes que alguém sugira o termo YAHVEH.

Adiantamos que o temos Yahveh segue a mesma linha de construção dos que inventaram o termo Yehovah.

O Termos Yahveh foi criado a partir da junção das vogais ou massoréticos do termo HÁ SHEM (o nome) com as consoantes ou sinais que compõem, o Tetragrama.

Outro termo também errado é o termo YEHOVIH, criado a partir da junção dos sinais massorétivos que formam o termo errado ELOHIM.

Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Dom 10 Maio 2009, 22:31

Infelizmente amado sobre muitos asusnto importantes debatemos horas e horas afio com certeza com intuito a Verdade.

Penso que este assunto também seja de suma importancia pois quando a Bíblia diz NOME. Devemos entender que NOME e NOME e não qualquer outra coisa que não seja NOME. Salvo quando por inferência o texto por si indicar outro tipo de interpretação que não seja NOME.

Por exemplo: Alguém ousa pensar que o MESSIAS SALVADOR não está referiondo-se ao termo NOME ou a Pronuncia do Seu Nome quando diz:

"Em meu nome expulsarão demônios", "tudo que pedir em meu nome"

Teria lógica a afirmação de que o Messias aqui não está referindo-se ao SEU MARAVILHOSO E PODEROSO NOME?

Infelizmente amado Carlos Henrique, contrariando a ordem do Altíssimo dada a Moises (Êxodo 3:15), de que o Santo Nome do Altíssimo Criador, deveria ser comunicado e lembrado de geração a geração, os jude-s sem comunhão com Ele, passaram a considerar o ETERNO Nome do Altíssimo incomunicável, sagrado demais para ser pronunciado; e por isso e também para evitar de usá-lo indevidamente, o que os colocaria sob delito passível de punição com morte (Levítico 24:16), passaram a ler "Adonai" (no sentido de "Senhor") e até hoje os jude-s chamam o Altíssimo de "Ha-shem" ou "adonai", sempre que nas escrituras aparece o tetragrama sagrado: YHWH.

Seguindo esse raciocínio, os copistas ou escribas, ao copiarem o Antigo Testamento da Septuaginta (Versão dos Setenta, em grego, que data do terceiro século antes do Messias), substituíram o Tetragrama Sagrado, YHWH, por "SENHOR" (KYRIOS, em grego), eliminando assim o Eterno Nome do Altíssimo das Escrituras.

Não existe nenhuma razão, nenhuma base bíblica para que o Eterno Nome do Altíssimo, não deva ser pronunciado. Ao contrário, todas as citações do Nome Sagrado nas Escrituras conduzem a reverenciar e glorificar o Nome do Criador.

Em todo o Antigo Testamento o nome Eterno é mencionado quase 7.000 (sete mil) vezes. Não seria isto prova suficiente de que o Nome do Altíssimo não é impronunciável?

Se assim fosse, o Eterno não teria permitido que Seus servos, os profetas, grafassem (e falassem) Seu Nome tantas vezes.

A partir do momento em que o próprio Eterno Criador tomou a iniciativa de revelar Seu Nome ao Seu povo através de Moisés, afirmando que Seu Nome além de ETERNO deveria ser transmitido de geração a geração, nenhum mortal tem o direito de substituí-lo por outro nome ou por um mero título ou até mesmo de afirmar que sua pronúncia se perdeu no tempo e que devemos usar um mero título, que embora denote respeito e reverência, em nada revela a majestade e a glória do verdadeiro Nome do Criador:

"Ao Altíssimo e Eterno Criador, Aquele que é, Aquele que será, Aquele que existe por Si próprio. A Ele seja toda honra, toda glória e o louvor para todo o sempre.”

Não a nós Altíssimo, não a nós, mas ao Teu Nome dá glória. (Salmos 115:1)

Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Dom 10 Maio 2009, 23:57

Não tô acreditando no que eu li...

Não se deve usar o título "Deus" para se referir ao Altíssimo Criador.
Com certeza o vocábulo JESUS também não é o nome que devemos invocar para sermos salvos.
Logo, a composição do nome JESUS identifica o termo Jehovah a um PORCO. Logo, o termo Yehoshua também é um grande erro.

Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Seg 11 Maio 2009, 00:00

Irmão Pereira, tu dizes que são três nomes hebraicos. Agora, a pergunta é: Quais são esses três nomes hebraicos que devem ser mencionados, que tu estás declarando que devem serem mencionados?

Carlos, é isso que faz tempo estou perguntando para ele, e ele só enrola. Em três postagens, escreveu, escreveu, escreveu, mas não respondeu a esta simples pergunta:

Quais são esses nomes?

Nome do Pai: ____________________________________

Nome do Filho: __________________________________

Nome do Espírito Santo: ___________________________________

Valdomiro
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 913
Cidade/Estado: Recife/PE
Religião: Protestante
Igreja: Assembléia de Deus
Conceituação Geral: 112
Pontos de participação: 1412

Mensagem por Valdomiro em Seg 11 Maio 2009, 10:22

Eu suspeito qual vai ser a resposta, mas vamos ver o Pereira.

Na Paz!
Valdomiro

Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Seg 11 Maio 2009, 13:16

RONDINELLY - Carlos, isso que faz tempo estou perguntando para ele, e ele s enrola. Em trs postagens, escreveu, escreveu, escreveu, mas no respondeu a esta simples pergunta:

PEREIRA - Amado Rondinely,

Com certeza não estou aqui enrolando ninguém.

Sim amado, o que escrevi, e escrevi. Se menti, prova-o" "Se não, porque ficar indignado?"

Sabe amado, a pesar do que parece, não penso que as resposta que o amado deseja que eu lhe dê não sejam tão simples assim como o amado diz.

O que tenho procurado mostrar é que a Bíblia a pesar de alguns não aceitarem, denota muita importância a este assunto. Portanto amado não é o fato tão simples assim. Eu lhe falo os três nomes os quais tenho certeza que o amado já os conhece. Sei com certeza o que não lhe falta é conhecimento.

Penso que o mais importante antes do reconhecimento dos nomes é chegarmos a uma unidade de entendimento no que refere-se a formula Batismal.

O que o Mestre mandou ou não que TRÊS NOMES SEJAM PRONUNCIADOS NO ATO DO BATISMO? SIM ou NÃO?

Para facilitar nosso raciocínio deixo um exemplo:

Amado Rondinely,

Se eu lhe digo: Rondinely amanhã vá ao banco X e EM MEU NOME E NO NOME DA MINHA ESPOSA saque R$ 200.000,00.

Sinceramente, o amado pensa que irá sacar todos esse dinheiro, simplesmente repetindo ao atendente no caixa: EM MEU NOME E NO NOME DA MINHA ESPOSA quero sacar R$ 200.000,00?

É isso que estamos falando amado. Se sabemos que o Altíssimo Criador tem um nome. Sabemos também que Seu Filho Unigênito tem um nome que foi dado pelo próprio Eterno, bem como o Consolador Enviado do Pai também tem Nome. Por que não procurar saber estes nomes. Por que não utilizar estes nomes?

O Mestre não mandou que as pessoas fossem batizadas nos nomes?

Não está escrito que os gentios esperarão no nome? Mate-s 12: 21 e no seu nome os gentios esperarão.

Não está escrito que todo aquele que invocar o nome será salvo?

Não existem muitos textos escriturais provando que o Altíssimo criador tem NOME. Salmos 72:17? “Permaneça o seu nome eternamente; continue a sua fama enquanto o sol durar, e os homens sejam abençoados nele; todas as nações o chamem bem-aventurado.”

Outro fator importante ser dito aqui é que o Altíssimo e Eterno Criador TEM SOMENTE UM ÚNICO NOME. Não se enganem. O Eterno não tem vários nomes como alguns procuram ensinar. Ele tem somente um Único Nome e o testemunho das Escrituras é que este nome será lembrado eternamente, de geração em geração.

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 2388
Cidade/Estado: Sorocaba/SP
Igreja: Congregação Cristã no Brasil
Conceituação Geral: 67
Pontos de participação: 3856

Mensagem por Maria Madalena em Seg 11 Maio 2009, 13:46

Votei em "Em Nome do Senhor Jesus".

Pois só existe um Deus. O Espírito de Jesus é o Pai. O Corpo de Jesus é o Filho.
E tudo quanto fizermos, será em Nome de Jesus.
E todos os batismos praticados foi feito em Nome de Jesus.
Assim sendo, quando batizamos em Nome de Jesus, estamos batizando em Deus, na forma de um Pai, de um Filho, de um Consolador.

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens: 371
Cidade/Estado: SP
Religião: Cristão
Igreja: Assembléia
Pontos de participação: 388

Mensagem por Samuel Matos em Seg 11 Maio 2009, 15:28

Maria,

Quem falou com Jesus quando ele foi batizado? foi o seu próprio espírito?

Se a voz veio do alto, então o Espírito não estava nele?

De onde vc tirou que o Espírito de Jesus é o Pai?

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens: 459
Cidade/Estado: PR
Religião: Protestante
Igreja: Metodista
Pontos de participação: 285

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Seg 11 Maio 2009, 15:59

Em nome da Trindade Santissima. Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo.

A Igreja primitiva tinha o costume de mergulhar ou derramar agura tres vezes. Acehi esse dado interessante.

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 2388
Cidade/Estado: Sorocaba/SP
Igreja: Congregação Cristã no Brasil
Conceituação Geral: 67
Pontos de participação: 3856

Mensagem por Maria Madalena em Seg 11 Maio 2009, 16:42

Samuel.

Sim. Assim como o espirito que está no homem, fala à mente do homem. Somos corpo, alma e espírito. Um se comunica com o outro, não é verdd?

Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Seg 11 Maio 2009, 17:52

Não concordo Pereira, mas, antes de continuar, você pode responder...

Quais são esses nomes?

Data/hora atual: Ter 02 Set 2014, 06:05