F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Por que Deus não aceitou a oferta de Caim?

Compartilhe
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4247
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 152
Pontos de participação : 17225

Mensagem por Norberto em Qui 10 Mar 2016, 18:01

.
Caim mantinha uma atitude arrogante ao ofertar ao Senhor

“E atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou” (Gn 4.4,5).

O contexto anterior trata do nascimento dos dois primeiros filhos de Adão e Eva. A dramaticidade fica por conta da má intenção de Caim para com seu irmão Abel. Pela atitude de matar o seu irmão, aliás, o primeiro homicídio na história da humanidade, Caim representa a linhagem do pecado. Todavia, tanto Caim como Abel foram instruídos por seus pais a oferecer sacrifícios ao Deus Yahweh, com o objetivo de adoração (ao Senhor) e de expiação de suas culpas (dos dois irmãos).

O sacrifício oferecido por Caim foi o fruto da terra, mas Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, ou seja, um ofereceu uma oferta com sangue e o outro com cereais. Devido a esse fato, alguns estudiosos afirmam que o pecado de Caim foi não oferecer oferta com sangue, como fez seu irmão. Segundo esta posição, Yahweh exigia o sacrifício cruento e não o cereal. Todavia, uma análise mais acurada nos mostra que não foi a ausência de sangue o motivo que levou Deus a reprovar a oferta de Caim (Dt 26.1-11). O que está em evidência são as atitudes interiores de cada ofertante e não somente o aspecto exterior.

Em 1João 3.12, encontramos a resposta bíblica: “Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas”. O motivo da recusa estava na intenção dúbia da oferta de Caim: “O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!” (Pv 21.27).

Enquanto Caim mantinha uma atitude arrogante, ao ofertar ao Senhor, Abel oferecia a Deus seu sacrifício com um coração puro: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala” (Hb 11.4).

Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - junho/2004
.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1667
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 36
Pontos de participação : 3998

Re: Por que Deus não aceitou a oferta de Caim?

Mensagem por Jefté em Qui 10 Mar 2016, 19:37

Olá irmãos

- Porque a sua oferta estava falta de algo muito precioso aos olhos do Criador: a fé!
Por isso diz:
Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim...
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1058
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 160
Pontos de participação : 2910

Mensagem por Ernesto em Sex 11 Mar 2016, 10:47

.
Jefté,

Fé no que? Ou fé em quem? Aqui está o x, da questão, Poucos cristãos dão valor ao livro do Genesis, Nós vemos em Gen 3:21, E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher TÚNICAS DE PELE e os vestiu. Aqui surge a pergunta, Estas túnicas de pele eram de qual animal que foi preciso morrer para poder vestir aos pecadores?
Apoc. 13:8, diz; ....Estes cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
O animal que foi morto no Éden era um cordeiro que simbolizava a morte de Cristo, e desde este cordeiro sacrificado, foi instituído a morte do Cordeiro, como simbolo da morte de Cristo,
Caim e Abel sabiam que  de tempos em tempos deviam sacrificar  um Cordeiro para continuar viva a esperança de um dia serem salvos por um Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. João 1:29
Abel tornou-se um pastor de ovelhas, mas, não foi esta a razão de oferecer um cordeiro, ele simplesmente obedeceu, e reconheceu através do cordeiro que sacrificava um Salvador que haveria de vir.
Caim era revoltado; Mesmo que ele não tivesse um cordeiro, ele podia fazer uma breganha com seus frutos da terra com seu irmão. mas, ele achou que era ele que oferecia, e o presenteado devia se contentar com o que ele oferecesse.
Infeliz mente hoje também há muitos Caims. .Deus ordena uma coisa, e os homens dizem, não importa que não seja exatamente aquilo que Deus pede, eu dou, ou faço o que eu quero, e Deus precisa se contentar com o que eu ofereço.

Abraços    Ernesto

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1667
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 36
Pontos de participação : 3998

Mensagem por Jefté em Dom 13 Mar 2016, 08:28

Caro irmão Ernesto

Embora o irmão queira dizer que Caim poderia fazer uma breganha com seus frutos da terra com seu irmão para que também pudesse oferecer a Deus um cordeiro; não é isso que o texto bíblico dá a entender.
A única coisa que faltou para que a oferta de Caim pudesse ser aceita pelo Criador foi a FÉ.
Aquela mesma fé que fez Enoque ser trasladado para não ver a morte - sem que o mesmo oferecesse também qualquer cordeiro.
Ou também a mesma fé que fez Abraão sair da sua parentela para um lugar que havia de receber por herança, e saiu sem saber para onde ia.
Aquela mesma fé que fez Davi agradar ao Senhor.
Aquela mesma fé que consta no livro de Hebreus, no qual é dito que: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele exista e que é galardoador dos que o buscam.

E, só gostaria de lembrar: no Velho Testamento os dízimos e ofertas que se levavam a casa do Senhor p/ ser oferecido ao Senhor, de todo o Israel, eram compostos por ovelhas, cabras, gados e toda a sorte de colheita; de tudo isso que se era oferecido ao Senhor, se requeria as primícias e o melhor da terra p/ se oferecer ao Senhor.
Ou seja, não era precioso aos olhos do Senhor aquilo que se tinha sangue a se derramar (como no caso de cordeiros, cabras ou novilho); mas se o requeria dá-lo de todo o coração e pela fé, porque toda a terra é do Senhor e a sua plenitude.
Como bem ilustra o capítulo 11 de Hebreus, quando mutos os homens e mulheres no passado que agradaram ao Senhor, em todos e nos mais variados aspectos (até mesmo em lutas e batalhas contra exércitos inimigos) e agradaram a Deus, porque faziam-no pela fé.

Um abraço.

Chico Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1549
Cidade/Estado : Gravataí/RS
Religião : Sem Religião
Igreja : Sem Igreja
Mensagens Curtidas : 55
Pontos de participação : 3061

Mensagem por Chico Costa em Seg 14 Mar 2016, 08:09

Eu não vejo explicação para a recusa de Deus. Caim ofertou oq tinha de melhor. Ele não era pastor.

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3136
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 133
Pontos de participação : 10313

Mensagem por Vasuilvan em Seg 14 Mar 2016, 08:59

;;;;;

Acredito que o testemunho da vida de Caim, não era algo que agradava a Deus. Provavelmente Caim, não tinha um coração transformado por Deus e não vivia uma vida piedosa...
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 4943
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 120
Pontos de participação : 10443

Mensagem por Tzaruch em Seg 14 Mar 2016, 09:27

.

Olá Vasuilvan.

Vasuilvan escreveu:Provavelmente Caim, não tinha um coração transformado por Deus e não vivia uma vida piedosa...

Então nessa sua "lógica" Caim não é culpado de nada,, você está sim é a culpar a DEUS
por não ter transformado o coração de Caim como o de Abel.

Ou será que você "provavelmente" queria dizer outra coisa ?

.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Seg 14 Mar 2016, 22:09

;;;;;

Tzaruch, é bem provável que eu tenha tido a intenção de dizer outra coisa.  E o disse, se você se detiver de forma mais organizada na leitura da minha postagem, perceberá facilmente isso...
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Seg 14 Mar 2016, 22:44

.
Olá Vasuilvan.

Vasuilvan escreveu:
Tzaruch, é bem provável que eu tenha tido a intenção de dizer outra coisa.

Se você tinha intenção de dizer outra coisa,,, então é certeza que não falou essa outra coisa,,
porque caso o tivesse falado não diria que a intenção era outra
.

Vasuilvan escreveu: E o disse,

Como pode você ter dito se acabou de confirmar que tinha uma intenção diferente
daquela que postou ?

Portanto, não diga que disse aquilo que só teve intenção mas não está escrito.

Vasuilvan escreveu:se você se detiver de forma mais organizada na leitura da minha postagem, perceberá facilmente isso...

Você é que tem de começar a escrever de forma MAIS ORGANIZADA, porque essa coisa de
escrever uma coisa e provavelmente ter tido intenção de dizer outra não faz muito sentido.

O certo é que você falou de forma a que o culpado seja DEUS e não Caim, pois você disse que
a vida de Caim não seria algo que agradasse a DEUS, e depois falou que Caim não tinha um
coração transformado por DEUS,,, e Caim assim não tem a culpa de nada.

Porque se DEUS não transformou o coração de Caim,, então o mesmo é inocente,
porque não dependeu dele,, mas sim DEPENDEU de DEUS.

Caso responda seja direto e organizado,, não venha de novo dizer uma coisa
se tiver a intenção de dizer outra.
.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Ter 15 Mar 2016, 11:47

;;;;;

Tzaruch, você só pode é está de brincadeira...

Você já passou desse nível há muito tempo, creio eu...

Claro que você e eu sabemos que quem opera a transformação é Deus, mas que para isso, precisamos permitir essa transformação, pois Deus não é invasor de consciências...

Isso é o be-a-bá, desse tema...

Sei também, que independente do que eu te poste, você vai contnuar retrucando, pois na realidade o que te falta é outra coisa, e não entendimento...
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1058
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 160
Pontos de participação : 2910

Mensagem por Ernesto em Ter 15 Mar 2016, 15:22

Jefté diz

Embora o irmão queira dizer que Caim poderia fazer uma breganha com seus frutos da terra com seu irmão para que também pudesse oferecer a Deus um cordeiro; não é isso que o texto bíblico dá a entender.
A única coisa que faltou para que a oferta de Caim pudesse ser aceita pelo Criador foi a FÉ.

Ernesto responde;

Olá meu irmão!
Eu não sei onde o irmão pode colocar falta de fé no ato de Caim, Em Hebreus diz que fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.
Eu concordo contigo que, Caim e Abel  ofereciam os sacrificios na esperança de verem o cumprimento da profecia de Gen 3;15,mas, quem foi que ordenou a eles que sacrificassem um cordeiro? Porque o primeiro  Cordeiro que foi morto no Éden  é o símbolo de Cristo. Apoc.13:8, Certamente foi o Pai Adão que sempre lhes contava a história  sobre a vida no Éden, e, ainda mais, podia ser que o Éden naquela época ainda  existisse, mas, que não lhes era permitido entrar nele. (porque em lugar nenhum nos diz do que foi feito com o paraíso). Mas, voltando a fé, Aqui no caso, Caim não matou Abel no dia do sacrifício. Enquanto Caim planejou matar seu irmão, o próprio Deus o advertiu  antes de cometer o assassinato Gen. 4: 6-7, a presença de Deus dispensa  a fé,

Abraços   Ernesto
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Ter 15 Mar 2016, 22:43

.
Resposta à Mensagem Nº10.

Olá Vasuilvan.

Vasuilvan escreveu:Tzaruch, você só pode é está de brincadeira...

Quem está de brincadeira é você,, posta uma coisa e depois diz que tinha intenção de
dizer outra,, e mesmo assim ainda diz que disse aquilo que não tinha ficado escrito.

Vasuilvan escreveu:Você já passou desse nível há muito tempo, creio eu...

Qual nível ?,, agora existem níveis é ?,, você aparentemente ainda não conseguiu passar algo,

e talvez por isso confunde aquilo que escreve com aquilo que provavelmente queria dizer.

Vasuilvan escreveu:Claro que você e eu sabemos que quem opera a transformação é Deus,

Não,, você no seu entendimento já falou MUITO claramente que DEUS só opera a 
transformação
se as pessoas permitirem, logo é "autonomia" dependente.

Portanto tem de decidir aquilo que realmente você está a querer dizer quando escreve seja
o que for neste ou em outro tópico.

Se DEUS não tinha transformado o coração de Caim porque Caim não tinha permitido
então você tem de ser claro naquilo que está a querer dizer sobre esse tema.

Mas dessa forma a decisão deixa de estar nas mãos de DEUS, ou então está pendente
do tempo que demorar a cada um deixar "PERMITIR" que DEUS transforme o seu coração.

Vasuilvan escreveu:mas que para isso, precisamos permitir essa transformação,

Então não é DEUS quem manda,, é você quem decide e permite ser transformado ?

De onde lhe veio "essa qualidade" que por exemplo não fazia parte de Caim ?

Porque você permitiu que DEUS transformasse você e tem os outros que não permitem ?

Vai dizer também que você mesmo decidiu o caminho da sua vida para a salvação
e os outros escolhem o caminho para a perdição como Caim ?

Vasuilvan escreveu:pois Deus não é invasor de consciências...

Então segundo a sua "lógica" aqueles que se salvam são os que por si mesmos fazem
essa decisão e permitem que DEUS transforme o seu coração ?

Qual é o "ingrediente" que você tem para que por si mesmo tenha sido o autor de tão 
grande decisão ?
,,, é que se disser qual é esse "ingrediente" com certeza será duplicado

para ser acrescentado a todos os restantes de forma a que eles também permitem por si
mesmos que DEUS transforme o seu coração, e assim também se salvem.

Vasuilvan escreveu:Isso é o be-a-bá, desse tema...

O be-a-bá do tema é por qual motivo a oferta de Caim não foi aceite, e pelo que se sabe

não tem muito a ver com as pessoas permitirem que DEUS transforme o seu coração,
isso são ideias suas nada mais.

Que até coloca mais "poder" nas mãos das pessoas que nas mãos de DEUS em relação à salvação.

Vasuilvan escreveu:Sei também, que independente do que eu te poste, você vai contnuar retrucando,

E qual é a dúvida Vasuilvan ?

Você é que posta coisas erradas ou que provavelmente não queria dizer e ainda assim diz
que disse o que não escreveu,, e esperava silêncio da parte de quem lhe aponta essas coisas ?

O erro é seu,, portanto não continue a retrucar.

Ou então que tal você acertar as ideias sobre aquilo que realmente quer dizer ?

Vasuilvan na Msn Nº6 escreveu:Acredito que o testemunho da vida de Caim, não era algo que agradava a Deus.

Provavelmente Caim, não tinha um coração transformado por Deus e não vivia uma vida piedosa...

A sua "explicação" sobre o motivo de DEUS não ter aceite a oferta de Caim nem tem NADA
de relação com a oferta
,, você veio foi fazer outras observações que nem podem ser
verificadas sequer,, porque até acontecer essa oferta nada fala sobre a vida de Caim.

Mas você pela ação que veio depois já julgou tudo antes em relação a Caim, e antes que
ele tivesse matado Abel já você fala de alguém que não agradava a DEUS, etc etc.

Sem qualquer sentido isso que apontou para explicar o motivo de DEUS não ter aceite a
oferta de Caim,, você somente veio apontar a sua opinião pessoal acerca de Caim,
e não o que de fato esteja relacionado com essas ofertas.

Repare, a oferta de Abel foi aceite porque tinha maior sacrifício do que a oferta de Caim,
e isso não tem nada a ver com o testemunho de vida de Caim ou ainda sobre o fato de
Caim tenha ou não tenha permitido DEUS transformar o seu coração.  

.
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Ter 15 Mar 2016, 23:07

.
Continuação da Resposta à Mensagem Nº10.

Olá Vasuilvan.

Vasuilvan escreveu:Sei também, que independente do que eu te poste, você vai contnuar retrucando, 
pois na realidade o que te falta é outra coisa
, e não entendimento...

Então diga lá Vasuilvan,, o que é que na realidade falta ao Tzaruch ?

Vá,, e não demore muito a responder,, se é que sabe que "coisa" é essa.

.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qua 16 Mar 2016, 07:12

;;;;

É isso aí Tzaruch...

Fico por aqui mesmo, nesse tema.
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 16 Mar 2016, 10:19

.
Olá Vasuilvan.

___Vasuilvan___
Você já passou desse nível há muito tempo, creio eu...

Você como moderador já deveria ter passado essa "fase" ou "nível" de fazer observações
pessoais, faça por impor as regras, mas não faça para as quebrar.

Vasuilvan escreveu:Fico por aqui mesmo, nesse tema.

Então,, não se chegou na frente e veio falar de "algo" que falta ao Tzaruch ?

Agora chegue-se de novo na frente e diga lá de uma vez por todas que coisa é essa,
caso não o diga então você fala coisas só por falar e não é sincero nas suas afirmações.

Fique você  a saber uma coisa Vasuilvan,,, como moderador deveria conhecer as regras bem
melhor do que qualquer outro participante do Fórum Evangelho, MAS COMO LHE FALTA 
CONHECER ESSAS REGRAS,, ou talvez falte aprender a colocar as mesmas em prática,

então você veio e falou coisas pessoais, as quais agora quer deixar sem conclusão.

O debate tem um tema, e você em vez de se firmar no assunto veio levantar outras 
conversas "suspeitas" diretamente relacionadas com quem está a debater com você.

Quando alguém aponta que falta qualquer coisa a outro e não diz que coisa é essa,
isso abre portas para a imaginação dos restantes que não sabem do que você está
a falar, e assim podem pensar mil e um coisa, em que todas podem estar erradas.

Inclusive aquele a quem você diz faltar algo "uma coisa" não faz a mínima ideia
do que será isso que está em falta....

Portanto,, tal como você não gostaria que alguém viesse a publico APONTAR que lhe falta
alguma coisa sem dizer que coisa é essa, então diga o que é isso que falta ao Tzaruch,
de contrário isso poderá ser apontado de falso testemunho.

.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 29 Maio 2017, 00:54