F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

Compartilhe

Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 450

Re: Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

Mensagem por Diephe em Sex 05 Abr 2013, 01:17

Parábola da FÉ x OBRAS

Certa vez três irmãos pequenos, quase com as mesmas idades; subiram em uma grande árvore. Por algum motivo, não conseguiram descobrir um meio para descer da árvore, e depois de algum tempo, resolvem gritar por socorro ao irmão, bem mais velho do que eles.
Depois de algum tempo o irmão chega e percebe que será difícil fazê-los descer pela própria arvore; como não encontra uma escada para fazê-los descer pergunta:

- Vocês confiam em mim?
Todos os três respondem que sim.
Então o irmão mais velho continua.
- Primeiro um pula e depois o outro; e ele diz para o menor, pular primeiro.
O menino mais novo não pula e fica parado de braços cruzados.
Então o irmão mais velho diz para o irmão, com a meia idade dos outros, para pular. Ele porém, não pula e vai procurar um outro meio de descer da árvore, por conta própria.
Finalmente o irmão mais velho diz para o maior deles, pule.
E ele prontamente pulou e chegou em segurança ao chão.

Moral:

O irmão mais novo são evangélicos ou demais igrejas nominais que dizem que creem em Cristo mas, cruzam os braços.
O irmão do meio, são legalistas que dizem crer em Cristo mas, recorrem aos próprios meios, não aceitando ajuda Dele.
O irmão mais velho, entre eles, são alguns poucos evangélicos e alguns poucos legalistas que perceberão, a tempo, que é preciso confiar em Cristo e ao mesmo tempo por em prática verdadeiramente todas as palavras de Cristo.

Os outros irmãos, que ficaram na árvore, começam a discutir sobre quem está certo: Se ficar de braços cruzados ou usar seus próprios meios para se salvar; e sem que eles percebam a noite e as trevas chegam sobre eles. E houve choro e ranger de dentes.

Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 419

Mensagem por Sargento em Sex 05 Abr 2013, 09:46

Fabiano....

Não sabe que Cristo falava por parabolas? Repare que a fé, sem a qual ninguem pode agradar a Deus, nem tampouco é aí mencionada.... porque será?
Fabiano, a agua, a comida, as vestes, o visitar na prisão, etc.... é anunciar o evangelho, é levar Cristo ao mundo e não obras...
De que se ocupavam os apóstolos?
De fazer caridade ou anunciar o evangelho? E Cristo, quantas vezes andou Ele fazendo obras de caridade?

As obras do cristão é a fé.

Mas se quer as parabolas literalmente pode começar por arrancar olhos e mãos cada vez que estes o fizerem pecar...

Vc acha que somos ovelhas ou bodes?
Veja Rm4:4-5 como mostrei ao Salomão.

Fabiano R
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Suzano-SP
Religião : Catolicismo
Igreja : Católica
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 48

Mensagem por Fabiano R em Seg 08 Abr 2013, 12:27

SARGENTO DIZZZZZ

Fabiano....

Não sabe que Cristo falava por parabolas? Repare que a fé, sem a qual ninguem pode agradar a Deus, nem tampouco é aí mencionada.... porque será?

_____________________________________________________________________________________________

Very Happy Very Happy
Caro Sargento;

Onde que (MT 25,31ss) se trata de uma parábola?

Jesus foi bem claro AO AFIRMAR que os que não praticarem tais obras de misericórdia serão jogados no lago de fogo!
Mas não são apenas obras, e sim as obras de que nos fala são Tiago..

o homem é justificado pelas obras e pela fé» (Tg 2, 24), fé sem obras é morta» (Tg 2, 17)".

Se um irmão ou uma irmã não tiverem o que vestir e lhes faltar o necessário para a subsistência de cada dia, e alguém dentre vós lhes disser "Ide paz, aquecei-vos e saciai-vos, e não lhes der o necessário para manutenção, que proveito haverá nisso? (Tg 2, 15-16).

«brilhem do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos céus» (Mt 5, 14-16)

Very Happy Very Happy
_________________________________________________________________________________________

VC DIZZZZZZ

Fabiano, a agua, a comida, as vestes, o visitar na prisão, etc.... é anunciar o evangelho, é levar Cristo ao mundo e não obras...

____________________________________________________________________________________________

Very Happy Very Happy
Meu caro, isso são obras de misericórdia que Jesus mandou fazer em todo seu Evangelho, que bíblia o senhor anda lendo?

Vejamos alguns textos..

Nisto sabemos o que é o amor: Jesus deu a vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele ? ( 1Jo 3, 16-17 )

Pensai bem: o julgamento vai ser sem misericórdia para quem não praticou misericórdia; a misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento. ( Tg 2, 13 )

Religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e viúvas em suas dificuldades e guardar-se livre da corrupção do mundo. ( Tg 1, 27 )

Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, quem tiver o que comer, faça o mesmo (Lc 3,11).

Dai o que tendes em esmola, e tudo ficará puro para vós (Lc 11,41)

[/b]
Very Happy Very Happy
____________________________________________________________________________________________

vc dizzzzzz

De que se ocupavam os apóstolos?
De fazer caridade ou anunciar o evangelho? E Cristo, quantas vezes andou Ele fazendo obras de caridade?

As obras do cristão é a fé.

Mas se quer as parabolas literalmente pode começar por arrancar olhos e mãos cada vez que estes o fizerem pecar...

Vc acha que somos ovelhas ou bodes?
Veja Rm4:4-5 como mostrei ao Salomão.

______________________________________________________________________________________________
Very Happy Very Happy
Meu caro;

Permita-me, mas acho que o amigo não anda lendo com afinco as Sagradas Escrituras..
Não sabe que os apóstolos viviam fazendo caridade e ao mesmo tempo pregando o evangelho por ordem do próprio Jesus e inspirados pelo Espirito Santo?
Postarei aqui dezenas de trechos sobre os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos sobre a caridade para nossa reflexão!!

A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei. (Romanos 13,10)

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. (I Coríntios 13,1)
Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. (I Coríntios 13,2)
Não só isto, mas foi destinado também pelos sufrágios das igrejas para nosso companheiro de viagem, nesta obra de caridade, que por nós é administrada para a glória do Senhor, em testemunho da nossa boa vontade. (II Coríntios 8,19)
Realmente, o serviço desta obra de caridade não só provê as necessidades dos irmãos, mas é também uma abundante fonte de ações de graças a Deus. (II Coríntios 9,12)

É por ele que todo o corpo - coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria - efetua esse crescimento, visando a sua plena edificação na caridade. (Efésios 4,16)
Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo. (Colossenses 2,2)
Com efeito, diante de Deus, nosso Pai, pensamos continuamente nas obras da vossa fé, nos sacrifícios da vossa caridade e na firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, sob o olhar de Deus, nosso Pai. (I Tessalonicenses 1,3)
Mas, agora, Timóteo acaba de voltar da visita que vos fez, trazendo excelentes notícias da vossa fé e caridade. Ele nos falou da afetuosa lembrança que de nós sempre guardais e do desejo que tendes de nos rever, desejo que é também nosso.(I Tessalonicenses 3,6)
Sentimo-nos na obrigação de incessantemente dar graças a Deus a respeito de vós, irmãos. Aliás, com muita razão, visto que a vossa fé vai progredindo sempre mais e desenvolvendo-se a caridade que tendes uns para com os outros. (II Tessalonicenses 1,3)
Tu, pelo contrário, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância. (II Timóteo 3,10)

E ai meu caro sargento?

Precisa dizer mais alguma coisa ou vai reavaliar seu conceito sobre a caridade e a pregação do evangelho??

Mas para terminar deixo-lhe essas palavras de Cristo:

.Pelos seus frutos os conhecereis.21.Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.22.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?23.E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!24.Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.25.Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.26.Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.27.Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.

Very Happy Very Happy
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : faro
Religião : Cristão
Igreja : Igreja Dos Eleitos
País : Portugal
Mensagens Curtidas : -20
Pontos de participação : 1036

Mensagem por Sargento em Sex 19 Abr 2013, 14:33

Fabiano, tive de interromper nas respostas por uns dias e deixei este tópico para trás e só agora via a sua resposta... mas respondo agora.

Amigo, se no dia do juízo as obras de caridade vão pesar na salvação então há mérito... como diz você que a sua igreja não ensina que há mérito?
Como é que você tem livre-arbítrio, é julgado pelas obras, e não tem mérito??? Fabiano, tem todo o mérito se realmente as coisas são assim... e dizer que não tem mérito não passa de humildade fingida.

Ora, Cristo falava por parábolas... sabe disso não sabe?

Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Mateus 13:34

Sabe quais são as nossas obras?

Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
João 6:28-29

Essa é a obra que pesa no juízo... e a fé é DOM para que não haja mérito.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Efésios 2:8-9

Isto é o que você argumentou:

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Mateus 25:35

Agora entenda:

Comer:
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35

Beber:
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
João 4:14

Hospedar:
Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Coríntios 5:1

Vestir:
Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. Isaías 61:10

Visitar na prisão:
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. João 8:34

Tudo se resume a fé amigo... e isso é dom.

Porque se vamos ser julgado por obras no juizo final que veio cá Cristo fazer? Para que morreu ELE se vou ser julgado pelo que faço à mesma?

Ele morreu para me salvar dos meus pecados... e como funciona isso?
Sou perdoado de pecar se não pecar?????

Fé, unicamente fé agrada a Deus.

Salomão
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 170
Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
Religião : cristianismo
Igreja : IASD
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 911

Mensagem por Salomão em Dom 28 Abr 2013, 23:39

As obras causadas pela fé são resultados da evidência da fé e não causa de salvação .......
É estranho desconsiderar um livro inteiro da Bíblia ( Tiago ) para continuar a pensar numa fé sem obras ...!
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Seg 29 Abr 2013, 05:50

Estranho é você dizer que fé sem obras é morta, e que as obras são RESULTADO da fé (que é dom de DEUS) e ao mesmo tempo ter livre-arbítrio.

Isso sim é estranho.

Se o fazer obras está na sua mão (que é livre) como são elas RESULTADO da fé?

Mas se forem RESULTADO da fé (que é dom) como pode você ter livre-arbítrio sobre elas????

Ou as suas obras são escravas da fé sendo o seu livre-arbítrio violado, ou tendo você livre-arbítrio não pode invocar esse argumento.. e se o fizer não serve senão para creditar as obras como testemunho de fé podendo assim esconder a incredulidade pelas obras as quais o mundo (agindo do mesmo modo) esconde a sua maldade por meio de obras de caridade (como os ricos fazem).

Ou então, segundo a sua lógica, as obras que são "resultado da fé" são na verdade resultado da sua vontade a qual valida a fé tornando assim o homem salvo pelas obras pois até a fé (que deveria ser dom) é validade por elas e tem um custo .... mais valia não haver fé porque ia dar ao mesmo...
Assim há realmente glória pois o condenado é-o por culpa assim como o justo é-o por mérito.

Isso meu amigo, é justificação pelas obras dissimulada com muita perícia... digno da astúcia da serpente.
CarlosB
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 153
Religião : cristã
Igreja : igreja dos eleitos
País : portugal
Mensagens Curtidas : -40
Pontos de participação : 535

Mensagem por CarlosB em Seg 29 Abr 2013, 11:00

Exato, Sargento

Enrolam-se e não sabem e todos caiem na armadilha do Tiago.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 30 Abr 2013, 04:15

Bom dia

Sargento
Ou as suas obras são escravas da fé sendo o seu livre-arbítrio violado, ou tendo você livre-arbítrio não pode invocar esse argumento.. e se o fizer não serve senão para creditar as obras como testemunho de fé podendo assim esconder a incredulidade pelas obras as quais o mundo (agindo do mesmo modo) esconde a sua maldade por meio de obras de caridade (como os ricos fazem).
Sargento mais uma vez <> Para que serve a fé se conforme o Capa Preta iremos todos ser julgado pelas nossas Obras.

Apocalipse 20:12-13 <> E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. <> O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.

2 Corintios 5:10 <> Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Romanos 5:05-06 <> Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,<> que retribuirá a cada um segundo as suas obras;
Ou então, segundo a sua lógica, as obras que são "resultado da fé" são na verdade resultado da sua vontade a qual valida a fé tornando assim o homem salvo pelas obras pois até a fé (que deveria ser dom) é validade por elas e tem um custo .... mais valia não haver fé porque ia dar ao mesmo...
Assim há realmente glória pois o condenado é-o por culpa assim como o justo é-o por mérito.
Isso meu amigo, é justificação pelas obras dissimulada com muita perícia... digno da astúcia da serpente.
Pastor Carlos Não Preciso do Tiago Para Quebrar as Suas Fraucatuas e Maracutaias

Agora preste atençao nessa palavras.

Mateus 25:31-46

31 <> Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

32 <> e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;

33 <> e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

34 <> Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; (Eu já vi vocês (OS ELEITOS) babarem com esse versos para consagrar a sua crença) continuamos

35 - porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;

36 - estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.

37 <> Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

38 <> Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?

39 <> Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?

40 <> E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
(Tchau tô indo para o céu)

41 <> Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; (Agora continue lendo e veja o porque os cabritos se lascaram)

42 <> porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43 <> era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.

44 <> Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

45 <> Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.

46 <> E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Precisa dizer mais alguma coisa?

Marcelo almoedo
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Ter 30 Abr 2013, 05:44

Impressiona-me ao trabalho que se dá Marcelo... se não crê nem tem intenções de aprender o que impele?
Se tem livre-abítrio porque é levado a fazer isto?
Porque gasta tempo da sua preciosa vida nisto?... nós temos a eternidade, mas você apenas alguns anos... porque os desperdiça nisto?

Você auto-denomina-se ateu, os outros auto-denominam-se de Cristãos, mas é impressionante o quanto pensam igual...

...e só isso deveria ser uma chamada de atenção para os "cristãos".

Todas essas passagens foram explicadas vezes sem conta embora inutilmente pelo que vejo ... e a si não volto a explicar... se quer saber pesquise as nossas respostas.

Os "cristãos" não aceitam porque lhes remove a glória das obras sob o pretexto de "obediência" ou até mesmo de "humildade", e você porque não aceita?
O que o impele a contestar?

Mas isto acontece porque o que você diz abertamente é o que eles dizem no oculto do coração pois quando se apresenta Deus todos os reputam por injusto e não podem conceber um juízo senão por culpas e méritos senão aquele a quem é concedido a fé...

Porque a raiz do problema e da sua rejeição é que SÓ o eleito pode aceitar a verdade... porque fora dele, chamam-se o que se chamarem são incrédulos.

Você brinca com estes chamados "cristãos" e envergonha-os e gosta disso, mas quando é para falar aos eleitos e responder à verdade quase que assume o lado deles porque por mais ateu que seja não nos pode aceitar ...
...faz-me lembrar o Herodes e o Pôncio Pilatos que não se davam bem, mas quando foi para condenar Jesus uniram-se e tornaram-se amigos.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Ter 30 Abr 2013, 12:28

.
Aos participantes e leitores:

O conjunto de postagens no presente tópico que trouxe um novo tema, foi centralizado no seguinte tópico de novo título:

> Os escolhidos de Deus! Predestinação!

Favor continuar o desenvolvimento do assunto, no ponto que estava até então, naquele tópico.

Administrador

.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 16:09