F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O Incrível texto de Êxodo 3:6!

Compartilhe
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 2168
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 5727

O Incrível texto de Êxodo 3:6!

Mensagem por Gilcimar em Sab 05 Dez 2015, 12:13

Êxodo 3: 6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

Deus neste texto fez uma declaração  sobre a ressurreição dos mortos  e não uma afirmação que estes mortos citados no texto   estejam vivos antes da  ressurreição....

Esta declaração  prova que Deus é Deus de vivos por causa da ressurreição e não por causa da falsa  doutrina  da  "imortalidade da alma"

Abraços..!!!!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Re: O Incrível texto de Êxodo 3:6!

Mensagem por Gleison Elias em Sab 05 Dez 2015, 13:16

--

E se a vida "durante a morte" já for uma ressurreição?
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sab 05 Dez 2015, 13:32

Tem algum texto dizendo que alguém que foi sepultado vai ressuscita duas vezes? ( Um durante a morte e outra saindo da morte para vida)

Eu confesso que nunca ouvir falar sobre essa teoria...

Pode nos mostrar esse pensamento?
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sab 05 Dez 2015, 14:53

--

Todos imortalistas amilenistas acreditam que a primeira ressurreição seja a da morte.

Então seu argumento só serve mesmo para mortalistas que acreditem em uma única ressurreição física e literal.

E como é um argumento contra a imortalidade, conclui-se que não cumpre seu objetivo.

Mesma coisa de argumentar que não se deve guardar o domingo, para quem não acredita em vigência da lei. Faz sentido nenhum.

Mas foi boa sua intenção.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sab 05 Dez 2015, 15:09

Jesus descartou  esse tipo de ressurreição  que você levantou na discussão  quando usou este texto para confirma a  verdade  da ressurreição que os saduceus não acreditavam...

veja:

Mateus 22:31 E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou:
32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos.

Se existisse vivos entre os que não ressuscitaram ainda  Jesus não diria  aos saduceus  que Deus é Deus de vivos  por causa da ressurreição.....

Logo Abraão , Isaque e Jacó não estavam vivos  em lugar algum quando Deus disse que era Deus deles no texto pois quando disse isso  fez uma declaração  sobre a ressurreição destes que é a ressurreição segundo a qual  os saduceus não acreditavam...

É inevitável  não concluir que Deus é Deus  dos vivos por causa da ressurreição segundo o texto e não por causa da imortalidade da alma ou de outro tipo de ressurreição que não sei de onde tiraram  pois em nenhum lugar das escrituras  se ler ou se conclui  tal ressurreição que não seja aquela que Jesus confirmou  e que os saduceus não acreditavam.....

Da próxima nos diga algo que em seguida você possa confirmar com a bíblia do contrário não faz sentido usar as próprias palavras e dizer que eu tive só boas intenções...

Abraços..!!!!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sab 05 Dez 2015, 15:24

--

A própria lógica do texto refuta a sua lógica.

Se ele diz que Deus não é deus dos mortos mas sim dos vivos, logo, Abraão ESTÁ VIVO.

E se ele usa isso como prova de que existe ressurreição, logo, a ressurreição que ele se refere não é a do "último dia".

Algo muito simples de se entender...
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Sab 05 Dez 2015, 15:44

Gleison...

Leia um pouquinho mais daquilo que postamos e usa a Bíblia...

Jesus não estava confirmando essa ressurreição estranha que você trouxe nem sei de onde tirou pois até agora não citou um texto sequer da bíblia para confirmar-la mas da ressurreição que os saduceus não acreditavam e Ele disse que Deus é Deus dos vivos por causa da ressurreição e não porque Abraão , Isaque e Jacó estavam vivos sem terem ressuscitados...

Seria estranho demais Jesus trata um assunto diferente do discutido no texto...

Eles estavam discutindo sobre haver ou não ressurreição de mortos e não sobre vida após a morte e muito menos sobre a inexistente doutrina da imortalidade da alma que é descartada.....

Se Abraão , Isaque e Jacó já estivessem vivos naquele momento a declaração de Deus não seria sobre a ressurreição dos mortos.....

Desta vez usaram a criatividade elaborando uma tal ressurreição não literal e corporal fora daquela discutida no texto mas Jesus descarta isso quando usa o texto para confirmar a verdade da ressurreição que os saduceus não acreditavam...

Se não usar a bíblia para confirmar estes pensamentos estranhos e novos que você trouxe para mim não responderei tuas próximas postagens...

Melhore um pouquinho essa tua lógica...

Não é lógico que Deus faz declaração sobre a ressurreição dos mortos se estes já estivessem vivos em algum lugar...

Se não usar a bíblia da próxima vez não seguirei contigo porque você trabalha a ideia de uma ressurreição estranha e esquista sem apontar a fonte ou o fundamento disso...

Abraços..!!!!

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sab 05 Dez 2015, 21:00

--

Ok. Então para você, é mais lógico Jesus ter mentido ao insinuar que Abraão estava vivo por uma ressurreição. Mentido não, é pesado dizer isso... ele apenas quis dizer uma coisa que não disse...

Fique com sua lógica...
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5086
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10772

Mensagem por Tzaruch em Sab 05 Dez 2015, 22:09

.
Resposta à Mensagem Nº1

Olá Gilcimar.

Gilcimar escreveu:Êxodo 3: 6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto,
porque temeu olhar para Deus.

Deus neste texto fez uma declaração  sobre a ressurreição dos mortos  
e não uma afirmação que estes mortos citados no texto   estejam vivos antes da  ressurreição....

DEUS não falou "eu fui" ,, nem "eu serei",,, mas falou claramente "EU SOU O DEUS DE TEU PAI,, etc etc".

Essa declaração é feita no presente, e é evidente que não está a apontar para o futuro.

Gilcimar escreveu:Esta declaração  prova que Deus é Deus de vivos por causa da ressurreição e não por causa da falsa  doutrina  da  "imortalidade da alma"

Então ?,,, "DEUS é" agora já conseguiu usar o verbo "SER" no presente ?

Se isso é algo que não acontecia no momento, DEUS teria de ter falado que "SERIA" DEUS dos
vivos, apontando então para essa ressurreição que você nem especificou.

Porque já não podem mais morrer; 
pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, 
sendo filhos da ressurreição.  
Lucas 20:36

O que está destacado aponta mais que uma vida, e isso no sentido de não morrer mais
na carne, e nunca a morte da alma (parte imaterial que possui o corpo de carne).

E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, 
quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.  
Lucas 20:37

Os tais "mortos" que hão de ressuscitar não é o corpo de carne desses citados e que
voltou ao pó,, mas sim essas almas que ocuparam (usaram) esses corpos que voltarão à vida
(material) em outro corpo.

Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos
porque para ele vivem todos.  
Lucas 20:38

Quando DEUS falou a Moisés não fez distinção daqueles que foram citados como estando
mortos,, mas sim estando vivos,, porque quem morre é sempre a carne e não a parte
imaterial que ocupa essa carne e que realmente é aquilo que não morre.

Gilcimar escreveu:e não por causa da falsa  doutrina  da  "imortalidade da alma"

Falsa doutrina é aquilo que ensinam contra as escrituras, na qual pela falta de entendimento

falam essas coisas sem sentido e que contradizem as próprias escrituras.

E, havendo aberto o quinto selo, 
vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus 
e por amor do testemunho que deram.  
Apocalipse 6:9

João não viu aqueles "corpos" dos que foram mortos, viu sim debaixo do altar as ALMAS 
desses que tinham sido mortos (da carne).

E clamavam com grande voz, dizendo: 
Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, 
não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?  
Apocalipse 6:10

Essas mesmas almas clamavam, e falavam acerca do sangue deles que tinha sido derramado
enquanto estavam na carne, o que mostra claramente que estão conscientes daquilo que lhes
fizeram, e sabem perfeitamente aquilo que lhes aconteceu.

Dessa forma a imortalidade da alma não é uma falsa doutrina como você tenta dizer,
porque quem morre é sempre o corpo de carne e não a parte imaterial que o ocupou.

.
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 964
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Religião : Cristã
Igreja : Adventista do 7º Dia
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1797

Mensagem por Clébio em Seg 07 Dez 2015, 13:32

Poxa, almas cobrando de Deus vingança? Eu não me atreveria a tanto...

Parece que o céu não tem sido um lugar de paz para essas pobres almas e até o próprio Deus tenha perdido a credibilidade perante essas pobres almas, vez que precisa delas estarem cobrando algo dele que deixou de fazer...

Já assisti filmes mais interessantes...

Sem mais... Rolling Eyes
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Seg 07 Dez 2015, 15:45

Com todo respeito a qualquer um neste assunto eu digo que tem coisas que chegam embrulhar meu estômago..

Até que ponto alguém pode tentar argumentar para fundamentar algo tão infundado...

É tão claro e impossível de não ser tão claro que quando Deus falou com Moisés na sarça que era Deus de Abraão , Isaque e Jacó estava indicando que os mortos hão de ressuscitados e não que já estavam ressuscitados ou vivos sem ressurreição e o próprio Jesus citou o passagem de Êxodo 3:6 registrado nos escritos de Moisés confirmando isso...

Lucas 20:37 E que os mortos hão de ressuscitar, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

Alguém querer dizer que esta declaração de Deus serve para fundamentar a imortalidade da alma quando foi aplicado como prova por Jesus para confirmar a ressurreição aos que negavam a ressurreição( aos saduceus) é forçar demais uma situação sem sucesso...

Jesus disse que Deus não é Deus de mortos para os que não acreditavam na ressurreição e não teria nenhum sentido dizer isso se a falta da ressurreição não tivesse nada a ver com a condição de morto e se a ressurreição não tivesse nada a ver com a condição de vivo...

Logo Deus é Deus de vivos segundo o texto por causa da ressurreição e não por causa da imortalidade da alma o resto é uma forçação de barra...

Abraços..!!!!

Fernando_Pinheiro
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 98
Cidade/Estado : Belo Horizonte
Religião : Protestante
Igreja : .
Mensagens Curtidas : 9
Pontos de participação : 165

Mensagem por Fernando_Pinheiro em Seg 07 Dez 2015, 16:20

É... há uma diferença muito grande entre a ótica de influência grega para a ótica de influência hebraica...

(deixe-me assistir de camarote!)

Lehitraót!
Fernando_Pinheiro
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 98
Cidade/Estado : Belo Horizonte
Religião : Protestante
Igreja : .
Mensagens Curtidas : 9
Pontos de participação : 165

Mensagem por Fernando_Pinheiro em Seg 07 Dez 2015, 17:20

Não sou perito no assunto, mas estudei um pouco de hebraico e grego em determinados assuntos e esse “tópico” passava raspando em minhas pesquisas..., tentando-me a parar no assunto...

Enfim, quero trazer dois pontos a serem considerados:

Não há como falar disso sem definir ou assumir uma postura entre tricotomia e dicotomia (e quem sabe até o monismo). Esse é um ponto! (e que ponto!)

O segundo é a questão cultural que é deixada (às vezes) além periferia!

Sei é que a tendência Hebraica (me refiro ao VT) é não enfatizar, com clareza, a questão de um mundo espiritual, ou seja, não vejo com distinção DOUTRINÁRIA tal separação entre mundo físico e mundo espiritual (não estou dizendo que não exista). O que, na verdade, é algo tão exposto no NT. (até o conceito de “diabo” ou “satanás”, possui relativos no VT, o que não ocorre, (ao menos com frequência) no NT.

Pensando no fato de as Escrituras serem (também) humanas, o Velho Testamento foi escrito por diversos homens de épocas diferentes que cresceram em uma cultura que sofreu mudanças com o tempo (talvez isso explique a sua diversidade de linguagem).
A começar por Moisés que era, além de hebreu, EGÍPCIO DE NASCIMENTO. Cresceu no Egito e era versado em toda sua cultura e ciência.

Sejamos honestos, apesar de existir um poder de conversão, uma cosmovisão não pode ser substituída assim de uma hora para outra.
Basta avaliar o cristianismo que vivemos sob a perspectiva do capitalismo. Tudo a ver! Porque? Simples, é o pano de fundo de nossa cultura e nossas explanações vão trazer rastros disso!

Enfim, o que quero dizer é que Moises e outros tiveram influência egípcia no seus escritos, como também os escritores exílicos e pós-exílicos das nações que possuíam contato. Isso é um fato social antropológico! Não há como negar.
O mesmo ocorre com o Novo testamento e as cartas de Paulo, por exemplo, é visto a grande influência do mundo greco-romano no fundo, amparando seus escritos.

Imagine alguns autores do NT, dizendo, o que disseram em suas obras, para Moises, por exemplo sobre um fogo que não se queima e o verme nunca morre! Ou pior, sobre a existência de um antagonista chamado “diabo” que se opunha a tudo o que é de Deus!

obs.: não estou discutindo aqui a inspiração divina ou não da Bíblia, mas fatores culturais que precisam ser levados em consideração na interpretação dos textos trazido aqui.

Lehitraót!
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5086
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10772

Mensagem por Tzaruch em Seg 07 Dez 2015, 20:30

.
Resposta à Mensagem Nº10

Olá Clébio.

Clébio escreveu:Poxa, almas cobrando de Deus vingança?

Porque questiona aquilo que foi citado ?

Acaso leu ai alguma coisa inventada ?

Clébio escreveu:Eu não me atreveria a tanto...

Mas aparentemente você se atreve a questionar aquilo que leu.

E, havendo aberto o quinto selo, 
vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus 
e por amor do testemunho que deram.  
Apocalipse 6:9

não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?  

O que vai fazer Clébio ?,,, apagar ou negar esses textos ?

Clébio escreveu:Parece que o céu não tem sido um lugar de paz para essas pobres almas

O que parece é você não ter argumentos para responder, dai vir colocar essas questões.

Clébio escreveu:e até o próprio Deus tenha perdido a credibilidade perante essas pobres almas,

Isso são ideias suas, a tentar apresentar contradições onde elas não existem.

não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?  

O que está ai é uma pergunta, onde essas almas estão a perguntar "até quando".

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, 
que clamam a ele de dia e de noite, 
ainda que tardio para com eles?  
Lucas 18:7

Leia o que está escrito, assim evita dizer coisas sem sentido.

Clébio escreveu:vez que precisa delas estarem cobrando algo dele que deixou de fazer...

DEUS não deixou de fazer algo, você é que está a acrescentar coisas que 
não estão escritas,, e essas almas perguntaram até quando, sendo que as
mesmas esperam que isso aconteça.

Clébio escreveu:Já assisti filmes mais interessantes...

Também você já falou coisas com mais sentido.

.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 07 Dez 2015, 21:53

Boa noite

Quando no Antigo Testamento, Deus estabelece para garantir um povo totalmente entregues a partir de servidão e separadas para si mesmo de uma forma única, e quando, a fim de fazê-lo Ele aparece pela primeira vez a Moisés na sarça ardente, é notável que Ele se identifica por uma designação de três vezes.

Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac,` e o Deus de Jacó . E quando um pouco mais tarde Deus envia Moisés aos israelitas para anunciar a sua intenção de libertar , a mesma expressão de três vezes vem como uma espécie de refrão por meio do Seu pronunciamento. `Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome para sempre, e este é o meu memorial de geração em geração. Vai, e ajunta os anciãos de Israel, e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, apareceu-me "(Êxodo 3:15-16).

O que devemos nos perguntar é: Por que esse triplo refrão? 

O Deus de teu pai. - Ele É geralmente aceito que "pai" é colocado coletivamente aqui para indicar "antepassados".Gênesis 31:42). o mesmo acontece em Atos 7:32.

O Deus de Abraão. - Principalmente, Sem dúvida, o significado era, o Deus que era adorado por Abraão, Isaque e Jacó;. Mas a forma da expressão, "o Deus de Abraão, indicou a existência dos patriarcas após a morte, já que ele só pode ser o Deus da existente, e não de coisas inexistentes. (Mateus 22:32.)

Moisés escondeu o rosto, com o mesmo sentimento que fez Jacó exclamar: "Quão terrível é este lugar" (Gênesis 28:17). Embora nada se via, mas uma aparição como de fogo material, o conhecimento de que Deus estava ali rendeu o fogo terrível

Almoedo

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 16 Ago 2017, 20:48