F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


CRISTO abolindo O SÁBADO...

Compartilhe
avatar
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3161
Idade : 47
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 139
Pontos de participação : 10390
Data de inscrição : 17/11/2011

CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Vasuilvan em Sex 23 Out 2015, 19:15

;;;;;


   Podemos, por meio deste verso entender que Cristo é o substituto do SÁBADO?...


   É este o verso decisivo nessa grande discussão sobre a validade do SÁBADO?...
   



  "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.


 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e   


encontrareis descanso para as vossas almas" (Mat. 11:28-29).

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1683
Idade : 54
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4048
Data de inscrição : 27/12/2008

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Jefté em Sex 23 Out 2015, 22:09

Olá Vasuilvan

O que é o sábado, irmão, para que seja substituído por Cristo ?!
O sábado é apenas um período de 24 horas, nada mais!

Cristo é Aquele jamais visto, imaginado, percebido e subido ao coração humano, irmão!
Cristo é a água da vida! não aquela do poço da samaritana...
Cristo é o Pão da Vida... não aquele multiplicado pelo Senhor...
Ele é a Luz da vida...  (Jo. 8:12)
O Príncipe da Vida...  (Atos 3:15)

Cristo é a Verdade, a Vida...
É o menino que nos nasceu, o Filho que se nos deu, cujo nome é Maravilhoso... Conselheiro... Deus Forte... Pai da Eternidade.... Príncipe da Paz....

E o sábado... o que ele é ????!!!!!
como disse Jesus: o sábado foi feito por causa do homem....
Ou seja, nem para os anjos ele serve ...

avatar
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1066
Idade : 44
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Betho em Sex 23 Out 2015, 23:13

Jesus não aboliu o sábado, porém, dependendo da exegese nos escritos, ele pode ter "profanando" o Sábado, porém, Ele é Sumosarcedote, então, as ofertas e os serviços Dele no Sábado, não são computadas como transgressão.
.
Também, sabemos que a igreja primitiva em Jerusalém, guardava e cumpria a Lei, veja o recém relato na Mensagem nº145 do supervisor da igreja em Jerusalém: A assembleia seguindo a decisão dos apóstolos, o irmão d(o) Senhor; o Tiago, o havendo chamado por todos justo, a partir dos tempos d(o) Senhor até ao(e) nosso, já que muitos a Tiago chamavam, porém, este desde o útero da mãe dele santo sendo, vinho e bebida forte não ingeriu, tão pouco animal com sangue comeu
.
Também, sabemos pelo visto em Atos 15, que os Gentios que estavam fora do País Israel, não estavam orientados a guardarem toda a lei, o que interpreto que seja no sentido de se aprofundarem no estudo dela para o pleno cumprimento dela fora do país Israel, com essa resolução, os gentios foram poupados de perturbações em seus países, porém, foram orientados de algumas coisas referente as suas particularidades, já considerando o pressuposto de que a lei judaica tinha semelhança com as leis dos outros povos, exceto o primeiro mandamento e o Sábado, porém, aqui entra o ensinamento de Jesus quanto ao primeiro e segundo mandamentos, então o fato diferencial é realmente a guarda do Sábado. Porém, no mesmo capítulo é também notório que os escritos de Moisés eram lidos nos Sábados nas Sinagogas. Então surge, a pergunta: 1) Onde os primeiros cristãos se reuniam? E como cada um deles interpretava o Sábado nas Sinagogas? Este é uma tema controvertido. A paz
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 24 Out 2015, 00:33


Como disse e repito, nem honra a inteligência de alguém querer alegar que o sábado simbolizava o descanso da salvação em Cristo, findando consequentemente com o Seu primeiro advento, porque sábado significa “descanso” e trata exatamente de um período necessário para a recuperação física e mental, que Deus sabiamente uniu a um período de lembrança de Sua obra como Criador, propiciando, além do necessário descanso no campo físico, os benefícios espirituais, sociais, familiares que uma dedicação de tal tempo a Ele representam.

Em Mateus 11:28, 29 Jesus não está preocupado em abolir nada de lei nenhuma, e sim em acentuar que ir a Ele é o descanso para AS ALMAS (nada de corpos, mentes. . .), ou seja, os benefícios espirituais da salvação que representam o alívio da carga de pecados. Isso não tem nada a ver nem com eliminação do “memorial da criação”, nem com abandono do descanso físico e mental propiciado pelo REPOUSO semanal, que, aliás, até favorece os animais.

Por falar em animais, entre as provisões divinas em favor de Suas criaturas, no sábado os animais de carga deviam também ser poupados de trabalhos. “Nem o teu boi, nem o teu jumento”, determina o preceito do descanso sabático.

Agora, vejam como fica esse raciocínio dos anti-sabatistas: Entra o cristianismo e--PIMBA, acaba-se o benefício para essas pobres criaturas. O que houve? Deus mudou de ideia? Deixou de ser misericordioso com os pobres animais de carga com o advento do cristianismo?!

Pois se não há mais lei do sábado, e o domingo é algo vago, voluntário, variável, qualquer cristão pode usar seu animal de carga todos os dias da semana, ou cedê-lo a alguém mais que queira usá-lo no fim de semana.

Sem falar que isso se aplicaria aos tempos ANTERIORES ao Sinai. Abraão, Isaque, Jacó eram possuidores de muito gado, e certamente tinham seus animais para transporte, tração de solo, etc. A misericórdia divina para com os animais não se aplicaria ao tempo deles também?

Só isso já mostra a falácia dessa teologia novidadeira do neoantinomismo dispensacionalista com o seu conceito mais “user friendly”, porém antibíblico, de dianenhumismo/diaqualquerismo/tododiaísmo.

Aliás, ainda hoje, dado o custo crescente dos combustíveis, há muitos que exploram o transporte por “semoventes”. Mesmo na cidade onde morei, antes de me mudar para Molokai, HI, há vários carroceiros, e até num bairro chique de Belo Horizonte, como Buritis, vi transporte por carroça sendo utilizado (frete bem mais barato).

Então, esse princípio não está ultrapassado de modo algum, dado o uso constante de animais de carga ainda em nossos dias, pelo Brasil e pelo mundo.

Está provado cientificamente que o sábado é necessário e benéfico para os seres humanos. Cientistas cronobiólogos comprovaram o chamado “ritmo do sétimo dia”, ou “circaseptano”, o regime ideal de seis dias de trabalho e um de descanso.

O pastor e médico evangélico, Michael Cesar, conta que Hitler, querendo levar vantagem em tudo, determinou que os operários das fábricas de armas e munições na preparação para a 2a. Guerra Mundial deviam trabalhar os 7 dias semanais direto, só parando à noite para descansar. Não funcionou. As pessoas ficavam esgotadas, nervosas, a produção caiu. Daí o Führer teve que retornar ao regime natural de 6 dias de trabalho e 1 de descanso.

Por isso batistas e presbiterianos também acentuam em seus respectivos documentos confessionais ser da LEI NATURAL que haja esse regime de seis dias de trabalho, e um de descanso.

Que o sábado  é de caráter MORAL e UNIVERSAL temos comprovado pelos seguintes pontos:

a - Deus estabeleceu o sábado na criação do mundo (Gên. 2:2, 3).

b - Jesus confirmou em Mar. 2:27 que o sábado foi feito “por causa do homem-anthropós”, que é o homem universal, não o mero homem judaico. E diz que O sábado (não UM sábado. . .) assim foi estabelecido.

c  - Os cristãos TODOS consensualmente, em seus documentos confessionais e obras de autoridade para a Igreja [tanto tradicionais como pentecostais], confirmam basicamente o que diz o exposto em a) e b).

d - Provas adicionais de que o sábado é UNIVERSAL temos em Isa. 56:2-7 (os estrangeiros também observariam o sábado e orariam na Casa de Oração PARA TODOS OS POVOS); 1 Reis. 8:43-45 (os que viessem de longínquas terras para adorar ao Senhor no Templo, referidos por Salomão ao inaugurá-lo); os muitos seguidores do Deus Altíssimo de diferentes nações (listados em Atos 2, no dia de Pentecoste, quando ouviram a pregação do evangelho em seus próprios idiomas).

avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 24 Out 2015, 00:39


Esse tema da lei e do sábado foi objeto de profundos estudos, inteiramente coberto em nosso questionário de 40 perguntas tira-teima sobre a lei e o sábado. Esse questionário foi respondido pelo Julio Celestino aqui mesmo no Fórum Evangelho. Achei ótimo que ele se tenha disposto a corajosamente responder o questionário, pois é no ponto/contraponto de ideias que se chega à verdade de temas sob debate. Mas eu considerei cuidadosamente cada uma de suas respostas e dei-lhes réplica. Agora, falta alguém ir lá e dispôr-se a dar tréplica, já que o Júlio Celestino não topou fazer isso.

Eis onde encontrar as perguntas:



* Agora, eis, as respostas do J. C. e minha réplica de suas respostas mostrando por que são inaceitáveis:



Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 399
Idade : 46
Cidade/Estado : Espírito Santo do Pinhal
Religião : Católico com total convicção !!!
Igreja : Católica
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -33
Pontos de participação : 896
Data de inscrição : 29/10/2015

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Mazzo em Sab 31 Out 2015, 21:24

Vasuilvan escreveu:;;;;

   Podemos, por meio deste verso entender que Cristo é o substituto do SÁBADO?...


   É este o verso decisivo nessa grande discussão sobre a validade do SÁBADO?...
   



  "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.


 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e   


encontrareis descanso para as vossas almas" (Mat. 11:28-29).

Legal. Então "o sábado" no AT é mais uma muitas das figuras que apontam para Jesus. Porém Jesus é infinitamente maior que todos os Sábados...
avatar
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1066
Idade : 44
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763
Data de inscrição : 25/04/2015

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Betho em Sab 31 Out 2015, 23:51

Todo Sacerdote é maior que o Sábado, logo qualquer convertido....
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Dom 01 Nov 2015, 00:00

Mazzo diz:

Legal.    Então "o sábado" no AT é mais uma muitas das figuras que apontam para Jesus.   Porém Jesus é infinitamente maior que todos os Sábados...  

Jesus é infinitamente maior do que qualquer artigo da lei. Nem por isso temos liberdade para violar qualquer de seus preceitos. Ademais, não foi provado que o sábado é mera figura que aponta a Jesus, num sentido de que era prefigurativo, cerimonial. Se fosse, então o próprio princípio de ter um dia separado para Deus, seja qual for (sábado, domingo ou outro qualquer), teria que desaparecer. Quem parasse um dia por semana iria estar na “sombra”, ainda no símbolo, negando a realidade que seria Cristo. Creio ser esse um dos grandes dilemas do pregadores da abolição do sábado por ser “cerimonial”, pois não sabem o que deixar no lugar. Contudo, fazem questão de ter o seu dia de repouso semanal. . .
avatar
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3161
Idade : 47
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 139
Pontos de participação : 10390
Data de inscrição : 17/11/2011

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Vasuilvan em Dom 01 Nov 2015, 16:17

Betho escreveu:Todo Sacerdote é maior que o Sábado, logo qualquer convertido....


Bela compreensão Betho...

Ainda que, essa superioridade não implique em autorização de não obedecê-lo...
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2168
Idade : 36
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 5727
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Gilcimar em Dom 01 Nov 2015, 16:54

Estão querendo figurar o sábado e Judaíza-lo quando  Deus santificou o sétimo dia  por outros motivos...

A experiência de Deus como criador foi levado em conta para santificar o sétimo dia e não a experiência  dos judeus...

Pois Deus  considerou  as obras dos seis dias anteriores e não as obras que aconteceriam no futuro numa possível  Cruz  ou com um povo escolhido pois o próprio texto diz que as obras dos dias anteriores ao sábado foi o que  levou a  Deus estabelece-lo   e fez por causa da humanidade e não de um só povo..

Gênesis 2:3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Aqui temos o Porquê Deus santificou e abençoou o sétimo dia e não tem nada a ver com que aconteceu depois do sétimo dia mas as obras de criador naquilo que aconteceu antes de ele santificar o sétimo dia...

A experiência de Criador de Deus já não serve mais para o sétimo dia continua sendo o sábado?

O que tem a ver Deus santificar uma dia por ter descansado nele ( cessado) das obras que fez nos seis dias anteriores com o que aconteceria depois?

Abraços...!!!!


avatar
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1115
Idade : 88
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3062
Data de inscrição : 26/11/2014

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Ernesto em Dom 01 Nov 2015, 19:28


Comparar o Criador com um objeto criado é no mínimo ridículo e ofensivo ao Criador.

Abraços Ernesto
avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2168
Idade : 36
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 5727
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Gilcimar em Seg 02 Nov 2015, 00:52

Concordo contigo Ernesto!!!!
avatar
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3161
Idade : 47
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 139
Pontos de participação : 10390
Data de inscrição : 17/11/2011

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Vasuilvan em Seg 02 Nov 2015, 09:59

Mazzo escreveu:
Vasuilvan escreveu:;;;;

   Podemos, por meio deste verso entender que Cristo é o substituto do SÁBADO?...


   É este o verso decisivo nessa grande discussão sobre a validade do SÁBADO?...
   



  "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.


 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e   


encontrareis descanso para as vossas almas" (Mat. 11:28-29).

Legal.    Então "o sábado" no AT é mais uma muitas das figuras que apontam para Jesus.   Porém Jesus é infinitamente maior que todos os Sábados...  


  Mazzo, essa tua postagem é uma afirmação?.  Você concorda que o sábado foi substituído por Cristo? Você entende que o sábado é figura de Cristo e que com a Vinda dEle, o sábado não tem mais função?
avatar
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 3108
Idade : 22
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583
Data de inscrição : 24/11/2012

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Gleison Elias em Ter 03 Nov 2015, 17:14

--

"Lembre-se do dia do sábado para o santificar"

Não vejo sentido em santificar Cristo.

"não farás obra nenhuma"

Não vejo sentido em não trabalhar por ser cristão.

"nem teus animais"

Não vejo sentido em animais não trabalharem por ter um dono cristão. Animal é um ser oprimido que Jesus levou o jugo? Piorou mais ainda.

"pois em sete dias Deus criou os céus e a Terra, mas no sétimo ele descansou"

Deus cessou sua obra em Cristo?
Não é o que Cristo diz: Eu trabalho e meu Pai também.
avatar
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 964
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Religião : Cristã
Igreja : Adventista do 7º Dia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1797
Data de inscrição : 11/02/2014

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Clébio em Ter 03 Nov 2015, 17:30

Para um judeu, curar era uma espécie de trabalho, porém não para Deus...

Se Cristo tivesse transgredido o sábado, o próprio Sinédrio tinha motivos suficientes para condená-lo, mas nada acharam...

Eis um belo tema para a abertura de um tópico...

Conteúdo patrocinado

Re: CRISTO abolindo O SÁBADO...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sab 19 Ago 2017, 00:27