F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

A lei e os profetas duraram até João...

Compartilhe

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1142

Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Ernesto em Ter 29 Set 2015, 09:59

Stanley diz
Agora na nova aliança em Jesus Cristo, o direito adquirido é de receber o E.S., nascer de novo (nova criatura), e se tornar como filhos, em Cristo. Agora sim estes homens convertidos com o E.S. abitando em sua vida, tem finalmente condições de cumprir as leis não somente conforme está escrito nas leis, todavia de maneira tal que a observância delas já não faz mas sentido pra eles.

Ernesto responde;

Stanley; eu sempre faço uso da vida pratica em minhas mensagens, porque a vida cristã não é o simples conhecimento da palavra, mas sim, o viver em Cristo. Eu olho para Jesus, e não para a lei. E sei que grande parte de meus irmãos Adventistas vivem o mesmo. E creio que o Vasuilvam também vive nele. O grande problema é que os irmãos de outras igrejas tem uma verdadeira fobia contra os Adventistas, só porque eles pensam diferente do que vcs.
Nós nunca temos o sábado como um meio de Salvação, apenas fazemos uso da benção sabática que Deus nos dá, porque o sábado foi feito por causa do homem, ora, se Deus criou esse dia para ter aquele encontro com seus filhos, seriamos rebeldes se não fossemos a esse encontro, Eu não vou a igreja porque a lei diz que precisamos ir, Quando estou lá,eu nem me lembro que o sábado foi ordenado para ser guardado. A presença de Jesus é muito mais importante do que a lei, porque eu não sirvo a Cristo na carne, mas, no Espirito; Eu não tenho a lei como uma ordem, mas, uma oportunidade de estar com Jesus.
Eu já falei muitas vezes e sempre volto a repetir, Eu não nasci na igreja Adventista, na minha adolecencia eu fui um membro de uma grande igreja pentecostal, e um irmão mais achegado era um jovem, no qual eu me espelhava e procurava imitá-lo, porque diziam que ele era um homem de Deus, e já possuía seis dons. Quando iamos as vigilias no alto do morro, e passavamos noites em oração, este irmão sempre estava do meu lado, e, suas orações, do começo ao fim, eram somente em linguas estranhas.
Eu, com pouca experiência, achava que ele fosse a melhor companhia, pelo menos eu estaria também perto de Deus, assim como ele.
Acontece que ele tinha uma namorada, e, ele a engravidou, quando foi para casar, ele fugiu para a fronteira do Paraguai. Depois de muito tempo ele voltou. A criança já havia nascido, mas a mãe criou o filho sozinha, porque ele casou com a colega da sua ex namorada.
O pior de tudo ele se tornou o Pastor desta igreja, e a infeliz continuou sendo uma ovelha dele.
E, ainda mais, a igreja o tinha como enviado de Deus, quando eu questionei sobre o erro dele. A igreja simplesmente usou aquele já bem surrado refrão: NÓS SOMOS SALVOS PELA GRAÇA E NÃO PELA LEI. Se Deus olhasse as falhas humanas ele não o teria cumulado de nove dons, Agora não eram mais seis, mas, nove dons que ele possuía. e as linguas estranhas era o hobbi dele.
Foi então que eu me afastei da igreja pentecostal, e procurei a igreja que recebem os dez mandamentos como uma norma de vida cristã. Trago muitas recordações de lá, foi ali que dei meu primeiro passo ao lado de Jesus, e, acima de tudo recebi de coração aberto o Espirito Santo. Eu sempre me considerei, e, ainda me considero um Adventista pentecostal, ¨sem a balburdia das línguas estranhas¨.
Eu acompanhei a distancia o fim deste irmão, depois, mais de 20 anos, ele foi expulso da igreja porque roubava o tesouro da tesouraria, e adquiriu fazendas e serrarias. Este foi o fim do aclamado homem de Deus.
Pois é meu caro Stanley; tire esse preconceito azedo que tens contra os Adventistas, Eu sei que ainda há muitos deles que se apegam a lei, mas a maioria, o viver é Cristo; e tem a lei apenas como uma placa indicativa da direção certa. Jesus com a face ensanguentada e o corpo dilacerado abraça o pecador, e os dois olham para a cruz. Jesus diz: Meu irmão! Eu não te condeno, mas, vai, e não peques mais.

Abraços Ernesto

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 757

Mensagem por Stanley K em Ter 29 Set 2015, 11:44

A paz do Senhor Jesus!

Valdomiro,

É bom saber que no que tange o tópico estamos de acordo. Eu até considerei suas observações quanto à tradução, mas como eu disse ao Betho eu não vejo alteração significativa, por isso pra mim é válido a tradução da ACF, como sempre.

Nobre irmão, você deve pensar: Se a lei e os profetas duraram até João, então, foi em João que a lei foi abolida e não em Cristo. É nisso que você acredita?

Ai é que está. Nem mesmo dizer que a lei foi abolida eu concordo, pelo menos não nestes termos, nem até João e nem até Cristo. E quanto ao seu comentário especificamente falando, mesmo se apropriando do mesmo termo (abolir o qual eu descordo), ela foi abolida sim por Cristo como você sugere, mas não muda nada quanto à duração, foi até João. Isto é no sentido assim, como se João fosse o último dos moicanos, me perdoe por tal analogia, mas eu penso que veio a calhar.
Podemos ainda ratificar isto neste verso:

11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

Neste tempo dos moicanos (lei e profetas) um deles teve o papel mais fundamental de todos coordenado por Deus, João Batista, anunciar e apresentar aquele que encerrou o tempo da lei e dos profetas o Senhor Jesus Cristo que não é contado como participante desta dispensação, mas sim o cabeça, da dispensação do reino

Nem mesmo o texteo de Mt. 11.13 pode ser entendido como João sendo o fim das profecias, a não ser que você acredite que depois de João não havia ou não há mais nada predito a se cumprir.

Não, não é isso. Mas o fim daquela dispensação, o tempo da lei e dos profetas. Após Jesus, sei que na sua teologia você concorda que não estamos sob a lei, e não é levantado profetas nos moldes do A.T.. Atenção, eu não digo que não há dons de profecias, e logo alguém que possa ser usado por tal dom de profetizar, me refiro a profeta como ofício.

Estou mostrando que a indução da tua versão de confiança, ACF, mais uma vez te conduz a uma interpretação errada das coisas.
Então, como eu disse, ainda estou com ela, não vejo problemas no "duraram".

O entendimento mais apropriado considerando a frase que se segue: “desde então é anunciado o reino de Deus” é que a lei e os profetas apontavam para Jesus e a partir dele (desde então) é anunciado o reino de Deus, sem indicar finitude seja da Lei ou dos Profetas com o aparecimento do Messias. O que se dará em outros momentos.

Mas perceba que no meu entendimento eu dei um exemplo, João como o último dos moicanos, ele (João) por si mesmo não determinou nada, eu concordo contigo. Verifiquei algumas outras traduções e realmente não há problemas com o "duraram". Eu e você sabemos que uma tradução não pode mudar a ideia do autor na hora de traduzir, e conforme eu expliquei, não muda em nada a minha interpretação. Até mesmo com a sua sugestão acima eu posso concordar, a lei e os profetas apontavam para Jesus, e o último deste tempo foi João Batista.

Bem, foram só algumas informações para ajudar na reflexão.

E ajudou. Mas deu pra perceber que a sua dedução da minha interpretação teológica em relação ao verso frente a tradução ACF, não estava de acordo.

Graça e paz!
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3166
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 146
Pontos de participação : 10409

Mensagem por Vasuilvan em Ter 29 Set 2015, 12:03

Stanley K escreveu:A paz do Senhor Jesus!

Vasuilvan a paz!

Rapidinho!

É errei sim, mas não é lá pra você se envergonhar, Moisés quebra estas do dedo de Deus e depois escreve outras, por isso eu escrevi inspirado.

Graça e paz!
;;;;

Stanley, você tem um verso que confirme essa tua afirmação?

Seria esse o verso?

Em Êxodo 34:1, Deus disse à Moises: “Lavra-te duas tábuas de pedra; como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.”

Brincadeira stanley, quanto à vergonha...

Na realidade, rogo a Deus, que você cresça, assim como eu tenho crescido no conhecimento das verdades bíblicas, que o mundo tanto tem nos privado...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Ter 29 Set 2015, 12:22

Tzaruch... escreveu:Mas você antes acabou de falar que CRISTO não veio anular a Lei,, como então essas
coisas da Lei foram substituídas ?

Para você só muda uma parte e mantém o restante ?

"""NÃO MATARÁS""" ,,,, não é este um mandamento em forma de ordenança ?

Na sua carne desfez a inimizade, 
isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, 
para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,  

Efésios 2:15

O que foi afinal que JESUS na sua carne desfez ?,,, sabe dizer ?

Tzaruch, eu sei que você sabe que a lei dos mandamentos em forma de ordenança, são aqueles que tratam especificamente dos rituais e cerimônias...
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1000
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Religião : Cristã
Igreja : Adventista do 7º Dia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1885

Mensagem por Clébio em Ter 29 Set 2015, 12:58

Stanley,

Resposta à post 28

Prezado amigo, se você der uma olhada na profundidade no que o irmão Valdomiro escreveu nos dois primeiros parágrafos, vai perceber que seu argumento não faz tanto sentido assim, por quê?

Analisemos o texto:

"A lei e os profetas duraram até João" - Lucas 16:16

Veja que o texto foi bem claro em dizer que os profetas duraram até João. Mas vejamos:

Atos 2:17 e 18 - "E nos últimos dias acontecerá diz o Senhor, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão... e também sobre os Meus servos... e profetizarão."

Atos 19:6 - "E impondo-lhes as mãos... profetizaram."

Atos 21:9 e 10 - "E tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam. E demorando-nos ali... chegou da Judéia um profeta por nome Agabo."

I Coríntios 14:29 e 32 - "E falem dois ou três profetas... E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas."

Ora, se os profetas perduraram até João, então lamentavelmente teremos que descartar os textos acima aludidos, vez que não teriam mais nenhuma eficácia aos nossos dias.

Para tanto, devemos também nos lembrar que um jovem rico procurou a Jesus com as palavras, conhecidas: "... Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?" (Mateus 19:16). Resposta de Jesus: "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mateus 19:17).

Se os mandamentos (decálogo) deverão ser guardados conforme preceituou o próprio Jesus, então encerra a discussão sobre a durabilidade até João. Isto é óbvio!!!

Afirmar que agora estamos nos Reino da Graça e não guardar a totalidade da lei divina (decálogo), seria ir de contramão à verdade bíblica e ensinada pelo próprio Cristo.

Sabe me dizer o por que Paulo disse acreditar em todas as coisas de acordo com a Lei e nos escritos dos profetas, conforme Atos 24:14, depois do próprio João batista não mais existir?

Por que o próprio Jesus disse que nem um "J" ou um "til" seria tirado da Lei?

Por que o próprio Paulo ainda continuava a ensinar e incentivando o povo a praticar a Lei, conforme descrito em Rm 2:13?

Como se percebe, dizer que a Lei e os Profetas duraram até João, não faz tanto, tanto sentido assim...

Fique na paz amigo...

Clébio

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Uberlândia - MG
Religião : Cristão
Igreja : Maranata
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 1815

Mensagem por Stanley K em Ter 29 Set 2015, 13:30

A paz do Senhor Jesus Ernesto!

Eu olho para Jesus, e não para a lei. E sei que grande parte de meus irmãos Adventistas vivem o mesmo.

Amém! Mas alguns adventistas chegam ao ponto de dizer que quem não guarda o sábado não é considerado cristão. E ai? Foge e muito desta tua afirmativa, não que seja o teu caso, mas de alguns adventistas.

O grande problema é que os irmãos de outras igrejas tem uma verdadeira fobia contra os Adventistas, só porque eles pensam diferente do que vcs.

Não! Eu não! Penso diferente, acredito que o foco dos adventistas é o caminho certo, eles prezam pelo estudo da palavra, está corretíssimo. Mas, particularmente eu penso que eles cometem o mesmo erro dos TJ (não estou comparando), eles fazem isso unicamente por estudos sistemáticos, e não sei se irá concordar comigo, estudos sistemáticos e apenas intelectuais contam, mas está escrito a palavra sozinha mata, e o Espírito vivifica, as coisas de Deus se compreendem verdadeiramente pelo Espírito, é por revelação. Alguns irmãos, até mesmo aqui do site, tratam a Bíblia como se ela fosse um mistério a ser revelado pelo estudo humano, sabe quando isso vai funcionar?? Nunca!
Então, é óbvio que nos dias de hoje, temos diversas correntes de estudos, de teologias etc...agora veja bem, como disse antes aqui mesmo, quando olhamos para as Igrejas tradicionais, e selecionamos as chamadas doutrinas fundamentais bíblicas, o que vemos é praticamente um consenso, todas estão no mesmo caminho nas confissões de fé em doutrinas fundamentais. Avaliando estas Igrejas em comparação ao Adventismo, o que diverge e destaca-se? Exatamente seguir leis do A.T. em especial a guarda do sábado.

Nós nunca temos o sábado como um meio de Salvação, apenas fazemos uso da benção sabática que Deus nos dá, porque o sábado foi feito por causa do homem, ora, se Deus criou esse dia para ter aquele encontro com seus filhos, seriamos rebeldes se não fossemos a esse encontro,

Ai que entra o problema. Se as leis eram sombra das coisas futuras, da N.A. em Cristo, como por que e por qual motivo a guarda do sábado deve permanecer??! O que falta ai é compreender melhor o motivo de Deus dar esta ordenança como sombra no tempo do A.T., o sábado é sombra do que, o que ele realmente representa??...Entender isso ajuda.

Eu não vou a igreja porque a lei diz que precisamos ir, Quando estou lá,eu nem me lembro que o sábado foi ordenado para ser guardado.

Ok. Mas a Igreja é depois da lei, vamos à Igreja porque seguimos o exemplo dos apóstolos que com autoridade apostólica concedida pelo dono da Igreja, inauguraram efetivamente a Igreja e nos ensinou como isso deve ser.

A presença de Jesus é muito mais importante do que a lei, porque eu não sirvo a Cristo na carne, mas, no Espirito; Eu não tenho a lei como uma ordem, mas, uma oportunidade de estar com Jesus.

A pouco eu estava com a impressão que você tratava a lei como uma ordenança inevitável. Agora pense comigo, não só nossa oportunidade de estar com Jesus, todavia mais do que isso de estar unido a Jesus literalmente, é pelas leis do A.T. ou pela pregação do evangelho que é a N.A. ? Você irá responder pela N.A., e no evangelho não vemos ensinamento das leis para sermos participantes do corpo, o que vemos é o cumprimento da consumação da obra em nossas vidas com o derramamento do E.S. pela pregação da fé, em Jesus Cristo.

E ainda pra contrariar a tutela da lei sob nós, assim como eu já expus acima, as orientações é que não vivamos em novidade de vida segundo (ou juntamente com) as leis, pois aquele que assim fizer, está regredindo ao que não funciona para salvar, enquanto adventistas conciliam lei com Cristo, a Bíblia ensina que se atentar às leis vivendo por elas, caiu da graça. Eu gosto muito da analogia de Paulo em Gálatas 5, ali Paulo explica muito bem que a lei não tem efeito nenhum para os novos convertidos em Cristo.
Obviamente você não irá encontrar um homem convertido, com os frutos do Espírito e em adultério, entendeu??! Os frutos do Espírito é a comunhão genuína com Deus, ela nos traz paz, gozo etc. Logo o tal homem que se diz convertido em Cristo, mas vive em pecado, caiu da graça e agora está nas "mãos" da lei. Pois, a lei diz: Não adulterarás.
Se tal homem tinha fé, que é um dom de Deus, não a preservou, e isso é obrigação do crente também, temos nossas responsabilidades em um relacionamento, se não a preservou, caiu da graça e agora fora da graça, só lhe resta a lei, e pela lei tal homem não será salvo. Valorizemos aquilo que nos foi entregue, a graça de Deus em Jesus Cristo que nos concedeu a fé.

Eu, com pouca experiência, achava que ele fosse a melhor companhia, pelo menos eu estaria também perto de Deus, assim como ele.
Acontece que ele tinha uma namorada, e, ele a engravidou, quando foi para casar, ele fugiu para a fronteira do Paraguai. Depois de muito tempo ele voltou. A criança já havia nascido, mas a mãe criou o filho sozinha, porque ele casou com a colega da sua ex namorada.
O pior de tudo ele se tornou o Pastor desta igreja, e a infeliz continuou sendo uma ovelha dele.

Puxa vida! Mas você foi "se espelhar" em homens?!?

E, ainda mais, a igreja o tinha como enviado de Deus, quando eu questionei sobre o erro dele. A igreja simplesmente usou aquele já bem surrado refrão: NÓS SOMOS SALVOS PELA GRAÇA E NÃO PELA LEI. Se Deus olhasse as falhas humanas ele não o teria cumulado de nove dons,
Descordo da liderança desta Igreja. Não deram a mínima para os aconselhamentos de Paulo para lideranças?! Ninguém é perfeito claro, mas é a palavra de Deus, não se passa simplesmente por cima dela e diz que foi obra do Espírito.

Foi então que eu me afastei da igreja pentecostal, e procurei a igreja que recebem os dez mandamentos como uma norma de vida cristã.

De fato eu concordo que tava tudo errado naquela denominação (especificamente), pra mim o seu erro foi generalizar a teologia por causa do ocorrido. O mais prudente seria saber se a liderança da denominação está de acordo com tal teologia. Ex: Suponhamos que fosse a Batista do Brasil, entrava em contato com a liderança para saber se eles concordam com isso, se sim, mudava da Batista do Brasil para outra Batista que provavelmente não concordaria com tal postura, agora se não concordam, você sairia apenas da Igreja local a qual tem por liderança o suposto charlatão. Eu concordo com você, para estar na liderança como escolhido de Deus, não é uma questão de ter um comportamento moral impecável, mas as lideranças da Igreja realmente chamadas para a obra não se embaraça com as coisas desta vida 2 Tim. 2:4.

Eu acompanhei a distancia o fim deste irmão, depois, mais de 20 anos, ele foi expulso da igreja porque roubava o tesouro da tesouraria, e adquiriu fazendas e serrarias. Este foi o fim do aclamado homem de Deus.

Ai!! Pelos seus frutos os conhecereis, taí o resultado. Bastava tal Igreja se atentar a palavra e teria evitado tal obra do mal.
Temos uma orientação de Paulo em Corintios, em que o aconselhamento para pecados deliberados e que causam escândalo na Igreja, a expulsão da pessoa da Igreja.

Pois é meu caro Stanley; tire esse preconceito azedo que tens contra os Adventistas,

Não sei de onde tirou isso?! Eu apenas debato com eles compartilhando a Bíblia. O problema é que as pessoas que eu descordo, às vezes ficam com um sentimento de que sou inimigo. Não tenho nada contra os adventistas. Gosto muito da teologia deles em vários pontos, o problema mesmo é quando chega na guarda do sábado em que alguns dizem que quem não guarda o sábado não é cristão, bom, eu poderia concordar, desde que me mostrassem biblicamente, estou aqui para aprender também.

Graça e paz!
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1000
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Igreja : Adventista do 7º Dia
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1885

Mensagem por Clébio em Ter 29 Set 2015, 14:06

Stanley,

Acaso fosse possível, gostaria que participasse no tópico citado no link abaixo, afim de podermos melhor tratar desse assunto lei/sábado.

http://forumevangelho.com.br/t5030p60-minha-resposta-as-40-perguntas-verdadeiramente-tira-teima-sobre-o-tema-da-lei-divina-e-do-sabado

Gostaria que manifestasse sobre as perguntas feitas lá pelo prof. Azenilto G. Brito.

Abçs...

Clébio
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 166
Pontos de participação : 3138

Mensagem por Ernesto em Ter 29 Set 2015, 15:56

Cristo o fim da lei

Stanley diz

alguns adventistas chegam ao ponto de dizer que quem não guarda o sábado não é considerado cristão. E ai? Foge e muito desta tua afirmativa, não que seja o teu caso, mas de alguns adventistas.

Ernesto responde:

Vc, nunca vai encontrar uma igreja completamente perfeita, Paulo diz em I Cor 3;12 em diante que há diversas construções, de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, etc, Por isso vc, não pode colocar todos num mesmo saco. Na volta de Cristo cada um será julgado segundo as suas obras. Apoc.20:12,

Stanley diz

Não! Eu não! Penso diferente, acredito que o foco dos adventistas é o caminho certo, eles prezam pelo estudo da palavra, está corretíssimo. Mas, particularmente eu penso que eles cometem o mesmo erro dos TJ (não estou comparando), eles fazem isso unicamente por estudos sistemáticos,

Ernesto responde:

Eu não sei o que o irmão entende por estudos sistemáticos, É através da palavra e da oração chegamos a conhecer a vontade de Deus, porque o Espirito Santo nos ilumina através do estudo da palavra, do contrario Felipe não precisaria se aproximar do carro do eunuco para ensina-lo, mas nunca nos compare com os TJ, porque eles não creem na intervenção direta do Esp. Santo.

Stanley diz

, quando olhamos para as Igrejas tradicionais, e selecionamos as chamadas doutrinas fundamentais bíblicas, o que vemos é praticamente um consenso, todas estão no mesmo caminho nas confissões de fé em doutrinas fundamentais. Avaliando estas Igrejas em comparação ao Adventismo, o que diverge e destaca-se? Exatamente seguir leis do A.T. em especial a guarda do sábado.

Ernesto responde;

Este é um gravíssimo engano seu, todas igrejas tradicionais manuseiam o novo, assim como o antigo testamento, e tem a lei de Deus como norma de justiça, mas, quando chegam no sábado, então pulam fora. Tu hás de convir comigo; por haver consenso em doutrinas fundamentais eles pensam que não há mais necessidade de estudar mais, e vemos o fracasso espiritual dessas igrejas, Há países que seus templos já viravam museus, por falta de adeptos.

Stanley diz

Se as leis eram sombra das coisas futuras, da N.A. em Cristo, como por que e por qual motivo a guarda do sábado deve permanecer?

Ernesto responde;

O grave problema dos anti-sabatistas é que querem enfiar todas as leis num mesmo saco, O sábado nunca pode ser considerado uma sombra, porque este dia foi criado especialmente por causa do homem, e para o homem, e se ele for tirado do homem, ele deixa de cumprir com seu objetivo.

Stanley diz

, vamos à Igreja porque seguimos o exemplo dos apóstolos que com autoridade apostólica concedida pelo dono da Igreja, inauguraram efetivamente a Igreja e nos ensinou como isso deve ser

Ernesto responde;

Chiiiiiiiiiiiiii Aqui eu vejo que vcs seguem uma LEI criada pelos apóstolos, Mas, mesmo que seja o dono da igreja o orientador, ou conselheiro dos Apóstolos, Certamente ele também estabeleceu um dia apropriado para concretizar esse encontro, e Jesus deu a prova disso, Lucas 4:16, Jesus tinha por costume ir aos sábado na igreja, ora, se Jesus nos deu o exemplo, porque vamos jogar este tão gracioso presente numa lata do lixo, e escolher um outro dia para esse encontro?

Stanley diz

E ainda pra contrariar a tutela da lei sob nós, assim como eu já expus acima, as orientações é que não vivamos em novidade de vida segundo (ou juntamente com) as leis, pois aquele que assim fizer, está regredindo ao que não funciona para salvar, enquanto adventistas conciliam lei com Cristo,

Ernesto responde

Eu lhe pergunto: O que Jesus veio fazer, porventura não veio para trazer uma nova luz pela qual nós nos devemos orientar? E Jesus não trouxe essa luz através do seu exemplo? Ora se Jesus disse que ele criara o sábado com um fim específico, foi criado para o homem, porque as outras igrejas não seguem essa luz que Jesus nos deu?

Stanley diz

a Bíblia ensina que se atentar às leis vivendo por elas, caiu da graça. Eu gosto muito da analogia de Paulo em Gálatas 5, ali Paulo explica muito bem que a lei não tem efeito nenhum para os novos convertidos em Cristo

Ernesto responde;

Quem é o errado, è Paulo, ou vcs que interpretam erroneamente as palavras de Paulo? Jamais Paulo iria contradizer as palavras de Jesus, Jesus nos deu o sábado no novo testamento, Marcos 2:27-28, Outro ponto: se o sábado tivesse sido abolido, porque Paulo o observou ainda 15 anos depois de convertido? Atos 16:13,?

Stanley diz

Obviamente você não irá encontrar um homem convertido, com os frutos do Espírito e em adultério, entendeu??!

Ernesto responde

Pois é isto que estou te dizendo a todo instante, mas, porque ele não pode adulterar? Se não existisse mais a lei de Deus, então o adulterio deixaria de ser pecado, Isto prova que a lei existe para condenar os pecadores, Eu não conheço uma cadeia por dentro, praticamente para mim ela não existe, mas, porque não? Porque eu não transgrido nenhuma lei que me faça ir a cadeia. .

Stanley diz

Os frutos do Espírito é a comunhão genuína com Deus, ela nos traz paz, gozo etc. Logo o tal homem que se diz convertido em Cristo, mas vive em pecado, caiu da graça e agora está nas "mãos" da lei. Pois, a lei diz: Não adulterarás.

Ernesto responde;

Agora estás concordando comigo; Enquanto o homem estiver ligado na videira verdadeira, não existe lei para ele, porque o Espirito Santo o leva a produzir frutos espirituais, Maaas, se ele se afasta da videira verdadeira, o Espirito Santo também não da mais assistencia a ele,.e, imediatamente surge a lei que o condena por causa do pecado que ele comete.

Stanley diz

Se tal homem tinha fé, que é um dom de Deus, não a preservou, e isso é obrigação do crente também, temos nossas responsabilidades em um relacionamento, se não a preservou, caiu da graça e agora fora da graça, só lhe resta a lei, e pela lei tal homem não será salvo. Valorizemos aquilo que nos foi entregue, a graça de Deus em Jesus Cristo que nos concedeu a fé.

Ernesto responde:

É aí que eu quero chegar, vc. diz, Temos as nossas responsabilidades em um relacionamento, Eu te pergunto: Qual a responsabilidade nós temos no relacionamento com Deus? Não é porventura andar nos caminhos que ele traçou para nós, através da sua lei? Enquanto estivermos fazendo a vontade dele então estamos envoltos com a graça de Jesus. Heb. 10:26, Porque se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade já não resta mais sacrifício pelos pecados. Veja estas palavras são de Paulo que vc diz ter proibido de nós andar na lei de Deus, aqui ele diz exatamente o contrario, Se pecarmos voluntariamente, (pecado é transgressão da lei) Entã como fica?
Vamos um pouco mais adiante, aqui o pecador é condenado pela transgressão da lei, Mas, se o pecador se arrepende, e agora? AQUI ENTRA A GRAÇA DE CRISTO. Se o arrependimento for mesmo genuíno então a graça de Cristo o livra da condenação da lei, a lei não salva , ela condena.

Abraços Ernesto
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Ter 29 Set 2015, 16:00

/////

Stanley... escreveu:Ai que entra o problema. Se as leis eram sombra das coisas futuras, da N.A. em Cristo, como por que e por qual motivo a guarda do sábado deve permanecer??! O que falta ai é compreender melhor o motivo de Deus dar esta ordenança como sombra no tempo do A.T., o sábado é sombra do que, o que ele realmente representa??...Entender isso ajuda.

Amigo Stanley, eu descanso em paz e na certeza de que as sombras/símbolos das coisas futuras tratam especificamente dos mandamentos em forma de ordenança, ou leis em forma de cerimônias, por ocasião do pecado...

A guarda do sábado deve permanecer porque o sábado não faz parte das ordenanças. O sábado é por causa do homem e as cerimônias foram dadas por causa do pecado.

Quando você compreender a santidade do sábado, verá o quanto ele não pode e não deve ser confundido com os rituais em forma de ordenança, que na sua essência ordenam a prática de algo, quando que na lei de Deus é diametralmente oposta a ordem de não se praticar(não matar, não roubar, não adulterar, abster-se de profanar o santo sábado e etc...)

Na paz...

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Stanley K em Ter 29 Set 2015, 16:11

Vasuilvan a paz do Senhor Jesus!!

Stanley, você tem um verso que confirme essa tua afirmação?

Seria esse o verso?

Em Êxodo 34:1, Deus disse à Moises: “Lavra-te duas tábuas de pedra; como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.”

Vasuilvan, eu me equivoquei mesmo, em Deut. 10: 1-4 também ratifica que quem escreveu pela segunda vez foi Deus. Você pescou bem.

Mas sejamos francos, é um tipo de erro de informação que não altera em nada o debate.

Eu não deixo de lhe agradecer, pois eu tinha em mente que na segunda vez, Deus apenas ordena para que ele mesmo (Moisés) escreva.

Graça e paz!
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Mensagem por Betho em Ter 29 Set 2015, 16:19

Stanley K escreveu:A paz do Senhor Jesus Betho!

A palavra "duraram" não existe no verso do nt, foi acrescentada. O texto existente é: A lei e os profetas até João. Se é para acrescentar, então o preferível é "profetizarão" conforme Mateus 11:13.

Eu descordo! Na tradução de minha confiança, ACF, no evangelho de Lucas tem.

16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16 ACF

E em Mateus está "profetizaram". Eu não vejo diferença.

13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. Mateus 11 ACF

Graça e paz!
.
.
Stanley K
.
Acredito em um entendimento dinâmico, transformador, nada que seja "aborrecente" por interesses pessoais ou coletivos..
Observe o programa TheWord, vai notar as observações do Valdomiro e dos demais colegas.
.

.
Eu também tenho uma tradução de confiança, a da comissão do Padre Guillermo Jünemann Beckchaefer:
.
«¡La ley y los profetas, hasta Juan!...»
.
Temos diversas traduções contrárias a ACF quanto ao verso, com certeza isto não basta, sendo uma boa referência, pois sabemos que muitas traduções defendem o dogmatismo de determinadas religiões, portanto o colega levantou uma questão pertinente:
.
1) Estariam equivocados os eruditos da ACF quanto a elipse "duraram" em Lucas 16:16?
.
Nós temos a seguinte oração no grego: Substantivo Nominativo + εως + Substantivo Genitivo (Nome), esta construção será pesquisada na Septuaginta até o Novo Testamento. Em quais resultados poderia estar uma ideia de "duração" ? Os resultados servirão também como uma boa referência.

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Stanley K em Ter 29 Set 2015, 17:35

Clébio a paz do Senhor Jesus!

Veja que o texto foi bem claro em dizer que os profetas duraram até João. Mas vejamos:

Atos 2:17 e 18 - "E nos últimos dias acontecerá diz o Senhor, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão... e também sobre os Meus servos... e profetizarão."
Atos 19:6 - "E impondo-lhes as mãos... profetizaram."
Atos 21:9 e 10 - "E tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam. E demorando-nos ali... chegou da Judéia um profeta por nome Agabo."
I Coríntios 14:29 e 32 - "E falem dois ou três profetas... E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas."
Ora, se os profetas perduraram até João, então lamentavelmente teremos que descartar os textos acima aludidos, vez que não teriam mais nenhuma eficácia aos nossos dias.

Por isso eu quando respondi ao Valdomiro eu escrevi por ofício, esta parte aqui é esclarecedora:

"e não é levantado profetas nos moldes do A.T.. Atenção, eu não digo que não há dons de profecias, e logo alguém que possa ser usado por tal dom de profetizar, me refiro a profeta como ofício."
Para tanto, devemos também nos lembrar que um jovem rico procurou a Jesus com as palavras, conhecidas: "... Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?" (Mateus 19:16). Resposta de Jesus: "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mateus 19:17).

Esta parte aqui é uma das mais importantes para esclarecer algumas coisas.

É exatamente o que eu defendo, e quando iniciei aqui no site, lembro-me que "espinhei" (no bom sentido) com o Vasuilvan, porque ele não aceitava de forma alguma que a lei servia pra salvar. Eu dizia: Vasuilvan, apesar de não ter o propósito de salvar, a palavra ensina que a lei é santa, justa e boa, se o homem fosse capaz de cumpri-la se salvaria por ela, todavia o pequena GRANDE problema é que NENHUM dos homens foi capaz de cumprir, e nem é, estamos caídos, separados de Deus na carne, herdamos a natureza pecaminosa pelo ocorrido no princípio. Eu estou de acordo com Jesus para se salvar guarde os mandamentos...Mas e ai Clébio?!?!? Vamos guardar os mandamentos, cumprir as leis e nos salvar. Bom, acho que você captou.

A verdade é que tem muita coisa por trás deste episódio do jovem rico, era exatamente ensinado naquele momento que tudo estava mudando com a chegada de Cristo, e de fato mudou, pensavam os judeus que os ricos eram abençoados por Deus, e de fato fazia sentido perante os que viviam segundo a lei, mas não passava disso. Observe que Jesus diz que amou o jovem, Ele viu honestidade em suas intenções, mas não adianta, agora é a consumação da obra de Deus, o plano de Deus para o homem não é para a terra, mas sim para a vida eterna, isso não tem nada a ver com a decisão do homem de fazer isso ou aquilo para se salvar, é uma obra exclusiva de Deus.

26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

A pergunta dos discípulos atônitos foi: Quem então poderá se salvar?! Veja a resposta de Jesus no meu grifo. Entendeu?

Jesus mentiu ao jovem? Claro que não, todavia Jesus sabe da realidade do homem segundo a lei, e a realidade é esta, não somos capazes de cumprir as leis, até porque veja que o jovem diz que cumpria, em nossa auto avaliação, pensamos que merecemos ser salvos, que estamos cumprindo as leis, sendo bons, mas é tudo ao contrário, na lei não existe meio termo, você não tem uma que te condiciona a não cumprir outra porque esta é melhor, tem que cumprir tudo. No fim é como eu digo, o propósito da lei não é salvar porque Deus conhecendo todas as coisas já sabia que o homem não seria capaz de cumprir, mas se algum homem fosse capaz de ser perfeito perante Deus, viveria por elas. Ai entra o preço pago na cruz por Cristo, Ele sim cumpriu, qual era o direito Dele?? Viver hora, mas Ele vai e se oferece em sacrifício por nós, para nos salvar. Glória a Deus!! Glórias a Jesus!

Se os mandamentos (decálogo) deverão ser guardados conforme preceituou o próprio Jesus, então encerra a discussão sobre a durabilidade até João. Isto é óbvio!!!

O que posso dizer?! Aquele que viver por isso será enganado pelos cuidados da vida e pelas coisas do mundo como o caso do jovem rico. Vamos começar por aqui: Ame ao Senhor teu Deus de todo o coração, alma e entendimento...e ai?! Veja o ensinamento do novo:

Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
2 João 1:8,9

1 Cuidado para não perdermos o que temos?
2 E a doutrina de Cristo?
3 Qual é o ensinamento da salvação??

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2

Clébio, estamos sendo salvos pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo, isto respondeu tudo. Deus dá a graça, Deus dá a fé, Deus revela a doutrina, Deus salva.
Isso não tem a ver com obras, até parece uma pregação calvinista Razz ,mas só pra diferenciar, eles (os calvis) dizem que o publicano que desceu justificado e foi salvo, não poderia jamais fazer aquilo se não fosse um eleito na eternidade. É ai que eu descordo e sempre irei descordar deles.

Sabe me dizer o por que Paulo disse acreditar em todas as coisas de acordo com a Lei e nos escritos dos profetas, conforme Atos 24:14, depois do próprio João batista não mais existir?

Sim Clébio Crendo, o apóstolo crê. Crê conforme o que lhe foi revelado, a lei é boa, justa, santa, tudo escrito pelos profetas se cumpriu, ninguém melhor do que Paulo pra dizer, era um fariseu, pensava ser um servo fiel de Deus, mas pela lei. Estava era cego e morto espiritualmente, ai de que maneira lhe abriram os olhos? Pela lei ou pela graça? Pela obra de Cristo que possibilitou a Paulo e a nós o E.S. ou pela lei?
O tempo do A.T. passou e o que ficou provado sobre a lei?! A lei só serviu para provar que o homem é caído, destituído da glória de Deus e merece a condenação que é pela justiça de Deus, no fim das contas ela mostra claramente que não passamos de transgressores. Mas damos graças a Deus pelo nosso Salvador Jesus Cristo, ah se não fosse Ele...

Por que o próprio Paulo ainda continuava a ensinar e incentivando o povo a praticar a Lei, conforme descrito em Rm 2:13?

Ao que parece você não continuou lendo. O apóstolo de certa forma ironiza, ele vai apontando os problemas encontrados pelos homens na tentativa de viverem segundo a lei, e no fim do capítulo, ele traz um desfecho que esclarece.
Vou citar o maior problema nosso Clébio, não falo por você, mas por mim e pela maioria que critica os fariseus e saduceus. Sabe qual é a verdade sobre isso??? Para nos relacionarmos com Deus pela lei, pensamos ser diferentes, não que isso, eu jamais faria tal coisa, eu não sou hipócrita etc...mas a verdade é que aqui mesmo Paulo esclarece isso, servir a Deus sem a N.A., em Jesus, não há diferença, somos todos fariseus pecadores hipócritas, pensamos que não transgredimos, que somos cumpridores das leis mas não somos, Paulo termina assim:

29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Somos salvos não por cumprimento das leis, mas sim por causa da graça de Deus em Cristo que nos resgatou, ponto.

Alguém poderá pensar: Ah! Mas é assim que somos capazes de cumprir as leis....ai é outro tema, tem pessoas que defendem que é possível alcançar a perfeição aqui na terra, ser regenerado de tal maneira que chegue ao ponto de ser como Jesus, perfeito quanto à lei. Eu não creio assim, isto é outro tema.

Graça e paz!

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1684
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4051

Mensagem por Jefté em Ter 29 Set 2015, 18:22

Olá irmãos

Como vão todos?!
Paz!

Stanley escreveu:Eu descordo! Na tradução de minha confiança, ACF, no evangelho de Lucas tem.

16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16 ACF

E em Mateus está "profetizaram". Eu não vejo diferença.
13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. Mateus 11 ACF

Olá irmão
Também aprecio, considero e creio piamente a versão ACF !!!!!!!! ou ainda a ARC!
Ambas ótimas, e a ARC com um pequena variação, derivada de influência do Texto Crítico, mas nada que a comprometa!!!!
Aliás, uma das diferenças em relação a ACF está em I Timóteo 3:16 em que diz: "Aquele que se manifestou em carne" - enquanto a ACF diz: "Deus se manifestou em carne".

Mas, relativo aos textos do tópico:
"A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." Lucas 16 ACF
e:
"Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João." Mateus 11 ACF

Pergunto:::::
Aos que não concordam c/ o texto de Lucas... acaso vocês que hoje estão seguindo a Lei (digo: a Lei - porquanto Cristo é seu ápice e seu total cumprimento e uma de suas finalidades) então, pergunto, vocês estão por acaso acatando e obedecendo a Lei dada por Moisés oferecendo os sacrifícios de cordeiros e de bodes a seu tempo e/ou quando pecam levam a um sacerdote levita alguma ovelha p/ oferecê-la em sacrifício pelos seus pecados como demanda a lei de Moisés ????

Eu já sei a resposta de todos!
Mas digo isso para mostrar o quanto o versículo de Lucas diz tudo o que se nos importa e convém!
Ou seja, realmente a Lei e os profetas (como ela era na sua íntegra, ou seja, obedecendo ao Espírito do Velho Testamento - aquele que diz assim: olho por olho e dente por dente) acaso não é acabado, sobrevindo-nos o Tempo contado como a Plenitude dos tempos, no qual o Senhor do tempo se nos diz assim:
------------------
"Ouvistes o que foi dito aos antigos: olho por olho e dente por dente; eu porém vos digo que não resistais ao mal...
e:
"Ouvistes o que foi dito aos antigos: não matarás, mas qualquer que matar será réu de juízo; eu porém vos digo que qualquer que sem motivo se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo...
e:
"Ouvistes o que foi dito aos antigos: amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo; eu porém vos digo: amai os vossos inimigos; bendizei os que vos maldizem; fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.
"
------------------
Acaso não estamos neste Tempo (o de Cristo) e não no dos protetas e a lei os quais nos diziam e nos ordenavam outras coisas ???

Ora, embora eu concorde plenamente com o Stantey quando ele afirma que não cria que a Lei esteja abolida (em Cristo) também concordo; porém, ainda que ela não esteja abolida, pois não pode ser abolida mas cumprida; há sim uma parte da lei que se tornou ultrapassada para nós; a lei do olho por olho e dos sacrifícios pelos pecados conforme o sacerdócio levita.

Porém, isto não quer dizer que a lei terminou-se ou foi revogada, mas é como bem disse São Paulo aos hebreus:
"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." Hebreus 7.12
Ou seja, o verso de Lucas está correto!
Somente que necessitamos entender as coisas.
Porque embora a Lei tenha sofrido alteração - e isso é a própria que já afirmava (Jer. 31:31-32); mas isso só ocorre para quem está em Cristo; quem não está, todas as coisas permanecem como antes; ou seja, estão debaixo da maldição da lei; aquela que torna os homens malditos por descumpri-la e também amaldiçoa a terra por causa do mesmo homem pecador. (Gen. 3:17-19 - Deut. 27:26 etc.)

E também todos os j e tis da lei, disse Jesus ainda terão que se cumprir em todos quantos baixo a lei estão; e São Paulo diz assim:
"NÃO sabeis vós, irmãos ( pois que falo aos que sabem a lei ), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?" (Rom. 7:1)

Vejamos bem: todo o homem enquanto vive está baixo a lei e baixo a seus js e tis.
É por isso mesmo que Cristo disse que não veio abolir a lei, mas cumprir; assim sendo, os que O receberam, a lei findou p/ eles; e Cristo é quem lhes dita as demandas; demandas essas todas EXPRESSADAS pelo EVANGELHO e no EVANGELHO.
Ou seja, aos que creram, aos que o receberam - não mais é a lei que dita sobre os tais; Mas Cristo Jesus - seu Salvador e Redentor e Senhor!!!!
E se a lei demanda conforme mesmo diz Hebreus 9:27 que:
"Aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo" - em Cristo se nos diz:
"Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo." (II Cor. 5:17)
E outra vez: "Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá, e aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá; crês tu isso?" (Jo. 11:25-26)

Em contrapartida, os que não têm a Cristo como seu único e total Salvador, permanecem como São Paulo disse; ou seja, enquanto vive a lei tem domínio sobre ele, não podendo ser revogada; e depois ainda de morto, seus js e tis ainda terão de se cumprir sobre eles; e isso antes de o céu e a terra passarem.

É por isso que está escrito:
Salmos 9:17
"Os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus"
Está escrito:
"Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos." Prov. 19.29

Está escrito:
"Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;" (Rom. 2:5)

"E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." (I Tes. 1:10)
"E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;" (Apc. 6:16)

"Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro." (Apc. 14:10)
Ou seja, é a lei que demanda o dia da Ira de Deus! a qual é futura, e ainda não é chegada mas virá!
E a ira de Deus sobrevirá ainda neste mundo, nesta terra, e se acabará antes mesmo deste mundo ser consumido pelo fogo, conforme diz o Senhor: a lei quanto a todos os seus js e tis, dela não cairá em terra nenhum deles, mas se cumprirão um a um antes mesmo de céu e terra passarem.

Desculpe o muito falar, mas era para mostrar que a Lei tem seu cumprimento multiforme; ou seja, de muitas formas diferente; e cada qual receberá conforme suas obras... e embora ela não tenha sido abolida; mas o cristão está morto para ela, por causa do corpo de Cristo. (Rom. 7:1-4 - Rom. 10:4)

Ou seja, a única forma de se livrar da lei e de não mais estar baixo a seus js e tis, é se o homem estiver morto; e isso é o que se ocorreu em Novo Testamento; por causa da vida e morte do Senhor em nosso lugar e para nossa justificação; o cristão é contado como morto; por causa da vida e morte do Senhor como homem em prol dos pecadores - todos - que lhe creram.
Sendo assim; quando recebemos a Cristo pela fé, quando o pecador recebe a Cristo pela fé confessando-o - diz assim São Paulo: o tal está também morto, morreu no Calvário pela fé junto ao Senhor; e pela mesma fé, esse homem também participa na mesma ressurreição de Cristo - e ressurge c/ Ele espiritualmente - fazendo-o assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.

Em suma: é uma nova criatura, tendo sido verdadeiramente morta a velha; aquela na qual a Lei sobre ela vigorara e tinha domínio.
Sendo agora e estando agora nos domínios do seu Senhor; do Seu Reino celestial e sempterno
Amém!

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5281
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 123
Pontos de participação : 11256

Mensagem por Tzaruch em Ter 29 Set 2015, 23:15

.
Resposta à Mensagem Nº34

Olá Vasuilvan.

Vasuilvan escreveu:
Tzaruch... escreveu:
Mas você antes acabou de falar que CRISTO não veio anular a Lei,, como então essas

coisas da Lei foram substituídas ?

Para você só muda uma parte e mantém o restante ?

"""NÃO MATARÁS""" ,,,, não é este um mandamento em forma de ordenança ?

Na sua carne desfez a inimizade, 
isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, 
para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,  

Efésios 2:15

O que foi afinal que JESUS na sua carne desfez ?,,, sabe dizer ?

Vasuilvan-
  Tzaruch, eu sei que você sabe que a lei dos mandamentos em forma de ordenança,
são aqueles que tratam especificamente dos rituais e cerimônias...

Então você errou naquilo que pensou saber, porque rituais e cerimônias não
são especificamente chamados de os mandamentos.

Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; 
e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei,

e os mandamentos
que tenho escrito, para os ensinar.  

Êxodo 24:12

Está ai expressamente nesse verso, que os mandamentos são o que 
DEUS tinha escrito nas pedras, e você não o pode negar.

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura
Não
te encurvarás a elas nem as servirás;

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão;
Lembra-te do dia do sábado,
Honra a teu pai e a tua mãe,
Não
matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo,
Não cobiçarás a mulher do teu próximo,
Não cobiçarás o seu servo,
Não cobiçarás a sua serva,
Não cobiçarás o seu boi,
Não cobiçarás o seu jumento,
Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:13-17

Cada NÃO é uma ordenança sobre algo que não se deve fazer
e a isso chama-se os 10 mandamentos.

Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância,
e o erro for oculto aos olhos do povo, 

e se fizerem contra alguns dos mandamentos do SENHOR,

aquilo que não se deve fazer
, e forem culpados,

Levítico 4:13

Por isso não venha dizer que mandamentos são rituais e cerimônias, porque
na verdade tudo eram mandamentos, mas estes ainda mais se incluíam por serem
chamados de os 10 mandamentos com ordenanças "NÃO ...".

Também está escrito que nada podem retirar da Lei, no entanto fazem isso
com desculpas para contrariar o que DEUS falou.

Você e restantes devem olhar para o que JESUS ensinou, porque em vez do
que não se deve fazer, JESUS ensinou aquilo que devem fazer.

.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qua 30 Set 2015, 00:00

;;;;;;

Tzaruch, você não está sabendo aplicar a orientação divina, quando Deus terminou de entregar a lei de caráter moral o escritor disse "E NADA ACRESCENTOU".  

Finalizada a parte mais importante da Lei, Deus agora passa a ditar para Moises as outras regras e preceitos, inclusive a Lei sobre animais puros e impuros, a Lei civil de Israel, como também a Lei sobre as cerimônias...

Consegue perceber que o " E NADA ACRESCENTOU", serve para separar o que é santo do que não é santo?. Percebe que essa primeira parte da lei, Deus escreveu em tabuas de pedra com o próprio dedo e Ele mesmo recita-a para toda a Naçâo Israelita?

Enquanto que a outra parte da Lei foi escrita por Moises e sempre foi colocada fora da arca, diferentemente da lei de Deus...

Na paz...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qua 30 Set 2015, 00:05

;;;;;;

Tzaruch... escreveu:Cada NÃO é uma ordenança sobre algo que não se deve fazer,  
e a isso chama-se os 10 mandamentos.

Tzaruch, Não fazer, nunca foi ordenança...

Pelo contrário, expressa ausência de ordenança...

Ordenança é identificada pelo fazer, veja. ..

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1777
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Mensagem por Maria Madalena em Qua 30 Set 2015, 04:27

vasuilvan escreveu:Pelo contrário, expressa ausência de ordenança...
Ordenança é identificada pelo fazer, veja. ..

Sim!
Vou citar alguns exemplos de ordenança. Vasuilvan, cite outros, pra gente reforçar essa ideia, ok?

"E as duas partes de vós, a saber, todos os que saem no sábado, farão a guarda da casa do Senhor junto ao rei". 2 Reis 11:7
"Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus". Deuteronômio 5:12

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 18 Out 2017, 05:25