F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

E se ainda vivêssemos com base somente no Antigo Testamento?

Compartilhe

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1683

Re: E se ainda vivêssemos com base somente no Antigo Testamento?

Mensagem por Jefté em Dom 21 Jun 2015, 10:37

Olá cara irmã....!

é irmã, as coisas não são fáceis...
sinceramente falando, a lei não nos dava vida... também né, acaso ela veio para dar????!
O que dissera Deus a Adão???
Acaso disse-lhe: Adão, se fizeres isso, certamente viverás ???
- Não!
Mas: Se isso fizeres, certamente morrerás...

Como então, a lei poderia ter sido dada para nos dar vida.... ????
Qual evento ocorreu antes dela para que ela nos viesse, a fim de dar-nos vida ???
Pelo contrário: quase todas as suas prescrições nos imputavam ainda somatória de infrações... as quais dia-a-dia íamos cometendo-as, quebrantando....

Creio que Cristo veio-nos - quando não mais havia como suportar a lei; na verdade, tudo o que Deus manda-nos, vem a seu tempo apropriado...
e quando já não há mais meio de sobrevida...
quando o jugo já se nos tornara quase que insuportável....

é como diz:
No dia da salvação, eu te socorri.
Ou ainda:
"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos."
(Luc. 4:18-21)

Ou ainda:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Ou ainda:
"Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria."

Ou ainda:
"Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.
4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.
6 Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
7 E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos."
(Is. 35:3-7)

Mas acho que Pedro bem responderia para mim::::
"Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?"  (Atos 15:10)

Paz!!!!!

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1777

Mensagem por Maria Madalena em Dom 21 Jun 2015, 11:16

Jefté.

Sim. Mas vamos ficar só na lei, conforme o tópico propõe. faz de conta que vivemos sob ela...
Você seria um desobediente, pois não conseguiria executar o mandado do Senhor em executar transgressores da lei, correto?

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4048

Mensagem por Jefté em Dom 21 Jun 2015, 11:24

Já disse:
Acho que morreria...
digo isso seriamente, não é demagogia...
matar ou morrer... eis a questão....

Embora na lei... a meretriz Raabe, por crer em Deus, tenha sido poupada e não morreu... nem matou...
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Mensagem por Maria Madalena em Dom 21 Jun 2015, 11:55

Jefté.

Certo, entendi. Você morreria como desobediente a lei e pronto.
Considero nobre.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Dom 21 Jun 2015, 12:06

Oi irmã
é um problema sério meu...
matar a alguém acho que é coisa muito séria...
embora movidos pela ira ou ódio, consigamos fazê-lo...
mas... por razões de mandamento da lei, é bravo...
um dos mais fortes mandamentos da lei - que desde pequeno foram crescendo em mim é: "não matarás"
esse mandamento é um dos mais fortes que sempre existiram p/ mim
aliás, eu como gentio, não focava nada dos inúmeros preceitos da lei, mas como católico, este dos 10 mandamentos, desde criança eu os ouvia, e considerava um pecado mortal - como na verdade o é.
Então, para mim esse era um dos maiores mandamentos que existiam na lei.
para mim, inquebrantáveis... e nem pesquisava alternativas para poder cumpri-lo; exemplo: há se ele me maltratou, se ele me feriu... se ele matou meu (pai, mãe, irmã... mulher...) nem pensava neste quesito; o que me marcava era: não matarás...
Então, pra eu cumprir a lei, era bravo...

Mas... graças a Deus... veio Cristo Jesus
o caminho e a verdade e a vida....
AMÉM!
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Dom 21 Jun 2015, 12:27

Jefté

Entendo. É dificil para quem não nasceu sob a lei, o imaginar "VIVER sob a lei".
Mas de uma coisa voce pelo sabe: que voce seria desobediente nas vírgulas e tils da lei.

Pois, de fato, sob a mesma lei que dizia: "não matarás", ordenava matar.

"Todavia, quanto às cidades dessas nações pagãs que o SENHOR te dará como herança, não deixarás sobreviver nenhum ser vivo. Sim, sacrificarás como anátema os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.…"

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Dom 21 Jun 2015, 12:56

realmente...
A lei não veio para deixar ninguém em paz!
Veio para atribular o pecador... e tanto aquele que matava o outro (em cumprimento a lei) poderia depois ser também morto, por outros (em cumprimento a mesma lei...
resultado???
- Sem paz p/ com Deus!

Aí, alguém poderia perguntar???
Mas, então, qual o propósito da lei????

"Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro." (Gal. 3:19)

"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado.
9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.
11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado." (Rom. 7:7-14)

Romanos 11.32
"Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia."

Gálatas 3.22
"Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes."

I Timóteo 1.9
"Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,"

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Dom 21 Jun 2015, 13:00

Jefté

Ou seja: Toda a lei estava ligada ao seu lado mau. Ainda bem que fomos libertos da lei

Maria

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Dom 21 Jun 2015, 13:19

ALELUIA!!!!!
Alegria do Senhor!!!!!

Amém! e como é amém!!!!

Goncaze
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Status :D
Número de Mensagens : 509
Cidade/Estado : Cuiabá/MT
Religião : Cristianismo
Igreja : Igreja
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 1694

Mensagem por Goncaze em Dom 21 Jun 2015, 16:44

Pessoal,

Isto que vocês estão ou estavam fazendo neste tópico, isto é, discutir qual era a finalidade da lei no AT já não era óbvio o bastante? Ou seja, havia mesmo necessidade de repetir o discurso em um tópico que apresenta outro propósito? Ou de repente, não é permitido propor uma reflexão e acabei me esquecendo e violando tal regra?

Goncaze
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Goncaze em Dom 21 Jun 2015, 20:05

Imagine que você está fazendo uma viagem e que neste momento está sentado em uma poltrona apertada e quase não reclinável à uma altura de aproximadamente 2 mil metros. Você está sentindo frio porque esqueceram o ar-condicionado ligado na menor temperatura e está aguardando a comissária passar pelo corredor.

Lá vem a comissária empurrando um carrinho com bebidas e lanches pelo corredor. Você levanta a mão para chamar atenção dela quando ouve-se um estrondo seguido de gritos e a aeronave balança forte. Você olha pela janela e vê muita fumaça. Então, você sabe que o avião está caindo.

Ele está descendo bruscamente. Nesta situação, o que você é? O que você faz? O que você sente? No que você pensa?

Esta foi uma explicação do propósito do tópico. O interesse não é ficar discutindo se os passageiros vão morrer ou se houvesse paraquedas alguns poderiam ser salvos. O propósito é convidá-los à uma reflexão: E se você estivesse nesta situação?

- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Dom 21 Jun 2015, 20:13

Goncaze

Pois é. Sob a regime da lei, eu iria me sentir oprimida, cobrada, sem liberdade de expressão e não poderia 'nem chorar' ou sentir pena por um "Saul" que foi rejeitado por Deus.
Difícil...muito difícil a lei, Ministério da morte.

Goncaze
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Goncaze em Dom 21 Jun 2015, 21:52

Maria Madalena,

Suponho que você seria uma mulher de coração embrutecido e sentiria-se mais resistente à opressão. Na verdade, acredito que homens, mulheres e crianças eram mais rústicos naquela época. Não digo de musculatura ou estatura, digo a respeito de suas mentes.

Hoje, conhecedores de um Cristo proclamado e de um Pai que por Ele é revelado, vivemos em um mundo mais, digamos assim, "amolecido". No início do tópico, afirmei que gostaria de matar os inimigos, no entanto, tal afirmação não quer dizer que eu desejaria fazer ou ser a mesma coisa no contexto desta nossa contemporaneidade. Talvez até, se Deus ordenasse hoje, falharia de forma veemente em matar o inimigo.

Todavia, quão embrutecido foi o coração deles ou quão duro seria o nosso? Em comparação com o coração de hoje, qual seria o gap¹ entre os corações de cristãos e israelitas do AT²? Não andei procurando as respostas à estas perguntas pela internet, até porque, elas me surgiram neste instante. No entanto, duvido que seja impossível realizar uma pesquisa para responde-las, suspeito até que já podem ter sido realizadas.

Mas, qual é a moral da história de nos colocarmos no lugar daqueles homens e mulheres do AT? Será que esta reflexão pode contribuir com alguma coisa para nós neste mundo moderno?

Matar nossos irmãos, tirar a vida de nossos filhos e vizinhos, não é algo que poderíamos obedecer tão facilmente hoje. Assim como, também não é possível compreender, de maneira cristalina, este mesmo ato cometido pelos antigos, mesmo que tentássemos pela imaginação colocar-nos no lugar deles. Ainda assim, uma reflexão sobre isto já é algum caminho andado.

Declarou-lhes também: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho’ ".
Êxodo 32:27

Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.

Êxodo 32:29

*Gap¹: lacuna, buraco, brecha, distância, diferença;
*AT²: Antigo Testamento.

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Seg 22 Jun 2015, 10:52

Goncaze,

Márcio,
Você pode até ter levado em tom de brincadeira, mas, quando usou a palavra "avatar" despertou uma ideia. A ideia de que possa ser relevante que viessem a desenvolver um jogo com este tema. Um jogo onde as regras fossem feitas com base no AT¹. Os jogadores poderiam vivenciar virtualmente as diversas leis e cumprir missões como dizimar um povo inimigo. Muitas questões morais poderiam ser debatidas como, por exemplo, você com um avatar judeu embrenhado numa missão de apedrejar um casal acusado de adultério ou então como um soldado de Israel designado para matar pessoas de uma nação inimiga, incluindo, mulheres e crianças.
Ou um jogo mais leve, apenas para educação teológica. Hoje em dia tem um tal de GTA, um jogo que poderia ser modificado e contextualizado para este propósito.

Goncaze,

Eu entendi a proposta do tópico, é bem interessante.

Não sabia que existia um jogo onde se pudesse fazer estas simulações.

Lendo as leis levíticas, fico imaginando como seria a vida das mulheres, depois da menstruação teriam que ir ao templo oferecer holocaustos e sacrifícios como oferta pelo "pecado", levítico 15. Como se viabilizaria nos dias de hoje estas situações?

Imagine-se em um jogo que simulasse estes pormenores.

Mas o tema predominante mesmo seria, como já foi dito, as guerras e matanças, pois é o que preenche a maioria das páginas do velho testamento judaico.

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Márcio em Seg 22 Jun 2015, 10:55

Mas, qual é a moral da história de nos colocarmos no lugar daqueles homens e mulheres do AT? Será que esta reflexão pode contribuir com alguma coisa para nós neste mundo moderno?

Interessante pergunta.

Tudo depende do paradigma em que vivemos. O homem é exatamente o mesmo em qualquer época.

Mas as sociedades evoluíram a ponto de não aceitarem mais determinadas ações.

Márcio

Goncaze
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Goncaze em Seg 22 Jun 2015, 15:11

Marcio,

Imagino que ao dizer "O homem é exatamente o mesmo em qualquer época" refere-se à máquina biológica. Mas, com relação à mente, não podemos dizer o mesmo. Suponho que assim diriam os antropólogos. O motivo disto seria realmente influenciado por agentes externos ao Ser, isto é, o meio ambiente.

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Márcio em Seg 22 Jun 2015, 15:25

Goncaze,

Grato pelo retorno, suas colocações são muito interessantes.

Quando digo que o homem é exatamente o mesmo de qualquer época, digo que ele é influenciado pelos paradigmas de seu tempo.

Um exemplo: A teoria de Newton e seus estudos que balizaram a mecânica clássica, tinham finalidade para dar resposta a problemas do seu tempo. Porém, esta mesma mecânica clássica serviu de suporte séculos depois para dar respostas à questões de relatividade. Eram paradigmas diferentes, problemas diferentes cuja solução encontrou-se na mesma base e na evolução dela.

Assim é o homem. Se pudéssemos nos teletransportar para 10000 anos atrás e tomar as decisões de nossos antepassados, certamente o conhecimento que temos hoje nos favoreceria.

Os problemas/paradigmas do ancestral antigo não são os mesmos que temos hoje. As questões de sobrevivência que para nós hoje nos parece simples, para os antigos era uma luta diária.

Tudo é uma questão de paradigma.

Biologicamente o homem também se modificou: deixou de usar algumas habilidades em função da comodidade da vida moderna.
Em relação à mente também mudou e está evoluindo.

Márcio

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 22 Set 2017, 19:31