F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

A ESMOLA ameniza O PECADO?...

Compartilhe

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377

Re: A ESMOLA ameniza O PECADO?...

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 02 Maio 2015, 12:08

Boa tarde

Maria, Maria....
Indulgência católica é um fato cobrado não bíblico, pois refere-se ao templo de pedra.
Não Maria, por incrível que parece era bíblico, e você pode encontrar no livro de Tobias (que é considerado como inspirado também)o seguinte verso 

Tobias 4:11. porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas 

Se você acredita que dar esmolas purifica os próprios pecados, então me diz, qual foi o propósito de Jesus ter morrido na cruz?

Pastor Almoedo

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1769

Mensagem por Maria Madalena em Sab 02 Maio 2015, 12:24

Marcelo
Boa tarde

Eu acredito que esmolas purificam o homem. "dai esmola de tudo quanto tiveres e tudo vos será limpo", pois a misericórdia TRIUNFA sobre o juízo (tiago 2:13).
Na minha visão, o propósito de Jesus ter morrido na cruz foi para ZERAR os pecados relacionados a lei Levítica, dando lugar a um novo Sacerdócio.

Maria
Anderson Luiz Louzada
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 991
Cidade/Estado : Palmas/TO
Religião : Espiritista
Igreja : Vale do Amanhecer
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 43
Pontos de participação : 1536

Mensagem por Anderson Luiz Louzada em Sab 02 Maio 2015, 13:19

Bom dia!

Vejo que a caridade que Maria Madalena se refere é a verdadeira caridade que Cristo ensinou. É caridade que alimenta a Alma. Quem quer que tenha dinheiro consegue alimentar o corpo, mas só os que sorvem os conhecimentos de Deus é que podem alimentar as almas.
Ou seja em outras palavras resumo toda as explicações que ela colocou da seguinte forma:

* - É perdoando que se é perdoado
* - Quando Jesus está em mim e eu nele, então por meio de mim, ele fara as boas obras (não tem uma passagem que diz para os apóstolos irem pregar e não se preocuparem com o que vão falar porque será ele que dirá.

Anderson
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3139
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 134
Pontos de participação : 10319

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Maio 2015, 13:31

//////

marcelo, tem mais um verso em TOBIAS...

12;9 porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Maio 2015, 13:33

//////

Marcelo, Roberto e demais foristas...

Como entender estes versos inspirados, diante da certeza que temos de que somente o sacrifício expia pecados???

"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.
1 Pedro 4:8

"Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou..."(lucas 7:47)
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 02 Maio 2015, 13:59

Boa tarde

Maria Maria, o que significa dizer que Jesus morreu pelos nossos pecados?
Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras 1 Coríntios 15:01-03
Na minha opinião, fica dependendo da ramificação a que você pertence, há várias maneiras e diferente interpretação que cada um venha aceitar  o porque  "Cristo morreu pelos nossos pecados"  Seria impossível cobrir cada sentido que os cristãos atribuem a ele. 

Pastor almoedo

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Sab 02 Maio 2015, 14:02

Maria Madalena escreveu:

Penso que os critérios são diferentes: "de homem para homem"  e "de homem para com Deus".

Só para confirmar:

"de homem para homem": condicional ou não condicional?

"de homem para com Deus": condicional ou não condicional?

Desculpe, é que não me pareceu claro na sua resposta! Seria algo como: "Faça o que eu digo, mas não faça como eu faço?"
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7041

Mensagem por Maria Madalena em Sab 02 Maio 2015, 14:05

Vasuilvan

O sacrifício de Jesus expiou pecados. Pecados quais? Pecados referente a lei levítica. Jesus reconciliou o mundo com Deus. FIM. Está consumado.Todo homem nasce com sua dívida zerada com relação a lei de Deus. O homem, ao longo de sua vida, adquire dívidas com relação aos pecados cometidos contra regras da lei Real, que é baseada no "templo individual" - pureza, santidade, caridade. Ou ela se torna "Templo de Deus" ou "templo do diabo". Portanto, a caridade purifica "a casa". Limpeza chama limpeza, sujeira chama sujeira, abismo chama abismo, luz chama luz. Piedade chama piedade, impiedade chama impiedade e quem é IMPIO (falta de piedade), este pecou contra TUDO.
É nesses parâmetros.

Maria

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sab 02 Maio 2015, 14:25

Graça e Paz Vasuilvan!

Irmão, Graça e Paz!

Vasuilvan escreveu:"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.1 Pedro 4:8

Tenho um entendimento diferente nesta porção da escritura cujo ensino de Pedro decorre de uns versos anteriores:

Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 1 Pedro 4:2

Ao ler todo o contexto, percebo que se permanecêssemos na carne haveríamos de contabilizar ainda muitos pecados, porém ao nos entregarmos para vivermos em amor, "cobriremos" no sentido de não contabilizarmos mais pecados, enfim, o amor cobre (evita) uma multidão de pecados.

O mesmo acontece com o texto de Lucas:

Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. Lucas 7:39

Vasuilvan escreveu:"Por isso te digo que os seus muitos pecados (da mulher) lhe são perdoados, porque muito amou..."(lucas 7:47

Jesus está colocando uma questão para o Fariseu:

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? Lucas 7:41,42

Diante de Deus, todos nós somos pecadores, e todos nós estamos perdoados! A questão é que aquele que se julga mais pecador, em sua consciência, admite a necessidade de maior amor para ser perdoado, e aquele que se julga menos pecador, não precisa tanto assim do amor de Deus!
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sab 02 Maio 2015, 14:47

Rasabino
A paz de Deus

Sim.
De homem para o homem - o perdão deve ser praticado sem condições
De homem para Deus - Deus exige condições para dar o perdão. "se" voltares atras de seus maus caminhos..."

Rasabino escreveu:Desculpe, é que não me pareceu claro na sua resposta! Seria algo como: "Faça o que eu digo, mas não faça como eu faço?"
Deus pode matar um homem, o homem não pode. Deus pode deixar de perdoar um homem, mas o homem pode deixar de perdoar outro homem?

Question Question Question
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 02 Maio 2015, 15:07

Boa tarde

Olá Rasabino 
Ao ler todo o contexto, percebo que se permanecêssemos na carne haveríamos de contabilizar ainda muitos pecados, porém ao nos entregarmos para vivermos em amor, "cobriremos" no sentido de não contabilizarmos mais pecados, enfim, o amor cobre (evita) uma multidão de pecados.
Isso mesmo Rasa, temos que lê todo o contexto porque na minha opinião sempre, sempre é um versículo ou passagem da Escritura em particular citado em nome de um determinado assunto. No entanto, o significado de um texto de prova é determinado pelo seu contexto. Em outras palavras, nenhuma passagem bíblica é independente das declarações em torno dele. Cada palavra na Bíblia é parte de uma frase; cada frase é parte de um parágrafo; cada parágrafo é parte de um livro; e cada livro é parte de toda a Escritura. Há, portanto, tanto imediata como um contexto mais amplo de um determinado verso. - 

Portanto depender de um versículo solitário na Bíblia para entender todo o contexto, com certeza não vai ajudar, aliás irá complicar..
Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.Provérbios 18:01-02
Pastor Almoedo

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sab 02 Maio 2015, 15:39

Maria Madalena escreveu:
De homem para Deus - Deus exige condições para dar o perdão. "se" voltares atras de seus maus caminhos..."

Eu sempre entendi que o perdão de Deus dado aos homens, de Adão até o último homem na terra, fosse Jesus Cristo, seja em que tempo for. Que Jesus, e em Jesus, está o perdão de Deus encarnado! E como exclamou na Cruz:

"Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Sempre entendi que o perdão foi dado incondicionalmente, mas a salvação vem por meio da fé. Entre o perdão de Deus e a Salvação de Deus creio haver distinções.

Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus vos encorajasse por nosso intermédio. Assim, vos suplicamos em nome de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Deus fez daquele que não tinha pecado algum a oferta por todos os nossos pecados, a fim de que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Mas eu respeito a teu entendimento!

Maria Madalena escreveu:Deus pode matar um homem, o homem não pode?

Sim. Deus tem o poder da vida e da morte em suas mãos!

Maria Madalena escreveu:Deus pode deixar de perdoar um homem, mas o homem pode deixar de perdoar outro homem? Question Question Question

Sabemos que Deus perdoa a todos os homens, porém Deus não pode convencer o homem que deu o Seu perdão caso este homem rejeite o Espirito da Graça. Se o homem rejeitar o Espirito da Graça, mesmo havendo sido perdoado, ele está rejeitando o Sêlo da redenção, ou seja, não carrega a "marca" deste perdão no seu interior!

Respondendo a sua pergunta: Nunca Deus deixa de perdoar quem quer que seja, mas o ente perdoado não será salvo rejeitando o perdão concedido! Se Deus pode deixar de perdoar alguém, logo devemos imitá-lo e também podemos reter perdão a alguns homens! Rolling Eyes
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Maio 2015, 15:58

//////

Rasabino....

Por isso que não me afasto desse forum.  Cavo, até encontrar o que procurava.  Uma declaração que se coadune com aquilo que parece ser o mais racional e contextual...

Até então, insatisfeito com tudo que vinha sendo exposto aqui sobre o tema.  Mas agora encontramos o fio da meada.  Podemos crescer ainda mais nesse entendimento e aprimora-lo...

Rasa disse;Ao ler todo o contexto, percebo que se permanecêssemos na carne haveríamos de contabilizar ainda muitos pecados, porém ao nos entregarmos para vivermos em amor, "cobriremos" no sentido de não contabilizarmos mais pecados, enfim, o amor cobre (evita) uma multidão de pecados.
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Mensagem por Betho em Sab 02 Maio 2015, 17:23

“...mas, antes de todas as coisas, tendo o ágape que se estende em intensidade dentro de vós mesmos, porque o ágape cobrirá multidão de pecados...”
.
O amor ágape já era usado na literatura grega para pessoas comuns. Qual é o uso no Novo Testamento e qual o diferencial? Quem pode ter dentro de si o ágape por Jesus? Pedro não ousou dizer a Jesus o ágape e sim que “estava tendo carinho por Ele", porém, o ágape é usado em “...não ameis o mundo...” porque o homem renuncia para ganhar o mundo e isto é o diferencial, o ágape envolve renúncia, lemos no texto a afirmação de Jesus “...quando tu eras mais moço, então cingias a ti mesmo e andavas por onde querias. Mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres...” Porque aquele que renunciar por amor e tomar a sua cruz, é discípulo de Jesus. Não seria errado entender o texto assim: “...mas, antes de todas as coisas, tendo amor em renunciar e que isto se estenda em intensidade dentro de vós mesmos, porque o que renuncia com amor, cobrirá multidão de pecados...” Então é essa relação de intimidade com Deus que cobre a multidão de pescados.
.
Sobre a pergunta do tópico, li os comentários, mas ainda sem opinião.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Maio 2015, 18:16

//////

Betho, muito boa tua iniciativa de apresentar sempre uma versão inovadora sobre os temas...

Sobre o tema; É necessário que que definamos se esse "COBRIRÁ", refere-se aos pecados cometidos ou a pecados que porventura viriam a ser cometidos...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Maio 2015, 18:41

//////

Alguém com conhecimento dos originais pode verificar se essa palavra traduzida por "COBRIRÁ", se ela pode ser também traduzida por "EVITAR"...

Ou até mesmo por "COMBATER"...
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sab 02 Maio 2015, 19:14

Vasuilvan

A Caridade, no mínimo, conserva a remissão de pecados:

Mosias 4: 10 E novamente, acreditai que vos deveis arrepender de vossos pecados e abandoná-los e humilhar-vos diante de Deus; e pedir com sinceridade de coração que ele vos perdoe; e agora, se acreditais em todas estas coisas, procurai fazê-las.

Mosias 4:12 E eis que vos digo que, se fizerdes isso, sempre vos regozijareis e estareis cheios do amor de Deus e conservareis sempre a remissão de vossos pecados; e crescereis no conhecimento da glória daquele que vos criou, ou seja, no conhecimento daquilo que é justo e verdadeiro.

Eter 12: 34 E agora sei que esse amor que tiveste pelos filhos dos homens é caridade; portanto, a não ser que os homens tenham caridade, não poderão herdar o lugar que preparaste nas mansões de teu Pai.

Maria

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 26 Jun 2017, 12:34