F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Há diferença entre inferno, lago de fogo, hades, sheol e geena?

Compartilhe

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1678

Re: Há diferença entre inferno, lago de fogo, hades, sheol e geena?

Mensagem por Jefté em Sab 25 Abr 2015, 11:02

Olá irmãos

Quanto as questões:

1 - Jesus pregou aos espíritos em prisão para salvação? Descida de Jesus ao Hades!
2 - Quando as pessoas morrem, suas almas vão para o céu , para o inferno , ou ficam dormindo ?
3 - Onde Fica o Inferno?
4 - O "INFERNO" Existe?
5 - O crente que comete um pecado para morte vai para o inferno ou somente morre fisicamente?
6 - Há diferença entre inferno, lago de fogo, hades, sheol e geena?

1 - Jesus pregou aos espíritos em prisão para salvação? Descida de Jesus ao Hades!
R - Creio que Jesus é Salvador de todos os homens - não importando em que época tal homem ou tais homens houveram nascidos... e creio que de certa forma qualquer alma vivente que tiver alguma fé poderá sim, receber um perdão quanto a morte eterna...
Quando ??
Em século vindouro, aliás, a segunda ressurreição se dará nele; a ressurreição que diz: "Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram - e ela se dará tão somente em favor dos homens; todos - e essa ressurreição é da carne (única espécie de vida e também ressurreição a que os nascidos apenas da carne podem receber); então, aí se-lhes dará o perdão - pela fé em Cristo - a quem não houver blasfemado contra o Espírito Santo - Aquele que veio ao mundo para convencê-lo do pecado, pecado esse que é imperdoável: não crer em Cristo! (Mat. 12:31-32)

2 - Quando as pessoas morrem, suas almas vão para o céu , para o inferno , ou ficam dormindo ?
R - Quem está em Cristo dorme; quem não está em Cristo morre; morre mesmo; se acaba, se desfaz; idêntico aos animais; e o inferno é vindouro, em mesma época da prisão de Satanás na vindoura IRA DE DEUS.
Por isso diz:
Isaías 63.3
"Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura."

"E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus." (Apc. 14:19)
"E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso." (Apc. 19:15)
-Apocalipse 14.10
"Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro."
-Apocalipse 6.17
"Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?"

3 - Onde Fica o Inferno?

R - Em baixo; no seio da terra:
"Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo." Provérbios 15.24
Eclesiastes 3.21
"Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?"

4 - O "INFERNO" Existe?
R - Sim!
E Jesus nos responde:
"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." (Mat. 10:28)
Lucas 12:4-5
"E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei."
Maros 9:42-44
"E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar. E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga."
Mateus 23:31-33
"Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?"

5 - O crente que comete um pecado para morte vai para o inferno ou somente morre fisicamente?
R - Creio que ambos podem acontecer; a primeira morte é anterior ao inferno - que é anterior a segunda morte; e a morte eterna é o destino a todo o que não se achar no livro da vida - recebendo a morte eterna; segunda morte.

6 - Há diferença entre inferno, lago de fogo, hades, sheol e geena?
R - Sim!
O inferno de fogo é punição grandíssima aos homens - e Cristo alerta para isto. (Mat. 23:31-33 - Mat. 10:28 - Luc. 12:4-5 - Mar. 9:43-48)
Já o Lago de fogo é a morte eterna para: a morte; para o inferno; e também para os homens; ou seja, nele se cumprirá eternamente o "certamente morrerás" dito por Deus em Gêneses - pois a morte não está revogada! (Apc. 20:14 - Apc. 20:15 - Apc. 21:8 - Is. 25:8 )

Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 885

Mensagem por Roberto Costa em Sab 25 Abr 2015, 12:52

Saudações Cristã :

Só para abrir o leque da discussão : Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41

Que prazer teria Deus, em lançar um pecador no inferno ou lago de fogo, para ser atormentado e sofrer eternamente, ao invés de simplesmente extermina-lo ?

Amigos são só questionamentos e suposições , não estou afirmando nada.
Tenho visto a necessidade de ser bem claro para não ser mal interpretado e lerem , coisas que não escrevi.

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5048
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10682

Mensagem por Tzaruch em Sab 25 Abr 2015, 12:54

.

Resposta à Mensagem Nº12

Olá Gilcimar.

Gilcimar escreveu:Onde eles estão quando ouvem a voz e quantos grupos de mortos estão nesse mesmo lugar?
.
--Não vos maravilheis disso porque vem a hora em que TODOS OS QUE ESTÃO NOS SEPULCROS ouvirão a sua voz--

Segundo o texto estão nos sepulcros, e isto se refere aos mortos.

Quanto aos "grupos de mortos" sendo uma afirmação sua, será você que deverá explicar isso primeiro.

Gilcimar escreveu:Obs: Eu pensei que os mortos que vão ressuscitar para a vida eterna estivessem num Lugar
e os mortos que vão ressuscitar para o Juizo estivessem num outro lugar mas todos estarão
num mesmo lugar quando ouvirem a voz....

Sim você pensou, mas o texto citado fala de TODOS os que estão nos sepulcros.

Em todo o caso preste atenção ao que afirmou, pois disse que os mortos vão ressuscitar para o juízo,
mas não é isso que está escrito.

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele,
de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus,
e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida.
E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia;
e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Apocalipse 20:11-13

No juízo não fala de ninguém ressuscitado para esse juízo, só fala de MORTOS, por isso diz,
""os mortos foram julgados",, também diz, "o mar deus os mortos" etc etc sempre a falar de MORTOS.

De igual forma o texto diz que se abriu o livro que é o da vida, se eles estivessem vivos não seria
preciso esse livro.

Gilcimar escreveu:Se for para interpretar o texto do jeito que pensa tem que ser interpretado tudo com os mesmos critérios
pois se mudar o lugar onde todos os mortos estavam quando ouviram a voz vai ser incoerente...
.
O lugar é só um, neste caso sepultura "morte", ou seja "um lugar" em que não estão no corpo físico.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos,
e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim,
e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua,
porque estou atormentado nesta chama.

Lucas 16:23-24

Como pode ver tanto o rico como Lázaro estavam MORTOS, mas o rico viu ao longe,
e também falou e escutou Abraão, portanto tanto no inferno como no seio de Abraão
os mortos ouvem, e assim da mesma forma ouviram a voz.

Só haverá incoerência se você interpretar erradamente o jeito que "pensou" que quem citou estaria a pensar.

Para ter a certeza qual é o jeito que alguém pensa, você primeiro pergunta, ou então terá de ler antes isso
de forma clara e sem interpretações incertas.

Gilcimar escreveu:Pois se pregam que os Mortos estão em lugares diferentes do tumulo ( Céu ou Inferno)

e você mesmo sugeriu que alguns estivessem num inferno pagando alguma coisa...
.
Aquilo que os outros pregam é a eles que deve questionar, porque se alguém falar de céu quando o
assunto é o túmulo "sepultura,,morte", só por isso já está a entrar em contradição, porque sepultura 
é para baixo, e céu é para cima.

Essa "suposta" sugestão aponta diretamente para os textos que falam do rico e de Lázaro, onde o rico
está em tormentos pelo que fez de errado, e Lázaro é consolado.

Embora o texto aponte que o rico ERGUEU os olhos, não significa diretamente o céu, mas sim que esse rico
estaria em um lugar mais baixo do que o seio de Abraão.

Também essa referência foi feita porque todos negam qualquer tipo de existência ou sentimento após
a morte, e no entanto um dos 5 sentidos (OUVIR) ainda está ativo segundo o texto citado.

E isso porque fazem do caso do rico e de Lázaro uma parábola imaginativa.

.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4295
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17339

Mensagem por Norberto em Sab 25 Abr 2015, 20:36

.
Convidado, veja que coisa interessante, apenas como observação. Não precisa comentar para não desviar o tema do tópico.

Na mensagem 6, página anterior, foi citado o seguinte sobre a questão "inferno":

Note as partes em negrito:

Ernesto, na mensagem 6, escreveu:Vamos ver como surgiu essa crença entre os cristãos;
O conhecido como São Jerônimo nasceu no quarto seculo ( na transição do paganismo para o cristianismo) ele traduziu a Bíblia do hebraico, aramaico e grego para o latim, ainda hoje é muito conhecida entre os catolicos a Vulgata. No Concílio de Trento, oficializaram essa tradução para a Igreja Católica.

No antigo cristianismo não era conhecida essa doutrina tão horrorosa. Foi Geronimo, que, ao traduzir para o latim ele introduziu este termo (inferno) pagão. E, até hoje, ainda há milhões de cristãos paganizados que creem nessa doutrina diabólica

O interessante é que a Trindade também é dita como uma doutrina oriunda do paganismo.

Então os trechos destacados poderia ficar assim:

Vamos ver como surgiu essa crença da Trindade entre os cristãos;

A doutrina da Trindade nasceu no quarto seculo (na transição do paganismo para o cristianismo) num Concílio, quando a Igreja Católica oficializou, décadas depois do Concílio de Niceia, este ocorrido no ano de 325.

No antigo cristianismo não era conhecida essa doutrina Trindade tão horrorosa. Até hoje, ainda há milhões de cristãos paganizados que creem nessa doutrina diabólica da Trindade
.
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1077
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 162
Pontos de participação : 2957

Mensagem por Ernesto em Sab 25 Abr 2015, 20:46

.
Gilcimar diz:

Querido Ernesto....

Eu não creio em tormento Eterno....

Eu disse "inferno de Fogo" aplicando ao lago de fogo como um sepulcro de fogo e não como lugar para ímpios ficarem queimando por toda eternidade...

Pois a Bíblia fala do Inferno de fogo em Matheus 5:21 e Marcos 9:43-48 mas esse inferno de fogo não pode ser este tal Inferno do estado intermediário para onde segundo muitos creem para onde vai as almas do ímpios...

Ernesto responde;

Olá meu irmão Gilcimar; Tens razão; O tormento eterno não existe. Esta doutrina veio do paganismo, e os cristãos do primeiro e segundo seculo incluiram-na em suas crendices. E não se esqueça que as traduções da bíblia foram feitas por cristãos paganizados. Por isso encontramos muitas passagens torcidas, para aplica-las a crença do inferno de fogo eterno. As passagens de Mateus e Marcos, é uma prova disso; Jesus comparou castigo ao pecador  com o fogo do geena. Veja marcos 9:43, E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que tendo as duas mãos, ires para o INFERNO, para o fogo que não se apaga, onde o bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Aqui nós já vemos várias contradições. Segundo a crença pagã,  ensina que a ALMA do condenado vai ser jogado no inferno ao morrer, mas, Jesus não falou nada de ALMA, ele apontou a mão fisica que pode escandalizar  o corpo todo; e a conseqüencia seria o corpo todo ir pro  inferno. Que eles expliquem se há varios infernos, e onde eles se encontram. Judas 7, faz referencia as cidades de Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas que sofreram as penas do fogo eterno. Este fogo eterno foi aqui na terra, nas planicies do Jordão, no oriente medio, mas, ele deixou de ser eterno no momento que acabaram os elementos a serem queimados. Hoje não existe mais nenhum vestigio deste fogo eterno.
Jesus se referiu ao geena, que era muito conhecido por todos na época porque foi o lixão da cidade, onde se jogavam todo o lixo inclusive os corpos mortos dos condenados a morte. O fogo nunca se apagava porque cada dia traziam mais detritos para ser queimado. Jesus também falou que ali havia bichos que nunca morriam. Normalmente acontecia que pedaços de animais, ou mesmo dos condenados que ali foram lançados ficavam fora da faixa de fogo, e os pedaços apodreciam, ali estavam os bichos que se regalavam com o banquete. Quando morria uma remessa de bichos, já vinham os filhotes para continuar no banquete. Para quem olhava a distancia via fogo todos os dias e bichos nunca faltavam porque havia elementos a serem queimados e outros comidos pelos bichos.

Gilcimar diz;

Como esse Inferno de Fogo é lugar onde se lança corpos logo não pode ser o inferno que pregam para onde só vão almas...

Ernesto responde:

Os imortalistas (...) não fazem como os Bereanos faziam, não analizam corretamente  as palavras  de Jesus, preferem ficar na crença pagã do que procurar a verdade.

Gilcimar diz:

Assim eu deduzi que fosse uma figura do lago de fogo pois,  é o único sepulcro de fogo onde serão lançados impios com seus corpos para virarem cinzas segundo a punição dos ímpios que serviram de exemplos para a punição final..

Ernesto responde:

Jesus não figurou o castigo do pecador, ele comparou o fim deles com os executados do geena. Ele os advertiu; mesmo que não sejam jogados no lixão, eles sofrerão a mesma punição no lago de fogo do juizo final.

Abraços      Ernesto
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Londrina - Pr
Religião : Cristão Protestante
Igreja : Minha casa
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 41
Pontos de participação : 1966

Mensagem por Roberto Costa em Sab 02 Maio 2015, 01:10

Saudações Cristãs :

Li pontos de vista diferentes , mas não vi nada substancioso para dizer que não ha diferenças entre inferno, lago de fogo, hades e geena !

Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Sab 02 Maio 2015, 01:22

.

Olá irmão Roberto.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.
Esta é a segunda morte.

Apocalipse 20:14

Um simples texto mostra o inferno lançado no lago de fogo,
logo uma coisa não é a outra, porque um é lançado no outro.

.
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Roberto Costa em Sab 02 Maio 2015, 02:06

Saudações Cristãs :

Concordo com você Tzaruch !

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Sab 02 Maio 2015, 02:18

.

Irmão Roberto... você não concordou com o Tzaruch, concordou sim com o texto de Apocalipse,
a explicação é o mesmo que lá está escrito.

Ou seja, ambos estão a ler o mesmo.

.
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Roberto Costa em Sab 02 Maio 2015, 02:21

Saudações Cristãs :

Ok ! É eu que já tinha postado este texto em outra mensagem do tópico em questão !

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Sab 02 Maio 2015, 07:51

Bom dia Norberto, Graça e Paz!

Norberto escreveu:O interessante é que a Trindade também é dita como uma doutrina oriunda do paganismo

Embora as traduções tanto do século 2 como do século 4 insistam em usar o termo "inferno" e não simplesmente "sepultura" ainda estaremos discutindo "traduções" e não doutrina.

Doutrina ou ensino, se faz por estudos sistemáticos entre uma cultura e outra, entre uma narrativa e outra, entre um escrito e outro! Então o "inferno" diferenciado do sheol, de geena, lago de fogo, ou ainda e tártaro, podem ser entendidos a partir das várias citações entre o estudo dos contextos e estudos de linguagem.

Diferentemente, "Trindade" não é um erro de tradução, ou acréscimo de uma palavra que está nos manuscritos mais antigos. "Trindade" é um entendimento, um discernimento espiritual que vem por convicção espiritual, e não por sistematizações doutrinárias, ou estudo linguístico. Digo o mesmo para os atributos divinos de Cristo!

Obrigado por me citar na tua observação interessante!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Qui 07 Maio 2015, 08:45

.
Rasabino escreveu:"Trindade" é um entendimento, um discernimento espiritual que vem por convicção espiritual, e não por sistematizações doutrinárias, ou estudo linguístico.

Rasabino,

Entendi. Para você, sendo a Trindade uma verdade, ela não é oriunda do paganismo.

O máximo que pode ser declarado por quem crê na Trindade é que ela é semelhante aos deuses do paganismo.
.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Sab 09 Maio 2015, 08:53

Bom dia Norberto!

Desculpe pela demora, pois estou trabalhando num horário novo e quase não dá tempo para entrar no forum!

Norberto escreveu:O máximo que pode ser declarado por quem crê na Trindade é que ela é semelhante aos deuses do paganismo.

Se vamos analisar quem discerniu conceito, e quem copiou o conceito, isto vai dar pano para manga, porque antes mesmo de Cristo já existiam tríades ou "trindades", tanto na antiga Babilônia como tb na Assíria. Da mesma forma o conceito também abraçava a religião hindu, onde Xiva, Brama e Vichenu é um do deuses trino.

Portanto, o "conceito" é muito antigo, e não foi o Concílio de Nicéia quem o estabeleceu. Pode até ser que tenha copiado, mas conceito sempre será conceito.

Eu não lido com "conceitos", nem tento discernir o que Jesus diz, apenas acato o que Ele diz como sendo fato e verdade, e isto sem "conceituar":

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:8; 9

Jesus diz: quem discute "trindade" ainda não tem conhecido a Deus! "Deus" não se discute, nem se conceitua... apenas se CRÊ! Tentar racionalizar o que seja mistério é loucura!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Seg 11 Maio 2015, 11:04

.
Rasabino, grato pela resposta.

Caso eu lhe pergunte algo mais, farei no tópico mais apropriado ao tema.
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 726
Cidade/Estado : SP
Religião : nenhuma
Igreja : Eu mesmo
Mensagens Curtidas : -46
Pontos de participação : 1296

Mensagem por Rodrigues em Qui 02 Jul 2015, 18:54

Gente a pergunta a se fazer acerca disso é:"se existisse vida após morte, pq o deus dos hebreus n os informou acerca disso?". Se o tal inferno d tormentos existe o deus dos hebreus também foi insuficiente para advertilos, n é mesmo?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 26 Jun 2017, 07:37