F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Noé, pregador da justiça! Qual justiça?

Compartilhe

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1683

Re: Noé, pregador da justiça! Qual justiça?

Mensagem por Jefté em Qui 23 Abr 2015, 10:41

Olá irmão Roberto Costa

Li a sua postagem, e se me permite gostaria de opinar sobre ela:
Não creio em Adão e Eva terem alcançado algum perdão.
Não está escrito assim: E Adão e Eva buscaram ao Senhor.
O que está escrito é que Abel (um dos seus filhos) agrada ao Senhor ao oferecer-lhe uma oferta por fé.
Mas, esta oferta é agradável ao Senhor porque a oferece primeiramente pela fé.
Portanto diz:
"Pela fé, Abel ofereceu a Deus, maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho de seus dons, e por ela, depois de morte ainda fala."
O que fez Abel ser justificado não é uma oferenda de "algo com um material melhor"; o que a fez ser assim, é por estar misturado com sua fé. Por isso é aceita!

Então também testifica a palavra de Deus que é após Sete (outro dos filhos de Adão e Eva - porque Abel que teve fé era morto), e em Sete (não em Adão e Eva) se começou invocar o nome do Senhor. (Gen. 4:26)

Quanto a Noé - tampouco creio ser seu modo de vida (ou de sua família) que o fizera achar graça aos olhos do Senhor; creio ser a fé que Noé tinha - tanto é assim que, Deus lhe comunica a decisão de destruir toda a substância na terra, e Noé teme a Deus, preparando a arca conforme o Senhor lhe instrui.
Então, não é a obra em si - mas a fé. Ela é que torna preciosa uma obra ao Senhor.
O mesmo se dá a Raabe, meretriz de Jericó. Não foi sua vida que fê-la ser poupada e achar graça ante ao Senhor (numa cidade de todo anátema); foi sua fé. E por ela, sua vida seria justificada mediante a fé que tinha.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Heb. 11:6)
Creio assim ...

Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 885

Mensagem por Roberto Costa em Qui 23 Abr 2015, 12:46

Saudações Jefté :

Jefté escreveu : Li a sua postagem, e se me permite gostaria de opinar sobre ela:

Jefté, antes de mais nada, gostaria de dizer-lhe que é um prazer ler e debater com o irmão e com todos os outros participante. Discordamos em algumas coisas e aprendemos em outras e isso só nos acrescenta.

jefté escreveu : Não creio em Adão e Eva terem alcançado algum perdão.

Eu não afirmei isso, disse apenas que  Isso não significa que não foram perdoados, a partir de que se arrependeram e não desobedeceram mais.

É apenas uma possibilidade, que eu acredito. Já ouvi dizerem que as peles  confeccionadas por Deus para eles, seria fruto do sacrifricio de animais, que prenunciavam eventual morte de Cristo pelos nossos pecados. Não estou afirmando, é só uma suposição.
Me parece também que Abel já fazia o que era agradável a Deus, consequentemente por ser orientado pelos seus pais.
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11 : 4

Jefté escreveu : O que fez Abel ser justificado não é uma oferenda de "algo com um material melhor"; o que a fez ser assim, é por estar misturado com sua fé. Por isso é aceita!

Também acho. Além de !

Quanto a Noé, vemos que Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé” (Hebreus 11:7).
Se foi instruído, creu e obedeceu, e por isso também Noé achou graça diante do Senhor . Gênesis 6 : 8

A fé vem acompanhada daquilo que ouvimos ou somos instruídos. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Heb. 11:6)

Também creio e acredito que foi também por isso que Noé e os outros citados foram salvos.

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1100
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856

Mensagem por Pereira em Qui 23 Abr 2015, 12:56

O que precisamos entender é que o conceito Escritural de JUSTIÇA não está ligado a LEIS específicas.

Romanos 4:6  Assim também Daoud declara bem-aventurado o homem a quem ULHIM imputa a justiça sem as obras,...

JUSTIÇA - Zedacá (hebraico: צדקה) é a forma mais elevada de dar um presente que irá resultar no receptor sua libertação por completo da dívida para com o outro ou seja, ser justo é reconhecer o direito do outro mesmo sem o merecer.
Joselei
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : Além do coração
Número de Mensagens : 308
Cidade/Estado : São Paulo-SP
Religião : Nenhum
Igreja : Nenhum
Mensagens Curtidas : 19
Pontos de participação : 629

Mensagem por Joselei em Qui 23 Abr 2015, 17:03

Rasabino escreveu:Convidado, Segundo o entendimento universal, "justiça" é um conceito abstrato, mas que em última análise é dar a outro o que lhe é de direito.

Sofrer uma injustiça é perder para outro aquilo que é seu por direito.

Porém, a justiça só é aplicável para uma demanda acerca de alguma Lei, pois o direito de alguém se estabelece por Leis. Em última análise, a justiça deve ser aplicável se houver alguma Lei que a incite! Pois bem, acerca de Noé, Pedro nos escreveu:

E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios...2 Pedro 2:3-5

Pergunto: Sob que aspecto, Pedro diz que Noé foi o "pregoeiro da justiça"?

Olá irmão Rasabino,

Desculpe a demora para a resposta - kkk

É um assunto interessante, porque envolve o que é ser justo diante de Deus.

Eu, particularmente levo em consideração a fé que foi proposta como agradável diante de Deus - a fé de Abel.

Noé sabia o que agradava a Deus pelo fato de compreender o sacrifício que seu Tatatara vô Abel tinha demonstrado como informação básica para ser justo diante de Deus, a saber, crer no Cordeiro de Deus. Assim, para que o Cordeiro provindo da semente do Homem seja perfeito foi necessário para as primeiras gerações proteção da família de certas "hibridizações genéticas".

"Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus." - Gênesis 6:9

Ser justo e perfeito diante de Deus é não dever nada a ninguém nem a Deus; ser irrepreensível diante de todos para que a verdade seja dita sem percalços. Por isso, neste entremente entre a construção da arca e os sinais do dilúvio era, sem dúvida, um ATO DE JUSTIÇA. O planeta estava irreconhecível, a impiedade dominava tudo - corrupção geral.

Noé preservou a sua geração das misturas genéticas e do bom testemunho diante de todos os homens da "Era dos Gigantes". Noé preservou a Verdade e consequentemente a Vida, que determina o Caminho. Se não fosse pela fé jamais Noé conseguiria ser justo. A final, foi a fé que justificou a Abraão e justifica a todos os que creem em Cristo.

A Fé é o Caminho que leva para a Justificação - Fé em Cristo.

O justo vive pela fé. Se morre a fé no coração do justo, este se torna um ímpio.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Qui 23 Abr 2015, 18:32

Graça e Paz Joselei
Joselei escreveu:Noé sabia o que agradava a Deus pelo fato de compreender o sacrifício que seu Tatatara vô Abel tinha demonstrado como informação básica para ser justo diante de Deus, a saber, crer no Cordeiro de Deus.

Perfeito. Noé era um único homem a praticar o sacrifício expiatório, e portanto um homem justificado dos seus pecados!

E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. Gênesis 8:20

Joselei escreveu:Assim, para que o Cordeiro provindo da semente do Homem seja perfeito foi necessário para as primeiras gerações proteção da família de certas "hibridizações genéticas".

Perfeito novamente!

A lei do Senhor foi estabelecida na éden:

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:22-24

Pedro nos dá todo este entendimento, mas não estamos atento ao seu discurso na carta:

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 2 Pedro 2:4-5

Os anjos quebraram uma Lei de Deus. De fato hibridizaram a semente humana para gerar os gigantes sobre a terra, de onde procederam homens como Og rei de Basã e o filisteu Golias, que teviverma antepassados que sobreviveram ao dilúvio, do contrário não nasceriam gigantes após o dilúvio!

Se os anjos continuassem a hibridizar a semente humana, seria impossível que Jesus encarnasse de uma descendência de Adão.

Assim está a profecia acerca de Noé:

A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. Gênesis 5:29

Deus havia dito ao homem:

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28

Este é o trabalho humano, frutificar, multiplicar e sujeitar a terra que foi amaldiçoada. Mas o homem não foi amaldiçoado. Por isso Deus enviou o dilúvio, para preservar a única família sobre a terra que não tinha sido hibridizada pelos anjos:

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles (ANJOS), e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:6-7

Agora que o debate começa!
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Mensagem por Betho em Dom 26 Abr 2015, 11:22

"Quando Lamec completou cento e oitenta e dois anos, geou um filho. ​Deu-lhe o nome de Noé, porque, disse ele, “este nos trará, em nossas tarefas e no trabalho de nossas mãos, uma consolação tirada do solo que Iahweh amaldiçoou”.
.
Lameque tinha plena consciência da maldição e da lei descrita em Gênesis 3 : 17-19  quando nomeou Noé. A terra era uma fonte de maldição e por fim, subjugava o homem ao pó dela.
.
A "...consolação tirada do solo ..." foi a arca pela qual Noé salvou a humanidade, para não interromper a profecia em que a semente da mulher esmagaria a serpente.
.
Cabe um melhor estudo dos fatos.

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 757
Cidade/Estado : Uberlândia - MG
Religião : Cristão
Igreja : Maranata
Pontos de participação : 1815

Mensagem por Stanley K em Dom 26 Abr 2015, 12:26

Rasabino a paz do Senhor Jesus!!

Tenho o defeito de não entrar e verificar todos os tópicos, preciso mudar isso. Agora que vi a sua pergunta...muito interessante.

Eu defendo uma teologia baseada na lei da consciência apresentada por Paulo em Romanos. Porque a bíblia diz que alguns homens andaram com Deus? Porque somente Noé achou graça diante dos olhos de Deus, e andava com ELE? Não vejo outra forma de entender que Noé andou ao menos em parte dando ouvidos à voz da consciência, e isto é desde o princípio na criação quando Deus diz que criou o homem à Sua imagem e semelhança.

No caso em que Noé é chamado de pregoeiro da Justiça, penso eu que se tornou como um profeta. Deus o escolheu para anunciar a justiça divina que estava por vir por causa da iniquidade generalizada que estava acontecendo.
Não vejo nenhum problema em chamar homens como Moisés, Isaías, Jeremias, Elias etc de pregoeiros da justiça também.

Graça e paz!

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Seg 27 Abr 2015, 07:58

Em se tratando de "justiça" aos hebreus diz:

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.Hebreus 11:7

Para entendermos isto melhor:

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4

Noé não era um homem justo por causa da sua "natureza justa", mas porque acreditava na justiça (sacrifício) que vem da fé. Assim, em seu tempo, apresentava sacrifícios de justiça (expiação pelo pecado) segundo a fé; daí entendermos a expressão: "achou graça (favor imerecido) diante do Senhor".

Noé não poderia ser condenado com o mundo porque apresentava diante de Deus sacrifícios pelos pecados, que o fazia um homem justificado por sua fé! Deus condenou o mundo, com Noé fazendo parte dele, mas proveu para aquele que apregoava a justiça (que vem na fé no sacrifícios expiatórios) "um meio" onde a condenação não o alcançaria:

"Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus!"

A Arca é uma figura de Cristo, daquele que foi sacrificado por nossos pecados. Por causa da Arca (simbolo daquilo que Noé acreditava) ele foi preservado no meio da condenação.

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 757
Cidade/Estado : Uberlândia - MG
Religião : Cristão
Igreja : Maranata
Pontos de participação : 1815

Mensagem por Stanley K em Seg 27 Abr 2015, 12:52

Rasabino a paz do Senhor Jesus!

A fé, pode parecer coisa simples pra alguns teologicamente falando, todavia pra mim é um dos temas mais interessantes e complexos da bíblia.

Ao que parece estamos de acordo irmão, parece que muda a maneira de expressar apenas.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4

Noé não era um homem justo por causa da sua "natureza justa", mas porque acreditava na justiça (sacrifício) que vem da fé. Assim, em seu tempo, apresentava sacrifícios de justiça (expiação pelo pecado) segundo a fé; daí entendermos a expressão: "achou graça (favor imerecido) diante do Senhor".

Acredito eu que esta justiça a qual Deus se refere, é Cristo o plano de salvação em geral (e aparentemente você diz o mesmo). "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça" Se resume em salvos e condenados, em ambos os casos é justiça divina. Uma pela graça de Deus por meio da fé, e a outra para condenação (punição) dos que a rejeitaram.
A fé sendo um dom de Deus vem primeiro ao sacrifício, pela fé que vem os resultados da obra de Deus na vida dos homens. Por isso Abel fez a oferta de acordo com os propósitos divinos, porque foi pela fé, foi feita uma comunicação entre ele e Deus, e Abel creu e foi fiel.

Talvez só descordamos na parte onde você diz que Noé foi considerado justo porque acreditava no sacrifício. Pois pense comigo, antes disso vem a fé, como um dom de Deus, é dado por ELE, e se é assim, alguma coisa aconteceu antes disso.
E é neste ponto que tenho algumas conjecturas sobre isso no que tange a fé, as quais eu até já expus alguma coisa em um outro site. Acho um tema complexo a fé, muito do que se diz sobre a fé por ai, pra mim não é a fé da bíblia.

Graça e paz!

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Seg 27 Abr 2015, 15:40

Boa tarde Stanley

De fato, o assunto é complexo, e escrevemos sobre coisas complexas com expressões simples e talvez seja por isso que encontramos pontos divergentes, portanto vou aperfeiçoar o que escrevi:

Stanley K escreveu:Talvez só descordamos na parte onde você diz que Noé foi considerado justo porque acreditava no sacrifício.

O sacrifício para os Patriarcas não era um ritual. Pelo contrário, expressava uma Fé; algo em que por meio do sacrifício se tinha em esperança!

Para os patriarcas a esperança de uma vida após a morte era real:

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5

Este "testemunho" acerca do que se crê era confirmado quando se apresentava a Deus um sacrifício expiatório, logo se entende, que havia algum elemento no sacrifício que demonstrava a Fé na vida pós-morte.

Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. Levítico 17:11

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:54

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas (vida eterna); mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11:13

Uma vez que se derramasse o sangue do animal para sacrifício diante de Deus, o que se esperava é que este sangue inocente pudesse trazer de volta a vida do ofertante! Esta era a Fé dos patriarcas!

Noé pregava isto! Era a justiça que vinha da Fé. O único em seu tempo para continuar a ensinar os homens sobre redenção!

Se Deus não tivesse poupado Noé, com certeza veríamos Noé na glória do mesmo jeito. Mas quem restaria na terra para ensinar e profetizar sobre a redenção:

Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo 1 Pedro 3:20-21

Noé acreditava, que pelos sacrifícios expiatórios, o sangue derramado, se podia ter uma ESPERANÇA para uma vida depois da morte, que veio a se concretizar pela ressurreição de Cristo!

Stanley K escreveu:Pois pense comigo, antes disso vem a fé, como um dom de Deus, é dado por ELE, e se é assim, alguma coisa aconteceu antes disso. E é neste ponto que tenho algumas conjecturas sobre isso no que tange a fé, as quais eu até já expus alguma coisa em um outro site. Acho um tema complexo a fé, muito do que se diz sobre a fé por ai, pra mim não é a fé da bíblia. Graça e paz!

Fique a vontade para expôr!
Joselei
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : Além do coração
Número de Mensagens : 308
Cidade/Estado : São Paulo-SP
Religião : Nenhum
Igreja : Nenhum
Mensagens Curtidas : 19
Pontos de participação : 629

Mensagem por Joselei em Ter 30 Jun 2015, 11:57

Noé acreditava no Cristo que havia de vir
Rodrigues
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 726
Cidade/Estado : SP
Religião : nenhuma
Igreja : Eu mesmo
Mensagens Curtidas : -46
Pontos de participação : 1296

Mensagem por Rodrigues em Qui 02 Jul 2015, 17:18

O dilúvio n foi uma condenação para o povo, mas sim uma catástrofe q n poderia ser impedida pelas deidades, ou deuses segundo escritos Sumérios... Eu vejo o Genesis como uma versão Resumida, muito resumida mesmo da versão suméria.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 22 Set 2017, 19:27