F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Falando de forma simplista sobre a onisciência de Deus !

Compartilhe
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 885
Cidade/Estado : Londrina - Pr
Religião : Cristão Protestante
Igreja : Minha casa
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 41
Pontos de participação : 1966

Falando de forma simplista sobre a onisciência de Deus !

Mensagem por Roberto Costa em Qua 01 Abr 2015, 23:30

Saudações Cristãs :

Partindo deste atributo exclusivo de Deus, por que perguntou aonde estava Adão ?

¶ E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor . I Samuel 7 :12
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Re: Falando de forma simplista sobre a onisciência de Deus !

Mensagem por Gleison Elias em Qui 02 Abr 2015, 03:37

--

É apenas um processo de reconhecimento de erro.
Não é para ajuda de Deus , e para nossa ajuda.
"Ele" não "perguntou" para proveito dele próprio, pois ele sabia, mas sim para proveito de Adão, para que ele reconhecesse seu erro, analisasse onde como e porque errou.......
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Roberto Costa em Qui 02 Abr 2015, 09:45

Saudações Cristãs :

É isso ai ! Não é o debate em questão, mas é  uma evidência simples de que Deus deu-lhe a oportunidade de escolha, reconhecimento, iniciativa e de perdão !

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor I Samuel 7 : 12

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Qui 02 Abr 2015, 09:53

Roberto,

O diálogo seria inenarrável se não houvesse perguntas e respostas.

O ato de perguntar não significa não saber. A divindade tinha contato com a criatura todo o final de dia, é impossível em um diálogo não haver perguntas e respostas.

Márcio
Célio Saldanha
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : asetimatrombeta.blogspot.com
Número de Mensagens : 781
Cidade/Estado : Brasília-DF
Religião : cristão
Igreja : Tabernáculo de Cristo
Mensagens Curtidas : -56
Pontos de participação : 878

Mensagem por Célio Saldanha em Qui 02 Abr 2015, 10:01

Roberto Costa escreveu:Saudações Cristãs :

Partindo deste atributo exclusivo de Deus, por que perguntou aonde estava Adão ?
¶ E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9

Na leitura comum pode-se até pensar que Deus não sabia aonde estava Adão, mas não é esse o contexto bíblico.
Como há outros textos que mostram que ninguém pode se esconder de Deus e que não há nenhuma contradição, então agora analise dessa forma:

Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor
.
Jeremias 23:23-24

O que realmente o texto quer dizer é:

Onde você estava e agora aonde você está, Adão?

O que você trocou por uma paixão?

Olhe a sua condição agora..

Você só tinha um único mandamento e mesmo assim quebrou, agora veja aonde você está?

Observe uma pessoa que é feliz no seu casamento e por causa de uma mentira perde tudo?
Observe a condição anterior e a condição da pessoa depois da separação, quando perde praticamente tudo!!

Como ser humano, você mesmo não perguntaria para essa pessoa da mesma forma?

Agora, imagine uma pessoa honesta e de caráter, que por uma mentira resolve jogar fora toda a sua credibilidade.
O que perguntariam para essa pessoa?

Já deve ter ouvido falar muito de pessoas crentes que eram radicais e que agora estão no mundão. A pergunta é:
Onde tu estava e agora o que tu é?

Portanto, Deus estava tendo um diálogo com seu filho. Onde tu está agora Adão, veja sua situação!! tudo por causa de uma paixão..
Adão poderia simplesmente rejeitar a mulher que Deus lhe daria outra, mas ele preferiu entrar na morte para salvar sua esposa,
da mesma forma que Cristo deu a sua vida para salvar a sua igreja..

Observe os escarnecedores zombando de Jesus na cruz. Eles não diziam que ele podia derrubar o templo em três dias e levantar novamente,
distorcendo que Jesus disse que SE OS PECADORES derrubassem o templo, Deus o levantaria em três dias, comparando com seu corpo.
Os escarnecedores diziam: desce da cruz, salva a ti mesmo.. diziam: profetiza, diz quem te bateu.. no sentido de que: se Jesus era Deus, então porque sofria daquela forma?

Portanto, o texto fala de uma mudança de situação, não de uma busca que estava ocultada para Deus. Na verdade, estava ocultada para Adão,
que se tornou cego por causa da bela mulher que Deus lhe deu.

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor . I Samuel 7 :12

Toda ajuda, por melhor ou pior que seja, vem de Deus. Só Deus é ajudador e o reconhecimento disso é o diferencial entre os crentes e os incrédulos.
O ímpio recebe o bem, mas não agradece, mesmo porque não tem pra quem agradecer, mas os filhos de Deus reconhecem que de si mesmo não podem fazer nada.
RBianch
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 658
Cidade/Estado : Ipatinga/MG
Religião : Espírita
Igreja : Desigrejado
Mensagens Curtidas : 60
Pontos de participação : 1028

Mensagem por RBianch em Qui 02 Abr 2015, 10:56

Bom dia!

As estórias bíblicas ferem a onisciência de Deus várias vezes e por consequência ferem seus outros atributos também. A onisciência sendo o conhecimento de tudo a todo tempo (passado presente e futuro) Deus já saberia que expulsaria adão e eva do paraiso, saberia que um (alguns) anjos se voltariam contra Ele, saberia que os homens seriam brutos, não provocaria guerrras em Seu nome, não precisaria enviar seu filho (ou a terceira parte de sipróprio) para nos salvar Dele mesmo... etc...

O deus bíblico (principalmente do VT) nada mais é do que uma representação humana pobre de um deus obtida a partir do precário conhecimento científico e filosófico da época, nada se difere dos deuses gregos e egípcios, deuses imperfeitos que visam guerras incessantes e são extremamente necessitados de adoração.

O Deus verdadeiro é o que possui todos os atributos da perfeição sem que um interfira no outro, agindo em sincronia perfeita, ou seja, sendo perfeito.

Ricardo Bianchini
Célio Saldanha
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : asetimatrombeta.blogspot.com
Número de Mensagens : 781
Cidade/Estado : Brasília-DF
Religião : cristão
Igreja : Tabernáculo de Cristo
Mensagens Curtidas : -56
Pontos de participação : 878

Mensagem por Célio Saldanha em Qui 02 Abr 2015, 11:52

Pode ter certeza.. você leu errado!! volte e leia novamente onde vê um deus diferente de OUTRO DEUS na Bíblia. O Deus do Velho Testamento é o mesmo do Novo Testamento.

Deus está fazendo exatamente o que Ele determinou e até avisou com antecedência para que não digam que foi outro deusinho por ai:

Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.
Não falei em segredo, nem em lugar algum escuro da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu sou o Senhor, que falo a justiça, e anuncio coisas retas.
Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Isaías 45:18-22

Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.
Isaías 42:5-9
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Roberto Costa em Qui 02 Abr 2015, 14:55

Saudações Cristãs :

Por isso que é muito bom participar deste fórum. Uma pergunta relativamente fácil de responder, fica ainda mais esclarecida  com algumas postagens !

Complementando sua postagem Célio Saldanha !

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Romanos 15:4
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

Deus é absoluto !

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 784
Cidade/Estado : São Paulo
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : 15
Pontos de participação : 1547

Mensagem por Adauto em Sab 02 Maio 2015, 22:37

O Deus verdadeiro é o que possui todos os atributos da perfeição sem que um interfira no outro, agindo em sincronia perfeita, ou seja, sendo perfeito.

E produzindo uma obra imperfeita?

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Dom 03 Maio 2015, 08:32

Adauto escreveu:E produzindo uma obra imperfeita?

Nós geramos filhos perfeitos. Enquanto inocentes são uns amores, e toda ação contrária ao amor interpretamos como inocência e falta de maturidade.

Deus criou o homem, perfeito em sua essência e em suas funções cognitivas. Agora, porque esta criatura tem volição e expressa seu desejo numa direção contrária a vida, ele é imperfeito?

Seria mais fácil então ele criar o homem como um ser irracional e sem volição, assim seria "perfeito"!

https://www.youtube.com/watch?v=pK_6yvbno-M
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Mensagem por Betho em Dom 03 Maio 2015, 10:27

O texto hebreu usa a raiz אי ('ay), que é um advérbio interrogativo, ou seja, "onde?" É geralmente implantado em perguntas retóricas (Miquéias 7:10, Malaquias 2:17). Fonte. Dicionário Bíblico Abarim Publicações.
.
O Célio Saldanha explanou a interpretação que além de muito pertinente, ao meu ver, é mais facilmente vista na Septuaginta, a qual usa o verbo ειμι{eimi} que está no tempo presente, modo indicativo, voz ativa, segunda pessoa do singular, de fácil tradução, "tu estás"
Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 784
Cidade/Estado : São Paulo
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : 15
Pontos de participação : 1547

Mensagem por Adauto em Seg 04 Maio 2015, 06:35

Nós geramos filhos perfeitos. Enquanto inocentes são uns amores, e toda ação contrária ao amor interpretamos como inocência e falta de maturidade.

Filhos perfeitos que são uns amores por serem inocentes, e que quando aprontam alguma é por serem inocentes?
Você terá que dar um jeito na sua declaração, Rasabino.

Deus criou o homem, perfeito em sua essência e em suas funções cognitivas.

Quando falei "obra imperfeita",  estava me referindo à totalidade. Mea culpa. Eu deveria ter sido mais específico.  Mas entrarei  na sua linha de raciocínio,  aceitando uma leitura literal do Gênese e me prendendo ao homem.

Agora, porque esta criatura tem volição e expressa seu desejo numa direção contrária a vida, ele é imperfeito?

Não se ele foi feito para cair. Nesse caso,  ele se revelou perfeito. Um ser perfeito para a expulsão do paraíso. O termo perfeito pode ser  bem etéreo.
Pode ser dito que  Adão não foi feito para falhar e ser expulso, mas  antes mesmo do  primeiro dia, antes mesmo de criar as estrelas, o Criador já sabia que isso aconteceria. E o ser foi feito com características X, que provocariam sua queda.
Ou Deus tinha alguma dúvida de que Adão cairia?
Se  tinha, adeus onisciência. Se não tinha, podemos dizer que Adão tinha livre arbítrio?
Não sei a resposta, mas as vezes a onisciência me parece uma prisão.

Seria mais fácil então ele criar o homem como um ser irracional e sem volição, assim seria "perfeito"!

Pelo que sei, para Deus,  não existe algo difícil.
Em vez de alguém sem vontade e  irracional, ou alguém fraco que falhou num simples teste de obediência, Ele poderia ter criado para a ocasião, alguém como Jesus.
Sim... ao meu ver, aí teríamos um caso de perfeição.
RBianch
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 658
Cidade/Estado : Ipatinga/MG
Religião : Espírita
Igreja : Desigrejado
Mensagens Curtidas : 60
Pontos de participação : 1028

Mensagem por RBianch em Seg 04 Maio 2015, 10:17

Adauto escreveu:E produzindo uma obra imperfeita?

Meu caro, o motivo que levou Deus a nos criar é um mistério que religião nenhuma explica e creio que continuará assim por muito tempo. Como disse muito bem nosso amigo Rasabino "Deus criou o homem perfeito em sua essência e em suas funções cognitivas". Toda a criação é perfeita e regida pela lei da natureza que tembém é perfeita. Deus permite que cometamos erros por 2 simples motivos: 1 - Livre arbítrio; 2 - Aprendizagem. Como a lei de causa e efeito, ação e reação, é uma lei natural, perfeita, tudo que fazemos tem uma consequênica equivalente e é aí que vemos a perfeição da criação divina. Deus é o princípio e o fim de tudo, o meio somos nós que, através das nossas escolhas determinamos o tempo que levaremos para voltar a Deus.

Ricardo Bianchini

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 27 Jul 2017, 01:42