F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

Compartilhe

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266

Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

Mensagem por Rasabino em Seg 19 Jan 2015, 14:03

Eu estava concordando com a explicação do meu irmão Edson até chegar na ilustração... aí eu não entendi:

O espirito está no lugar da alma e vice-versa! Shocked

Nosso espírito não tem emoção... é nossa alma que é emocional.

Nosso espírito só tem uma função: CONSCIÊNCIA entre o bem e o mal, ele nos foi dado para discernirmos entre o certo e o errado, mas a decisão vem da alma de fazer o bem ou o mal, ou o certo e o errado.

E se vamos comparar o nosso ser como templo de Deus eu diria assim:

1- Corpo físico (onde todos os olhares humanos podem contemplar) = ÁTRIO

2 - Alma (onde apenas alguns podem contemplar) = LUGAR SANTO

3- espirito (ONDE APENAS DEUS CONTEMPLA) = SANTO DOS SANTOS

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2029

Mensagem por Edison em Seg 19 Jan 2015, 14:29

Edison diz;

O diabo não pode matar a Alma porque a Alma redimida é dotada de Eternidade - "Quem crê em Mim TEM a Vida Eterna".

Ernesto responde;

Se a alma (homem) continua no pecado, então o homem (alma) não foi redimido, e a alma (homem) estará perdido. Cristo só salva o pecador arrependido. ¨Vai, não peques mais¨, a matéria física do homem; sem o folego de vida, não tem condições de pecar, É preciso que o corpo esteja vivo, e, ele estando vivo, ele é uma alma.

Para o homem-alma vivente, ser salvo, a alma, o homem-espírito tem de nascer de novo.

Jesus disse "nascer da água" (homem natural-terra) e "nascer do Espírito" (homem-alma) novo nascimento.

O novo nascimento é uma acontecimento espiritual, que ocorre no "homem de dentro" e que reflete no "homem de fora" em sua vida terrena como alma-vivente.

Essa alma renascida espiritualmente, gerada pela Palavra, é dotada de Vida Eterna. Essa alma é imortal. O diabo não tem poder sobre essa alma nascida de novo.

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" (1 João 5:18).

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada" (1 Pedro 1:23-25).

Edison diz:

O corpo ele mata porque ele ainda não foi redimido. Ainda falta a redenção do corpo carnal.

Mas a Alma já foi revestida da imortalidade que está em Cristo Jesus.

Ernesto pergunta;

Então vc, acha que o corpo pode viver em pecados, enquanto a alma (segundo tu dizes) ja foi redimida e revestida da imortalidade? Eu te pergunto, quem induz o corpo a pecar, o corpo tem ações independentes da alma?
Não meu irmão! Jesus estava se referindo a destruição de um cristão cuja vida é ceifada por Satanás, Jesus animou os cristãos com a promessa que, mesmo, eles sendo mortos por causa do nome de Jesus, eles não permanecerão mortos para sempre, porque o nome deles ja se encontra registrado no livro da vida, e no dia da ressurreição eles reviverão. Só por ocasião da ressurreição eles serão revestido com a imortalidade, antes disso eles permanecerão mortos (para os homens) mas, dormindo para Deus

Abraços Ernesto.

Eu te dei Escritura aí acima. "Aquele que é nascido de Deus não peca". Está escrito bem assim, "não peca".

A alma é a torre de controle de todo o ser. Da alma vem a natureza de Deus ou do diabo. Consequentemente os pensamentos e ações consumadas através do corpo depende do tipo de Vida gerou tua alma.

Ernesto disse:

Só por ocasião da ressurreição eles serão revestido com a imortalidade, antes disso eles permanecerão mortos (para os homens) mas, dormindo para Deus

Não. Há uma morte que o cristão vive em plena vida terra. É a morte do velho homem que é um acontecimento espiritual e que reflete na vida terreal.

"E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça" (Romanos 8:10)

"Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:11).

O corpo está morto por causa do pecado que foi morto na alma por ocasião do novo nascimento.
A nossa alma morreu e foi sepultada com Cristo em sua morte (Rom. 6:4). Consequentemente ela também ressuscitou por ocasião da Sua ressurreição. Isso é no plano espiritual. Tudo isso já aconteceu e está consumado no plano espiritual. No plano terreal nosso corpo tem de morrer ainda e ele morrerá quando morrer a sua matriz, a Terra.

Para concluir;

"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram" (Apocalipse 6:9).

João não viu pessoas mortas. João não viu pessoas dormindo. E, João não viu corpos físicos de pessoas enforcadas, queimadas, incineradas pelo Hitler, perfuradas pelos Filisteus, pelos egípcios, pelos romanos, etc.
João viu "as almas deles". João não viu o corpo físico deles. Os corpos deles de alguma maneira tinham voltado ao pó. O texto diz que João viu "as almas deles".

Por que o texto não diz: "....vi debaixo do altar os mortos que morreram por amor da palavra de Deus"??

O texto assim não retrata a realidade, porque no verso 10 diz que eles falavam, eles reivindicavam, eles questionavam, eles tinham consciência. E mortos não tem isso.

Quando João diz que viu "as almas" de pessoas que haviam morrido, ele viu as teofanias, os corpos celestes, eternos de II Cor. 5.

Simples assim.

Assim estaremos nós Ernesto, caso nos formos antes do arrebatamento. Nós simplesmente mudaremos de lugar. Você estará em seu corpo celeste, um jovem de 18/20 anos, perfeito, vivo, gozando de uma atmosfera santa, celestial, como era o Adão de Gen. 1:27.
Então na 1a ressurreição infundiremos nossos corpos físicos (deitados no pó da terra) com nosso corpo celestial, quando então o corruptível se revestido pelo incorruptível e assim seremos igual ao Adão de Gen. 2:7.

Aí a morte será totalmente tragada na vitória.

"E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (1 Coríntios 15:54).

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Curitiba
Religião : Cristão
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5128

Mensagem por Edison em Seg 19 Jan 2015, 14:55

Rasabino escreveu:Eu estava concordando com a explicação do meu irmão Edson até chegar na ilustração... aí eu não entendi:

O espirito está no lugar da alma e vice-versa! Shocked

Nosso espírito não tem emoção... é nossa alma que é emocional.

Nosso espírito só tem uma função: CONSCIÊNCIA entre o bem e o mal, ele nos foi dado para discernirmos entre o certo e o errado, mas a decisão vem da alma de fazer o bem ou o mal, ou o certo e o errado.

E se vamos comparar o nosso ser como templo de Deus eu diria assim:

1- Corpo físico (onde todos os olhares humanos podem contemplar) = ÁTRIO

2 - Alma (onde apenas alguns podem contemplar) = LUGAR SANTO

3- espirito (ONDE APENAS DEUS CONTEMPLA) = SANTO DOS SANTOS

Pois é Rasabino, a alma é o nosso Lugar Santíssimo. É na alma que o nosso Sumo Sacerdote age.

A alma tem um único canal (sentido) de entrada e por ali pode entrar Deus ou Satanás. A Verdade ou a Mentira. A fé ou a dívida/incredulidade.

Já nosso espírito é o interface (se é que posso dizer assim) entre a alma e o corpo e vice-versa.

Nosso espírito (Lugar Santo) tem cinco canais de acesso ou cinco sentidos (Consciência, Memória, Raciocínio, Imaginação e Afeto/amor filéo).

E o nosso corpo (Átrio) também tem cinco sentidos ou cinco canais de acesso. São eles: Visão, Audição, Tato, Paladar e Olfato.

A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Veja, a entrada é pela audição. A pregação do Evangelho entra pela audição, acessa o espírito, a consciência, o raciocínio, quem sabe a imaginação, talvez alguma coisa da memória e se encaminha para a alma. Ali na alma está o livre arbítrio. Ali decidimos crer ou não crer. Quando decidimos crer Deus se estabelece ali e passa a reinar em nossa vida. Se decidirmos não crer, naquilo que veio lá da audição, então satanás se estabelece e passa a reinar na nossa vida.
Entretanto, o teu livre arbítrio está ativo. Você pode mudar a situação.
Agora, quando Deus nos batiza com o Espírito Santo, esse batismo é um selo, um lacre, você se tornou UM com Deus e em tua alma está o Trono Dele.

Esse é o homem. Assim entendo e assim creio.

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 20 Jan 2015, 22:16

Luiz da Rocha escreveu:Prof. Azenilto, poderia discursar mais sobre o seu conceito de alma, pois confesso que me parece confuso. Você está afirmando que a alma depois do corpo morto não está em atividade, como se estivesse inconsciente, descansando, mas não destruída e morta, correto? Pois se a alma morre, é destruída e deixa de existir, o que seria resgatado e ressuscitado então? Em Jó 19:25, é justamente a alma dele que ressurgirá em carne:

Eis que tudo isto é obra de Deus, duas e três vezes para com o homem, para reconduzir da cova a sua alma e o alumiar com a luz dos viventes.
(Jó 33:29-30 Almeida RA)

Lendo o trecho inteiro de Jó (que claramente se limita a dizer sobre a morte do corpo e não da alma, que inclusive dorme, e a marte comparada com um sono):

assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará, nem se erguerá de seu sono. Tomara que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se desviasse, e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim.
(Jó 14:12-13 Almeida Revista e Corrigida)

Para concentrar-nos sobretudo no citado livro de Jó, seja notado que o mesmo também compara a morte a um rio que se seca e um lago que se esgota:

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele? Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco, assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono. Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse; e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança”. -- Jó 14:7-14.

A linguagem aí claramente trata de ressurreição do corpo, assim como a árvore “ressuscita” quando as águas retornam. E a referência a DESPERTAR DO SONO também é significativa.

O salmista Davi fala da possibilidade de sua morte como uma condição de não-existência no Sal. 39:13:

“Desvia de mim os teus olhos, para que eu volte a ter alegria, antes que eu me vá e deixe de existir”. –  NVI.

No Sal. 13:3 fala da morte como um sono:

“Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte” – NVI.

Quando Jó fala em “reconduzir da cova a sua alma” isso nos faz lembrar o Sal. 16:10, cf. Atos 2:27: “porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição”. Em Atos, isso é aplicado a Jesus na Sua morte e permanência na sepultura. A “alma” nesse caso é o Seu ser integral. Interesante que não diz “o corpo sofra decomposição”, mas “o Teu santo”, ou seja, considera-se o ser integral de Cristo, não uma mera parte de Seu ser.

Ademais, da cova não se traz nenhuma alma, pois se a pessoa morre e a alma sai de seu interior, como é a crença da teologia popular, então o que foi para a cova foi só o corpo. O fato de falar em tirar da cova a alma claramente, à luz do Sal. 16:10 e Atos 2:27, é referência à PESSOA INTEGRAL ali sepultada.

E já que estamos em Jó, seria interessante ver o que ele diz em 19:25:27:

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior”.

Nesta passagem vemos como Jó destaca que veria ao Redentor, não quando morresse e sua alma fosse para o céu, mas quando o Redentor Se levantasse sobre a Terra (nesta passagem a NVI apresenta uma tradução lamentável, que contraria esse entendimento e deixa de fazer sentido, pois Jó veria o Redentor SÓ quando Ele se levantasse da Terra, não quando uma suposta “alma imortal” dele subisse até o céu).
Luiz da Rocha
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 157
Cidade/Estado : Nenhum/Nenhum
Religião : Cristã
Igreja : 1 Timóteo 3:15
Mensagens Curtidas : 4
Pontos de participação : 228

Mensagem por Luiz da Rocha em Qua 21 Jan 2015, 21:18

Prof Azenilto,

Em Atos 2:27 a tradução correta seria:

Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
(Atos 2:27 Almeida Revista e Corrigida)

Ou seja, claramente faz referência a alma ir para o Hades, o Sheol do Antigo Testamento. E a linguagem da sentença é clara também, quando adiciona nem, somando a primeira frase, nem deixar minha alma no para o Hades e nem deixar que eu veja meu corpo se decompor. Mostrando que a ressureição seria rápida após a morte. Não sei o que chama de ser integral, mas já está mais do que explícito e claro devido as inúmeras citações já postadas nesse tópico, que alma é uma coisa corpo é outra. E santo, é como o Senhor reconhece os seus Salvos e amados. Não tem relação nenhuma com a soma de corpo+alma, e sim com o reconhecimento do servo. Seria o mesmo que dizer e "não deixe seu fiel/amado servo/filho"...

E a palavra cova, na verdade vem do hebraico Poço ou profundezas, sendo metaforicamente aceito como destruição. O mesmo poço ao que Jesus se refere em:

Então ele lhes perguntou: "Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente."
(Lucas 14:5 NVI)

A passagem de Jó faz referência ao Senhor fazer o que faz, (ou fez com Jó), para que possa salvo-lo da destruição, retirar sua alma do poço.

A alma dorme depois da morte do corpo, e pode ser trazida de volta, segundo as inúmeras passagens da Bíblia.
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 22 Jan 2015, 05:11

Se Jesus foi para um lugar chamado literalmente “hades”, como é que a alma dorme? Então, Sua “alma” falhou de ficar dormindo, com sua ida para tal lugar. Só aí já se vê uma clara contradição.

O “hades” pode ser entendido também como o que chamamos de “além”, um lugar incógnito e indefinido referente ao destino dos mortos. Mas essa questão de “hades” (que inúmeras traduções verem como “sepultura”) é fácil de entender quando se considera o texto abaixo:

O QUE VEM A SER O ‘BICHO QUE NUNCA MORRE’?

Mar. 9:48 é o texto-chave para entender todo esse debate quanto ao tema do castigo dos réprobos. Basta perceber que Jesus NÃO FALA em “alma” que não morre, e sim em “bicho” que não morre. Ora, alma é alma e bicho é bicho.

Perguntei a um grande defensor de imortalidade da alma como entender essa questão de “alma” e “bicho” e ele confessou que não sabia dizer. . . Pois é bem fácil. Basta comparar tal passagem com Isaías 66:24:

“E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne”.

Aí está a fonte das palavras de Cristo. Ele se vale da mesma HIPÉRBOLE de Isaías, ou seja, a linguagem poeticamente exagerada para pintar com cores mais fortes o cenário que o autor bíblico descreve.

Isaías acentua o horror das multidões de inimigos de Deus mortos ao final, com seus cadáveres comidos pelos bichos que aparentemente NUNCA MORREM, ou não morrem até consumirem suas carnes. Para um israelita a maior desonra era morrer e ficar insepulto, comido por vermes ao ar livre.

Assim, Jesus faz essa comparação com a destruição final, valendo-se da mesma FIGURA HIPERBÓLICA do profeta. Fala claramente em CADÁVERES, não em “almas”.

E o fogo nunca se apaga, como na profecia da destruição de Jerusalém, em Jer. 17:27: “. . . acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, E NÃO SE APAGARÁ”. Contudo, esse fogo já se apagou há milênios.

Como também o “fogo eterno” que destruiu Sodoma e Gomorra não está mais queimando em nossos dias (ver Judas 7).

Em Heb. 6:2 lemos sobre um “juízo eterno”, mas isso não indica um processo que começa e nunca termina, e sim os EFEITOS e CONSEQUÊNCIAS ‘ETERNAS’ de tal juízo.

A hipérbole é um exagero de linguagem para propósitos retóricos, como se dá com o próprio hino nacional brasileiro na parte que diz, “Pátria amada, IDOLATRADA”. Só que na prática ninguém idolatra literalmente a pátria coisa nenhuma (e nem deve).

E para os que insistam em que “hades” seja mesmo um lugar específico onde ficam as almas ou espíritos, a exposição abaixo, do meu erudito amigo, Pr. Theo Mário (que passou tempo em Israel estudando a língua hebraica) vem vem a calhar:

Vejamos agora Eclesiastes 9:10: O original na Língua Hebraica literalmente nos ensina: “Tudo o que for entregue em sua mão para fazer, faça com tua força, pois não há obra, e conta (projeto), e conhecimento, e sabedoria no sheol que você vai para lá”. Não podemos limitar esta mensagem a um grupo específico. Ela é destinada a todos nós que estamos vivos, pois nos mostra que “para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto” (v. 4). Declara: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não tem eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (vv. 5 e 6). Que tal é para todos fica claro no verso 2 que declara que “tudo sucede igualmente a todos, o mesmo sucede ao justo e ao perverso; . . .”, que “este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo; . . .” (v. 3).

Vê-se a incoerência em crer que sheol significa literalmente inferno diante do fato de que o verso 10 é uma mensagem tanto a santos quanto para pecadores. Pregaria Deus uma mensagem de tormento eterno para aqueles que estão em Cristo e para quem agora já não há nenhuma condenação (Rom. 8:1)? Condenaria Deus aqueles a quem Ele mesmo libertou em Cristo e a Ele se entregaram de todo o coração? Há o que se pensar!

Jonas, quando no ventre do peixe, diz: “Na minha angústia clamei ao Senhor e Ele me respondeu; do ventre do sheol, gritei, e Tu me ouviste a voz” (Jonas 2:2). Cria Jonas estar num lugar de tormento eterno ou inicialmente, como um reconhecedor de ter falhado com Deus, acreditava que estava no ventre de sua própria sepultura? . . .

É significativo também, neste contexto, o vs. 6 onde Jonas descreve a sua angústia no ventre do peixe declarando: “desci à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim para sempre; contudo fizeste subir da sepultura a minha vida”. Aí fica claro que Jonas se achava “na sepultura”, simbolicamente, e ali permaneceu “para sempre”--um período de apenas três dias e três noites. . .

É certo que sheol tem seu uso na forma singular, enquanto que qeber [o outro termo hebraico para sepultura] pode ser usado na forma plural, mas isto não quer dizer que tenham significados totalmente opostos. Qeber significa literalmente “sepultura”, enquanto que sheol pode tanto significar “sepultura”, quanto “morte” ou “além”, como um lugar desconhecido aos vivos (Ecles. 9:10). Sheol está no singular, mas tem um significado amplo. Qeber pode ser usado no plural, mas possui um significado específico. Em nosso idioma temos também uma variedade de termos para “sepultura”: tumba, cova, sepulcro, túmulo. . .

Apenas acrescentaria que não só sheol não é inferno, como também não é uma espécie de depósito de espíritos, divididos entre os salvos e os perdidos por um grande abismo, como também faz parte da teologia popular de muitos crentes nas teses de imortalidade da alma.
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1129
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3102

Mensagem por Ernesto em Qui 22 Jan 2015, 19:34

Edison diz

Essa alma renascida espiritualmente, gerada pela Palavra, é dotada de Vida Eterna. Essa alma é imortal. O diabo não tem poder sobre essa alma nascida de novo.

Ernesto pergunta:

Então vc, reconhece que a alma não convertida é MORTAL não é?
Mais outro ponto:
O que me dizes de Hebreus 10:26,
Porque se pecarmos voluntariamente depois de TERMOS RECEBIDO O CONHECIMENTO DA VERDADE, já não resta sacrificio pelos pecados.
Eu pergunto: Como fica a alma já renascida espíritualmante, que já foi gerada pela palavra, mas, por qualquer razão ela volta ao pecado, ela continua dotada de vida eterna? Paulo diz que elas serão destruidas.

Edison diz;

O novo nascimento é um acontecimento espiritual, que ocorre no "homem de dentro" e que reflete no "homem de fora" em sua vida terrena como alma-vivente.

Ernesto diz;

Parabens meu irmão! Agora reconheces que a conversão acontece dentro do homem, em outras palavras; a salvação é a conversão do homem num todo, sem o corpo a alma é inoperante, não existe, não é?

Edison diz:

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada" (1 Pedro 1:23-25).

Ernesto responde;

Gostei do seu verso apresentado; Porque toda a carne é como a erva, (mortal) e toda a glória do homem como a flor da erva. (Os seus atos) Secou-se a erva, ( morre) e caiu a sua flor; (É sua memoria que ficou entregue ao esquecimento). Naquele dia perecem todos os seus pensamentos Eclesiastes 9:5,

Edison Diz:

A alma é a torre de controle de todo o ser. Da alma vem a natureza de Deus ou do diabo. Consequentemente os pensamentos e ações consumadas através do corpo depende do tipo de Vida gerou tua alma.

Ernesto responde:

Meu amado irmão! Novamente reconheces que a alma depende do corpo para executar suas ações, mas, vamos nos aprofundar um pouco mais nessa dita alma.
Tu dizes: A alma é a torre de controle de todo o ser. Da alma vem a natureza de Deus ou do diabo.
Muito bem! Então vamos ver o que acontece com as ações da alma; Eclesiastes 9; 6, Até o seu amor, o seu odio, e a sua inveja e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo deste sol. A passagem deixa bem clara que, as ações dos bons, assim como as ações dos maus, as ações de ambos, cai no esquecimento dos homens; o que passou, passou.
Mas, essas ações não cairão no esquecimento de Deus. Os atos que o homem (alma) praticou em vida, aparecerão perante o juizo de Deus. Apoc. 14; 13, ... Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espirito, para que descansem dos seus trabalhos, E AS SUAS OBRAS OS SIGAM.
Estás vendo meu amado irmão; os que morrem no Senhor vão descansar, e suas obras ficam registradas num livro, para ser apresentado quando Jesus voltar.
Daniel vai te confirmar essa verdade. Daniel, 7:9-10, Eu continuei olhando até que foram postos uns tronos, e um ancião de Dias se assentou....10, Um rio de fogo manava e saía de diante dele, milhares de milhares o serviam, E MILHÕES DE MILHÕES ESTAVAM DIANTE DELE. Assentou-se o juizo, E ABRIRAM-SE OS LIVROS.
Estás vendo onde ficam os pensamentos e ações boas ou más dos mortos (almas) ?

Abraços Ernesto

DanAlves
- Iniciante -
- Iniciante -

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Aracaju/Sergipe
Religião : Evangélico
Igreja : Unida
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 2

Mensagem por DanAlves em Sex 23 Jan 2015, 16:26

De acordo com Paulo ao morrermos nós dormimos, não temos mais consciência. Quando Jesus voltar os mortos em cristo ressuscitarão incorruptíveis assim como Cristo tb ressuscitou incorruptível, e voltarão a ter consciência.

Um erro recorrente em no meio evangélico é dizer, referindo-se a um crente já morto, que ele já está "na glória" usufruindo do paraíso de Deus, quando na verdade está "dormindo" sem ter consciência nenhuma, ate que Cristo volte e então eles voltarão a vida, incorruptíveis.

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Edison em Sex 23 Jan 2015, 20:35

Ernesto,

Ernesto responde:

Meu amado irmão! Novamente reconheces que a alma depende do corpo para executar suas ações, mas, vamos nos aprofundar um pouco mais nessa dita alma.
Tu dizes: A alma é a torre de controle de todo o ser. Da alma vem a natureza de Deus ou do diabo.
Muito bem! Então vamos ver o que acontece com as ações da alma; Eclesiastes 9; 6, Até o seu amor, o seu odio, e a sua inveja e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo deste sol. A passagem deixa bem clara que, as ações dos bons, assim como as ações dos maus, as ações de ambos, cai no esquecimento dos homens; o que passou, passou.
Mas, essas ações não cairão no esquecimento de Deus. Os atos que o homem (alma) praticou em vida, aparecerão perante o juizo de Deus. Apoc. 14; 13, ... Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espirito, para que descansem dos seus trabalhos, E AS SUAS OBRAS OS SIGAM.
Estás vendo meu amado irmão; os que morrem no Senhor vão descansar, e suas obras ficam registradas num livro, para ser apresentado quando Jesus voltar.
Daniel vai te confirmar essa verdade. Daniel, 7:9-10, Eu continuei olhando até que foram postos uns tronos, e um ancião de Dias se assentou....10, Um rio de fogo manava e saía de diante dele, milhares de milhares o serviam, E MILHÕES DE MILHÕES ESTAVAM DIANTE DELE. Assentou-se o juizo, E ABRIRAM-SE OS LIVROS.
Estás vendo onde ficam os pensamentos e ações boas ou más dos mortos (almas) ?

Ernesto, como eu já lhe disse reiteradas vezes, esta discussão em nada altera o nosso destino eterno. Quando você morrer e descobrir que apenas mudou de lugar, o fato de você ter morrido crendo que estaria reduzido a nada após sua morte, não alterará o seu destino eterno porque, o que determina o destino eterno é o tipo de fé que havia em você antes da morte física.

O texto de Eclesiastes 9:6 diz claramente "não tem parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo deste sol".

A vida após a morte que a Bíblia nos ensina, não é a vida "deste século" (deste tempo) e nem a vida em nosso corpo terreno que vivemos "debaixo deste" nosso astro-rei.
Há uma Vida que precede a vida "deste século", que permanece durante a Vida neste século e que se sucede a Vida no século vindouro.
Esta Vida Eterna está em Cristo que é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
O crente gerado pela Palavra, nascido de Deus, é participante dessa Vida Eterna. Ele foi batizado (sepultado) e ressuscitado por essa Vida Eterna.
Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada
(1 Pedro 1:22-25).

Que palavra lhe foi evangelizada?
Uma palavra que não sobrevive a morte física? Uma palavra que também é carne e se parece com erva?
Há uma Vida Eterna na Palavra que nos gerou.
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a Vida....." (1 João 5:11-12).
"Quem crê no Filho TEM A VIDA ETERNA".

O corpo físico morre e aguarda ser revestido.
Por que aguarda?
Porque a sua matéria prima, o pó da terra, ainda está sob a sentença "maldita é a terra por causa de ti" (Gen. 3:17).

HÁ UMA TERRA ALÉM DO RIO
https://www.youtube.com/watch?v=lh-wisJgrvI

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sex 23 Jan 2015, 21:22

Concordo com o Edison que o tema de como será a natureza do homem (holística ou dualística) não é “ponto de salvação”. A ninguém será cobrado naquele dia o entendimento perfeito desse tema (e muitas outras intrincadas questões teológicas ou escatológicas).

Mas gosto de acentuar VANTAGENS em ter o entendimento holístico sobre o dualístico, e aqui reproduzo umas reflexões a respeito:

10 Tópicos Que Demonstram a Superioridade da Visão Holística da Natureza e Destino Humanos Sobre a Visão Dualística

A visão dualística da natureza e destino humanos (crença na imortalidade da alma) não pode ser considerada em nada superior ao entendimento holístico desses dois temas. Desafiaríamos os advogados dessa posição a enumerar que aspectos superiores encontrariam no seu entendimento da questão em cotejo com a enumeração que abaixo apresentamos de itens em que se percebe a indiscutível superioridade da visão holística sobre o entendimento de imortalidade da alma:

1) Muito mais cristocêntrico. O entendimento holístico ressalta que somente em Cristo temos esperança de obter a imortalidade, quando da ressurreição dos justos, não sendo algo que já possuímos inerentemente na forma de uma alma imortal. “Quem tem o Filho, tem a vida” (cf. João 5:28, 29; 1 João 5:12; 1 Coríntios 15:51-54).

2) Maior embasamento com a doutrina básica da justificação pela fé. Há um só que é bom, disse Jesus: Deus (ver Mateus 19:17). Num sentido absoluto, só Deus é justo e estamos infinitamente aquém de ser detentores de qualquer justiça própria. A visão holística destaca que assim como não possuímos justiça em nós pela qual comparecer perante o Supremo Juiz para obter aprovação (ver Isaías 64:6), também não temos inerentemente o dom da imortalidade, que só a Deus pertence (1 Timóteo 1:17; 6:16), que nos é concedido mediante a provisão do evangelho de Jesus Cristo (1 Timóteo 1:10).

3) Maior ênfase e valorização do tema do advento de Cristo. Para os que crêem na imortalidade da alma o tema da 2a. vinda de Cristo não merece a mesma importância, pois, na prática, tal evento se torna dispensável, já que a herança eterna se dá com a morte. Daí a ênfase no segundo advento e na “terminação da obra de evangelização” entre os adventistas por todos os meios possíveis (rádio, TV, literatura, testemunho pessoal, conferências públicas, atendimento assistencial e à saúde) em cumprimento de Mateus 24:14, a grande preocupação e motivação da IASD que é a que tem o maior número de terras penetradas e proporcionalmente o maior número de missionários dentre todos os que se empenham na tarefa de evangelização mundial.

4) Maior coerência com o tema do juízo de cada um. Os que crêem na imortalidade da alma tornam o tema do juízo final ambíguo e sem nexo. Para que haverá tal juízo, se as pessoas na morte já seguem para o seu destino—salvos para “a glória”, perdidos para um local de tormento ou, pelo menos, para um sítio nada agradável onde aguardarão o castigo já definido?

5) Nenhuma identificação com crenças pagãs. A identificação de todos os povos pagãos com conceitos dualistas demonstra outra superioridade da visão holística. Ninguém é capaz de indicar um só povo pagão que deixe de crer em almas e espíritos de pessoas (ou até animais e coisas inanimadas) para crer na ressurreição final como único meio de retorno à existência após a morte, fato ressaltado na própria parábola do rico e Lázaro, um dos fundamentos da visão dualista (cf. Lucas 16:31).

6) Melhor defesa contra doutrinas perigosas. A visão holística é a melhor proteção e antídoto contra erros sutis que existem ou têm vindo à existência nestes últimos tempos, como o espiritismo, doutrinas católicas do purgatório e intercessão dos santos, mormonismo, Nova Era, religiões orientais, etc., sobretudo ante as advertências de Cristo e de Paulo quanto aos enganos crescentes nos tempos finais (Mateus 24:24; 2 Timóteo 3:1-5).

7) Visão mais elevada da justiça e amor divinos. A visão da justiça e amor divinos é prejudicada com a crença de um inferno eternamente a arder, com penas inteiramente desproporcionais à culpa dos impenitentes. Na visão holística a paga será proporcional à culpa e o pagamento será liqüidado, não eternizado (Mateus 5:26 e 18:30).

8') Coerência com o sentido bíblico de termos básicos. Conquanto na linguagem bíblica haja muitas menções a “alma” e “espírito”, as Escrituras não autorizam qualquer conceito de “alma” ou “espírito” imortal. Além de nos informar que só Deus é possuidor de imortalidade, a Bíblia afirma que a alma pode morrer (Ezequiel 18:4; Tiago 5:20) em vez do contrário disso.

9) Maior valorização à saúde corporal. É sabido que os cristãos que mantêm o entendimento dualístico da natureza humana conceitualizam a vida presente dualisticamente. Tendem a encarar o cultivo da alma como mais importante do que o cuidado do corpo. O bem-estar físico do corpo muitas vezes tem sido intencionalmente ignorado ou até suprimido. Daí a conhecida preocupação holística dos adventistas do sétimo dia com a saúde e a ênfase no cuidado do corpo como “templo do Espírito Santo” que deve ser consagrado inteiramente ao Senhor (cf. 1 Coríntios 3: 16, 17).

10)
Visão mais madura e real do mundo por vir. A noção popular de um paraíso etéreo onde almas glorificadas passarão a eternidade trajando vestes brancas, cantando, tocando harpas, orando, navegando sobre nuvens e bebendo o néctar dos deuses é alheia às Escrituras. Antes, a Bíblia fala dos santos ressurretos habitando este planeta purificado, transformado e tornado perfeito por ocasião da vinda do Senhor e mediante tal evento (2 Pedro 3:11-13; Romanos 8:19-25; Apocalipse 21:1). Os “novos céus e uma nova terra” (Isaías 65:17) não são um retiro espiritual remoto e inconseqüente em algum recanto do espaço; antes, são o céu e a Terra presentes renovados à sua perfeição original.
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1129
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3102

Mensagem por Ernesto em Sab 24 Jan 2015, 17:46

Edison diz;

Ernesto, como eu já lhe disse reiteradas vezes, esta discussão em nada altera o nosso destino eterno. Quando você morrer e descobrir que apenas mudou de lugar, o fato de você ter morrido crendo que estaria reduzido a nada após sua morte, não alterará o seu destino eterno porque, o que determina o destino eterno é o tipo de fé que havia em você antes da morte física.

Ernesto responde;

Eu concordo plenamente com a primeira parte deste teu argumento; essa discussão não altera o nosso destino, o problema está na interpretação da teoria dualistica, eu sei que o teu entendimento sobre a imortalidade difere bastante dos outros imortalistas. Vc. concorda que as almas dos impios não sobreviverão ao juizo final, e eles perecerão para nunca mais voltar a existencia. ( Pelo menos é o que vc. passou para mim em outro blog.) Também, pelo que eu sei Vc. não cre num fogo do inferno eternamente queimando, Neste ponto nós andamos juntos, mas, vc, não defende essa teoria publicamente, e muitos dos imortalistas que assistem o nosso dialogo continuam crendo num inferno com fogo eterno. Se vc. se manifestasse publicamente contra as penas eternas, então estariamos caminhando por muito mais tempo juntos.
Eu creio que, eu crer que vou descansar na sepultura até a volta de Jesus, e vc. crer que vais aguardar a volta de Jesus no céu, isso não ofende a dignidade divina. Mas, tu hás de concordar comigo que, crer que Deus preparou um fogo eterno para os desobedientes; isso é colocar a dignidade divina muito abaixo do sentimento humano. Porque, nenhum ser humano, por pior que seja, alimentaria um odio tão perverso que podesse olhar por milh~es de anos, e ouvir o clamor dos pecadores, sem sentir piedade dessas pobres criaturas.
Eliminá-los sim., se o pecador continuasse convivendo com os justos, ninguem teria socego, e a nova terra seria o mesmo vale de lagrimas de agora. Por isso Deus sabiamente planejou a destruição total dos impios, e o pecado completamete desarraigado desta terra. Malaquias, Euis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR DOS EXERCITOS de sortye que não lhes deixarás raiz nem ramo. V.3, E pisareis os impios porque eles se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei diz o SENHOR DOS EXERCITOS.
Por isso meu caro irmão! O mal entendido sobre a imortalidade, não é bíblico; é uma interpretação erronea da velha madre que abraçou essa crença do paganismo, e os evangélicos se contaminaram com ela, Apoc, 17:1-2.

Abraços Ernesto

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Edison em Sab 24 Jan 2015, 19:39

Ernesto, minha posição quanto a Vida Eterna é muito clara.

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho (1 João 5:11).

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (I João 5:20).

Vida Eterna só em Cristo. Fora de Cristo não há vida eterna.

Se admitirmos que as pessoas ficaram eternamente em tormento, é admitir que há Vida Eterna fora de Cristo. E para isso não há Bíblia.

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Seg 26 Jan 2015, 23:18

Edison escreveu:
Se admitirmos que as pessoas ficaram eternamente em tormento, é admitir que há Vida Eterna fora de Cristo. E para isso não há Bíblia.

Interessante esse pensamento do Edison. Nunca havia pensado nisso. Faz todo o sentido. Também podemos lembrar o que Paulo diz em Atos 17:28, até citando autores pagãos, de que em Deus nós “vivemos, e nos movemos, e existimos”. Então, os crentes nas torturas eternas do inferno estão dizendo que Deus propositadamente manterá a vida e consciência de bilhões de Suas criaturas nessa condição, pois se a vida deriva Dele, também a preservação da vida é tal e qual. . .

Luiz da Rocha
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Luiz da Rocha em Ter 27 Jan 2015, 11:43

Prof. Azenilto G. Brito escreveu:Se Jesus foi para um lugar chamado literalmente “hades”, como é que a alma dorme? Então, Sua “alma” falhou de ficar dormindo, com sua ida para tal lugar. Só aí já se vê uma clara contradição.

Do que está falando???

Prof. Azenilto escreveu:O “hades” pode ser entendido também como o que chamamos de “além”, um lugar incógnito e indefinido referente ao destino dos mortos. 

Hades simplesmente é a palavra utilizada no Grego para substituir o conceito judaico de Sheol, que no Grego é relativo ao "local dos mortos". Nem Hades nem Sheol são lugares de tormento pelo fogo ou destruição pelo fogo realmente, como fica explícito, ambos morrerão pelo fogo:

Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo.
(Apocalipse 20:14-15 NVI)

Apocalipse ainda separa claramente o simples significado da morte do corpo e Hades (ou Sheol). Inclusive na versão do Novo Testamento original em Aramaico o (Peshitta Aramaico), a palavra encontrada toda vez no lugar de Hades no Novo Testamento inteiro é Sheol. Por exemplo essa tradução para o Inglês do Aramaico, mantém vários termos na lingua original, Apocalipse então lê:

And the sea gave up the dead in it and death and Sheol gave up the dead with them and each one of them was judged according to their works. 14 And death and Sheol were thrown into the lake of fire.
Apocalipse 20:14-15 - Magiera, Janet (2011-05-18). Aramaic Peshitta New Testament Translation - Messianic Version (Kindle Locations 7282-7284). LWM Publications. Kindle Edition. 

E quando você diz "Apenas acrescentaria que não só sheol não é inferno, como também não é uma espécie de depósito de espíritos" eu solicito que cite a Bíblia ao invés de ignorá-la para apoiar tal afirmação. Pois diversos livros utilizam Sheol o tempo inteiro para descrever o local onde os mortos vão. Inclusive separando Sheol de Morte, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, Apocalipse por Exemplo, que diferencia Morte de Hades.

Jeová é o que tira a vida e a dá;
faz descer ao Sheol e faz subir.
(1 Samuel 2:6 TB 1917)

Porque me cercaram as ondas da morte,
as torrentes da impiedade me atemorizaram.
  As cordas do Sheol me cingiram,
os laços da morte me apanharam
(2 Samuel 22:5-6 TB 1917)

Apanhe-os, de súbito, a morte;
desçam vivos a Sheol;
porque há maldade na morada deles, no seu íntimo
(Psalms 55:15 TB 1917)

como o Sheol, traguemo-los vivos
e inteiros, como os que baixam à cova.
(Proverbs 1:12 TB 1917)

E só for para continuar a utilizar o livro de Jó, lá mesmo vemos até ações sendo dada as almas dos mortos:

A alma dos mortos tremem debaixo das águas com seus habitantes.
(Jó 26:5 Almeida RA)

E para encerrar essa história de destruição de alma (caso contrário alma nenhuma seria ressuscitada se ela fosse destruída na morte do corpo):

Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.
(Deuteronômio 18:10-11 NVI)

Quando vos disserem:Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
(Isaías 8:19 Almeida RA)

Obviamente se Deus proíbe a consulta aos mortos é porque é possível que eles sejam consultados, caso contrário estaria equivocado por proibir algo que não é possível ser feito.

Adiante, novamente no Apocalipse, lemos que os mortos estão de pé (o que poderia ser apenas uma metáfora para "de face, encarando trono e o julgamento", que de qualquer forma indicaria a atividade desperta da alma, que pode ser acordada por Deus) diante do trono e que os mesmos foram ressuscitados:

Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros.
(Apocalipse 20:12 Almeida RA)

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.
(Apocalipse 20:6 Almeida RA)

Sabemos que ressureição é a dos corpos, portanto os mortos na segunda ressureição terão seus corpos, porém esses corpos não farão parte do corpo de Cristo:

sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.
(Romanos 6:9 Almeida RA)

Porém na segunda morte até a morte dos corpos morre (Morte e o Hades), e a segunda morte entendo que se refere a morte da alma, a segunda morte. A primeira do corpo, a segunda da alma.

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
(Apocalipse 21:8 Almeida RA)

Apenas em Cristo e por Cristo o corpo não é destruído e não sofre decomposição:

Homem algum pode redimir seu irmão
ou pagar a Deus o preço de sua vida,
 pois o resgate de uma vida não tem preço.
Não há pagamento que o livre
 para que viva para sempre
e não sofra decomposição
(Salmo 49:7-9 NVI)

Portanto não faria sentido haver uma segunda morte do corpo, mas a segunda se refere a alma (que não sente dor) que é esquecida por Deus junto com o corpo ressuscitado para ser destruído no "lago de fogo".

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Ter 27 Jan 2015, 11:52

Edison escreveu:

Prof. Azenilto G. Brito escreveu:Interessante esse pensamento do Edison. Nunca havia pensado nisso. Faz todo o sentido. Também podemos lembrar o que Paulo diz em Atos 17:28, até citando autores pagãos, de que em Deus nós “vivemos, e nos movemos, e existimos”. Então, os crentes nas torturas eternas do inferno estão dizendo que Deus propositadamente manterá a vida e consciência de bilhões de Suas criaturas nessa condição, pois se a vida deriva Dele, também a preservação da vida é tal e qual. . .

"vida" eterna é o mesmo que "morte" eterna?

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20:14

Quem pode morrer duas vezes? O corpo físico? A alma? O espírito que volta para Deus????

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Ter 27 Jan 2015, 12:02

Graça e Paz Luiz!

Luiz da Rocha escreveu:
E para encerrar essa história de destruição de alma (caso contrário alma nenhuma seria ressuscitada se ela fosse destruída na morte do corpo):

Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.
(Deuteronômio 18:10-11 NVI)

Quando vos disserem:Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
(Isaías 8:19 Almeida RA)

Obviamente se Deus proíbe a consulta aos mortos é porque é possível que eles sejam consultados, caso contrário estaria equivocado por proibir algo que não é possível ser feito.

"Obviamente se Deus proíbe a consulta aos mortos é porque é possível que eles sejam consultados"

Irmão, com toda a tua consciência sincera (que eu creio que está presente) esta afirmativa é uma "dedução" lógica, ou uma revelação divina?

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:8-9
Luiz da Rocha
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Luiz da Rocha em Ter 27 Jan 2015, 12:16

Irmão, com toda a tua consciência sincera (que eu creio que está presente) esta afirmativa é uma "dedução" lógica, ou uma revelação divina?

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:8-9

Graça e Paz!

Mais uma vez eu peço que seja mais claro no uso das citações, pois é muito vago Isaías 55, especialmente se utilizado para significar que qualquer coisa que esteja escrito na Bíblia não é o que está escrito mas algo oculto que não entendemos, mesmo quando explícito. Respondo porém que nesse caso, não se trata apenas de um trabalho de dedução, pois existem variadas passagens no Velho e Novo Testamento que corroboram tal leitura, inclusive:

Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel. Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul. Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra. Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou. Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir?
(1 Samuel 28:11-15 Almeida RA)

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 22 Set 2017, 19:22