F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

LEMBRA-TE do dia do SÁBADO...

Compartilhe

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 3166

Re: LEMBRA-TE do dia do SÁBADO...

Mensagem por Vasuilvan em Qua 20 Ago 2014, 00:52

//////

Valdomiro escreveu:Ou seja, se Ele tomou para si, então, porque os outros (os seres humanos) tomariam dEle e fariam o mesmo uso?

Não, de forma alguma os sabatistas tomam para si o santo sábado do senhor...   Nós buscamos a cada sábado, reconhecer Ele como dono exclusivo deste dia...

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2189

Mensagem por Gilcimar em Qua 20 Ago 2014, 01:13

Valdomiro escreveu:Ou seja, se Ele tomou para si, então, porque os outros (os seres humanos) tomariam dEle e fariam o mesmo uso?

De qualquer forma mesmo este tipo de sábado sendo de Deus foi estabelecido por causa do Homem segundo Jesus em Marcos 2:27.....

Por que Deus santificaria e abençoaria o sétimo dia por causa do Homem se o homem não pudesse se relacionar com este dia e aproveitar da sua benção?

Pois na prática estaria tratando este dia da mesma forma como os outros....

Por isso não creio que Deus santificou um dia e abençoou para ser tratado como os outros para só depois dar um mandamento formal relacionado com esta própria santificação do dia pedindo para o povo lembrar e aproveitar daquilo que ele ao longo da historia não deu para os outros...

Não entendo assim sinceramente..!!!

Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1293
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112

Mensagem por Valdomiro em Qua 20 Ago 2014, 10:58

Gilcimar, Paz!
Concordo com você desde de que estes fatores não seja  eu cumprindo meus próprios interesses neste dia.....
Você acha que colher espigas e comer em um dia de sábado, quando existia o dia da preparação para evitar esse tipo trabalho, é um bem feito a outrem ou algo em benefício próprio?

Sobre Is. 58.13, os teus interesses, hoje, a partir do conhecimento de Cristo, não repousam sobre os interesses de Cristo? Ora, até mesmo o alimento que necessito dar a minha família (através do meu trabalho secular) não deve ser interesse meu, mas em benefício deles. E as Escrituras dizem que devo cuidar bem dos da minha própria casa. O trabalho para a maioria da população em nossa cultura é interesse próprio ou questão de sobrevivência? O que fez Davi quando teve fome? O que significa “misericórdia quero”?

Vasuilvan e Gilcimar, Paz!
”Vasuilvan” escreveu:  Não, de forma alguma os sabatistas tomam para si o santo sábado do senhor...   Nós buscamos a cada sábado, reconhecer Ele como dono exclusivo deste dia...
Sim eu sei, mas em Gênesis isso não foi determinado, Yahweh tomou para si, como dia santo (separado para ele). Apenas isso! Hoje você fala assim porque já nasceu no pós ordenança.

”Gilcimar” escreveu: De qualquer forma mesmo este tipo de sábado sendo de Deus foi estabelecido por causa do Homem segundo Jesus em Marcos 2:27.....
Assim como o inferno para o Diabo e seus anjos, mas eles não estão lá nesse exata momento. Assim como Deus preparou coisas para aqueles que o amam e etc. Ou seja, para seres específicos coisas específicas. Mc. 2.27 não serve para determinar que os homens tenham sido orientados a guardar o sábado desde o Éden e nem serve para tirar a palavra “homem” dentro do contexto judaico que é onde a ordenança foi estabelecida.

”Gilcimar” escreveu: Pois na prática estaria tratando este dia da mesma forma como os outros.... Por isso não creio que Deus santificou um dia e abençoou para ser tratado como os outros
Pois devia crer, a não ser que você entenda que “santificar” é separar para a humanidade, ao invés de separar para si, que é o que está dito. Agora, algo separado para si pode ser dado para alguém, e foi. Yahweh resolveu dar o sábado, antes santificado para ele (separado para ele, e não exatamente separado para a humanidade), como memorial entre ele e o povo que primeiro ele escolheu: Ex 16:29 “Vede [ISRAEL], porquanto Yahweh vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.” Porque Yahweh daria a quem o sábado já “pertencia”?  Além do mais, Ex. 20 faz uma referência à Criação mostrando quando surgiu, mas Dt 5.15 diz: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que Yahweh teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso Yahweh teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Indicando o povo a quem foi ordenado. Falar da servidão do Egito não teria sentido se a obrigação viesse desde sempre!

No que Dt. 5.12 diz: “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou Yahweh teu Deus.” Quando foi que Yahweh ordenou?  É só ler Ex. 16! Se você ler Gênesis não vai encontrar nenhuma ordem. Ali apenas se dirá que Deus o santificou, ou seja, tomou para si. Se foi feito para os homens será mostrado no restante da Bíblia a que homens se refere: Ex 31. 13 “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou Yahweh, que vos santifica.”

O verso 14 desse mesmo capítulo diz: “Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.” Tornou-se santo para quem agora? Ex 31.16 “Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua”.

Mas, meus queridos, sei que, provavelmente, vocês vão escrever alguma coisa. E eu também teria outras coisas a falar. Mas, vou pedir permissão a vocês para ficar por aqui, pois já não estou conseguindo acompanha direito a dinâmica que estão os tópicos sobre cristologia (pelos quais atualmente tenho maior interesse), e, apesar de desejar participar desse tópico, não vou poder continuar por aqui. Assim, se eu não vos responder as próximas postagens vocês já saberão o porquê!

Grande abraço!
Paz!
Valdomiro.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 146
Pontos de participação : 10409

Mensagem por Vasuilvan em Qua 20 Ago 2014, 14:42

//////

Valdomiro escreveu:Você acha que colher espigas e comer em um dia de sábado, quando existia o dia da preparação para evitar esse tipo trabalho, é um bem feito a outrem ou algo em benefício próprio?

Não Valdomiro, sobre colher espigas pra comer no dia de sábado, Cristo não fez referência a fazer o bem. veja...

Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?

Marcos 2:25

Ele referiu-se a fazer o bem , quando Ele curou o homem com a mão ressequida...

Tenho certeza que a tua sinceridade vai te levar a compreender que mesmo um sábado precedido por um dia de preparação, pode sim, ocorrer uma situação emergencial como foi o caso ocorrido quando eles passavam pelo milharal...

O texto é muito claro em querer demonstrar que aquele fato não estava previsto e eles não programaram no dia anterior, passar ali para colher as espigas. Não tenho dúvidas de que como guardadores do sábado, eles fizeram sim a preparação para a guarda do sábado, mas certamente, algo não previsto e não relatado, fez com que, eles ficassem sem mantimentos antes do fim do sábado...

Valdomiro escreveu:Sobre Is. 58.13, os teus interesses, hoje, a partir do conhecimento de Cristo, não repousam sobre os interesses de Cristo? Ora, até mesmo o alimento que necessito dar a minha família (através do meu trabalho secular) não deve ser interesse meu, mas em benefício deles. E as Escrituras dizem que devo cuidar bem dos da minha própria casa. O trabalho para a maioria da população em nossa cultura é interesse próprio ou questão de sobrevivência? O que fez Davi quando teve fome? O que significa “misericórdia quero”?

Valdomiro, para buscar mantimentos para a tua família, Deus te diz; EM SEIS DIAS FARÁ TODA A TUA OBRA...
    Assim como na questão do dízimo, vejo em ti, um interesse em se apossar das coisas divinas, como se lícito fosse a ti...

Os seis dias são teus, mas o sétimo é do Senhor nosso Deus...

Claro que sobrevivência é interesse próprio...

O interesse de Cristo é que você seja obediente e tenha uma vida abençoada e confiante nas providências dEle.  Essa é a receita para que os teus seis dias sejam abençoados e suficientes para o mantimento da tua família e que não venha a carecer de profanar o santo dia dEle, para ainda produzir riquezas ou remediar o sustento...
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qua 20 Ago 2014, 16:32

Amado Vasuilvan, Paz!
Vasuilvan escreveu: ão Valdomiro, sobre colher espigas pra comer no dia de sábado, Cristo não fez referência a fazer o bem. veja...
    Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em 
necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Mas, é exatamente essa a questão. Sem que fosse um ato de bondade ocorreu a colheita. O imprevisto não justifica se a questão for como tem sido colocada.
Você mesmo fala na questão de não cumprirmos nossos próprios interesses. Talvez porque os nossos próprios interesses não estejam colocados nos pés de Jesus.
Note que você exigiu e capitulou “EM SEIS DIAS FARÁ TODA A TUA OBRA”, mas admitiu “um imprevisto” para o caso dos discípulos. 

Você acha mais bíblico e mais cristão, um homem passar necessidade com sua família, seu bebê recém-nascido, prejudicando desenvolvimento e saúde, do que aceitar um emprego que o exija trabalhar no sábado? Isso se chamará fidelidade a Deus?

Eu acho que não tenho desejo de ficar com as coisas de Deus não, irmão. O dízimo Deus os deu aos Levitas, assim acho que os pastores que cobram dízimo hoje é quem tem desejo de ficar com o que Deus deu a outrem (inclusive adaptado para dinheiro). O sábado de igual modo, sob o pretexto de estar cumprindo a Lei de Deus, mas uma lei específica dada a outro povo!

Paz seja contigo!

Valdomiro.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qua 20 Ago 2014, 17:10

Valdomiro escreveu:Você acha mais bíblico e mais cristão, um homem passar necessidade com sua família, seu bebê recém-nascido, prejudicando desenvolvimento e saúde, do que aceitar um emprego que o exija trabalhar no sábado? Isso se chamará fidelidade a Deus?

Valdomiro, infeliz do homem que confia nas próprias forças...

Bem aventurado é aquele que confia na providência divina...

aquele que decide ser obediente, jamais será desamparado por deus...

Percebo que você, assim como no assunto do dízimo, tem muita dificuldade em colocar deus à prova...

Valdomiro, SUPONHA que, você creia na guarda do sábado como mandamento divino e você se inteira de todas as promessas e bênçãos feitas aos obedientes...Então te pergunto: você acredita que ainda assim, um cristão que venha a se recusar a trabalhar num dia de sábado, possa passar pelo desamparo divino?. Que não venha no mínimo a usufruir do gozo de uma paz plena e profunda, na certeza de que esteja sendo preparado para habitar o céu...

Valdomiro escreveu:Mas, é exatamente essa a questão. Sem que fosse um ato de bondade ocorreu a colheita. O imprevisto não justifica se a questão for como tem sido colocada. 

Valdomiro, percebo que você aceita a prática do bem, como uma exceção apresentada por Cristo, mas tem dificuldade em reconhecer que uma situação emergencial também foi apresentada no mesmo patamar do fazer o bem...

Cristo não apresentou a prática do bem, como tendo exclusividade na prática de atos que desconsidere como ilicitude...
    Compreenda que Ele apresenta claramente a condição de alguém que de repente se viu em necessidade...Essa necessidade não foi programada.

Valdomiro escreveu:Note que você exigiu e capitulou “EM SEIS DIAS FARÁ TODA A TUA OBRA”, mas admitiu “um imprevisto” para o caso dos discípulos.

Você também precisa admitir que Cristo claramente identifica esse imprevisto por meio da palavra necessidade.  Em outra tradução usa o termo emergência...

Valdomiro escreveu: O sábado de igual modo, sob o pretexto de estar cumprindo a Lei de Deus, mas uma lei específica dada a outro povo!

Assim como o Diephe, penso que a guarda do sábado, independa de pertencer à Lei de Deus, para ter validade para os cristãos atuais...

Mesmo que eu fosse abolicionista, creria na vigência do sábado, como mandamento...
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qua 20 Ago 2014, 17:26

Vasuilva, Paz!

Valdomiro, infeliz do homem que confia nas próprias forças...
   Bem aventurado é aquele que confia na providência divina...
   aquele que decide ser obediente, jamais será desamparado por deus...
   Percebo que você, assim como no assunto do dízimo, tem muita dificuldade em colocar deus à prova...

De fato irmão, infeliz do homem que confia nas próprias forças e etc... Mas, a questão não é essa. Nós estamos falando de "Misericórdia quero, não sacrifício". Você não está pondo sobre o mandamento o olhar de Cristo, mas o rigor da Lei que o próprio Jesus condenou!

Você acha que o choro de fome do bebê no sábado vai subir como louvor? Desculpe-me irmão desconheço esse evangelho.

Então, o fazer o bem e as emergência são casos em que se pode fazer alguma coisa no sábado? É isso? O único emprego que te apareceu para alimentar tua família em um caso de desemprego e necessidade da família, não te parece uma emergência?

Irmão, não coloque a letra Lei acima do Espírito da própria Lei!!!! 

Ah! Sobre a providência divina. Ela existe, mas Deus não é meu servo. Se eu usar um mandamento dele errado, tendo Jesus já nos mostrado qual a forma correta, não espere que Deus vá te atender. Talvez, por misericórdia te dará um escape. De qualquer forma ELE é misericordioso, nós nem sempre.

Sobre o dízimo leia minha postagem anterior.

Paz!
Valdomiro.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qua 20 Ago 2014, 18:33

//////

Valdomiro escreveu: Mas, a questão não é essa. Nós estamos falando de "Misericórdia quero, não sacrifício". Você não está pondo sobre o mandamento o olhar de Cristo, mas o rigor da Lei que o próprio Jesus condenou!

Valdomiro, estamos analisando o mesmo contexto, com parâmetros diferentes...

Não coloco e nem defendo o rigor da Lei, até mesmo porque entendo que o desfrutar da guarda do sábado seja um privilégio e não uma imposição divina...

Valdomiro escreveu:Você acha que o choro de fome do bebê no sábado vai subir como louvor? Desculpe-me irmão desconheço esse evangelho.

Vc sabe que não acho isso...

Até mesmo porque o bebê de um cristão, fiel e obediente jamais passará por uma situação.  a providência divina certamente o alcança.  Você está assustado e desamparo divino.  você precisa ter mais contato com testemunhos de pessoas que viveram justamente essa tensão entre o crê e o desconfiar...

Você precisa ter contato com pessoas que decidiram colocar Deus à prova nessa questão da guarda do sábado em detrimento de seus serviços...

Valdomiro escreveu:O único emprego que te apareceu para alimentar tua família em um caso de desemprego e necessidade da família, não te parece uma emergência?

Não claro que não.  No dia de sábado não se trabalha para nós...  essa com certeza seria uma oferta de satanás.  Inimigo do povo de deus...

Valdomiro escreveu:Então, o fazer o bem e as emergência são casos em que se pode fazer alguma coisa no sábado?

Não descarto a possibilidade de haverem outras ocasiões, mas prefiro limitar-me às escrituras...

Cristo apresenta estas únicas duas possibilidades e são nelas que creio e busco praticar.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 147
Pontos de participação : 5785

Mensagem por Gilcimar em Qui 21 Ago 2014, 00:01

Valdomiro escreveu:Você acha que colher espigas e comer em um dia de sábado, quando existia o dia da preparação para evitar esse tipo trabalho, é um bem feito a outrem ou algo em benefício próprio?

Boa pergunta....

Com certeza não configura está fazendo "os próprios Interesses"   segundo aqueles   ordenados que não se fizessem segundo Isaías 58:13..

Quem condenou  os discípulos  ali foi os Fariseus  e Jesus os chamou de Inocentes ( Mateus 12:2,7)

Se os fariseus tivessem razão na condenação Jesus não os teriam chamados de Inocentes , sabe por quê?

Porque Deus Jamais  inocenta um Culpado segundo lemos em Naum 1:3....

Se os Discípulos tivessem a oportunidade de fazer no dia da preparação o que fizeram Ali no sábado   o caso deles poderiam ser tratado diferente.....

Mas o próprio Jesus tratou o caso deles  em semelhança com os casos  de Davi  e os sacerdotes  provando a incoerência  dos fariseus ...

Se condenaram os Discípulos  por que não condenaram Davi e e os sacerdotes nos templos?

O caso de Davi  foi um ato motivado pela fome Inevitável assim  como o caso ali....

Se o caso dos discípulos fosse igual ao do Homem que pegou lenha  no sábado  a situação seria diferente segundo Números 15:32-36

Assim concluímos que por parte de Jesus seus discípulos não quebraram o sábado  e eram inocentes.....

Por parte dos fariseus  eles eram culpados e quebraram o sábado...

Eu fico do lado de Jesus  ....E vocês?

Deus seja Louvado!

Última edição por Gilcimar em Qui 21 Ago 2014, 00:24, editado 1 vez(es)
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Qui 21 Ago 2014, 00:19

Valdomiro escreveu:O sábado de igual modo, sob o pretexto de estar cumprindo a Lei de Deus, mas uma lei específica dada a outro povo!

Aonde nas escrituras  está escrito que o mandamento relacionado ao sábado foi dado  para uso restrito de um só Povo?

Agora foi dado de maneira formal e promulgada a um só povo  mas todos que amassem a Deus e resolvesse Abraçar a sua Aliança  observavam o mesmo mandamento  fazendo aquilo que agrada a Deus sem restrições  segundo Isaías 56:4-6

Não havia restrições segundo as escrituras pois o sábado não foi feito por causa do Homem israelita somente mas por causa do Homem no contexto geral......

A santidade deste dia e sua benção não tem nada a ver com as coisas que aconteceram depois do surgimento deste Povo e com este povo mas com aquilo que Deus fez antes da própria santificação do dia....( descanso de Obras criadas nos 6 dias anteriores)

Deus pede que fazemos com este dia a mesma coisa que ele fez e pelos mesmos motivos..( Santificar o dia porque Deus descansou dele da obra que como criador Fizera)

O sábado é santo por esta causa  e não tem nada a ver  com um motivo que teria força temporária até a cruz....

Eu não vejo nas escrituras  isso e é muito visível  o que tornou o sétimo dia santo e é isso de fato que o mandamento pede para lembrar quando lembrasse de santificar o dia....

Ir além disso  é ultrapassar as escrituras , e querer confrontar outros textos com estes ,  sem antes explicar esses e negar todos os pontos levantados aqui com qualidade, é estranho...

Todas estas situações não fazem parte de tua conduta  de debatedor e seria surpreendente se agisse assim....

Abraços..!
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Dispenseiro
Número de Mensagens : 450
Cidade/Estado : RS
Religião : Adocionista
Igreja : Cristo
Mensagens Curtidas : -57
Pontos de participação : 1098

Mensagem por Diephe em Qui 21 Ago 2014, 01:12

Elielson Ribeiro:

Você está redondamente equivocado sobre o repouso de Hebreus 4.

É muito simples, e não há dificuldade alguma em entender.
(Te aconselho a ler todas as referencias cruzadas de hebreus; é lógico que lendo superficialmente, sem estudar fica complicado de entender.)

Resumindo:
- O sábado era uma lembrança do descanso de Canaã (Deus ligou sábado com Canaã - Salmos 95:7 e 8 / Nu 14:26-35);
- O povo de Israel entrou em Canaã (recebeu descanso ou repouso - Js 22:4), porém...;
- Josué mandou o povo continuar guardando as leis e com ela o sábado (Js 22:5);
- O autor de Hebreus diz que: "se não tivesse mais descanso, depois de Canaã, não teria mais dia de guarda e Josué teria falado sobre isso";
- Como Josué mandou o povo continuar guardando o sábado e Jesus Cristo prometeu o descanso eterno do Reino dos Céus;
- O Autor conclui que resta um último repouso (sábado) que é para lembrar e comemorar, bem como confirmar a fé na promessa de Cristo.
- O autor também alerta para não sermos rebeldes deixando de guardar o sábado por falta de fé como o povo de Israel não teve fé na primeira promessa.

(Se o sábado de Hebreus fosse uma alegoria, o autor não diria para nos esforçar em sermos obedientes)

LOGO:

Quem tem fé em Jesus Cristo e nas promessas que ele fez guarda o sábado para "celebrar e lembrar" a Canaã Celeste (Descanso Eterno).

(Este é o resumo bem simples e direto do que o autor disse, recorrendo aos outros textos de que ele estava falando: Salmos, Números e Josué)

Obs.: Para você ter razão sobre o texto ser uma alegoria você tem que me provar duas coisas: que o sábado do antigo testamento era uma alegoria também e que a promessa de Cristo não se cumprirá, porque o texto afirma que a guarda é real porque estes dois últimos era e é real. Não existe contra argumentação contra o texto de Hebreus, pois é o único livro que lida com este assunto diretamente; não adianta citar Paulo, Isaías, Moisés. O antigo testamento nada fala do sábado depois da vinda do Messias e o Espírito e a Fé ensinada por Paulo nada contradizem e são apoiadas pelo autor de Hebreus. Se Você quiser desmoralizar o texto, você terá que argumentar porque devemos excluir Hebreus da Bíblia. Agora se você não quer guardar o sábado, é escolha sua, e não me diz respeito. Como já disse anteriormente a guarda do sábado é pela fé e é natural que nem todos tenham fé o suficiente.
Se os evangélicos fazem tanta questão de viver sem leis, ok!!! O sábado é pela fé e a fé é um dom do Espírito e, Paulo diz que a salvação é pela Fé e pelo Espírito de Deus. Perfeito! O sábado falado pelo autor de Hebreus concorda com Paulo.
O curioso é que o texto de Hebreus fala de Desobediência e Rebeldia e diz que quem segue o mesmo exemplo do povo de Israel não entrará na promessa de Cristo: Reino dos Céus.
O texto de hebreus é tão maravilhoso neste assunto que acaba com a argumentação de legalistas que a guarda do sábado é pela lei; também acaba com a desculpa de nominais não guardarem o sábado sob a desculpa que a lei foi abolida.
Os dois grupos ficam sem argumentação e desculpa.
É por isso que esse assunto é normalmente ignorado por ambos os lados. Decoraram tanto as argumentações da guarda e não guarda do sábado pela ótica de lei que acabam ficando sem palavras e argumentações.

Para você ter ideia a Autora Ellen White diz em seu livro que hebreus é irrelevante sobre a guarda do sábado, isto porque hebreus fala de um sábado independente de lei. A desculpa de todos é sempre a lei...
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qui 21 Ago 2014, 09:34

Vasuilvan, Paz!
”Vasuilvan” escreveu:Não coloco e nem defendo o rigor da Lei, até mesmo porque entendo que o desfrutar da guarda do sábado seja um privilégio e não uma imposição divina...
Desculpe-me irmão, mas está sim. Você está apegado a letra e esquecendo a finalidade. De qualquer forma, ao que parece você prefere faze sofrer os inocentes à buscar,  no Espírito de Cristo, atender a necessidade dos teus! Era justamente esse tipo de comportamento que Jesus não se agradava.

Vc sabe que não acho isso...

Até mesmo porque o bebê de um cristão, fiel e obediente jamais passará por uma situação. 
Respeito teu ponto de vista e concordo que Deus é nosso provedor, mas nos termos que você coloca, por causa do sábado, isso não poderá ser testemunhado por todos sempre. Ninguém vai à igreja dizer que está passando fome ou privações. É como na Universal que só aparece os que se deram bem. Se foi providência divina ou consequência dos fatos, a fé dele o dirá!

Você precisa ter contato com pessoas que decidiram colocar Deus à prova nessa questão da guarda do sábado em detrimento de seus serviços...
Pois é! Deus não precisa ser posto à prova nisso. Jesus deu o exemplo quando defendeu Davi, os sacerdotes e os discípulos.

Não claro que não.  No dia de sábado não se trabalha para nós...  essa com certeza seria uma oferta de satanás.  Inimigo do povo de deus...
É uma pena, meu irmão, uma profunda pena. Que a graça e a misericórdia tenham perdido lugar para a letra da lei que mata. O objetivo dela de nos conduzir a Cristo foi anulado e é como se Cristo nos conduzisse de volta a ela. Que chorem meus filhos, que se entristeça minha esposa e meus parentes por necessidades básicas da vida, contanto que eu dedique um dia para Deus e nos outros seis eu chore de angustia!! Ele quer esse dia para ele? Que pena irmão! Que pena! Esse sentido é o inverso ao Evangelho apresentado por Jesus! É como se déssemos um passo atrás. Crying or Very sad 

Gilicimar, Paz!
”Gilcimar” escreveu:Com certeza não configura está fazendo "os próprios Interesses"   segundo aqueles 
Então, a busca do saciar a fome não constitui interesse próprio? Muito bom, eu também acho que é uma necessidade vital. Em uma sociedade onde a busca do saciar a fome se dá no sábado, diferente da sociedade judaica onde todos tem como se preparar na sexta, seria errado buscar saciar a fome no sábado, mesmo que para conseguir o dinheiro do alimento houvesse necessidade de trabalho?

Com certeza não configura está fazendo "os próprios Interesses"   segundo aqueles   ordenados que não se fizessem segundo Isaías 58:13..
Então acho que chegamos a um bom ponto. Buscar a sustentação da vida e o bem estar nas necessidade básicas não constitui interesse próprio. Ou se depreende alguma coisa diferente disso ao terem fome colherem espigas para comer?

Você falou dos sacerdotes, o que eles faziam que poderia ser listado como “transgressão” do sábado para terem sido citados? Eles violavam o sábado?

Acho que todos nós concordamos que ficar do lado de Jesus é melhor! O que parece ser o problema é o entendimento do que significa ficar do lado de Jesus nessa questão!

Aonde nas escrituras  está escrito que o mandamento relacionado ao sábado foi dado  para uso restrito de um só Povo?
Basta ler quando ele foi ordenado, para quem foi ordenado!!! Ex 16:29 “Vede, porquanto Yahweh vos deu o sábado” DEU? A QUEM?

Agora foi dado de maneira formal e promulgada a um só povo  mas todos que amassem a Deus e resolvesse Abraçar a sua Aliança  observavam o mesmo mandamento  fazendo aquilo que agrada a Deus sem restrições  segundo Isaías 56:4-6
O prosélito passava a ser reconhecido como um integrante de Israel, ainda que a mesma lei não dava a ele todos os direitos. Ele abraçava a aliança feita com Israel, mas o mandamento ainda continuava circunscrito ao povo do primeiro pacto.

O sábado é santo por esta causa  e não tem nada a ver  com um motivo que teria força temporária até a cruz....
Sem dúvida o sábado é santo por uma causa. Deus o santificou para si, não era de usufruto de ninguém, mas dele. Dele e para ele, não dele e para os outros. Se santidade significará obrigação de guarda-lo como mandamento isso não é visto no dia em que foi santificado, mas lá na saída do Egito, “Porque fosse servo na terra do Egito” (Dt. 5.15). 

Sobre a cruz não cheguei lá ainda!!!

Paz a todos!
Valdomiro.
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Evangélico, pastor, funcionário público
Número de Mensagens : 774
Cidade/Estado : MACAPÁ
Religião : Evangélico
Mensagens Curtidas : -7
Pontos de participação : 1305

Mensagem por Dannilo Stelio em Qui 21 Ago 2014, 09:36

Vasuilvan escreveu:
Dannilo Stelio escreveu:Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Êxodo 20:9-10

Como bem sabemos, a palavra "sábado" quer dizer "descanso".
Ora, a pessoa que trabalha de segunda a sexta, e mais o sábado (totalizando seis dias), e descansa/guarda o domingo, está atendendo perfeitamente a ordem de Exôdo 20.9.

dannilo, muito bom esse teu entendimento, certo...  mas teria algum embasamento bíblico pra isso ou é somente conjectura tua?...

Tem alguma passagem bíblica que dar a entender que esse sétimo dia pode ser qualquer dia, numa sequência de sete?...Ou será que você não está influenciando pela tradição deste mundo em guardar o domingo? ou também, de onde vem tanta disposição para se predispor a guardar qualquer dia, desde que não seja o sábado?...

O embasamento bíblico pode ser resumido na passagem de Êxodo 20.9-10, da qual se extraia a conclusão que vc nominou de "conjecutura".

A igreja primitiva entendeu isso tão bem, que passou a guardar o domingo em vez do sábado (muito antes de Constantino e seu decreto dominical). O que se chama de "tradição do mundo" foi o proceder dos primeiros cristãos, como Atos bem relata.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Qui 21 Ago 2014, 09:42

Valdomiro escreveu:Sim eu sei, mas em Gênesis isso não foi determinado, Yahweh tomou para si, como dia santo (separado para ele). Apenas isso! Hoje você fala assim porque já nasceu no pós ordenança.

Precisaria de haver alguma  ordenança formal  para que um dia chamado de "descanso" fosse dedicado para tal?

É ilógico que um dia chamado de descanso fosse dedicado ao trabalho como os outros se do mesmo dia com este nome se diz que foi estabelecido por causa do Homem...

Que razão Deus separaria um dia exclusivamente para si e o abençoaria dando -lhe o nome de Descanso  sendo tudo isso sendo estabelecido para o Homem para que o homem o tratasse como os outros dias?

Mas antes mesmo de Deus dar um mandamento  relacionado a este detalhe  de maneira formal  escrito  em Tábuas e até mesmo de Moisés o transcrever em um Livro  Já existia a ordem para observar este dia como Lei de Deus....

Ou melhor , antes da Lei de Deus também ser Lei de Moisés, Deus já tinha  a  sua Lei  com este mandamento antes mesmo de chegar no Sinai e da Lei ser promulgada...

Mesmo que  a observância  da lei viesse com uma ordem Depois , não há motivos ligados com que aconteceu depois que justificaria a sua abolição e expiração na Cruz....

Abraços..!

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Qui 21 Ago 2014, 09:55

Valdomiro escreveu:Então, a busca do saciar a fome não constitui interesse próprio?

Constitui mas o que discutimos não entra dentro daqueles interesses próprios a qual foi pedido que não se fizesse neste dia  segundo Isaías 58:13 e eu já deixei isso bem claro....

Também já deixei claro que só podemos fazer nossos interesses neste dia se for um interesse de Deus  também pois do contrário não faria sentido prático o que lemos em  Isaías 58:13....

Ou seja, existe um conjunto de interesses próprios que seguindo uma condição  possa ser feito neste dia e um conjunto a qual se enquadra dentro daquilo que não se deve fazer segundo se ler em Isaías 58:13...

Não vejo segurança negarmos que exista interesses próprios  que não possa ser feito ao mesmo que eu sempre admitir que podemos fazer nossos interesses quando eles também são de Deus....

Lembro que uma vez eu disse num  fórum:  Trabalho todos os dias ,  os 6  primeiros dias trabalho para mim  e Deus e no sétimo  dia trabalho só para Deus......

Pois acredito que neste dia os Interesses de Deus são exclusivos e os meus devem seguir uma linha diferente daqueles interesses próprios que não deveriam ser feito segundo o texto de Isaías...

Graça e paz..!

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Qui 21 Ago 2014, 10:05

Deus não mandou lembrar da Babilônia. Deus mandou lembrar da Criação.

Gleison,

Deus mandou QUEM lembrar?

Márcio

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Qui 21 Ago 2014, 10:07

A Origem do sábado.

As teorias mais antigas sobre a origem do sábado Judaico (ligando-o com o Egito, com o dia de Saturno, ou, em geral, com os sete planetas) já foram quase totalmente abandonadas. A disposição neste momento é a de considerar o dia como originalmente um festival lunar, semelhante a um costume Babilônico, assim como os documentos cuneiformes parecem conter um termo Sabattu ou Sabattum, idêntico em forma e significado com a palavra Hebraica Sabbaton.

Então existe um documento Cuneiforme concernente a isso.

Rodrigues,

Podes dar mais detalhes.

Márcio

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 18 Out 2017, 05:18