F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Compartilhe

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2017
Data de inscrição : 29/11/2008

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Edison em Qui 27 Nov 2014, 10:21

Eu tenho uma opinião pessoal da função do espírito dentro da unidade humana.

Eu penso que o espírito faz o "interface" (se é que posso usar este termo) entre o corpo e a alma.

Na alma está, ou é, o trono de controle, o centro de decisão do ser humano.

As conclusões e determinações para o ser é reflexo do tipo de controle tem a alma.

Quem a controla?

Vamos a um exemplo do que acontece diuturnamente conosco em todos os lugares. Hoje em dia até na igreja estamos sujeitos a isso.

Caminhando pela rua vemos uma linda mulher, ou homem, linda, corpo lindo, roupas provocativas, chamando a atenção por onde passa.

O homem ou mulher, tem seu primeiro contato através da visão. A visão é um dos sentidos do corpo (visão, audição, paladar, tato e olfato).
Aquela imagem entra para dentro do ser humano e vai para o espírito. O espírito, que também tem cinco sentidos (consciência, memória, raciocínio, imaginação e afeto) processa aquilo que veio da visão, gera um resultado e manda para a alma, o centro de controle.

Digamos que aquela visão trouxe memórias, produziu imaginações, raciocinou possíveis situações, lapidou o pensamento com afetos e a cobiça está pronta para ser concluída.

Agora, quem está na alma? Que tipo de natureza tem a alma? Qual é o Dominador daquela alma? É uma alma nascida de novo ou não?

Se é uma alma que sofreu o milagre Divino do novo nascimento, assim que aquilo chega nela, ela imediatamente, instantaneamente, filtra aquilo pela Palavra e prontamente rejeita aquilo e dá um comando. Por exemplo: Mude o rosto. Pense no Calvário. Mude de rua. Saia daí.
Dessa forma aquele adultério previsto em Mat. 5:28 não é concluído e o crente segue limpo.

Não sendo uma alma renascida aquilo é acolhido por ela e o adultério é concluído.

Isso tudo se inicia e se conclui em fração de segundos, dezenas ou quem sabe centenas de vezes ao dia. Você vê a mulher e num piscar de olho, quando olho está abrindo novamente, a decisão já está tomada; cobice ou não cobice.

E, antes de o ser humano ter a possibilidade de ser selado pelo Espírito Santo, Jesus chegou a dizer que é melhor arrancar o olho fora do que ser lançado no inferno (Mat. 5:29).

Hoje temos a garantia do selo do Espírito Santo, que é aquele lacre que impede a alma de pecar. E, se apesar disso, ainda cairmos de alguma forma, temos um Advogado para nos defender diante de Deus (I Jo 5:21).

Como disse o precioso irmão Sidney Paiva: "Não é difícil ser crente. Difícil é não ser crente".

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sex 28 Nov 2014, 00:11


Esclarecendo algumas coisas ao Tzaruch, quando eu falo em “argumento do silêncio”, não estou me referindo a quem não responde por ficar em silêncio, e sim quem RESPONDE, mas usando argumentos à base de não ser dito algo. Por exemplo, é “argumento do silêncio” dizer que Eva não tinha fôlego de vida por não ser dito objetivamente isso, pois é ÓBVIO que tinha, já que estava vivinha da silva. Se ela tinha capacidade de falar e pensar, então indiscutivelmente respirava, pois todo ser vivo sempre respirou desde o início do mundo. Também não é dito que o homem assim o era por ter órgãos sexuais de certo tipo, e a mulher de outro. . . Então, não se precisa detalhar a respeito de cada aspecto da vida dos seres originais, pois, como diz o ditado, para bom entendedor, meia palavra basta.

E o texto de Tia. 2:26 não diz absolutamente nada de um “espírito” imortal. O corpo sem o espírito-pneuma, equivalente ao neshamah/ruach e é o FÔLEGO DE VIDA, tão somente. Veja que Ecl. 12:7 fala da “desmontagem” do homem, quando o pó volta ao pó, e o espírito-ruach, volta para Deus. Mas é o pó de TODOS OS HOMENS (e mulheres), não só dos salvos, assim como o espírito de TODOS OS HOMENS (e mulheres),  não só dos salvos.

Esse mesmo espírito é o dos animais, recolhido por Deus na morte (ver Ecl. 3:19-21, cf. Sal. 104:25-29).
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5086
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10772
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Sex 28 Nov 2014, 01:47

.



Irmão Azenilto,,, quando será que consegue citar algo das respostas e tenta comentar
ou dar melhor entendimento, ou até explicar algum erro nelas contidas ?

Já viu que ou tenta se evadir de responder,,, ou então responde sempre o MESMO ?

Se não consegue dizer o contrário do que ficou escrito,,, não precisa vir repetir o mesmo.





.
avatar
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1112
Idade : 88
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3056
Data de inscrição : 26/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Ernesto em Sex 28 Nov 2014, 09:15

A Alma é mortal ou imortal?

Amados irmãos em Cristo; permitam-me participar de vossos diálogos. O cristão só permanece firme na caminhada cristã quando ele se alimenta diariamente da palavra de Deus. E o diálogo bíblico é o melhor alimento espiritual.

Quanto a alma; Eu sigo a orientação bíblica, Em genesis 2:7, diz que Deus formou o homem do pó da terra, aqui vemos que o homem é apenas um boneco de barro, Deus soprou nele o folego da vida, e o homem veio a ser uma alma vivente. A questão é de ter e ser, Aqui no caso de Genesis 2:7, deixa claro que o homem se tornou, portanto todo o ser ou pessoa quer fisica ou intelectual, se tornou uma alma, é o homem completo. Agora eu pergunto: O corpo tem vida propria? Não. O folego de vida tem vida propria? Não. Para vivificar este corpo foi preciso que as duas partes fossem unidas, só então vieram a ser uma alma. Exemplo; O pedreiro toma diversos materiais para contruir uma casa, ela só é considerada uma casa depois que tudo estiver no seu devido lugar. Existe uma eterna briga entre os Dicotomistas e trocotomistas, ambos esquecem que as partes do corpo só tem utilidade quando agem em conjunto, fora disto, não existe a alma.
Pedro confirma que ¨almas¨são homens completos e vivos, Atos 2:41, De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil ¨almas¨.
Para os que defendem uma alma imortal; eu apresento Ezequiel 18:20,. a ¨alma¨ que pecar essa morrerá;o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do impio caira sobre ele. A alma pode ser justa, pode ser impia, ela peca, sofre, chora, etc. faz tudo que um humano tem condições de fazer, porque a alma é uma pessoa humana, e quando o homem morre então deixa de existir essa alma;
Vejam; A palavra apresenta a alma sendo o homem completo. Se Deus lhe tira o folego ele se torna um simples boneco de barro e deixa de ser uma alma.
O homem é mortal por natureza, a vida lhe foi concedida através do folego,
Salmos 104:29, Escondes o teu rosto e eles ficam perplexos; se lhe tiras a respiração, morrem e voltam ao pó.
Mas, o homem foi criado para viver eternamente, Mas, é o folego de vida que o eterniza? Não. Se o folego de vida tivesse dominio sobre a materia, então o homem não morreria por causa de enfermidades ou acidentes.
Voltemos ao Genesis 3:22, diz: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da arvore da vida, e coma, e viva eternamente.
Esta passagem tira toda a dúvida; o homem é mortal por natureza, Adão possuia a vida eterna enquanto se alimentava da arvore da vida. O momento que ele foi banido do Eden, Adão foi definhando até que chegou o dia que a parte fisica não suportou mais a vida, e o folego de vida não conseguiu manter a vida neste corpo moribundo.
Alguem pode replicar com o argumento de que o homem é vivificado através de Jesus, ¨que é a vida¨, sim e com toda a certeza; Jesus é a vida porque só Deus é IMORTAL. II Tim; 6:15-16, a qual a seu tempo mostrará o bem aventurado e único, e Poderoso Senhor. Rei dos reis e Senhor dos senhores, aquele que tem ELE SÓ A IMORTALIDADE etc.
Volto a dizer: É uma questão de ter e ser; Jesus é imortal por natureza, e nós recebemos a vida eterna através do doador da vida, Jesus. Eu vejo que poucos perceberam esse detalhe; Mesmo depois de o nosso corpo ser revestido com a imortalidade pela ressurreição I Cor15:52-53, e já morando na nova terra restaurada, nós não seremos imortais, sempre continuamos dependendo da arvore da vida. Apoc. 22:2, No meio da praça e de uma banda do rio até a outra, estava a ARVORE DA VIDA, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, E AS FOLHAS DA ARVORE SÃO PARA A SAUDE DAS NAÇÕES.
Nós nunca seremos imortais, mas, teremos a vida eterna concedida, é através da arvore da vida que seremos eternamente dependentes do doador da vida. Deus.

Vamos Dialogar?

Abraços Ernesto
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5086
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10772
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Sex 28 Nov 2014, 12:12

.

Olá irmão Azenilto.


Azenilto escreveu-
  Esclarecendo algumas coisas ao Tzaruch,
.
Já vai ver aquilo que o Tzaruch vai fazer com o seu esclarecimento, e como irá usar isso mesmo
que falou como sendo regra, para aplicar à própria prova da imortalidade da alma.



Azenilto escreveu-
  quando eu falo em “argumento do silêncio”, não estou me referindo a quem não responde
por ficar
em silêncio,
.
Será mesmo ???



Azenilto escreveu-
  e sim quem RESPONDE, mas usando argumentos à base de não ser dito algo.
.
E isso não vai dar ao mesmo ?,,, por exemplo você afirmar algo, alguém lhe pedir provas,
se você fica em silêncio é porque não tem argumentos para responder,, ou seja, é a base
de não ter dito algo.

Como estamos em debates sobre a Palavra de DEUS, e se a BASE é aquilo que está escrito,
não se pode falar nem provar as coisas que não estão escritas, portanto ao fazer silêncio,
está a admitir e a aceitar os argumentos propostos, aceitando isso como a Verdade.




Azenilto escreveu-
  Por exemplo, é “argumento do silêncio” dizer que Eva não tinha fôlego de vida por não
ser dito
objetivamente isso, pois é ÓBVIO que tinha, já que estava vivinha da silva.
.
E como se chamará o argumento de apresentar um texto SOZINHO, e nele se basear para
dizer que assim é que é a desmontagem do homem ?


E depois quando lhe é apresentado outros textos que falam da Alma não ser deixada na
sepultura, ou então ao morrer o homem (carne) de seguida lhe ser pedido a alma para
ir a juízo, e ir responder acerca do que tinha preparado,, aqui você não aceita aquilo que
está escrito e tenta negar ?


Qual será o argumento de você tentar mudar uma tradução que existe faz tanto tempo,
e isto tudo para retirar de alguns textos a palavra alma, e assim dizer que ali é outra coisa ?

Usando a sua "teoria e regra", também pode ficar escrito o seguinte.

____________________________________________________________________
Por exemplo, é “argumento do silêncio” dizer que a Alma do homem não é imortal,
por não ser dito objetivamente isso, pois é obvio que é IMORTAL, e neste caso tem
muitos textos a PROVAR ISSO.

____________________________________________________________________

Viu como foi ?,,,,, a sua regra e forma de aceitar o que NÃO ESTÁ ESCRITO objetivamente,
tanto serve para dizer coisas sobre Eva que não estão escritas, como serve para acabar
de confirmar as coisas sobre a imortalidade da Alma, e que ESTÃO ESCRITAS.



Azenilto escreveu-
  Se ela tinha capacidade de falar e pensar, então indiscutivelmente respirava, pois todo
ser vivo sempre respirou desde o início do mundo.
.
Se isso NÃO está escrito, mas você conseguiu deduzir, deduza então aquilo que está escrito.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
vindo depois disso o juízo,

Hebreus 9:27

Está escrito que o homem "carne" morre uma vez, vindo depois o JUÍZO,,,,,,,
mas e o juízo vem para quem ?

Mas Deus lhe disse:
Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
e o que tens preparado, para quem será?

Lucas 12:20

Este texto dá a resposta, o juízo vem para a alma que será pedida,
a qual ao ir a JUÍZO terá de responder acerca das coisas que tiver preparadas.

Portanto, se uma dedução é possível sem estar escrito, muito mais possível é
quando os respetivos textos são apresentados e assim o estão a dizer
.

Porque se a alma morrer com a carne, não virá depois o juízo, e não terá de
responder sobre as coisas que tiver preparadas.



Azenilto escreveu-
  Também não é dito que o homem assim o era por ter órgãos sexuais de certo tipo, e a mulher de outro. . .
.
Você é muito bom em deduções que não estão escritas, qual é então o motivo de não
estar a conseguir deduzir aquilo que está escrito na Palavra e em muitos textos ?

SENHOR, fizeste subir a minha alma da sepultura;
conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.

Salmos 30:3



Azenilto escreveu-
  Então, não se precisa detalhar a respeito de cada aspecto da vida dos seres originais,
pois, como diz o ditado, para bom entendedor, meia palavra basta.
.
Pronto, era esta a resposta que estava em falta para você explicar o motivo de não
conseguir DEDUZIR aquilo que está escrito e TODOS podem ler.

NÃO SE PRECISA DETALHAR A IMORTALIDADE DA ALMA.

As "meias palavras" que mostram e provam a imortalidade da ALMA, você não
as consegue entender
, porque NÃO É UM BOM ENTENDEDOR, se fosse, não teria
vindo tentar mudar o que se pode ler com as traduções feitas a seu gosto, ou então
negado os próprios textos com aquilo que dizem.



Azenilto escreveu-
  E o texto de Tia. 2:26 não diz absolutamente nada de um “espírito” imortal.
.
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto,
assim também a fé sem obras é morta.

Tiago 2:26

O texto mostra sim, que o corpo só está vivo quando tem dentro dele a alma,
no momento que esta saia de dentro do corpo,, este fica sem vida,,, MORTO.

Porquê ainda não tinha conseguido deduzir algo tão simples ?



Azenilto escreveu-
  O corpo sem o espírito-pneuma, equivalente ao neshamah/ruach e é o FÔLEGO DE VIDA,
tão somente.
.
Tão somente ?,,,, de novo a deduzir sem ter em conta os restantes textos ?

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo;
e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,
sejam plenamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:23

É preciso fazer alguma dedução para ler que o homem é corpo (carne), alma e espírito ?



Azenilto escreveu-
  Veja que Ecl. 12:7 fala da “desmontagem” do homem, quando o pó volta ao pó,
e o espírito-ruach, volta para Deus.
.
E será que é assim como você pensa,, logo de imediato volta para DEUS ?

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
vindo depois disso o juízo,

Hebreus 9:27

E se não passar no juízo ?


Mas Deus lhe disse:
Louco! esta noite te pedirão a tua alma;
e o que tens preparado, para quem será?

Lucas 12:20

Por ter preparado coisas terrenas.


Assim é aquele que para si ajunta tesouros,
e não é rico para com Deus.

Lucas 12:21

Acha mesmo que o espirito volta LOGO para DEUS  se tiver ajuntado tesouros ?

Pois, bom entendedor já deveria ter entendido isto,,, mas você não entendeu ainda.



Azenilto escreveu-
  Mas é o pó de TODOS OS HOMENS (e mulheres), não só dos salvos, assim como o espírito de
TODOS OS HOMENS (e mulheres),  não só dos salvos.
.
O pó volta a ser tão somente aquilo que já era antes da vida "alma" entrar dentro dele,
a única coisa que está a falar é do pó, não está a falar da vida que entrou dentro desse corpo.

Sai a alma, e o pó vira o que era,, "aquilo" que deu vida à carne volta ao estado anterior também,
que não era de morte, e dá bem para deduzir.



Azenilto escreveu-
  Esse mesmo espírito é o dos animais, recolhido por Deus na morte (ver Ecl. 3:19-21, cf. Sal. 104:25-29).
.
É mesmo, você não está a entender nada dos espíritos, já antes colocou entendimento nos
animais, fez de tudo para comparar animais e homens,,, e o resultado é que estava ERRADO.

E Jesus, vendo que a multidão concorria,
repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe:
Espírito mudo e surdo, eu te ordeno:
Sai dele, e não entres mais nele.

Marcos 9:25


Irmão Azenilto,, explique lá se conseguir.

Você diz que morre o homem e morre tudo,,, no entanto quando o homem ainda
está vivo, espíritos imundos entram dentre dele e causam enfermidades.

Quer dizer que DEUS ao homem MATA TUDO NA MORTE DA CARNE, mas depois
os espíritos imundos andam ai pela terra VIVINHOS a fazer mal às pessoas ?


E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse:
Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?
conjuro-te por Deus que não me atormentes.
(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)

Marcos 5:6-8

Como explica isto,, os espíritos imundos estão VIVOS, e você consegue MATAR
o espírito dos homens quando a CARNE MORRE ?


E perguntou-lhe: Qual é o teu nome?
E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.

Marcos 5:9-10

Espíritos também tem preferência para ficar em certas províncias ?


Conclusão,,, a forma que desenvolveu para fazer deduções é só segundo aquilo
que quer falar,  e sobre o que não está escrito,,, mas as coisas que estão escritas,
ai você NÃO CONSEGUE DEDUZIR NADA.





Um abraço, fique em paz.





                                                            SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                              PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                            TE AMO MEU PAI
avatar
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 446
Idade : 25
Cidade/Estado : Maracanaú/CE
Religião : evangelica
Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -9
Pontos de participação : 724
Data de inscrição : 20/05/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Elielson Ribeiro em Seg 01 Dez 2014, 23:42

alma é coisa--pessoa, vida, sangue, sentimento, consciência, etc

verdade Jesus disse: minha alma está triste até a morte, também está escrito: ele derramou sua alma na morte.

mas quero fazer uma observação:

eu nunca vir na bíblia algo que diga que Cristo veio salvar nosso espirito, mas sempre diz que ele veio salva a nossas almas!

eu tenho alma e espirito como a mesma coisa e só Cristo faz divisão entre uma e outra, mas a escritura diz que o espirito está pronto, mas a carne é fraca, a carne eu vejo como sendo a alma, pois é pelo sentimento que os homens são tentados, e com o espirito adoramos a Deus!

a alma é como a peneira onde é temperado as emoções, e quando essa peneira fura contamina o espirito causando a sua morte, ou seja, causando sua falta de interesse pelas coisa de Deus!

o homem é uma alma, mas depois de morto ainda assim vive, se está alma estiver passado da morte para a vida antes de morrer fisicamente, pois Deus é Deus de vivos e não de mortos, como a escritura diz: EU SOU O DEUS DE ABRAÃO ISAQUE E JACO, mesmo ele já estando mortos Deus os coloca como vivo, pois os que CREEM é DEUS tem a vida em si mesmo, pois passaram da morte para a vida eterna dada aos crente por Jesus Cristo!
avatar
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 652
Idade : 72
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800
Data de inscrição : 20/01/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 02 Dez 2014, 12:26

Olá, Elielson.

Veja como analisamos esta questão que levanta em nosso questionário de 30 perguntas aos que creem na imortalidade da alma, antecedido por uma iluminadora “concatenação de textos” que levam aos ALICERCES do relato bíblico sobre a criação do homem. Citar passagens avulsas, num tiroteio de textos descontextualizados como vejo fazerem sempre, sem levar em conta esses ALICERCES, é pura perda de tempo.

Mas a respeito do texto que cita ao final, de que “Deus é Deus de vivos, não de mortos”, assim abordamos a questão no questionário referido:

17ª. – Quando Jesus diz que o Seu Pai “não é Deus de mortos, e, sim, de vivos” (Mat. 22:32), estava querendo demonstrar a imortalidade da alma ou tais palavras refutam exatamente tal ideia?

Obs.: A resposta está no relato paralelo de Luc. 20:37-40, especialmente no segmento, “E que os mortos hão de ressuscitar, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, e, sim, de vivos; porque para ele todos vivem”. Os saduceus não perguntaram, no contexto: “E quando esses sete irmãos forem morrendo e suas almas forem chegando no céu. . .” Percebe-se que o enfoque jaz totalmente sobre a ressurreição dos mortos. E também digno de nota é o detalhe de que Cristo fala dos que hão de ser dignos de “alcançar a era vindoura [a consumação dos séculos] E A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS”.

Ah sim, veja onde encontra o questionário completo, antecedido por essa “concatenação de textos” que vão aos ALICERCES da questão:


avatar
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2168
Idade : 36
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 5727
Data de inscrição : 10/03/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Gilcimar em Sex 03 Abr 2015, 14:18

Se o homem continua existindo depois da morte por que ele volta ao Pó? (Gênesis 3:19)

A Bíblia não diz  que é parte do homem que volta ao pó mas quando fala que o homem volta ao pó  Justifica essa volta dizendo que por ser pó  teria que tornar para ali..

Mas será  que na morte é só o corpo do morto que vai a cova ou também a sua alma?

Alguns textos respondem isso:

Jó 33.28   Deus redimiu  a minha  alma de ir para a cova; e a minha vida verá a luz.

Jó 33.22   A sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida, aos portadores da morte.

A Unica coisa que não vai a cova é o espirito que volta a Deus ..( Eclesiastes 12:7)

Esse espirito não é o homem porque as escrituras já disse que depois da morte o homem volta para um lugar  diferente do lugar para onde  volta o espirito...

O homem não é esse espirito que volta para Deus mas é  o pó que volta para o pó segundo Gênesis 3:19...


Abraços..!
avatar
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1112
Idade : 88
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3056
Data de inscrição : 26/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Ernesto em Sex 03 Abr 2015, 23:31

+
Elielson diz:

alma é coisa--pessoa, vida, sangue, sentimento, consciência, etc

Ernesto responde;

Dissestes bem! A alma sou eu, e vc. almas são todos os seres viventes. Que pensam e agem até morrer, ao morrer a alma (que sou eu, e vc.) se desfaz, porque alma é a conjunção da materia com o folego da vida concedida por Deus. A materia vira pó, e o folego volta ao manancial da vida que é Deus. Preste atenção; Não vamos confundir o folego da vida com o espirito do homem, que são duas coisas bem diferentes.
O folego da vida vivifica a materia fisica (homem) ela é como uma fagulha divina, mas, não tem vida propria; do contrario também seriamos Deuses.

Elielson diz;

mas quero fazer uma observação:

eu nunca vir na bíblia algo que diga que Cristo veio salvar nosso espirito, mas sempre diz que ele veio salva a nossas almas!

Ernesto responde:

Nunca vistes, e nunca vais achar ; porque o espirito do homem, é algo abstrato, faz parte do homem, É como a energia eletrica, O espirito do homem não vem de fora do corpo, ele é gerado no cerebro do Homem- alma. Zac 12;2, e quando a alma ( homem) morre, Sai-lhes o espirito...naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos. Salmos 146;4,
A ação do folego da vida é vivificar o corpo inerte, então temos a alma. e o espirito do homem é gerado no cerebro depois que o homem- alma já existe.
O espirito são os pensamentos, tristezas, alegrias, maguas, etc. Por isso ouvimos dizer: O meu espirito está abatido. Ou, o meu espirito está alegre.
Agora surge a pergunta; Porque a bíblia diz que o espirito volta a Deus?
Vamos ler Apoc. 14:6, Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor; Sim diz o ¨Espirito¨ para que descansem dos seus trabalhos, E AS SUAS OBRAS OS SIGAM.
Novamente vem a pergunta; mas o que então vai para Deus? São as obras que o espirito do homem gerou e a alma-homem colocou em pratica, Apoc; 20: 12, ....E abriu-se outro livro, que é o da vida. E, os mortos foram JULGADOS PELAS COISAS QUE ESTAVAM ESCRITAS NOS LIVROS. Segundo as suas obras. Quando o homem-alma morre, o registro das suas obras praticadas serão registradas perante Deus no céu, e é por estas obras que seremos julgados. Apoc.22:12, E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um SEGUNDO A SUA OBRA.

Elielson diz:

o homem é uma alma, mas depois de morto ainda assim vive, se está alma estiver passado da morte para a vida antes de morrer fisicamente, pois Deus é Deus de vivos e não de mortos, como a escritura diz: EU SOU O DEUS DE ABRAÃO ISAQUE E JACO, mesmo ele já estando mortos Deus os coloca como vivo, pois os que CREEM é DEUS tem a vida em si mesmo, pois passaram da morte para a vida eterna dada aos crente por Jesus Cristo!

Ernesto responde;

Eu vejo que o irmão está confuso na sua interpretação, Deus disse que ele era Deus de vivos e não de mortos. A morte para nós humanos é a cessação da vida, mas, para Deus não existe a morte, todos os que já morreram, mesmo que já tenham virado pó, eles continuam vivos para Deus, eles estão apenas dormindo no pó da terra, I Tess,4:14, ...Assim também aos que em Jesus DORMEM Deus os tornará a trazer a ele.

Obs. Nunca confunda o espirito do homem com o Espirito Santo, O espirito do homem, é parte do homem. Mas, o Espirito Santo de Deus é de fora, ele também pode fazer morada em nós, e também pode sair de nós, isso depende do espirito do homem, se o homem não quer aceitar a direção do Espirito Santo então ele não nos força aceitá-lo e vai embora.
Só um lembrete: Cada vez que vc. vê a palavra espirito, com um ¨e¨ minusculo então é o espirito do homem que é MORTAL, e quando o Espirito começa com um ¨E¨maiusculo, então vc, está lidando com o Espirito Santo que é IMORTAL

Abraços Ernesto
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5086
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10772
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Sab 04 Abr 2015, 00:23

.
Olá irmão Ernesto.

Ernesto escreveu:Só um lembrete: Cada vez que vc. vê a palavra espirito, com um ¨e¨ minusculo então é o espirito do homem que é MORTAL,
e quando o Espirito começa com um ¨E¨maiusculo, então vc, está lidando com o Espirito Santo que é IMORTAL





Onde está escrito que os espíritos morrem ????,,,, em quais textos ?






.
avatar
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1112
Idade : 88
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3056
Data de inscrição : 26/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Ernesto em Sab 04 Abr 2015, 16:55

QUEM SOMOS, E COMO FOMOS CRIADO.


Vamos conhecer melhor a nossa natureza. Quem é o homem? Existe uma antiga pergunta. Quem sou eu, donde vim, e para onde vou. Só saberei quem eu sou, se souber donde eu vim. E eu mesmo decidirei para onde ir.
Há muitas opiniões a respeito da existência humana. Algumas, tão absurdas que procuram nivelar nossa natureza com a natureza divina.
Temos por base a bíblia sagrada, que é a única fonte milenar de credito. Nela encontramos a origem do homem.
Em Gênesis 1:26 lemos: Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
É gratificante saber que temos um Criador poderoso e inteligente, que nos criou a Sua semelhança, que não descendemos de macacos ou algum molusco aquático. Temos origem. Saímos das mãos do Criador do universo. Fomos criados: Semelhantes, (mas, não iguais).
Qual a nossa estrutura? E qual a matéria que o Criador usou para nos criar? Gênesis 2:7 nos esclarece: “Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
Deus não soprou uma alma vivente com vida própria e independente nas narinas do ( então) boneco de Barro. Soprou o fôlego de vida, (ar) (respiração). O corpo e o fôlego juntos tornaram-se, uma alma vivente. Somos dicômicos por natureza. O espirito é gerado dentro do homem já vivo.
Há muitas linhas de doutrinas que desvirtuam o verdadeiro sentido bíblico e conduz a grande maioria da humanidade á um beco sem saída. O emaranhado de certas interpretações deixa muitos estudiosos confusos, e abandonam o estudo da palavra de Deus.
A bíblia detalha com fidelidade toda doutrina por ela apresentada. E confirma: “O homem é MORTAL”. Quando Deus falou á Adão, foi para o homem vivo, completo, dizendo: “Tu és pó e em pó te tornarás”.
Na morte, o homem no todo, deixa de existir. Há quem crê que o corpo é um casulo do ser que chamam de alma, que possui vida propria, imortal, independente do corpo, e que pensa, raciocina, e maneja o corpo como, e quando bem deseja, e que sai dele no momento que quiser.
Essa crença não é bíblica. Ezequiel 18: 20 diz: A alma que pecar essa morrerá.
A alma como já estudamos é o conjunto vivo de matéria e fôlego da vida. Alma representa; Vida. Gênesis 9:4. Jô 9:11. Outras vezes é aplicada por pessoa. Tiago 5:20. Provérbios 6:32. Corpo, Criatura etc.
ALMA OU ESPIRITO?
Outra linha de pensamento ensina que possuímos um espírito dentro de nós. (Que não deixa de ser a mesma alma na crença de outros).
A palavra “espírito” tem muitos sentidos na bíblia. Em algumas traduções é definido como “fôlego”. Em outras, define como; ar em movimento, “Respiração”. Para mais outros: “Emoções de várias espécies”. espírito alegre e espírito abatido. Á todos é aplicado o termo “espírito”.
Deus criou em nós um computador, que é o cérebro. Ele é acionado pelo oxigênio que é conduzido pelo sangue, e que circula por todo o corpo até chegar ao cérebro, onde se formam os pensamentos.
Nele há um espaço onde Deus colocou uma espécie de balança que chamamos de consciência, ali são pesados e analisados todos os pensamentos e intenções, para depois serem transmitidos através de correntes elétricas ao corpo, e por ele serem executados.
Há pensamentos em que o cérebro dá as ordens ao corpo sem o consentimento da consciência, então ficamos de espírito abatido porque fizemos algo que a nossa consciencia desaprova. Quando alguém repete várias vezes o mesmo delito então a consciência se cauteriza, e ela não acusa mais o erro praticado, então acontece a inversão de valores, o bem considera mal, e o mal considera bem. O bandido fica de espírito alegre quando pratica o mal.
Há o domínio próprio, que é a vontade, ou o animo que também é chamado de espírito.
O espírito humano não tem nada a ver com os seres espirituais que se locomovem no céu ou na terra, os quais, não têm corpos de matéria fisica. Eles possuem corpos espirituais.
Muitos confundem alma com o espírito do homem. Como vimos; a alma é o homem vivo com todas as faculdades mentais e físicas.
Ao passo que o espírito é a força gerada pelo cérebro o qual forma os pensamentos. Quando o homem (alma) morre, o fôlego e os pensamentos (espírito) também deixam de existir.
A bíblia confirma em Eclesiastes 3: 19-20 diz: que o sistema de vida dos homens e o dos animais é igual. Porque, o que sucede aos homens, isso também sucede aos animais, como morre um, assim morre o outro. Ambos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma. Todos vão para um lugar, todos, são; pó, e todos ao pó tornarão. Quem adverte que o fôlego dos homens sobe para cima, e dos animais desce para baixo?
Continuando em Eclesiastes 12:7 diz: E o pó volta terra como o era, e o espírito (fôlego) volta á Deus que o deu. Em Eclesiastes 9: 5-6 lemos: Porque os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma. A sua memória ficou entregue ao esquecimento, o seu amor, o seu ódio, e sua inveja já pereceram, já não tem parte alguma neste século.
Todos os seres criados são mortais, inclusive os anjos, eles vivem a imortalidade condicional, porque são dependentes da imortalidade divina. O termo “Imortal” só é atribuído á Deus. I Timoteo 1:17 diz: Ora, ao Rei dos séculos, Imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e gloria para todo o sempre. Em I Timoteo 6:15-16 lemos: O bem aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis, e Senhor dos senhores, aquele que tem Ele só a imortalidade.
Só Deus possui a imortalidade. O ser humano é dependente de Deus. I João 5:1 diz: Quem tem o filho tem a vida, quem não tem o filho não tem a vida. É uma questão de; ter e ser. Deus é Imortal, nós receberemos a Imortalidade emprestada através de Cristo.
Antes do pecado, Adão usufruiu a vida eterna (teve a imortalidade concedida) através da presença de Deus que o manteve espiritualmente vivo, e a parte física recebia a longevidade através do fruto da arvore da vida que Deus plantara no jardim do Éden. Gênesis 2: 8-9.
Pelo pecado de Adão herdamos dele a morte. Agora podemos ser vivificados ao aceitar o sacrifício de Jesus. Por enquanto, ainda somos mortais. O homem no todo só voltará a viver para sempre após a ressurreição. Filipenses 3:20-21. Porém, por toda a eternidade, seremos sempre dependentes de Deus.
Hoje podemos viver uma vida espiritual em Cristo. Isto acontece quando permitimos que nosso pensamento (espirito) esteja em constante contato com Deus. Mas fisicamente, a vida eterna ainda é só uma promessa. Romanos 2:7 diz: A vida eterna aos que com perseverança em fazer bem, procuram gloria, honra e incorrupção.
Para completar o pensamento leiamos em I Tessalonicenses 4: 14, diz. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará em Sua companhia, aos que dormem. O sono da morte é temporário, acordaremos quando formos ressuscitados.

Obs. Este artigo faz parte do meu blog. http://www.vamoscomdeus.blogspot.com.br/

Abraços Ernesto.
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5086
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10772
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Sab 04 Abr 2015, 18:35

.

Olá irmão Ernesto


---Mensagem Nº115---

((Onde está escrito que os espíritos morrem ????,,,, em quais textos ?))

Mais uma pergunta sem resposta, o que significa mais uma afirmação sem provas bíblicas.



Ernesto,,  Mensagem Nº114 escreveu:O folego da vida vivifica a materia fisica (homem) ela é como uma fagulha divina, mas,
não tem vida propria; do contrario também seriamos Deuses.


Segundo as escrituras é mesmo ao contrário daquilo que fala.

Eu disse: Vós sois deuses,
e todos vós
filhos do Altíssimo.

Salmos 82:6

E não é "seriamos" mas sim,, SOMOS deuses, e todos nós filhos do ALTÍSSIMO.


Portanto a fagulha divina o fôlego de vida tem vida própria, e veio de DEUS o Pai dos Espíritos.


E se DEUS é o Pai do Espíritos,, ESPÍRITOS NÃO MORREM.
.

avatar
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 964
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Religião : Cristã
Igreja : Adventista do 7º Dia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1797
Data de inscrição : 11/02/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Clébio em Ter 02 Ago 2016, 16:23

Respondendo a pergunta do tópico: O homem é uma alma vivente!!
avatar
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 5086
Idade : 45
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 122
Pontos de participação : 10772
Data de inscrição : 04/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Tzaruch em Ter 02 Ago 2016, 22:11

.
Olá Clébio.




E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos
por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
-Apocalipse 6:9-



E como é que você chama a essas almas debaixo do altar dos que foram mortos ?


.
avatar
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 964
Idade : 41
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Religião : Cristã
Igreja : Adventista do 7º Dia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1797
Data de inscrição : 11/02/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Clébio em Qua 03 Ago 2016, 10:27

Tzaruch escreveu:E como é que você chama a essas almas debaixo do altar dos que foram mortos ?

Apoiar em texto isolado bem como numa visão não vai te apoiar muito para provar a imortalidade da alma. Mas vejamos o contexto do texto a qual você não ousou em postar, talvez porque não faria tão bem à heresia da imortalidade da alma

Apocalipse 6

8  E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

9  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Veja as incoerências:

1 - O sangue de Abel clama (cf Gn 4:10), bem como a sabedoria (cf Pv 1:20). Será que o fato de clamar é requisito básico para ser um ser que tem imortalidade?

2 - . Se até o trovão fala no Apocalipse (cf. Ap.10:3), e isso é claramente uma linguagem simbólica, por que as “almas” gritando vingança no Céu tem que ser necessariamente literal?

Afinal, João escreveu um livro altamente simbólico: “Quando ele bradou, os sete trovões falaram. Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever, mas ouvi uma voz do céu, que disse:  Sele o que disseram os sete trovões, e não o escreva” (cf. Ap.10:3,4). Dois pesos... duas medidas!

3 - Ademais, o paraíso não é um lugar onde almas ficam inquietas, gritando “em alta voz” (cf. Ap.6:10) em seus clamores por vingança contra os seus inimigos, muito pelo contrário, é exatamente o inverso: é o momento em que as pessoas recebem a sua merecida recompensa e entram no conforto do Pai, no lugar no qual “Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (cf. Ap.21:4).

Se não há mais dor, nem luto e nem lágrima na presença de Deus, então é totalmente inconcebível que haja literalmente almas clamando por vingança contra os seus inimigos, aos gritos! O Céu é exatamente o inverso disso, é um lugar de paz, adoração e louvor ao nosso Deus...

O Paraíso, contudo, é chamado de local do descanso (cf. Ap.14:13), precisamente porque não nos preocuparemos mais com isso, mas desfrutaremos do máximo da comunhão com o Senhor.

Por isso amigo Tzaruch, cai por terra o argumento de Ap. 6:9 para provar a imortalidade da alma, lamento...

Fique na paz...

Clébio
avatar
Anderson Luiz Louzada
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 991
Idade : 47
Cidade/Estado : Palmas/TO
Religião : Espiritista
Igreja : Vale do Amanhecer
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 43
Pontos de participação : 1536
Data de inscrição : 20/03/2012

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Anderson Luiz Louzada em Qua 03 Ago 2016, 12:49

@ANDERSON - Origem do texto minha doutrina
A alma –  ou psique – é o princípio vital existente em todos os seres vivos, diferente essencialmente do corpo que anima, e fonte de todas as perfeições dos seres organizados, como princípio formal.
Na Doutrina do Amanhecer, a alma, também chamada de MICROPLEXO, é o microcosmo, ou seja, o princípio ativo, modelador, redutor, que modifica o estado de SER do espírito para a situação de ESTAR desse mesmo espírito na situação do Homem encarnado.
A alma não pode existir sem o corpo, seja ele de natureza densa - na superfície da Terra - ou de natureza etérica - nos planos sutis da Terra.
A função do microplexo é absorver, assimilar e emitir energias em dois planos - o do espírito e o do corpo -, comandando a percepção e a comunicação do Homem. Enquanto o corpo - o plexo físico - é limitado no tempo e no espaço, pelas leis da matéria física, a alma age dentro de limites mais amplos no tempo e no espaço.
É a alma que vai em busca dos desejos, das satisfações e dos anseios, que emite e recebe vibrações, que influencia e é influenciada por outras mentes, que alimenta e é alimentada pela inteligência.
Quando o feto completa três meses de gestação, recebe o perispírito e a alma. A alma passa, então, a alimentar o feto com a energia vital. No desencarne, a alma deixa o corpo, ligada ao perispírito, que passa a ser o seu invólucro, atuando como o corpo fazia com o espírito, formando o corpo astral.
• “Nós sabemos que o Homem é composto de corpo, alma e espírito.
O corpo e a alma são instrumentos do espírito.
Na verdade, nós separamos todos, pois há uma independência muito grande de cada um.
O corpo é uma projeção do espírito, uma vez que é o espírito que fabrica seu corpo, de acordo com o tipo de vida por ele planejado.
Da mesma forma, a alma é projetada segundo o espírito.
O trabalho evolutivo do espírito é feito através do corpo e da alma.
• “A força psíquica, quando chega a ser espírito humano - a alma -, tem necessariamente gravada no perispírito todas as qualidades distintas e caracterizadas, que são as condições absolutamente indispensáveis à manutenção da vida para cada um: mais timidez, mais audácia, tudo de conformidade à sua missão na Terra, porque a alma humana é o produto da evolução da força através do reino de sua natureza.

No contexto deste texto acima posso afirmar segundo minha fé que: Quando o homem esta em terra a partir do 3o mês de gestação ele recebe, passa a ser, a ter uma ALMA VIVENTE (O sopro da vida) e antes de chegar a este mundo ele é uma ALMA.
avatar
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1112
Idade : 88
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3056
Data de inscrição : 26/11/2014

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Ernesto em Qua 03 Ago 2016, 21:43

Ernesto diz:

Olá Anderson. Eu não sigo a linha espirita porque, embora tragam alguma coisa das Escrituras sagradas, Também traz muita heresia que é contraria a bíblia.
Quanto ao ter uma alma, ou ser uma alma, a bíblia não deixa duvidas quanto a este ponto.
A alma é considerada sendo o homem vivo de carne e ossos, Os homens assim como os animais são almas, por isso vemos que, alma não é algum ¨ser¨ que maneja o nosso corpo.
 O que nos administra é o espirito do homem, leia Zac,12:1, ...Fala o Senhor o que estende o céu, e que funda a terra, e que FORMA O ESPIRITO DO HOMEM DENTRO DELE. O espirito do homem não vem de fora, ele é formado dentro do homem.
O que confunde a muitos é que não sabem separar o Espirito Santo do espirito do homem.
O Espirito Santo sai, e entra no nosso corpo quando ele bem quiser, o espirito do homem é diferente, no momento da morte do homem, ele deixa de existir, porque faz parte do corpo,e quando o folego da vida sai a alma se estingue porque uma parte (o corpo) fica na terra e o folego volta para Deus que o deu.

Normalmente aplica-se o termo alma para a vida, exemplo: A minha alma (vida) tem sede do Deus vivo. Sal. 42:2,
Saiba que, aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma ALMA, veja a alma aqui é uma vida que está sujeita a morte. Tiago 5:20,
E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar TODA ALMA VIVENTE. Apoc. 16:2,
A alma que pecar essa morrerá Ezequiel 18:20, 
Estas passagens e muitas outras semelhantes a estas vc. encontra na bíblia. Mas, coloca VIDA em todos os lugares de almas,e vc. verá que a alma não é um ser independente que vive dentro de nós, nós somos uma alma.(vida).

Abraços Ernesto

Conteúdo patrocinado

Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qua 16 Ago 2017, 20:49