F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

E a Palavra estava com Deus... e Deus era a Palavra... << O que isso quer dizer?

Compartilhe
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

E a Palavra estava com Deus... e Deus era a Palavra... << O que isso quer dizer?

Mensagem por Gleison Elias em Qua 05 Fev 2014, 21:57

Porque João menciona "Palavra" no início de seu evangelho?

Traduções Eliasitas:
"No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e Deus era a palavra"

"No princípio era a razão, e a razão estava com Deus, e Deus era a razão"

NVI
"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus."

Basic English

"From the first he was the Word, and the Word was in relation with God and was God."

"Desde o começo, ele era o Verbo, eo Verbo estava em relação com Deus e era Deus."

Vulgata

"In principio erat Verbum, et Verbum erat apud Deum, et Deus erat Verbum."

" ?? "

Por que João disse essa coisa de "logos"/"palavra"?

Para o unitarismo, não faço ideia da resposta.

Para o trinitarismo, "palavra" representa a ação de Deus.
Essa resposta não faz mínimo sentido >> Visto que Jesus é uma pessoa, sempre foi uma pessoa, e essa pessoa é a segunda da divindade.
Eles usam esse verso para apoiar a trindade, mas pela definição extrabíblica que colocam de "palavra", o verso não apoia não.
Portanto, de maneira alguma sou favorável a essa ideia. Acho "esquisita".

Para o adocionismo do Diephe, a "palavra" é o próprio espírito de Deus. Dou três votos em favor pra essa ideia.

Para o unitarismo do Elias, a "palavra" é a mesma "palavra" do VT: Promessa/profecia/mensagem de Deus. Dou cinco votos.

Para o unitarismo cristadelfiano, a "palavra" está mal traduzida, dizem que "logos" também se define por "plano". Dou dois votos a favor dessa ideia.

E para você? Qual a razão de João ter dito "logos"? Se ele queria mesmo apoiar a trindade, porque então usou "palavra" em vez de mencionar logo o filho de Deus? Se ele não queria apoiar a trindade, porque disse que a palavra era Deus e Jesus era essa palavra em carne?
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Re: E a Palavra estava com Deus... e Deus era a Palavra... << O que isso quer dizer?

Mensagem por Gleison Elias em Sex 07 Fev 2014, 18:34

OK ok....

Então ninguém vai comentar qual o proposito e qual a definição da palavra... "Palavra" ?
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3166
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 145
Pontos de participação : 10408

Re: E a Palavra estava com Deus... e Deus era a Palavra... << O que isso quer dizer?

Mensagem por Vasuilvan em Sex 07 Fev 2014, 23:19

estamos consultando os Universitários...

Um melhores tópicos que você já criou...       Ainda não andou, mas certamente vai andar, e como vai andar...
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1777
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Mensagem por Maria Madalena em Sab 08 Fev 2014, 12:09

A Paz de Deus a todos

JESUS é a parte visível de Deus.
As ações são realizadas pela parte visível de Deus (Jesus).

"No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e Deus era a palavra"

Há um só Deus, composto de 3 partes (como nós o somos): espírito, mente e  corpo.
O espírito sem a mente nada executa, a mente sem o corpo nada manifesta. o corpo sem a mente nada realiza com discernimento, portanto, Deus é ordem e organização, até em Si mesmo.

Madalena
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3166
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 145
Pontos de participação : 10408

Mensagem por Vasuilvan em Sab 08 Fev 2014, 14:10

Vou contribuir com uma parte do texto produzido pelo Rasabino e exposto no sito O EVANGELHO VIVE.

[size=18] Quem foi este útero que antes que existissem as fundações do mundo concebeu Jesus? A resposta não poderia ser algo racional, não tangível, muito menos chegar ao entendimento, e como disse o Ap. Paulo, há coisas que ao homem é indescritível, não tem como descrever! Mas vou tentar passar ao leitores usando comparações que possam lhes fazer entender.
João usa a expressão “o Verbo”. De onde ele tirou esta idéia de que Jesus é um “Verbo”?
Na eternidade Deus, que é espírito, uma  vontade que é boa, perfeita e agradável quis fazer algo. Mas nada pode ser realizado, feito ou criado sem que esta “vontade” encontre um meio, um canal, um veio para se manifestar. Em nossa língua dizemos que isto se chama uma a “ação” da vontade, que interpretamos como sendo o “verbo” da vontade. Assim para que uma “vontade” seja manifestada, é necessário que geremos primeiro o verbo que dará ação e concreção do que queremos realizar. Então fica assim:
Deus (vontade) + Verbo (Jesus) = criação. Assim quando Deus utiliza o “Verbo”, qual seja a Palavra de ação temos: Haja (Verbo) Luz! E fez-se a Luz e a Luz iluminou onde Deus estava anteriormente, ou seja, no nada, naquilo que Moisés viu: Sem forma e vazio! Deus não tinha forma e a forma estava vazia até conceber a vontade! A vontade de Deus gerou o “Verbo” e este, pela vontade de quem O gerou fez todas as coisas:
Colossenses 1:16
16 - Porque nele (vontade + ação/Verbo) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
“nele” não pode ser só Deus, e “nele” não pode ser só Jesus. Mas “nele” só pode existir se for um misto da “vontade” que vem de Deus mais “o Verbo” que é Jesus e que faz com que tudo exista e se estabeleça!
João 17:20-24
20 - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 - E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e
que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
24 - Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
A glória que foi dada a Cristo foi o de ser gerado da vontade boa, perfeita, agradável e eterna de Deus, e Jesus nos diz que esta glória nos foi dada nele...
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sab 08 Fev 2014, 14:27

A tradução de logos nao pode ser 'verbo', na definição de expressão que exprime ação, para 'verbo', nesse sentido, no grego é usado outro termo.
por isso, nao acho muita lógica no uso dessa definição, de que logos exprima ação.

Maria, obrigado pela contribuição, já acreditei em um unicismo dessa forma (que é diferente do clássico unicismo pregado pelo grupo voz da verdade, mas nao deixa de ser) e sou bastante favorável a este pensamento.

obrigado vasuilvan, e rasabino, também.

prossigamos.
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sab 08 Fev 2014, 16:32

Gleison
ApdD

Sera? Qual a diferença entre o que creio e o que crê o Voz da Verdade?
Pois tenho a impressão que minha fé e entendimento sobre o unicismo é igual a deles...
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sab 08 Fev 2014, 18:47

Acho que sim, veja vc mesmo se há diferença, se não houver, então.. não é.. ::

Meu pensamento era que:

Nossa integridade de "alma" (espirito + corpo) é semelhante com a de Deus:

Deus (Pai) >> Alma
Jesus >> Carne
ES > Espírito

Pois bem, não deixa de ser unicismo. O princípio básico do unicismo é que Deus é 1 pessoa, é único. Portanto, esse meu pensamento é unicista.

O conjunto Voz da Verdade, "ícone" unicista no Brasil, acredita que:

Jesus não existia como carne antes de nascer.
Antes de nascer, a pessoa dele não existia, ele era o próprio Jeová, espírito.

Para o VV, Jeová é a MANIFESTAÇÃO de Deus no AT, Jesus é a MANIFESTAÇÃO de Deus no NT, o Espírito Santo é a MANIFESTAÇÃO de Deus no tempo atual, e Jesus será a MANIFESTAÇÃO de Deus no advento.

Entendeu?

Eu acreditava que Jesus e o ES eram "componentes" de uma única pessoa, Deus, a carne e o ES, e sempre existiram.

O VV acredita que são MANIFESTAÇÕES de Deus.

Tanto eu como o VV somos unicistas, mas somos diferentes apenas nesse ponto, em definir "como e porque" que Jesus é Deus.

Deu pra entender?
Deu pra notar se é diferente ou não?
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sab 08 Fev 2014, 19:38

Gleison
ApdD

Sim, entendi a diferença. de fato, minha fé é diferente nesses pontos.

Madalena

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 907
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Igreja : Casa
Mensagens Curtidas : 141
Pontos de participação : 1962

Mensagem por Clayton Lima em Sab 08 Fev 2014, 20:21

En archē ēn ho Lógos, kai ho Lógos ēn pros ton Theón, kai Theós ēn ho Lógos.

Sei que a intenção é principalmente encontrar o que significa de fato o termo "lógos", mas gostaria de mencionar algo que talvez possa significar alguma coisa:

A primeira ocorrência de theos/theon é acompanhado pelo artigo definido "ton", ao passo que a segunda ocorrência não recebe este acompanhamento, podendo portanto significar diferenciação entre as duas ocorrências, sendo a qualificação dada ao logos de theos, não significando a identificação do Theon.

A graça e a paz, espero ter contribuído.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Dom 09 Fev 2014, 00:34

Afim de melhor compreensão do assunto do tópico, ele pode ser resumido em três perguntas:

1. Qual a definição de "logos"?
2. Qual o propósito de João mencionar "logos"?
3. Enfim, o que quer dizer João 1:1 ?

Vou explicar meu pensamento.

"Logos" (λόγος) significa "Palavra". Mas não uma palavra qualquer (que seria "léxi"). Essa "palavra" é no sentido de palavra transmitida. Uma mensagem.

Esse termo é o mesmo usado na LXX, a bíblia traduzida do hebraico ao grego, em situações de profecia.

Veja por exemplo, Zacarias 7:

καὶ ἐγένετο ἐν τῷ τετάρτῳ ἔτει ἐπὶ Δαρείου τοῦ βασιλέως ἐγένετο λόγος κυρίου πρὸς Ζαχαριαν τετράδι τοῦ μηνὸς τοῦ ἐνάτου ὅς ἐστιν Χασελευ

Aconteceu, no quarto ano do rei Dario, que a palavra do Yhwh veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, que é Quisleu.

A palavra destacada é justamente "logos", que é justamente o termo usado por João...

Tá, e o que tudo isso tem a ver?

Meu pensamento é esse: Que a definição de Logos seja a mensagem divina desde Moisés aos Profetas, prometendo a vinda do Messias.
Simples assim.

Tá, e porque foi por meio da Palavra que tudo foi criado, se essa Palavra nem pessoa é?

Para entender isso, tem que entender o plano de Deus.

Jesus não criou nada, apenas proporcionou a criação, e, recebeu os créditos pela criação, por vontade do Pai:

"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus."
Colossenses 1:15-20

Sendo assim, se os créditos pela criação foram dadas a ele, desde o princípio foi pelo logos (a palavra transmitida por Deus, a promessa do Messias) e para o logos que todas as coisas foram criadas.

O propósito de João, assim como demais evangelistas, era de... evangelizar. Os judeus, principais a serem evangelizados, não eram filósofos nem católicos, então, logicamente João deveria escrever sobre a vinda de Cristo e sua missão de um modo que os judeus entendessem. Ele consultava as escrituras judaicas, que como mostrei, usava demasiadamente o termo "logos" para profecias.

Sou grato a Deus pela sua Palavra enfim manifestada em carne.

E aqui termina minha contribuição por hoje. Aliás, antes, deixarei um texto relacionado, que Jesus disse, segundo o próprio João:

"E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.
E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida.
Eu não recebo glória dos homens;
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.
Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.
Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.
Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?"
João 5:37-47

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Dom 16 Fev 2014, 18:04

Graça e Paz a todos! Fiz um resumo deste assunto e postei no Youtube alguns meses atrás.

Assim podemos entender que a logos (palavra transmitida) se manifestou em carne. E veio para fazer o que ela é, ou seja, transmitir tudo que o Pai quer que saibamos.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Fev 2014, 19:55

Assim podemos entender que a logos (palavra transmitida) se manifestou em carne. E veio para fazer o que ela é, ou seja, transmitir tudo que o Pai quer que saibamos.

Se assim for, esse verso não pode ser usado para defender a trindade. Pois a "palavra" só se tornou pessoa depois de ser carne.
Antes de se "tornar carne" não existia no sentido literal e concreto.

Ainda não vi o vídeo, nunca vejo vídeos. Mas esse eu vou baixar pra poder ver!

E, você tem tópico de apresentação? Caso não, tem como criar? Seria bom, pois está bem atuante no fórum e não sabemos muito de ti.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Fev 2014, 23:49

Vi o vídeo.

Acho que o versículo fundamental para todo entendimento, exposto de ótimo modo compreensivo e simples, é este:

"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida."
João 6:63

Mas há uma coisa simples que se deve tomar em consideração:
As palavras que JESUS DISSE são espírito e vida.

Não é a Palavra que se tornou Jesus, mas sim as palavras que saíram da boca de Jesus.
A diferença é simples mas faz "toda diferença".

Em nenhuma parte, nem mesmo nesta, da bíblia, diz que a Palavra é um espírito à parte do Deus Pai.
A Palavra em João 1:1 não é uma pessoa.

E quanto a 1Jo 5:7, temos um tópico no FE que esclarece a inexistência desse verso.

Parabéns pelo vídeo, bem esclarecedor, e tu falas como um expositor espírita kk. Isso é um elogio.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Sab 22 Fev 2014, 15:28

Gleison Elias escreveu:
Em nenhuma parte, nem mesmo nesta, da bíblia, diz que a Palavra é um espírito à parte do Deus Pai.
A Palavra em João 1:1 não é uma pessoa.

Graça e Paz Elias!

Temos um entendimento racional sobre o que seja uma pessoa (corpo, alma e espirito). Deus é espirito e não tem corpo, então Deus não é uma pessoa? Fica difícil o entendimento assim.

Prefiro crer que "pessoa" não é apenas aquela que carrega a fisicalidade, mas qualquer entidade que possa se manifestar.

Creio que a Palavra é espirito, e Jesus encarnado é a Palavra encarnada, ou seja, o Espirito que se fez carne. Jesus é toda a Palavra que procede da "boca da Deus", pois através de Jesus podemos conhecer a Deus por inteiro (Ele é um com o Pai):

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder...Hebreus 1:2-3

De fato não me apresentei no tópico de apresentação por entender que não era obrigatório, e que ao longo dos debates a minha apresentação se faria melhor e mais nítida!  Very Happy

Obrigado por assistir ao vídeo e pelo teu comentário que apreciei!  Basketball

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 16:16