F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

É Bíblia - Inerrante e Infalível?

Compartilhe

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 399

Re: É Bíblia - Inerrante e Infalível?

Mensagem por Mazzo em Sex 29 Jan 2016, 19:09

É Bíblia - Inerrante e Infalível?

A Bíblia sozinha, sem a Igreja ? Claro que não. Prova disso são os entendimentos diferentes das milhares de denominações que dizem que seguem só a Biblia.

A Bíblia entendida em Comunhão com a Igreja de Cristo é inerrante e infalível.

Sem a Igreja, a Bíblia nem se sustenta: não há na Bíblia uma lista que nos informe quais os Livros inspirados. Precisamos da autoridade da Igreja para isso. Igreja Católica, única instituída por Nosso Senhor.... as outras vieram bem depois, instituídas pelos homens....

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sex 29 Jan 2016, 19:31

Boa noite

Mazzo
Sem a Igreja, a Bíblia nem se sustenta: não há na Bíblia uma lista que nos informe quais os Livros inspirados. Precisamos da autoridade da Igreja para isso. Igreja Católica, única instituída por Nosso Senhor.... as outras vieram bem depois, instituídas pelos homens...
Olá Mazzo, por acaso você já ouviu falar nos Evangelhos Apócrifos. Sabe o seu significado? 

Apesar desse livros ter sido escrito por autor sagrado, mesmo assim não foram considerados e aceitos como canônicos.

Mas o que vem a ser Canônico? Uma palavra derivada de Cânon, que são catálogo de Livros Sagrados admitidos pela Igreja Católica no seculo IV.

Agora Mazzo, quem na face da terra tem a autoridade de distinguir o que seja sagrado e os que não?

Qual foi o critério da Igreja Católica adotou para decidir quais os livros que poderíamos acreditar e os que não?

Quando analisamos a fundo o assunto, vemos que a foi escolha de alguém e feita pela fé, para não dizer conveniência e sobre autoridade. 

Os católicos e ate mesmo os evangélicos reconhece que os livros canônicos foram escritos por inspiração divina.... Mas de que forma eles poderiam saber quais foram e quais não foram inspirado por Deus. 

Almoedo

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Espírito Santo do Pinhal
Religião : Católico com total convicção !!!
Igreja : Católica
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -33
Pontos de participação : 896

Mensagem por Mazzo em Sex 29 Jan 2016, 19:50

Boa noite Marcelo,

Conheço um pouco dos livros apócrifos. Eles não foram escritos por autores sagrados.

A Igreja de Cristo, e só ela, tem autoridade para distinguir o que é Escrito sagrado e o que não é.

Jesus não escreveu nada e não mandou escrever. Ele escolheu, constituiu com autoridade e envio os Apóstolos. Esses, com a autoridade de Jesus, enviaram sucessores com essa mesma autoridade.

"Como o Pai me enviou, eu vos envio" e "quem vos ouve a mim ouve e quem vos rejeita a mim rejeita".

Foram os sucessores dos Apóstolos, unidos ao sucessor da Missão de Pedro, com essa autoridade recebida de Jesus, que escolheram para nós quais eram os Livros que continham a mesma Fé transmitida desde os Apóstolos e guardada fielmente pela Igreja.

Nos livros apocritos, há coisas que não combinam com a fé transmitida desde os Apóstolos... Exemplo: nos livros apócrifos há o menino Jesus fazendo passarinhos de barro e soprando sobre eles e eles se tornavam passarinhos vivos e voavam.... Quem escreveu quis florear a verdade de que Jesus é Deus, O mesmo que criou o homem do barro.... mas a Igreja viu nessa história algo extravagante que não era ensinada desde o inicio pelos Apóstolos e seus sucessores.... Jesus não fazia milagres para brincar.... Ele não viveu uma vida facilitada por milagres (tipo: se está com fome, transforma pedra em pão.... ) não !!!! Ele viveu uma vida como a nossa, passou fome e ficou cansado.... Fazia sim milagres, por compaixão aos sofredores e para comprovar a autoridade com que ensinava as coisas de Deus mas não por brincadeira infantil.... Entendeu o que quero dizer ?

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sex 29 Jan 2016, 19:57

Veja bem Marcelo que não se trata de escolher o que é conveniente, mas o que transmite a mesma fé que eles, sucessores dos Apóstolos, receberam. Lembre-se que a fé sempre foi muito séria. Entre Católicos e Ortodoxos, por exemplo, há um abismo só pelo fato da Igreja Católica ter acrescentado no Credo Nicenoconstantinopolitado o tal do "filioque", isto é, em vez de dizer que o Espírito Santo procede do Pai, a Igreja Católica diz que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Um detalhe que considero pequeno mas já é motivo de uma divisão.... pois não se pode mudar nada ! Absolutamente nada daquilo que foi ensinado desde o início ! Pode-se desenvolver a explicação sobre as coisas (tipo a doutrina da Imaculada Conceição) mas nunca mudar o que vem sendo ensinado desde o início.

(obs. sobre a questão do filioque: as expressões estão certas e cada uma delas apontam um aspecto da mesma verdade. Tanto é assim que no documento Dominus Iesus tem a profissão de Fé (o credo citado) falando apenas "procede do Pai".)

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 444
Cidade/Estado : Porto Alegre
Religião : Livre pensador
Igreja : nenhuma
Mensagens Curtidas : -15
Pontos de participação : 992

Mensagem por Viana em Sex 29 Jan 2016, 21:42

Gleison Elias escreveu:--

O próprio apocalipse faz "tradução" de nomes (Apoliom e Abadon).

Isso é extremamente comum e muito mais viável. Eu não sou hebreu e não consigo pronunciar o nome de Jesus em hebraico, nem judeus conseguiriam porque essa língua se perdeu, o que temos hoje são tentativas.

Se você começou sua pesquisa acreditando nessa mentira de nome verdadeiro de Jesus, começou bem mal.

Sempre foi e sempre será aceito a adaptação de nomes.
Sinceramente Gleison!
Custo acreditar que pessoas cultas como vc, ainda possa continuar acreditando nessa aberração de nome jesus.
Ora, vc diz que o nome Yahushua provem de "uma língua que se perdeu".
Veja o nome do primeiro Ministro de Israel;....... Benyamin Netanyahu.
                                                  Traduzindo: [filho de yamin presente do Eterno].

Ora, este primeiro ministro é um homem atual, com um nome atual (em Israel estes nomes existem aos milhares, e é tão comum, quanto Carlos, Antonio, João e José aqui no Brasil).
Yahushua no Aramaico antigo... Yehoshua no Hebraico atual.
Eu poderia lhe dizer que a melhor forma de se tirar essa dúvida, seria irmos até Israel e perguntar qual o verdadeiro NOME do Machiach (Messias) de Israel... mas isso seria o maior fracasso, pois os Israelitas não acreditam nem em jesus, nem acreditam no Yahushua, pois para eles o seu Machiach ainda não veio.
Porquanto! - este que o povo Cristão adora como salvador... para os Israelitas, é uma farsa, é um impostor...

Muito bem! - pra mim acho que já basta, creio que essa discussão se esgota e acaba por aqui!
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sex 29 Jan 2016, 22:17

Boa noite

Mazzo
Conheço um pouco dos livros apócrifos. Eles não foram escritos por autores sagrados. 
Mazzo, por que a sua igreja (Igreja de Cristo) no ano de 1546, no Concílio de Trento, adiciona certos livros da Bíblia, entre o Antigo e o Novo Testamento? Chamando esses "livros apócrifos. Estes livros não foram reconhecidos como canônicos pela igreja judaica - e não são reconhecidos hoje pela igreja protestante. Por que a igreja católica romana esperou centenas de anos para decidir adicionar esses livros?
A Igreja de Cristo, e só ela, tem autoridade para distinguir o que é Escrito sagrado e o que não é. 
Essa  Igreja de Cristo, que só ela tem autoridade para distinguir o que é Escrito sagrado e o que não é, na certa deve ter algum dirigente? E esse dirigente é humano e mortal e essa autoridade é renovada em tempos e tempos por votação? 
Jesus não escreveu nada e não mandou escrever. Ele escolheu, constituiu com autoridade e envio os Apóstolos. Esses, com a autoridade de Jesus, enviaram sucessores com essa mesma autoridade. 
Claro que Jesus não escreveu ou ditou, mas todos os livros composto no Novo Testamento foram votados em plenários (Concílios) decidindo quais os livros deveriam ser incluídos no cânon da bíblico, e o resto ou não foram considerados, ou não conseguiu votos suficiente

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sex 29 Jan 2016, 22:34

Boa noite

Mazzo
Veja bem Marcelo que não se trata de escolher o que é conveniente, mas o que transmite a mesma fé que eles, sucessores dos Apóstolos, receberam.

Lembre-se que a fé sempre foi muito séria. Entre Católicos e Ortodoxos, por exemplo, há um abismo só pelo fato da Igreja Católica ter acrescentado no Credo Nicenoconstantinopolitado o tal do "filioque", isto é, em vez de dizer que o Espírito Santo procede do Pai, a Igreja Católica diz que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. 

Um detalhe que considero pequeno mas já é motivo de uma divisão.... pois não se pode mudar nada ! Absolutamente nada daquilo que foi ensinado desde o início ! Pode-se desenvolver a explicação sobre as coisas (tipo a doutrina da Imaculada Conceição) mas nunca mudar o que vem sendo ensinado desde o início.
Apenas algumas observações nesse seu texto que ao meu ver não há necessidade de qualquer comentários...Apenas acompanhe o grifo.

Apenas uma ligeira observação----> Quer dizer que a Igreja Católica Decreta e vocês apenas obedece e ponto final.

Almoedo
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sex 29 Jan 2016, 23:12

--

Viana,

Um pouco de informação realmente útil, e não tirado de blogs conspiratórios sem fonte, vai te levar a um cara chamado Eliezer Ben-Yehuda. Esse cara estudou a língua hebraica na tentativa de RESSUSCITÁ-LA. Sabe o que significa isso? Que tinha morrido.

Sim, o hebraico é uma língua morta. Sim, é o hebraico é uma língua que se perdeu.

Obviamente que devido a N razões o hebraico moderno que esse cara "criou" está longe do antigo.

O hebraico de hoje não é mesmo do de Jesus.

Se não podemos afirmar nem que o português de hoje seja de 500 anos atrás, quanto dirá de um idioma morto em questão de 2000 anos.

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 00:24

Marcelo Almoedo escreveu:Boa noite

Mazzo
Veja bem Marcelo que não se trata de escolher o que é conveniente, mas o que transmite a mesma fé que eles, sucessores dos Apóstolos, receberam.

Lembre-se que a fé sempre foi muito séria. Entre Católicos e Ortodoxos, por exemplo, há um abismo só pelo fato da Igreja Católica ter acrescentado no Credo Nicenoconstantinopolitado o tal do "filioque", isto é, em vez de dizer que o Espírito Santo procede do Pai, a Igreja Católica diz que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. 

Um detalhe que considero pequeno mas já é motivo de uma divisão.... pois não se pode mudar nada ! Absolutamente nada daquilo que foi ensinado desde o início ! Pode-se desenvolver a explicação sobre as coisas (tipo a doutrina da Imaculada Conceição) mas nunca mudar o que vem sendo ensinado desde o início.
Apenas algumas observações nesse seu texto que ao meu ver não há necessidade de qualquer comentários...Apenas acompanhe o grifo.

Apenas uma ligeira observação----> Quer dizer que a Igreja Católica Decreta e vocês apenas obedece e ponto final.

Almoedo

Marcelo, eu acho melhor você explicar sim a sua opinião pois só colocar em grifo pode dar a Seo que não é sua opinião.

O acrescentar na Profissão de Fé nicenoconstantinopolitana a expressão "e do Filho" (do Pai e do Filho) no entender das autoridades católicas não é mudança no conteúdo da Fé mas uma explicação mais exata.

Sobre a Igreja Católica decreta e nós acreditamos... sim, a resposta é sim. Isso é claro em matéria de fé e moral. Em outras matérias não é assim. Para a Igreja vale as palavras de Jesus: "quem vos ouve a mim ouve e quem vos rejeita a mim rejeita". Se eu discordar da Igreja, teria que discordar de tudo, até mesmo do ensinamento de que a Biblia é Palavra de Deus. Então, o que sobra ????
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2593
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5384

Mensagem por Benedito Bernal em Sab 30 Jan 2016, 00:32

@Mazzo

Sobre a Igreja Católica decreta e nós acreditamos... sim, a resposta é sim. Isso é claro em matéria de fé e moral. Em outras matérias não é assim. Para a Igreja vale as palavras de Jesus: "quem vos ouve a mim ouve e quem vos rejeita a mim rejeita". Se eu discordar da Igreja, teria que discordar de tudo, até mesmo do ensinamento de que a Biblia é Palavra de Deus. Então, o que sobra ????

Então não houve nada de errado nas cruzadas ? Se o vaticano DECLARAR GUERRA ao Islamismo, você vai ser UM SOLDADO disposto a matar ?

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 00:38

\"Marcelo Almoedo escreveu: Mazzo, por que a sua igreja (Igreja de Cristo) no ano de 1546, no Concílio de Trento, adiciona certos livros da Bíblia, entre o Antigo e o Novo Testamento? Chamando esses "livros apócrifos. Estes livros não foram reconhecidos como canônicos pela igreja judaica - e não são reconhecidos hoje pela igreja protestante. Por que a igreja católica romana esperou centenas de anos para decidir adicionar esses livros?]

Será que a Igreja acrescentou livros no Concílio de Trento ou os Livros já estavam na Biblia ?   Veja na primeira Bíblia a ser impressa (bem antes de Lutero e do Concílio de Trento) já tem todos os Livros lá.... os mesmo que temos hoje.  Foram os protestantes que tiraram livros e por isso ele tem uma bíblia amputada....

"igreja judaica" ???  Eu não sou judeu e não sigo religião judaica.  Sou Cristo e sigo Cristo e Sua Igreja.   Os judeus não tem autoridade para mim.  Se tivessem autoridade, eu teria que negar Cristo como eles negaram....  

\"Marcelo Almoedo escreveu:
Essa  Igreja de Cristo, que só ela tem autoridade para distinguir o que é Escrito sagrado e o que não é, na certa deve ter algum dirigente? E esse dirigente é humano e mortal e essa autoridade é renovada em tempos e tempos por votação? 

A Igreja de Cristo tem autoridade no conjunto de seus Bispos com o Papa.  As autoridades da Igreja não são eleitas por voto pois não é democracia mas vocação, chamado de Deus.  A pessoa sente o chamado a ser Padre e segue esse caminho e recebe o Sacramento da Ordem (e se tornam colaborados dos Bispos).  Dos melhores Padres são escolhidos os Bispos (que recebem a plenitude do Sacramento da Ordem, e são sucessores dos Apóstolos). Dos Bispos são escolhidos os Cardeais (por nomeação do Papa) e os Cardeais sim elegem o Papa (que é o Bispo de Roma, sede ou cátedra de Pedro Apóstolo).

\"Marcelo Almoedo escreveu:
[i][b][color=#000099]Claro que Jesus não escreveu ou ditou, mas todos os livros composto no Novo Testamento foram votados em plenários (Concílios) decidindo quais os livros deveriam ser incluídos no cânon da bíblico, e o resto ou não foram considerados, ou não conseguiu votos suficiente

Não é democracia.  Não é escolha por votos ao gostinho pessoal de cada um....  mas sim o de reconhecer que um Livro é inspirado por Deus quando ensina o mesmo que vem sendo ensinado desde o início.   Vários livros foram recusados por ensinarem coisas diferentes do que era ensinado desde o início.

O que é ensinado desde o início chama-se Sagrada Tradição Apostólica.   É tão Sagrada como as Escrituras. É tão Palavra de Deus como as Escrituras.

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 00:42

Benedito Bernal escreveu:
Então não houve nada de errado nas cruzadas ? Se o vaticano DECLARAR GUERRA ao Islamismo, você vai ser UM SOLDADO disposto a matar ?

Acho muito difícil julgar o passado com os critérios e conhecimento do presente....
E há muitas controvérsias a respeito das Cruzadas, da Inquisição, etc...

E eu estou falando de doutrina de Fé e não possíveis erros de atitudes dos homens diante dos problemas, sofrimentos, ameaças....
Erros de atitudes de pessoas há em todos os lugares e em todos os grupos, seja católico, protestante, evangélico (com ou sem igreja), ateu, etc...

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sab 30 Jan 2016, 00:57

--

Se erro existe em todos lugares inclusive na IGREJA CATÓLICA, como você pode dizer que a bíblia com ela é inerrante?

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 08:48

Gleison, eu estou falando de erros de atitudes das pessoas. Reitero: existem em todos os lugares, em todos os grupos... E até as personagens bíblicas apresentaram erros de conduta: Davi, por exemplo.

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Viana em Sab 30 Jan 2016, 10:48

Olá, muito bom dia parceiros!

Fala-se disso, fala-se daquilo etc... e etc...
Eu sou do Rio Grande do Sul, aqui existem muitos personagens folclóricos, como: boi Tatá, mula sem cabeça, saci Pererê, neguinho do pastoreio, sucupira, lobisomem... Todos fazem parte até do aprendizado escolar e todas crianças aprendem acreditar neles.
Aí então pergunto: Eles são de fato verdadeiros?
Por favor, permitam-me fazer-lhes uma perguntinha:
Quem é o personagem mais conhecido, popular e homenageado no mundo todo?
Notem que este personagem é até homenageado no mundo comunista (alguns).
Se estão pensando que é deus, e jesus... erraram!
Mas então, quem é ELE?
Vejam bem embaixo na página!

É O PAPAI NOEL!!!!!!!!!!

(e ele existe)???????

Mazzo
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Mazzo em Sab 30 Jan 2016, 14:38

Viana, você conhece pessoas que testemunharam a existência do Papai Noel com a própria vida ? Pessoas que mudaram completamente e de medrosos passaram a testemunhar que viram, tocaram, conversaram com o Papai Noel ? Pessoas que testemunharam derramando o sangue para não negar o testemunho ? De Jesus temos sim !!!! Temos os Apóstolos e muita gente depois deles.... até os nossos dias ! E temos também os milagres acompanhando esse testemunho nesse tempo todo. Milagres são fatos, fatos superiores às leis naturais.... mas fatos, que se pode verificar e comprovar.

Viana
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Viana em Sab 30 Jan 2016, 15:00

Mazzo...
Quanto a esses "milagres"?
Vc já percorreu outros países com outras culturas, com outras religiões, com outros deuses; como os países Árabes, Índia Tibete, e outros que cultuam Alá, Shiva, Mitra, Buda e etc.?
Lá eles também defendem suas religiões e suas fé, com a própria vida, e até fazem as chamadas  guerras "santas" em defesa da fé.
E digo mais:
Como eu já disse, fui religioso desde o ano 1961 (porquanto por 55 anos), fui até pastor evangélico, e nunca vi nenhum MILAGRE em toda essa minha vida... (tenho 73)
Nota: estou me referindo a MILAGRES de fato, não a esse tipo de "milagrinhos" inventados nos púlpitos, para dar notoriedade, e para funcionar como falso "comercial" religioso.
E mais: quem nos garante que o jesus de fato fez tudo isso constante na bíblia?
Te digo; eu ainda continuo acreditando que fomos visitados por um SER celestial, com alto nível de conhecimentos futuros, e que nos revelou muitas coisas que iria acontecer na terra (e de fato está), e que este SER, era detentor de muitos poderes sobrenaturais para aquela época (e também para essa época), daí ELE ser lembrado, e cultuado até hoje. (dizer que ELE é amado, é falsa verdade, pois ninguém pode amar algo/alguma coisa, ou alguém que não se conhece, nem jamais se viu"...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 23 Maio 2017, 11:53