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Onde Fica o Inferno?

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Salomão
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Salomão em Ter 09 Abr 2013, 17:02

Irmãos Devaney ,Noberto ,Jefté !

Vamos dar sequência a esse debate ?
Pois temo ser o terceiro ou quarto debate aqui que começa "quente" e depois esfria e para!
Conto com a ajuda de vocês para que isso não aconteça!
posso ?

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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Jefté em Ter 09 Abr 2013, 20:40

Olá irmãos

Salomão escreveu:
Seu jeito de entender inferno é totalmente diferente de tudo o que já ouvi por ai !

Uns acreditam que o inferno é o sepulcro e os homens vão a ele quando morre.
Outros acreditam que o inferno é um lugar de tormento e os homens ímpios vão a ele quando morre.você disse que o inferno existe e ainda homem nenhum esta nele.
seu pensamento contradiz os dois acima.
Mas como fica a pergunta do Noberto :

Por exemplo, agora você cita que Jesus diz que a condenação do ímpio é o inferno e não o lago de fogo. Mas o próprio inferno não será jogado no lago de fogo? Nota-se como o assunto é complexo?
Caro irmão Salomão
Creio que Cristo vem na consumação dos séculos, e como Ele mesmo afirmou, será a época de se separar o joio do trigo - e para isso diz Ele:
"Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mat. 13:41-42)

Creio ser essa a hora de se acertarem as contas... e se pagar até o último ceitil...
E para isso haverão mil anos - pois coincide c/ a época do milênio.
E somente após o milênio; após a segunda ressurreição... e após a batalha de gogue e magogue é que vem o juízo - então é dito:
"E deu o mar os mortos que nele haviam; e deu a morte e o inferno os mortos que neles haviam..." (Apc. 20:13)

Será que está compreensível?



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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Salomão em Ter 09 Abr 2013, 21:41

Irmão Jefté !
Antes do inferno ser lançado no lago de fogo ... os homens terão que ser lançado no próprio inferno antes.....pois os mortos saem do inferno para depois também ser lançados no lago de fogo . certo ?
Quando é o momento em que o homem é lançado no inferno ?

Fique na paz!

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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Jefté em Ter 09 Abr 2013, 22:33


Salomão escreveu:Quando é o momento em que o homem é lançado no inferno ?
R. Após o Armagedom!
O anticristo, e a besta serão lançados no lago de fogo e enxofre; Satanás é aprisionado mil anos no abismo; e os homens (a quem devido for) serão lançados no inferno.
E disse Jesus:
"Em verdade vos digo que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil."
Assim creio!

Paz!

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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Salomão em Ter 09 Abr 2013, 22:47

prezado Jefté !

Então Após o Amargedom os homens serão lançados no inferno para no final ser lançado no lago de fogo . é isso ?

Mas me explique esse texto que você postou :


E disse Jesus:
"Em verdade vos digo que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil."
Assim creio!


Se esse texto é sobre o inferno depois do Amargedom , então por que os ímpios sairão desse inferno para serem lançados no lago de fogo se antes já pagaram até o ultimo centavo ?

Onde na Bíblia esta escrito que os homens serão lançados no inferno depois do Armagedom e antes do lago do fogo ? (texto claro ou contexto incontestável)

fique na paz!



Última edição por Salomão em Ter 09 Abr 2013, 22:48, editado 1 vez(es) (Razão : esqueci o nome do receptor)
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Devaney em Qua 10 Abr 2013, 12:42

Ao Salomão e ao Gleison,

Eu vou colocar PARTE do meu estudo aqui, dividido em partes. Uma introdução apenas para refletir, depois passo a passo analisando as argumentações dos aniquilacionistas (na época, meu debate era com as Testemunhas de Jeová).

Já que não adianta basear-me na HISTÓRIA do Rico e de Lázaro, já que vocês vão dizer que não acreditam nessa parte da Bíblia, etc, etc, eu preferi suprimir essa parte do meu estudo e usei somente as outras.

A parte da análise dos termos Hades, Sheol, Seio de Abraão e Tartaroo vai ficar para o final, pois era tão grande que ainda estou resumindo, mas podem ficar tranquilos que virá.


Iniciando....

No final da parábola dos talentos que surge em Mateus 25:30, Jesus afirma que o servo inútil seria lançado nas trevas e que ali haveria “choro e ranger de dentes”. Antes de entrarmos no mérito de que trevas são essas que Jesus se referia, vamos analisar essa situação por dois aspectos bem claros:
- o servo inútil foi castigado pelo seu Senhor;
- houve uma separação dos demais, que foram aprovados;
- havia consciência do motivo do castigo, posto haver “ranger de dentes”
- havia sofrimento, indicado pelo “choro”

Em Mateus 25:41, no julgamento das nações vivas (e que não corresponde ao Julgamento pelo Trono Branco, que surge somente após o Milênio, descrito em Apocalipse 20:11) os homens VIVOS que são condenados ouvem que Jesus lhes dirá “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Existem pessoas que questionam o caráter da palavra ETERNO, mencionada nessa passagem, dizendo que ela pode ser apenas um fator qualitativo, quantitativo, mas não temporal. Mas essa tese é derrubada no versículo 46, onde Jesus usa a mesma palavra duas vezes: “E irão estes para o tomento eterno, mas os justos, para a vida eterna”. Se nos apressamos tanto a apoiar a tese da vida eterna para os salvos, como sendo um caráter temporal e sem fim, temos também que estender o mesmo conceito para o caráter sem fim do tormento descrito por Jesus. Ou seja, ambos os estados não terão fim.

Em Marcos 9:43, Jesus volta a usar palavras que trazem o mesmo conceito, ao falar em “fogo que nunca se apaga”, reforçando nos versos 44 - 48 que o “seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga”.

O mesmo conceito de um castigo que não terá fim está estampado com todas as letras em Apocalipse 14:9-11, onde a expressão é “a fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não tem descanso algum, nem de dia e nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem”. Aqui, novamente estão envolvidos HOMENS e não apenas seres angelicais. O caráter de tempo está claro ao usar as palavras século, dia e noite. A ausência do fim está claro ao afirmar séculos dos séculos, o que significaria pelo menos 10.000 anos na primeira contagem (100 anos x 100 anos – um século de um século). Se falarmos em dois séculos de um século, não teremos 20.000 anos, mas sim 100 x 100 x 100 = 1.000.000 de anos. Baseados nessa passagem, não faz sentido dizer que Deus faria um castigo temporário por ser um Deus de amor e bondade, pois que vantagem há em ficar num castigo por um milhão de anos para depois haver aniquilação? Se for para considerar Deus impossível de castigar por uma eternidade, podemos até dizer que Deus não tem condições de castigar ninguém por tempo algum, pois até um dia de sofrimento seria contrário a uma natureza de amor tão grande que pode fazer parar de sofrer depois de um certo tempo. O que os aniquilacionistas chamam de “bondade” passaria a ser na verdade um “sadismo”: condenar por um tempo, fazer sofrer por um tempo, se na verdade o que se deseja é aniquilar-se completamente depois a pessoa, tal como vimos anos atrás com estupradores que judiaram de uma moça por dias seguidos numa zona rural perto de São Paulo, até finalmente matá-la.

O fato dos adoradores da besta não terem “descanso algum” mostra que o sofrimento é consciente.
Em Apocalipse 20:10, exatamente a mesma expressão aplica-se a Satanás, onde está escrito que “o diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta, e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos

Fica evidente, pela análise dos textos acima, que:
- o caráter temporal do tormento é tão eterno quanto será a vida dos justos de Deus; se alguém deseja aplicar caráter temporal ao castigo, também deverá fazê-lo com a vida eterna.
- o caráter eterno do tormento não permite admitir que esse tormento seja temporário, passageiro, sob pena de poder se afirmar que a vida dos justos com Deus também é temporária. Ambos estão sendo definidos pela mesma palavra no original grego.
- não se pode fazer qualquer vinculação à definição do Vale de Geena pois a visão do fogo que consumia o lixo da cidade de Jerusalém não pode ter caráter eterno tanto quanto o seja a da vida eterna dos justos. E se há novos céus e nova terra, pois no início do julgamento final a terra deixa de existir (Ap 20:11), também deixará de existir qualquer tipo de referência a lugares antigos, a lixões e a ambientes que dantes foram contaminados pelo homem. Não cabe qualquer comparação com um lugar que já existisse, pois os mortos ainda serão lançados num lugar onde o caráter do fogo é eterno.

É interessante notar que a doutrina do Aniquilacionismo, que só é defendida pelas Testemunhas de Jeová e pelos Adventistas do Sétimo Dia (os quais possuem muitos paralelismos teológicos!!) recentemente teve uma doutrina similar difundida por algumas denominações mais recentes, chamada de “imortalidade condicional”, que prega que só as pessoas que aceitam a Jesus é que recebem o dom da imortalidade, ao passo que as outras continuam com uma sentença de sua própria vida transitória, que terá um fim que já lhes era devido de qualquer forma. Isso nunca foi doutrina ensinada nem nos primórdios da Igreja e nem durante os séculos posteriores! Os que a defendem preferem cegar-se para conceitos basilares do julgamento divino que vêm até mesmo do Antigo Testamento, quando o anjo Gabriel revela a Daniel que no tempo do fim “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” (Dn 12:2)


(continua...)
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Devaney em Qua 10 Abr 2013, 12:54

(continuação 1)


Os argumentos principais apresentados pelos aniquilacionistas são estes:
1) há algumas referências para DESTRUIÇÃO dos ímpios, conforme se vê em Fp 3:19, I Ts 5:3; II Ts 1:9; II Pe 3:7
2) não há coerência em pregar um Deus de amor que daria um castigo eterno e consciente para os ímpios;
3) haveria injustiça da parte de Deus pela DESPROPORÇÃO entre pecados feitos por um curto espaço de vida humana (no máximo um século) e um castigo de duração eterna (séculos dos séculos);
4) a presença eterna de criaturas não salvas jamais permitiria que Deus estabelecesse a perfeição em sua criação do universo, que poderia refletir sua glória divina.
5) Os termos bíblicos para “inferno” significam cova ou sepultura e não um lugar de castigo.
6) Não é possível que o fogo e o enxofre mencionados em Apocalipse sejam literais, pois almas não sentem efeito do fogo, nem mesmo os anjos que seriam ali lançados (o diabo e seus anjos)
7) A comparação de Apocalipse se refere a um lugar próximo a Jerusalém, chamado Vale de Himnon, onde lixo e cadáveres eram queimados e destruídos. Não existe um lugar de natureza espiritual, portanto, pois os textos de Apocalipse seriam apenas alegorias ilustrativas.


Vamos analisar argumento por argumento.

Utilizarei a própria Bíblia utilizada pelas Testemunhas de Jeová, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras (TNM), para que não haja alegações que estou “deturpando” a tradução dos originais!

1) As passagens mais usadas como argumento para “destruição” são as seguintes:
Filipenses 3:19: e o seu fim é a destruição, e o seu deus é o seu ventre, e a sua glória consiste na sua vergonha, eles fixam as mentes nas coisas da terra”
II Pe 3:7: Mas, pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados para o fogo e estão sendo reservados para o dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios.
I Ts 5:3: Quando estiverem dizendo “Paz e segurança!” então lhes há de sobrevir repentina destruição, assim como as dores de aflição vem sobre a mulher grávida, e de modo algum escaparão.
II Ts 1:9: Estes mesmos serão submetidos à punição judicial da destruição eterna de diante do Senhor e da glória de sua força.


Os termos todos, traduzidos como destruição na TNM não significam destruição com aniquilação total!

Nos dois primeiros versículos, a palavra é APOLEIA, que usada na mesma TNM em Mateus 26:8 foi traduzida como desperdício: “Vendo isso, os discípulos ficaram indignados e disseram: Por que este desperdício (apoleia)?” O ungüento que a mulher jogara sobre a cabeça de Jesus não havia sido aniquilado, tanto que estava sobre a cabeça de Jesus, mas sim estava indo para uma situação que não poderia mais ser aproveitado de outra forma, nem por outra pessoa, nem para ser vendido. Ou seja, os próprios tradutores da TNM demonstram que esse verbo não quer dizer aniquilação ou desaparecimento!

Nos dois outros versículos, outra palavra que foi empregada é OLETHROS, que é assim utilizada em I Co 5:5 na TNM: “Entregueis tal homem a Satanás, para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor”. Em um duplo sentido, pois, não existe significado de aniquilação aqui: a carne do pecador excluído da Igreja não pode ser “destruída” por Satanás, mas sim pode passar pela morte física. E Paulo demonstra que mesmo depois dessa “destruição”, o espírito deste homem subsiste para o dia do Senhor, o que indica que não houve aniquilação total!

Não há na Bíblia algum termo que indique uma aniquilação total? Existe sim, e é o termo AIROS, que nunca é utilizado para se referir aos juízos ou castigos de Deus e que aparece em I Jo 3:8: “com este objetivo foi manifestado o Filho de Deus, a saber, para desfazer as obras do Diabo”.

Por ironia do destino, a TNM deixa de usar o verbo aniquilar justamente quando ele mais era devido, pois aqui o sentido é que Jesus vai DESINTEGRAR as obras do diabo, de modo que não sobre nem um resquício das mesmas!
Para se ter uma idéia de como a TNM é uma tradução mal feita e tendenciosa, duas outras traduções em português tem o significado correto do original grego:

Tradução da Bíblia Ave Maria, feita pelos monges capuchinos de Maredsous (Bélgica): “Eis porque o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio

Tradução JFA atualizada, Bíblia Thompson, Editora Vida: “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo”.

Resumindo: quando é para usar o significado de aniquilação, a TNM não usa. Quando não é devido, quer usar!

2) Se existe dificuldade em harmonizar o amor de Deus com o conceito de um castigo eterno, também existe dificuldade em harmonizar este mesmo amor de Deus com qualquer tipo de castigo divino, principalmente se este for temporário. No sentido inverso, se Deus é coerente em punir ímpios por um certo tempo depois do juízo final, não seria incoerente se os punisse por um tempo interminável, pois a punição em si não está limitada em nenhum lugar nas Escrituras a períodos temporários – e quando aparece, está descrita como sendo TÃO ETERNA QUANTO O É A VIDA ETERNA!
O conceito do aniquilacionismo é que causa um caráter injusto a Deus, pois se é fato que Hitler, Stalin, Mao Tse Tung e outros monstros da humanidade dormem inconscientes e acordarão para ouvir uma breve sentença e depois deixam de existir, isso torna a Deus INJUSTO no sentido que tais homens causaram dor e sofrimento a pessoas durante um longo período de tempo na vida das mesmas – seja durante os anos nos campos de concentração, seja nos castigos na Sibéria, seja nas câmaras de tortura da China comunista, e mais ainda, durante toda a duração da vida dos filhos e descendentes que viram os pais e avós sofrerem tais horrores – e sua punição é indolor e instantânea ??!! Eu sempre achei a vida dos facínoras do cinema uma vida fácil: eles passavam o filme todo judiando, espancando e matando friamente as pessoas inocentes, que demonstravam dor e sofrimento enormes, quando de repente os tais facínoras sofrem um ataque de um minuto de um "mocinho" ou polícia e morrem rapidamente... Não estou falando em vingança olho por olho, mas de punição ao longo do tempo. Esse é o motivo pelo qual muitos países aboliram a pena de morte trocando-a pela prisão perpétua, pois na verdade um preso submetido à falta de liberdade, longe da família a maior parte do tempo e vendo o tempo escoar lentamente dentro de uma cela em prisão perpétua é uma pessoa muito mais punida do que aquele que recebe uma injeção letal e morre em segundos.

3) Indo pela mesma linha de raciocínio pela refutação nr. 2, vamos lembrar que o fundamento básico é este: a Bíblia coloca a vida dos justos tão eterna quanto o tormento dos ímpios em Mateus 25:46! Isso não tem contra-argumentação, pois saiu da boca de Jesus e não é um texto que contém alegorias ou interpretações simbólicas. E cabe aqui um pensamento extra, expressado por David Kingdom, colunista cristão americano, em seu artigo “Annihilationism: Gain or Loss?”, publicado em 1992: “Quem tem o direito de sugerir a Deus como deve ser o castigo dos pecados que foram feitos CONTRA ELE, e que feriram o seu coração?”
Fazendo uma analogia, os réus do mensalão, recentemente julgados no STF, tinham o direito de definirem suas próprias punições? Lembrando que no Juízo Final, não caberá recurso !
Esse pensamento que o castigo eterno dos ímpios não pode ser coerente pelo pouco tempo que seus pecados duraram, pode ser ter um efeito bumerangue contra o próprio aniquilacionismo: se é injusto que se compare o tempo do pecado praticado com a eternidade do castigo, então também é injusto que não dure nada o castigo, pois os pecados dos ímpios duraram sua vida toda, décadas de ofensas a Deus e contra o próprio ser humano!

Resumindo: olhando por essa ótica, o aniquilacionismo não é necessário e nem correto.

4) A alegação que Deus não poderá refletir no Universo futuro sua Glória divina se forem mantidos os condenados sob qualquer espécie de castigo e que todos sofrerão com a lembrança de entes queridos condenados não tem nenhum respaldo bíblico. Pelo contrário, a presença do mal hoje, ocorrendo livremente e aparentemente sem uma dura atuação de Deus, sendo este mesmo mal pobre e porcamente controlado pela ineficiente justiça humana, causa uma INSATISFAÇÃO no coração das pessoas, ao ponto de serem lembradas no sermão do Monte (“Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos – Mt 5:6)”. As almas dos mártires da Grande Tribulação, sob o altar de Deus, clamavam por justiça pelo fato de seu sangue ter sido injustamente derramado e usaram a frase: “Até quando, ó VERDADEIRO e SANTO Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Ap 6:10) Temos que lembrar que a justiça de Deus se manifestará justamente quando ele PUNIR o mal e TRIUNFAR sobre ele: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são de nosso Deus, porquanto verdadeiros e JUSTOS são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela VINGOU o sangue dos seus servos. (...) Aleluia ! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos (Ap 19:1-3).
O que vemos depois dessa cena é que os seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostaram-se e adoraram a Deus, diante de sua vitória desta forma, e disseram “Amém! Aleluia!”.
Nós podemos ter uma visão moral distorcida pelo pecado, mas não podemos dizer nada destes seres celestiais, pois eles não estão submissos ao pecado e portanto seu julgamento é justo e de acordo com o padrão do caráter de Deus. Portanto, se eles entendem e louvam a Deus por ter triunfado de uma maneira cuja “fumaça sobe pelos séculos dos séculos”, não somos nós que vamos julgar isso forte demais ou ter uma sombra de pena pesada demais!

Sempre que pensamos no ser humano, a tendência é nos solidarizarmos e achar que o castigo eterno é um fardo duro demais. Mas é porque somos humanos. Se formos pensar que a punição eterna foi feita para o diabo e seus anjos, já não sentimos a mesma piedade deles, não é verdade?
O melhor a fazer é saber que o castigo eterno foi determinado para os tais, e temos que tentar ganhar o máximo de almas para Jesus agora, para que as pessoas também não vão para esse lugar.
Hoje, todos os chamados teólogos liberais são os primeiros a combater a doutrina do castigo eterno. São os mesmos que nomeiam pastores homossexuais, aliam-se a partidos políticos e vivem a pregar um evangelho sem santificação.


(continua... mas depois que houver tempo para todos lerem estes textos)

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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Salomão em Qua 10 Abr 2013, 13:46

Obrigado Devaney por mandar esses textos!
vou lê-los com carinho e cuidado . Gostaria que o Jefté e Noberto continuassem também nesse debate !
E continue nos ajudando também !


Última edição por Salomão em Qua 10 Abr 2013, 13:48, editado 1 vez(es) (Razão : erros de digitação)

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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Salomão em Qua 10 Abr 2013, 15:00


No final da parábola dos talentos que surge em Mateus 25:30, Jesus afirma que o servo inútil seria lançado nas trevas e que ali haveria “choro e ranger de dentes”. Antes de entrarmos no mérito de que trevas são essas que Jesus se referia, vamos analisar essa situação por dois aspectos bem claros:
- o servo inútil foi castigado pelo seu Senhor;
- houve uma separação dos demais, que foram aprovados;
- havia consciência do motivo do castigo, posto haver “ranger de dentes”
- havia sofrimento, indicado pelo “choro”

Em Mateus 25:41, no julgamento das nações vivas (e que não corresponde ao Julgamento pelo Trono Branco, que surge somente após o Milênio, descrito em Apocalipse 20:11) os homens VIVOS que são condenados ouvem que Jesus lhes dirá “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Existem pessoas que questionam o caráter da palavra ETERNO, mencionada nessa passagem, dizendo que ela pode ser apenas um fator qualitativo, quantitativo, mas não temporal. Mas essa tese é derrubada no versículo 46, onde Jesus usa a mesma palavra duas vezes: “E irão estes para o tomento eterno, mas os justos, para a vida eterna”. Se nos apressamos tanto a apoiar a tese da vida eterna para os salvos, como sendo um caráter temporal e sem fim, temos também que estender o mesmo conceito para o caráter sem fim do tormento descrito por Jesus. Ou seja, ambos os estados não terão fim.

Em Marcos 9:43, Jesus volta a usar palavras que trazem o mesmo conceito, ao falar em “fogo que nunca se apaga”, reforçando nos versos 44 - 48 que o “seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga”.

O mesmo conceito de um castigo que não terá fim está estampado com todas as letras em Apocalipse 14:9-11, onde a expressão é “a fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não tem descanso algum, nem de dia e nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem”


Querido Devaney !

Já nessa primeira parte do texto, vejo que usa como critério para provar o tormento eterno dos ímpios, essas expressões abaixo :

:......." E fumaça do seu tormento sobe para todo sempre."........"Não tem repouso nem de dia nem de noite"NÃO TEM REPOUSO NEM DE DIA E NEM DE NOITE"........."Eo fogo nunca se apaga"


Querido essas expressões já foram citadas na Bíblia em situações no AT e não se confirmou na experiência o que você teoricamente acredita (visto seus textos ser uma profecia) ...Tormento eterno!

Escrevi com carinho este texto para você e todos aqui :


Alguns textos Bíblicos são utilizados para apoiarem essa tese:
APOCALIPSE 14:11- " E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome."

MARCOS 9:47 -" E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
,48-Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga."

Se ficarmos somente com estes textos ,vamos acreditar na idea por causa das expressões:......." E fumaça do seu tormento sobe para todo sempre."........"Não tem repouso nem de dia nem de noite"NÃO TEM REPOUSO NEM DE DIA E NEM DE NOITE"........."Eo fogo nunca se apaga"

Este" PARA TODO SEMPRE" é para sempre sem fim ?
Este"NEM DE DIA E NEM DE NOITE" é sem interrupção?
Este"FOGO NUNCA SE APAGA", nunca se apaga mesmo?

Para os que creem assim a resposta é afirmativa.

A bíblia não nos deixa ignorantes com respeito a este assunto.
Existem registros bíblicos com essas mesmas expressões mas com ideia diferente do que se crer

JEREMIAS17:27-" Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei FOGO nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém,E NÃO SE APAGARÁ" .

AQUI DEUS DEU UMA PROFECIA A JEREMIAS , E O CUMPRIMENTO DESTA PROFECIA SE ENCONTRA EM:

2CRÔNICAS 36:19, - E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.

20,- E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.

21 - Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.

ESTÁ ESSE FOGO, RELATADO NA PROFECIA, QUEIMANDO EM JERUSALÉM ATÉ OS DIAS DE HOJE?
O FOGO PERMANECEU ACESO ATÉ QUE A DESTRUIÇÃO SE COMPLETASSE.
O FOGO NÃO SE APAGARIA ATÉ QUE ISSO ACONTECESSE!!!!!
O FOGO NUNCA SE APAGARIA ENQUANTO TIVESSE ALGO PARA SER QUEIMADO.

Na Bíblia existem dois conceitos de eternidade:

1-TEMPO SEM FIM ( PROCESSO SEM FIM).
2-ETERNO GUANDO DURAR( PROCESSO COM FIM).

NESSA PROFECIA ACIMA O SEGUNDO CONCEITO É COMPROVADO PELA EXPERIÊNCIA. A PROFECIA SE CUMPRIU E O FOGO NÃO EXISTE MAIS.

OUTRO EXEMPLO SE ENCONTRA EM :

ISAIAS 34:9, 10 - "OS RIBEIROS DE EDOM SE TRANSFOMARÃO EM PICHE, E O SEU PÓ , EM ENXOFRE; A SUA TERRA SE TORNARÁ EM PICHE ARDENTE."

10-" NEM DE DIA NEM DE NOITE SE APAGARÁ; SUBIRÁ PARA SEMPRE A SUA FUMAÇA ; DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO SERÁ ASSOLADA , E PARA TODO SEMPRE NINQUEM PASSARÁ POR ELA."

Onde esta edom hoje? Não existe nem a cidade, nem o fogo que nunca se apagaria,e não há fumaça subindo.
As mesmas expressões , e a Experiência mostrando como é a ideia de eterno quando se fala em um processo por destruição por fogo.

O FOGO É ETERNO ATÉ GUANDO DURAR A MATÉRIA!!

Devaney não acredito que vai negar desta vez antes de refutar ou explicar as mesmas expressões ser usadas no At ....
depois de sua posição sobre o assunto...eu continuo lendo respondendo seu texto.

fique na paz!





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Devaney
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Devaney em Qui 11 Abr 2013, 08:05

Grato, Salomão, pelo primeiro retorno.

Antes de continuar na parte de traduções (argumentos 5 a 7), vou comentar seu trecho.

Concordo com vc que algumas vezes há frases/expressões que possuem um significado diferente, se tiverem a adição de outras passagens mais esclarecedoras sobre o mesmo assunto.

Vou analisar os dois casos que você me colocou como exemplos: JEREMIAS 17:27" Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei FOGO nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, E NÃO SE APAGARÁ" .
Perfeito, concordei com toda sua análise. O fogo durou até o momento que ainda tinha portas em Jerusalém para serem queimadas. Só chamo a atenção que aqui não entrou a a expressão "Século dos Séculos" ou "eterno", que a tornaria uma expressão 100% igual ao "sem fim" de Mateus 25:41, Apocalipse 19:3 ou Apocalipse 20:10, por exemplo.

Isaías 34:9, 10 - "os ribeiros de Edom se transfomarão em piche, e o seu pó, em enxofre; a sua terra se tornará em piche ardente. Nem de dia nem de noite se apagará; subirá para sempre a sua fumaça; de geração em geração será assolada, e para todo sempre ninquem passará por ela.

Concordo novamente que aqui as expressões "nem de dia e nem de noite" e "subirá para sempre a sua fumaça" tiveram um fim determinado, que seria o fim dos rios de Edom. No entanto, as expressões "de geração em geração será assolada" e "para todo o sempre ninguém passará por ela" ainda estão tendo seu cumprimento, e continuarão tendo para todo o sempre, porque Edom deixou de existir. Para tirarmos a dúvida se as passagens ditas por Jesus e por João, ao escrever o Apocalipse, também tem uma chance de se enquadrarem como tendo um fim determinado, temos que definir algumas coisas, que sugiro abaixo:

1 - a natureza da "matéria" a ser queimada nas passagens acima seria a mesma da que tratamos em termos de Juízo Final? Está claro que nas passagens acima estamos falando de bens terrenais, materiais que são consumíveis pelo fogo (portas, a terra de Edom)? Todavia, a "matéria" a ser exposta ao fogo mencionado por Jesus e por João são os seres espirituais (o diabo e seus anjos) e homens ressuscitados (por ocasião da segunda ressurreição), a morte e o inferno também serão lançados no lago de fogo. Essas coisas todas não possuem características de quem se consuma com o tempo ou que seja transformado em cinzas, por exemplo. Não existe uma indicação, seja em Apocalipse ou outro livro, que os seres angelicais condenados terão algum tipo de morte ou aniquilação. Existe essa passagem?

2 - Existe algum complemento da profecia acerca do fogo eterno descrito por Jesus ou por João que indique um final do período de destruição, tal como vemos no caso de Edom e dos muros de Jerusalém?

No caso de Edom, a continuação da profecia dizia que essa terra seria habitada por animais na terra desolada: E nos palácios crescerão espinhos, urtigas e cardos nas suas fortalezas; e será uma habitação de chacais, e sítio para avestruzes. As feras do deserto se encontrarão com as feras da ilha, e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. Ali se aninhará a coruja e porá os seus ovos, e tirará os seus filhotes, e os recolherá debaixo da sua sombra; também ali os abutres se ajuntarão uns com os outros. Isaías 34:13-15

No caso dos muros de Jerusalém, o Senhor afirma que depois de 70 anos os traria de volta à mesma cidade para a reconstruir: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para babilônia (...)Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Jr 29:4,10 e ali o Senhor profetizou que os muros se reegueriam: Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25

Eu vejo que o Senhor determinou um final para aquelas assolações e destruições.

Mas quando falamos do tormento final, existe alguma parte da Bíblia que demonstre tão claramente como as duas acima que Deus pretende parar esse tormento?

Por enquanto, para mim está bem claro ainda que a ÚNICA COMPARAÇÃO temporal que existe para o tormento está em Mateus 25:46, onde o tormento é TÃO ETERNO quanto será a VIDA ETERNA: “E irão estes para o tomento eterno, mas os justos, para a vida eterna”.

Sem estender muito, por favor, responda às duas questões pequenas que coloquei nesses itens 1 e 2, para que haja condições de postar a terceira parte do meu estudo.

Salomão
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Salomão em Qui 11 Abr 2013, 09:03

Perfeito, concordei com toda sua análise. O fogo durou até o momento que ainda tinha portas em Jerusalém para serem queimadas. Só chamo a atenção que aqui não entrou a a expressão "Século dos Séculos" ou "eterno", que a tornaria uma expressão 100% igual ao "sem fim" de Mateus 25:41, Apocalipse 19:3 ou Apocalipse 20:10, por exemplo.

Então por questão de honestidade e coerência você deve tirar da sua argumentação o texto de Marcos 9:43 -48 por dois motivos :

1- Também não encontra a expressão "século dos séculos" ou "eterno" citadas por você acima.
2- Este texto Citado por Jesus É referência de Isaías 66:24

a- Se trata de vermes ou bicho de cadáveres E no lago de fogo segundo sua crença não vai ter cadáveres visto o corpo continuar queimando em processo em consciência sem fim .

Concordo novamente que aqui as expressões "nem de dia e nem de noite" e "subirá para sempre a sua fumaça" tiveram um fim determinado, que seria o fim dos rios de Edom. No entanto, as expressões "de geração em geração será assolada" e "para todo o sempre ninguém passará por ela" ainda estão tendo seu cumprimento, e continuarão tendo para todo o sempre, porque Edom deixou de existir. Para tirarmos a dúvida se as passagens ditas por Jesus e por João, ao escrever o Apocalipse, também tem uma chance de se enquadrarem como tendo um fim determinado, temos que definir algumas coisas, que sugiro abaixo:

Sua argumentação não é muito boa pois em minha postagem neste ponto enfatizei destruição por fogo e não condição como resultado da destruição , pois posso dizer também que a condição dos ímpios depois do tormento é de completa extinção..a discussão é o tempo do processo destrutivo e não condição resultante.

1 - a natureza da "matéria" a ser queimada nas passagens acima seria a mesma da que tratamos em termos de Juízo Final? Está claro que nas passagens acima estamos falando de bens terrenais, materiais que são consumíveis pelo fogo (portas, a terra de Edom)? Todavia, a "matéria" a ser exposta ao fogo mencionado por Jesus e por João são os seres espirituais (o diabo e seus anjos) e homens ressuscitados (por ocasião da segunda ressurreição), a morte e o inferno também serão lançados no lago de fogo. Essas coisas todas não possuem características de quem se consuma com o tempo ou que seja transformado em cinzas, por exemplo. Não existe uma indicação, seja em Apocalipse ou outro livro, que os seres angelicais condenados terão algum tipo de morte ou aniquilação. Existe essa passagem?


Para sustentar ainda a ideia de tormento eterno você vai ter que acreditar como o Jefté que crer em uma destruição de homens ímpios mas de um tormento eterno para anjos caidos. Pois o Jefté usa esse mesmo argumento ( se não estou enganado)
Pois os ímpios serão lançados no lago de fogo depois da ressurreição ( com corpos - Matéria passível de queima)
Quanto a sua pergunta responderei em uma ocasião mais a frente em uma futura postagem falando de cinzas. ok ?


2 - Existe algum complemento da profecia acerca do fogo eterno descrito por Jesus ou por João que indique um final do período de destruição, tal como vemos no caso de Edom e dos muros de Jerusalém?

Mesmo que não tenha isso não significa que seria diferente o seu caso pois citei para você fatos que já aconteceram já o seu caso é futuro.
como pode garantir que será diferente porque jesus e joão também não deixou claro isso ?

No caso de Edom, a continuação da profecia dizia que essa terra seria habitada por animais na terra desolada: E nos palácios crescerão espinhos, urtigas e cardos nas suas fortalezas; e será uma habitação de chacais, e sítio para avestruzes. As feras do deserto se encontrarão com as feras da ilha, e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. Ali se aninhará a coruja e porá os seus ovos, e tirará os seus filhotes, e os recolherá debaixo da sua sombra; também ali os abutres se ajuntarão uns com os outros. Isaías 34:13-15

No caso dos muros de Jerusalém, o Senhor afirma que depois de 70 anos os traria de volta à mesma cidade para a reconstruir: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para babilônia (...)Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Jr 29:4,10 e ali o Senhor profetizou que os muros se reegueriam: Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25

Eu vejo que o Senhor determinou um final para aquelas assolações e destruições.


Querido o debate é sobre o processo de destruição por fogo e não sobre condição resultante. pois mesmo que após a destruição da cidade os animais vivem ali isso não signifique que o fogo continua aceso ou a fumaça continue subindo.
A tese que defendo é que o fogo e nem a fumaça vai queimar os ímpios para sempre.

Mas quando falamos do tormento final, existe alguma parte da Bíblia que demonstre tão claramente como as duas acima que Deus pretende parar esse tormento?
sim , provando pelo contexto geral da Bíblia que os ímpios virarão cinzas !
Pois se virão cinzas é porque a queima vai ter fim , ok ?

or enquanto, para mim está bem claro ainda que a ÚNICA COMPARAÇÃO temporal que existe para o tormento está em Mateus 25:46, onde o tormento é TÃO ETERNO quanto será a VIDA ETERNA: “E irão estes para o tomento eterno, mas os justos, para a vida eterna”.

Essa comparação é relativa pois depende de como você interpreta morte !

Se morte em seu sentido final é apenas separação ou desligamente de Deus e não perca da consciência...logo ímpios e justos permanecem conscientes na eternidade.
Mas se entendermos que o sentido final de morte seja ausência de consciência ..logo morte e vida são situações opostas.

sua comparação depende de uma análise do termo morte o que o tornaria uma comparação relativa e não absoluta .

vou aguardar mais uma potagem sua para continuarmos ponto a ponto!
fique com DEUS !


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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Jefté em Qui 11 Abr 2013, 22:43

Olá irmão Salomão

Sobre a sua mensagem de número 35, não a esqueci e a responderei...
Só peço-lhe mais um tempo, e o farei...

Paz!


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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Salomão em Qui 11 Abr 2013, 23:00

Querido irmão Jefté , fique a vontade e não tenha pressa !

A paz !
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Vasuilvan em Dom 14 Abr 2013, 11:23



As Bem Aventuranças de Satanás


E Satanás, vendo as hostes diante dele, desceu para um vale ressequido. E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os independentes, autossuficientes e emancipados, o pessoal do “eu consigo com minhas próprias forças!”, pois deles é o reino do inferno.

Bem-aventurados os que não choram por seu pecado, que somente expressam um arrependimento superficial e mundano, porque seus corações serão endurecidos.

Bem-aventurados os que têm ar de superioridade, que derrubam os outros, que têm sua própria galera, que afirmam seus direitos, que batalham por seus próprios planos, porque herdarão o inferno.

Bem-aventurados os que são indiferentes à falta de piedade em suas vidas e ao seu redor, porque eles certamente terão seu quinhão de pecado nesta vida.

Bem-aventurados os que não têm misericórdia, que exigem que todo mal contra si seja corrigido, que facilmente se ofendem, e que contra-atacam seus oponentes com calúnia, fofoca, e brutalidade aberta, porque eles receberão o mesmo como troco.

Bem-aventurados os que permitem que muitas impurezas infiltrem-se em seu coração através de meios inocentes como a televisão, a internet, relacionamentos e seus smartphones, porque eles não verão a face de Deus.

Bem-aventurados os que causam conflito, criam divisões, apreciam a controvérsia, colocam um contra o outro, porque serão chamados filhos de Satanás.

Bem-aventurados os que procuram evitar a perseguição sendo silenciosos, “inofensivos”, evitando piedade pública, porque terão grandes mansões no inferno.

Bem-aventurados sois vós quando os outros pensarem que vós sois fantásticos, divertidos, legais e a alegria da festa por minha causa. Exultai e alegrai-vos, pois grande é a vossa dor no inferno, porque assim eles trataram os ímpios por toda a história.
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Gleison Elias em Dom 14 Abr 2013, 13:35

Vou acrescentar:

Bem-aventurados sois vós, que não crês em mim, pois destes é meu reino.

Very Happy
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Vasuilvan em Dom 14 Abr 2013, 13:47


Fiquei sem compreender essa bem aventurança...
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Re: Onde Fica o Inferno?

Mensagem por Vasuilvan em Ter 16 Abr 2013, 17:25


Satanás tem uma grande confederação, que é sua igreja. Cristo a denomina sinagoga de Satanás, porque seus membros são filhos do pecado.
Os membros da igreja de Satanás têm estado sempre a trabalhar para inutilizar a lei divina e estabelecer confusão entre o bem e o mal.
Satanás trabalha com grande poder nos filhos da desobediência, e por meio deles, a fim de exaltar a traição e a apostasia como se fossem verdade e lealdade. E, na presente época, o poder de sua inspiração satânica está movimentando as forças vivas para promover a grande rebelião contra Deus, iniciada no Céu.

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Re: Onde Fica o Inferno?

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