F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Uma só carne.

Compartilhe

Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725

Re: Uma só carne.

Mensagem por Phaby em Sex 01 Mar 2013, 14:35

Olá Pessoal!
Observei que alguns foristas concordam que casamento no civil é válido perante a Deus e um reforçou que é por ter um fundamento legal e gerar um documento comprobatório que é a "famosa" certidão de enforcamento...quer dizer... de casamento. Mas se Deus considera a lei humana, porque não consideraria a união estável como válida já que hoje ela é legalizada podendo o casal registra-la em cartório obtendo uma certidão?

Vejam:
Retirada do site: http://www.brasil.gov.br/para/servicos/documentacao/certidao-de-uniao-estavel
Certidão de União Estável

O que é?
É o documento que formaliza a união de um casal, que se une com o objetivo de constituir família. No caso da União Estável, a escritura é registrada em um cartório de notas e não altera o estado civil – ou seja, os dois continuam solteiros. Já o casamento, registrado no cartório de registros públicos, altera o estado civil e faz do cônjuge um “herdeiro necessário”, que não pode ficar sem ao menos parte da herança. Assim como no casamento convencional, os noivos podem escolher o regime de bens (comunhão parcial, comunhão total ou separação total) e mudar o sobrenome.
A certidão também garante aos casais de namorados direitos antes específicos do matrimônio, principalmente a inclusão em planos de saúde e seguros de vida, a citação em testamentos (apesar de que esta pode ser questionada legalmente pela família de um dos membros do casal em caso de morte), e, em caso de rompimento do contrato, a divisão dos bens acumulados pelo casal e a concessão de pensão alimentícia.

Sobre a questão do sobrenome levantada pelo Giovani vejo como relativo. Hoje a lei considera que isso não é mais obrigatório além de ter dado liberdade ao homem de adotar o sobrenome da esposa caro queira, isso pra mim é ótimo, pois deixa o casal a vontade para decidir sobre essa questão sem qualquer imposição, principalmente sobre a mulher já que pra ela era obrigatório.

Voltando a questão de "uma só carne", o que vocês acham dessa nova definição da lei sobre a união estável, poderia ser aceita pelo cristão? Uma outra questão, só o casamento no religioso seria válido?

GiovaniBertoldi
- Iniciante -
- Iniciante -

Número de Mensagens : 8

Mensagem por GiovaniBertoldi em Sex 01 Mar 2013, 15:08

Paz do Senhor Irmãos,

Moisés, Deus sempre colocou o homem como cabeça do lar, não digo que ele seja um general, mas que ele tome a frente como um líder, tanto que a palavra de Deus não saiu da mulher, saiu do homem.

Vamos seguir a linha de raciocinio.
Qual o homem que gosta de colocar o nome da família da esposa?

Qual esposa totalmente submissa que vai querer colocar seu sobrenome no marido? Só pode ser uma Dalila da vida! Tá lascado a esposa vai mandar em casa e ele não vair dar nem um piu!

Tanto que a palavra nos fala que os presbíteros tem que ter sua mulher e filhos em sujeição e no caso também sejam irrepreensíveis.

Quanto a questão do sobrenome, veja no novo testamento, sempre se refere ao homem, veja;

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;

E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;

E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;

E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;

E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.

E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;

E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;

E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;

E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;

E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.

E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;

E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;

E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;

E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;

E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
Mateus 1:1-16

Olhem como que foi colocado nas escrituras? Será de quem tem que sair o sobre nome, do varão ou da varoa?

Jesus flho de José e não de Maria.

Por isso que o sobrenome que prevalece tem que ser o do homem, para a glória de Cristo que é o varão.

Que o Espírito santo nos esclareça e nos de entendimento.

Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Sex 01 Mar 2013, 16:29

Olá Giovani!
Sugiro que você releia o que escrevi pois nada do que você escreveu condiz com o meu texto acima.

Bjs.
Seja bem vindo ao fórum.

GiovaniBertoldi
- Iniciante -
- Iniciante -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : Bento Gonçalves - RS
Religião : Evangélico Pentecostal
Igreja : Raio de Luz
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 10

Mensagem por GiovaniBertoldi em Sex 01 Mar 2013, 16:48

Desculpe Phaby,
Coloquei esses assuntos em cima do teu texto, simplesmente pelo fato de ter comentado o assunto sobrenome, você acha certo perante Deus e na palavra o varão ter o sobrenome da esposa? Essa minha linha de entendimento está correta?

Paz do Senho seja convosco.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3139
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
Mensagens Curtidas : 138
Pontos de participação : 10323

Mensagem por Vasuilvan em Sex 01 Mar 2013, 17:58

nORBERTO, posso ler sobre isso aonde? A última união "uma só carne" anula as uniões anteriores.

Claro, sei que na bíblia não está assim, mas sei que outros escritos me levarão a esse entendimento...
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Sex 01 Mar 2013, 20:40

Giovani
AHHHAA sim! você quer falar sobre a questão do sobrenome. Eu achei que você tinha se equivocado com que eu disse pois não disse. Então ta, já que você quer falar sobre esse assunto, vamos lá ...vou te responder!
Vou dá minha réplica ao que você postou:

Moisés, Deus sempre colocou o homem como cabeça do lar, não digo que ele seja um general, mas que ele tome a frente como um líder, tanto que a palavra de Deus não saiu da mulher, saiu do homem.

Ok! Deus colocou o homem como o cabeça da mulher. Próxima..

Vamos seguir a linha de raciocinio.
Qual o homem que gosta de colocar o nome da família da esposa? Qual esposa totalmente submissa que vai querer colocar seu sobrenome no marido? Só pode ser uma Dalila da vida! Tá lascado a esposa vai mandar em casa e ele não vair dar nem um piu!

Acredito que houve aqui um certo equivoco da sua parte, eu disse em minha postagem anterior, que hoje a lei não obriga mais a mulher a mudar o nome sendo isso opcional, e que esta permite ao homem a adotar o sobrenome da esposa. Você associa que o fato de o marido ser o cabeça é que necessariamente somente mulher deve adotar o sobrenome dele, isso é relativo pois adotando ou o não o sobrenome do marido ou o marido o nome da esposa não vai mudar em nada o papel de cada um no lar. O lar é feito de parceria e não de quem manda em quem, a palavra final é do esposo mas não significa que está palavra final seja imposição de sua vontade e sim uma melhor decisão melhor para a família.

Tanto que a palavra nos fala que os presbíteros tem que ter sua mulher e filhos em sujeição e no caso também sejam irrepreensíveis.

Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
1 Timóteo 3:4

Como viste a bíblia fala em manter os filhos em sujeição e não a esposa, simplesmente porque é a mulher que se põem em posição de submissão ao marido e não o marido que submete-a a sua autoridade, diferente dos filhos que os pais devem demonstrar sua autoridade sobre eles os mantendo sobre controle.

Quanto a questão do sobrenome, veja no novo testamento, sempre se refere ao homem, veja;
Olhem como que foi colocado nas escrituras? Será de quem tem que sair o sobre nome, do varão ou da varoa?

ai vem os textos bíblicos...

Jesus flho de José e não de Maria.

Por isso que o sobrenome que prevalece tem que ser o do homem, para a glória de Cristo que é o varão.

Que o Espírito santo nos esclareça e nos de entendimento.

Desculpe mas estes textos bíblicos não falam de sobrenome, o fato de talves citar o nome de homens (apesar de ter alguns nomes de mulheres no meio em algumas genealogias) seja pelo simples fato de esses homens serem patriarcas. Mas como disse antes isso é indiferente.

Desculpe Phaby,
Coloquei esses assuntos em cima do teu texto, simplesmente pelo fato de ter comentado o assunto sobrenome, você acha certo perante Deus e na palavra o varão ter o sobrenome da esposa? Essa minha linha de entendimento está correta?

Paz do Senhor seja convosco.

Sobre essas perguntas resumo:
Sobre o varão ter o sobrenome da esposa, sinceramente, não tem nada de mais até porque é uma escolha do cara, e como disse não altera em nada seu papel no lar. E pensamos o seguinte: Nos brasileiros não damos tanta importância ao sobrenome, a gente não chama os outros pelo sobrenome com os americanos por exemplo e nem na família é assim ninguém, chega pra mim é diz "senhora Oliveira", ou alguma familia lutando para manter a honra de seu sobrenome (só algumas famílias valoriza isso) por isso acho indiferente.
Espero que você tenha entendido meu ponto de vista!
Abraços, fique na paz!

Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710
Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Sab 02 Mar 2013, 11:52

Phaby,

Sobre sua pergunta da regularização da união diante da Igreja, entendo que o princípio espiritual que devemos sempre ter em mente é que herdamos do Evangelho alguns comportamentos básicos diante do mundo e da Igreja:

1) Portar-se honestamente: Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. Hb 13:17,18

2)Não escandalizar: Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Mateus 18:6

Eu vejo que o CASAMENTO já é uma prova em si da regularidade da situação deste casal, independente de ter havido o religioso. Não vou entrar no mérito da questão da necessidade da formalização diante do povo de Deus, de um ministro, da família, etc, pois esse evento, para a sociedade, não tem efeito jurídico algum.

Acho que é tempo de questionarmos outro ponto, que é a UNIÃO ESTÁVEL. Ela é uma formalização, como o casamento? Eu acho complicado, mesmo que a união estável seja registrada em cartório, pois ela nunca se equivale a um casamento civil.

Coloco a seguir um breve resumo da diferença entre união estável e casamento:

Sobre a FORMALIZAÇÃO:
CASAMENTO: necessita de formalização diante do Estado tanto para iniciar como para extinguir-se. Fatos da realidade não extinguem um casamento. Pessoas que se separaram fisicamente, caso não formalizem nada, serão casadas até o final da vida.
UNIÃO ESTÁVEL: a formalização, que nada mais é do que um registro público como se fosse um contrato comum, não é exigido. Os fatos evidenciados - tanto para começar como para terminar - são suficientes para anular o contrato.

Sobre o ESTADO CIVIL da pessoa diante do Estado:
CASAMENTO: ele muda o estado civil da pessoa para "casado"
UNIÃO ESTÁVEL: não existe estado civil para isso. A pessoa continua solteira, divorciada, separada, viúva, etc. Não pode dizer: "Sou um unido estavelmente".

Sobre o DIREITO SUCESSÓRIO (herança):
CASAMENTO: com o falecimento de um dos cônjuges, o que vive tem direitos sucessórios conforme o regime optado no casamento. O cônjuge é considerado um "herdeiro necessário", tendo direito até a 50% dos bens do falecido, se ele tiver somente um filho como herdeiro. Quanto mais filhos, esse percentual diminui.
UNIÃO ESTÁVEL: não existe essa segurança jurídica e se houver um testamento excluindo o direito do companheiro, a pessoa não pode receber nada da pessoa que faleceu. Não há uma segurança jurídica para o que sobrevive.

Vou dizer agora algo polêmico:

SE UM CASAL CASAR-SE SOMENTE NA IGREJA E NÃO REGULARIZAR NO CIVIL, ESTÁ OFICIALMENTE AINDA SOLTEIRO E ISSO SIM É QUE PODE GERAR ESCÂNDALO DIANTE DA SOCIEDADE EM QUE VIVE, POIS NENHUM DOCUMENTO FORMAL DESTAS PESSOAS AFIRMARÁ QUE SÃO CASADOS.

Pela lei civil, continuam como antes: solteiros, divorciados, viúvos, etc. O Novo Código Civil EXIGE o registro do casamento religioso, para que as pessoas possam preencher qualquer documento oficial como "casados". Pior ainda, se um dos cônjuges morrer antes que AMBOS compareçam a um cartório, nunca mais esse casamento poderá ser reconhecido pelo Estado, pois a presença de ambos no registro é obrigatória.

Olhando por esse lado, nem o religioso sozinho, atualmente, evita um escândalo.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Mar 2013, 18:43

devaney disse. Eu vejo que o CASAMENTO já é uma prova em si da regularidade da situação deste casal, independente de ter havido o religioso. Não vou entrar no mérito da questão da necessidade da formalização diante do povo de Deus, de um ministro, da família, etc, pois esse evento, para a sociedade, não tem efeito jurídico algum.

Acredito que quando DEUS, instituiu os dois numa só carne, esse modelo seria o ideal para uma convivência em comunhão com DEUS. Seria como uma empresa fundada por DEUS, onde Ele investiria suas bênçãos.
A visão social e civil é mera organização do homem...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Mar 2013, 18:47

Queria sua opiniões sobre esta frase do WILLIAM FAULKNER...

( O casamento é um fracasso. A única maneira de encontrar alguma paz no casamento, é manter a primeira esposa, e ficar tão longe dela quanto possível, com a esperança de algum dia SOBREVIVER A ELA).
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sab 02 Mar 2013, 18:51

Se no casamento haver um verdadeiro amor Ágape, da parte de deus, e não só o Eros, não haverá sobrevivencia conjugal mas sim convivencia fraternal Very Happy
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 02 Mar 2013, 18:53

Sabia que o amor que mais se aproxima do ágape é o amor de mãe?...
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 369
Cidade/Estado : Ilhéus - BA
Religião : Cristianismo
Igreja : Frequentante da CCB
Mensagens Curtidas : 20
Pontos de participação : 505

Mensagem por MateusAlcântara em Dom 03 Mar 2013, 11:57

Olá irmãos, estive sem internet, por isso a demora de postar. Agora, vou colocar uma situação hipotética: Suponha que um homem teve relações sexuais em sua vida, depois de um tempo se converte a Deus, encontra uma irmã e casa-se com ela. Ele estaria cometendo adultério pelo fato de ter se tornado "uma só carne" com a primeira mulher que transou, quando não era cristão?
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Dom 03 Mar 2013, 13:00

Vasuilvan, penso diferente (kk, como sempre né) do que parece que vc pensa. Parece que vc pensa que o que eu chamo de Ágape é o amor de deus para conosco, não tendo na humanidade algo semelhante (apenas aproximado).

Se esse for seu pensamento, ok.
Mas o meu é:
O amor ágape é o amor fraterno, de FAMÍLIA espiritual, o amor DIVINO, de qualquer pessoa para qualquer pessoa.

Entao, eu quis dizer que um casal acima de tudo, acima até mesmo do Eros (amor "erótico", amor conjugal) deve amar um ao outro em amor divino, mais que amigos, como IRMÃOS. Entendeu?
Se nao tiver esse amor fraterno, ixi, pode crer que vai acabar.

O amor de mãe realmente é um amor muito divino... e devo enfatizar que é para a total, plena, glória de DEUS. Pois vemos esse amor em muitos animais também... O amor materno é algo natural, que DEUS deu a cada mãe, muito lindo *-*. Pro homem ter um amor semelhante pros filhos é dificil.. mas quando tem tambem é muito lindo *-* kk....

Mateus, é muito, muito, muitissimo mesmo, importante e interessante sua pergunta. Não havia pensado nisso antes. Eu sempre não fui contra o sexo antes do casamento (não na mesma intensidade que os demais cristaos sao contra), e sua pergunta me fez refletir bastante. Na verdade continuo a não ser contra, mas....

Respondendo a sua pergunta,,

Verdade, os pregadores deveriam ter sua sabedoria Neutral e apontar essa.. verdade.... aos fiéis.

Segundo meu entender nas Escrituras, só se é permitido casar-se outra vez caso o ultimo conjuge MORREU, caso contrario, é ADULTÉRIO. E esse meu entender já responde sua pergunta né? intao.

Agradecemos sua colaboração ao forum bounce
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Dom 03 Mar 2013, 14:08

A, e o fato desse individuo ter se convertido, não altera nada, pq o pecado não está no primeiro casamento mas sim no segundo.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Dom 03 Mar 2013, 21:44

Mateus, penso o seguinte. Como essas orientações são para o povo de DEUS, anterior a isso, não existe essa regulação. Por isso que nosso tempo de ignorância, DEUS desconsidera.
MateusAlcântara
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 369
Cidade/Estado : Ilhéus - BA
Religião : Cristianismo
Igreja : Frequentante da CCB
Mensagens Curtidas : 20
Pontos de participação : 505

Mensagem por MateusAlcântara em Dom 03 Mar 2013, 23:25

Acho que o Vasuilvan acertou.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Seg 04 Mar 2013, 14:22

tem alguém de FORTALEZA AÍ?...

Na quarta ao meio-dia, embarco pra lá. Minha primeira vez em fortal... Retorno na segunda-feira... Tentarei me desligar um pouquinho do trabalho, e também ficarei ausente deste forum, "penso assim"...

Fiz uma pergunta num outro tópico, mas não encontrei-a. Não sei em qual tópico.

Mas resumindo-a. Quero saber o porque de um cônjuge espiritual, geralmente não compreender ou são saber lhe dar com um cônjuge carnal, dominado pela carnalidade.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 27 Jul 2017, 01:37