F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Transfiguração!?

Compartilhe

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4296

Re: Transfiguração!?

Mensagem por Norberto em Dom 02 Dez 2012, 21:18

.
Moisés e Elias falaram com Jesus

Na transfiguração, Elias e Moisés falaram realmente com Jesus?

Sim! Elias e Moisés realmente apareceram e falaram com Jesus. E (Jesus) transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele (Mt 17.2-3). Foi uma experiência de origem divina, uma revelação dada aos apóstolos sobre a glória do reino futuro que terá Jesus como seu Rei. Provavelmente, Moisés representava a autoridade da Lei, e Elias, os profetas.

A transfiguração não tem semelhança alguma com as sessões espíritas. Uma sessão espírita é caracterizada pelos seguintes fatores: 1. três pessoas estão envolvidas: o consultante, o médium e o suposto espírito do morto; 2. o médium é intermediário entre os vivos e os mortos; 3. alguma mensagem é transmitida aos vivos.

A transfiguração teve um processo completamente diferente:

1. não houve consulta, da parte dos apóstolos, aos mortos;

2. Jesus foi transfigurado e estava em glória, isso implica sua manifestação divina. Como Deus, ele pode falar com seus servos, uma vez que para ele não estão mortos, mas vivem (Lc 20.38);

3. Jesus não foi nenhum médium entre os vivos e os mortos, pois não houve nenhuma mensagem entregue aos apóstolos por parte de Moisés ou Elias;

4. Moisés e Elias conversaram com Jesus, mas não há informação sobre o que foi dito; contudo, assim como Moisés está para a Lei, Elias está para os profetas.

Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - novembro/2000

.

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3108

Mensagem por Gleison Elias em Seg 03 Dez 2012, 02:00

Querida Phaby...
3ª E a de que Moíses estava ali em espírito.
Principal defensor SSbezerra, além de outros.
A bíblia também condena tal prática. Eu conheço muitos espíritas e sei o quanto é difícil convence-los de que a comunicação com espíritos dos mortos por nós é impossível! Mas para se saber qual é a verdade verdadeira temos que buscar entender a Deus e a sua palavra.
A bíblia condena a comunicação com mortos, certo?
Onde diz que ele proíbe a comunicação com espíritos, vivos?
Que eu saiba, ela explicitamente condena a necromancia, isto é, comunicar com "defuntos", pessoas mortas. Havia e há ainda muitas pessoas com o costume pecador de ir até tumulos tentar a comunicação com corpos mortos. Totalmente antibiblico.

Como o autor de Hebreus disse, os anjos são ESPÍRITOS ministradores.
Os anjos, sendo espíritos, se comunicam com vivos. Daí vem alguém me dizer que seria uma comunicação proibida pela bíblia.

No caso de Moisés e Elias, SIM, eram eles próprios.
Não em espíritos "desencarnados" (nem acredito nisso), mas em espíritos encarnados em corpos transformados.
Se fosse apenas uma visão "mística", não iriam querer armar barracas a eles.

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 228
Cidade/Estado : Maceió/Alagoas
Religião : Adventista do Sétimo Dia
Igreja : Igreja Adventista do Sétimo Dia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 264

Mensagem por Jonas E. em Seg 03 Dez 2012, 08:56

Querido Norberto, vc deixou uma questao no ar e eu gostaria de ouvir (no caso ler) a resposta. Sei que foi direcionada a Phaby, mas se puder me responder eu agradeço!
Por que os adventistas defendem a ressurreiçao de Moisés?
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Seg 03 Dez 2012, 09:12

.
Jonas E.,

Você, que é adventista. Por isso tem a resposta por saber qual é a crença divulgada pela sua igreja.

Perguntei para a Phaby, apenas verificar a necessidade de complemento ou não, ao conhecimento dela, sobre o tema.

A conclusão que a Phaby fechou, listando os pontos de vista de cada seguimento religioso é exemplar. Testemunho de quem perguntou e acompanhou com atenção cada opinião dando valor a nossas contribuições.

Como disse, queria saber da parte da Phaby se havia necessidade de um complemento de informação para seu aprendizado.

Aguardemos ela se manifestar.

Com sua compreensão.
.

Goncaze
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Status :D
Número de Mensagens : 509
Cidade/Estado : Cuiabá/MT
Religião : Cristianismo
Igreja : Igreja
Pontos de participação : 1694

Mensagem por Goncaze em Seg 03 Dez 2012, 09:45

Olá compaheiros,

Depois de muito tempo sem participar, agora vejo que minha opinião dada há muito tempo atrás também está alinhada com o artigo que o Norberto publicou com Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - novembro/2000.

Como já havia exposto minha opinião Moisés e Elias realmente falaram com Jesus.
Gerson Witezak
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 575
Cidade/Estado : Varzea Grande MT
Religião : Cristão
Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 1108

Mensagem por Gerson Witezak em Seg 03 Dez 2012, 09:55

A paz à Todos.

Para Gleison Elias.

Gleison disse: No caso de Moisés e Elias, SIM, eram eles próprios.
Não em espíritos "desencarnados" (nem acredito nisso), mas em espíritos encarnados em corpos transformados.
Se fosse apenas uma visão "mística", não iriam querer armar barracas a eles.

Só queria fazer uma correção: em corpos transformados, não é o mesmo que "encarnados".

Encarnados é na carne.

Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Seg 03 Dez 2012, 10:11

NORBERTO
Quanto à posição "visão", é o que estamos entendendo.

Mas queria fazer uma observação (pergunta) a você sobre a posição do Jonas.

Você sabe o porquê o adventismo defende a ressurreição de Moisés?

Respondendo sua pergunta:
O pouco que sei sobre isso é que os adventistas defendem que Moises tenha ressuscitado após Miguel ter disputado seu corpo com Satanás (Judas 1;9)o que pra eles justifica o fato de Moíses ter descido do céu e falado com Cristo na "transfiguração".
Mas a bíblia não relata nada a respeito dessa ressurreição de Moises, mas afirma que ele tenha sido sepultado pelo próprio Deus.
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Seg 03 Dez 2012, 11:11

Olá, Gleison Elias
A bíblia condena a comunicação com mortos, certo?
Onde diz que ele proíbe a comunicação com espíritos, vivos?
Que eu saiba, ela explicitamente condena a necromancia, isto é, comunicar com "defuntos", pessoas mortas. Havia e há ainda muitas pessoas com o costume pecador de ir até tumulos tentar a comunicação com corpos mortos. Totalmente antibiblico.

Como o autor de Hebreus disse, os anjos são ESPÍRITOS ministradores.
Os anjos, sendo espíritos, se comunicam com vivos. Daí vem alguém me dizer que seria uma comunicação proibida pela bíblia.

No caso de Moisés e Elias, SIM, eram eles próprios.
Se fosse apenas uma visão "mística", não iriam querer armar barracas a eles

Deus é espírito, os anjos e os demônios também são espíritos, esses podem se comunicar conosco. Agora os espíritos das pessoas que morrem não podem se comunicar conosco. Mesmo que tentemos nos comunicar, por exemplo, com entes queridos já mortos, não conseguiríamos, pois Deus não permite que os espíritos das pessoas mortas voltem para se comunicar conosco. Agora o porquê da proibição? A bíblia condena determinadas práticas por considera-las práticas demoníacas, como: adorar a outros deuses (pois indiretamente está adorando a demônios)_ e consultar a mortos (pois nesse caso a verdade é que a pessoa é enganada achando estar se comunicando com algum ente querido, mas na verdade trata se de um espírito maligno (demônio)).
Sobre a transfiguração, ainda a de se falar muito sobre isso, eu achei fazer mais sentido se tratar de uma “visão”, mas conclusão mesmo, eu ainda não obtive. Sobre eles(discípulos) quererem fazer tendas para os três, é que para eles não se tratavam de uma visão de algo sobrenatural, Jesus depois do fato e que esclareceu para eles se tratar de uma visão.
Sobre estar presente os próprios Moises e Elias na transfiguração, ora, Deus pode se comunicar com quem quiser seja vivo ou morto, se naquele momento Jesus transfigurou-se, ou seja teve um corpo transformado em glória, talves sim seria possível ele ter se comunicado com Moises e Elias. Mas seria uma hipótese ainda a ser aprofundada.

SSBezerra
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 186
Cidade/Estado : Teresina - PI
Religião : Espírita - Kardecista
Igreja : ESPIRITISMO - KARDECISTA
País : Brasil, pat
Mensagens Curtidas : -5
Pontos de participação : 233

Mensagem por SSBezerra em Seg 03 Dez 2012, 14:01

Norberto diz:
A transfiguração teve um processo completamente diferente:

1. não houve consulta, da parte dos apóstolos, aos mortos;

Sim não houve, também concordo. Mas para nós espíritas, a morte existe, e os mortos não.o espírito sobrevive ao corpo físico por isso não existe os mortos, pois todos vivem.Foi Jesus que “consultou” os espíritos de Moisés e Elias, se eles vieram é por que Deus permitiu tal comunicação mediúnica.Se fosse impossível ou demoníaca Deus não teria enviados; mas teriam enviados os anjos, pois existem milhares no céu.Se eles vieram(Elias e Moisés) é porque são como os anjos, como disse Jesus.

2. Jesus foi transfigurado e estava em glória, isso implica sua manifestação divina. Como Deus, ele pode falar com seus servos, uma vez que para ele não estão mortos, mas vivem (Lc 20.38);

Todos os espíritos estão vivos, em forma de vida. Mas uns estão vivos com Deus e outros mortos sem Deus, espiritualmente falando.Se Jesus pode falar com os mortos-vivos, ou santos falecidos também, aqueles que fazem a vontade de Deus também podem.Jesus disse que aquele que crer em Deus pode fazer maiores obras que ele próprio fez.Se Jesus curou enfermos, também podemos curar enfermos, se faz paralítico andar, também podemos fazer paralítico andar; se fala com espíritos ou anjos; também podemos falar.

3. Jesus não foi nenhum médium entre os vivos e os mortos, pois não houve nenhuma mensagem entregue aos apóstolos por parte de Moisés ou Elias;

Médium significa estar no meio, ser intermediário, ser mediador, e Jesus era sim Médium nessa passagem, querendo ou não. Se não estivesse ali Jesus como médium os discípulos que estava com eles, não poderiam ter obtido a visão dos profetas.ora se Elias e Moisés aparecera a Jesus é lógico que foi para trazer boas-novas (mensagens).A bíblia diz que: “os profetas falaram da partida de Jesus, que ele estava para cumprir em Jerusalém” Lc 9:31, isso é uma mensagem enviado de Deus através dos seus anjos Moisés e Elias.

4. Moisés e Elias conversaram com Jesus, mas não há informação sobre o que foi dito; contudo, assim como Moisés está para a Lei, Elias está para os profetas.

Existem sim informações do que foi dito, veja:
30. “E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,(anjos)”
31. “os quais apareceram com glória,
e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém”.
Lucas 9:30-31.

Como vimos a aparição dos espíritos de Moisés e Elias foi para Jesus e sua Igreja, não diretamente para os interesses de seu discípulos.
Então fica bastante lógico que a aparição de Elias e Moisés fora uma sessão mediúnica sim.

Atenciosamente,
SSBBezerra, 2012.

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Jonas E. em Seg 03 Dez 2012, 14:59

Tudo bem Norberto,

Eu tenho sim a resposta para a pergunta. Porém, gostaria de saber sua opiniao sobre isso, pois fiquei curioso com a maneira como foi feita a pergunta. Entao me descupa por ter me intrometido no seu diálogo com a Phaby! A paz do Senhor a voces!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Seg 03 Dez 2012, 15:39

.
Jonas E., eu que lhe devo desculpa se deixei entender que fui rude, mas não fui.

Explicando melhor, a minha intenção era responder a Phaby para depois ouvir (ler) a opinão de algum adventista. Apenas isso.

Vou ler o que a Phaby escreveu e depois digo algo, se for o caso.

Prossigamos.
.

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Jonas E. em Seg 03 Dez 2012, 18:45

Sendo assim, assunto resolvido. Voltemos a questao e esperemos a resposta da nossa querida Phaby.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Igreja : Corpo de Cristo
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Seg 03 Dez 2012, 23:53

Phaby,

Me diz, se possível for, o verso onde diz:
* Que as supostas comunicações com mortos, quando se diz "mortos" se refere ao espírito vivo da CARNE que morreu mesmo, pois que eu saiba, os versos que proíbam a necromancia no hebraico se referem a defuntos (e não a seus espíritos);
* Que (embora eu não acredite plenamente em espíritos desencarnados..) os supostos espíritos desencarnados são demônios;
* Que diga que demônios são anjos caídos;
* Que diga o motivo da proibição da prática da necromancia.

Você inclusive disse o motivo, não disse? Agora me mostre na Palavra de Deus, por favor.

E, Jesus não disse a eles: Olha, isto foi apenas uma visão espiritual, mística, simbólica... ou algo assim.
Pelo contrário, Jesus apenas disse que foi uma visão.
Sabe o que é uma visão?
Exemplo: Neste exato momento estou vendo um computador na minha frente. Isso é a visão que estou tendo nesse exato momento.
Seria o mesmo que Jesus dizer: "A ninguém conteis esse ocorrido que viram."

Gerson Witezak
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 575
Cidade/Estado : Varzea Grande MT
Religião : Cristão
Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 1108

Mensagem por Gerson Witezak em Ter 04 Dez 2012, 09:19

A paz de Deus a Todos.

A Visão da transfiguração, foi a realidade espiritual.

Pedro, Tiago e João tiveram o privilégio de ver Jesus Cristo transfigurado na forma espiritual, onde apareceu Moisés e Elias, um representante da Lei, outro representante dos profetas.

Pedro ficou maravilhado com a Visão e não tendo entendimento do que seria, e oque estava acontecendo, quis fazer 3 tabernáculos, como um memorial de cada representante: Moisés e a Lei, Elias e a profecia, Jesus e a Graça.
Mas Deus lhe repreendeu dizendo: "Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o."

Ou seja: Devemos escutar somente Jesus Cristo!

Tanto a morte de Elias como a morte de Moisés é mistério.
Ninguém pode afirmar nada, exatamente porque as escrituras dizem que Elias foi arrebatado ao Céu, logo depois aparece uma carta dele, e também ninguém foi ao Céu, senão aquele que veio do Céu, Jesus Cristo. Logo é descartada a ideia de Elias ter sido arrebatado ao Céu.

Não existe indícios da morte de Moisés, ninguém sabe se ele passou pela morte, nem mesmo os anjos mais poderosos sabem onde ficou seu corpo emortecido.

E foram estes dois grandes personagens que apareceu a Jesus Cristo na Visão da transfiguração.

Oque é uma Visão?

Visão espiritual é a realidade qual não conhecemos, e pela Visão passamos à conhecer.
Deus abre nossos olhos espirituais para vemos aquilo que é impossível aos olhos carnais.
Falo com convicção, exatamente porque já fui agraciado com esta dádiva!

Não devemos ficar apenas nas letras, temos que ser participantes das promessas de Deus.

Gerson Witezak

Anderson Luiz Louzada
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 991
Cidade/Estado : Palmas/TO
Religião : Espiritista
Igreja : Vale do Amanhecer
Mensagens Curtidas : 43
Pontos de participação : 1536

Mensagem por Anderson Luiz Louzada em Ter 04 Dez 2012, 10:09

Olá irmão Witezak,

Visão espiritual é a realidade qual não conhecemos, e pela Visão passamos à conhecer.
Deus abre nossos olhos espirituais para vemos aquilo que é impossível aos olhos carnais.
Falo com convicção, exatamente porque já fui agraciado com esta dádiva!

Nos espiritas chamamos isso de: Mediunidade. No seu caso citado acima "mediunidade aflorada".

Notei o seguinte nas mensagens postadas que se tem dificuldades em admitir que Jesus viu os espíritos de Elias e Moises e falou com eles. Porque? Quando a maioria acredita que o homem na terra tem: Corpo, Alma e Espírito. Que ha vida depois da Morte. Digo mais se tivesse sido outra pessoa que teve a VISÃO essa duvida é até compreensível mais não foi, foi o próprio Nosso Senhor JESUS CRISTO que disse que viu.
Até nosso irmão Witezak, disse que já teve uma VISÃO ESPIRITUAL, quanto mais JESUS gente que certamente é que lhe deu essa graça. Se a matéria volta para o pó e o espírito para Deus, porque JESUS filho de Deus não veria e olha que muitos afirmam que JESUS é próprio DEUS.

Abraços, Anderson.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Ter 04 Dez 2012, 10:19

.
Phaby escreveu:... os adventistas defendem que Moises tenha ressuscitado (...) o que pra eles justifica o fato de Moíses ter descido do céu e falado com Cristo na "transfiguração".
Correto Phaby,

Para o adventismo explicar o momento "Transfiguração" eles têm que ensinar sobre a ressurreição de Moisés que, para nós, não tem respaldo bíblico, pois o Senhor Jesus foi o primogênito dos mortos, foi o primeiro a ressuscitar para não mais ver a morte.

Nisso, a doutrina da inconsciência dos mortos (sono da alma) cai por terra como uma doutrina válida do adventismo.
.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Ter 04 Dez 2012, 10:25

.
SSBezerra escreveu:Então fica bastante lógico que a aparição de Elias e Moisés fora uma sessão mediúnica sim.
Mas uma dúvida. Não é o Kardecismo que, em defesa da reencarnação, afirma que João Batista é reencarnação de Elias? Porquê Elias e não João Batista se comunicou com o Senhor Jesus?
.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 19 Ago 2017, 15:45