F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Qual a diferença entre salvação "de graça" e "pela graça"

Compartilhe

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 3166

Re: Qual a diferença entre salvação "de graça" e "pela graça"

Mensagem por Vasuilvan em Seg 06 Ago 2012, 09:16

Irmão, não duvide que o pecado não remido, pode sim te levar ao distanciamento de DEUS.

Que critério DEUS usaria para com os pecadores conscientes, dos quais são escravos?

Esse é o B a BÁ do plano de salvação de DEUS.

A PAZ...

Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 419

Mensagem por Sargento em Seg 06 Ago 2012, 14:48

Vauilvan...

Desculpe a demora mas tenho tido pouco tempo.

Sargento, aqueles frutos das árvores, nada tem a ver com pecados. Uma pessoa não ser mansa ou boa não significa que seja pecadora.

Os frutos não têem a ver com pecados? Então que são os frutos?

SARGENTO TE PERGUNTO... você acredita na existência do pecado? se sim, o que é o pecado pra você, segundo o seu entendimento bíblico?

Não vejo muito sentido na pergunta mas ok...
Simplificando ... pecado é tudo aquilo que Deus odeia... não é uma ou outra acção mas simplesmente aquilo que desagrada a Deus.

E mais uma vez Vasuilvan, embora eu continue a lhe responder você não me responde às perguntas que faço!!
E na verdade não as faço para que me responda mas sim para que pense e medite, mas vejo que ficando sem resposta num ponto apenas desvia a atenção para "ligeiramente" ao lado em vez de entender que está defendendo algo errado!

Já perdi conta de quantas passagens vi consigo, e cada vez que lhe mostro a realidade das coisas passa a outra passagem... assim nunca iremos a lado nenhum amigo.
Você ama realmente a verdade? Quer realmente separá-la do engano?
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : faro
Religião : Cristão
Igreja : Igreja Dos Eleitos
País : Portugal
Mensagens Curtidas : -20
Pontos de participação : 1036

Mensagem por Sargento em Seg 06 Ago 2012, 14:58

Olá Edson...

Gostaria de voltar ao debate fazendo algumas perguntas

O que é o pecado/

Pode hoje o ato de pecar nos levar para condenação ?

Se pecar e se constituir inimigo de Deus , então por isso ele nos odiaria , como o ódio pode estar no ser , quem tem o titulo do Deus do amor , no mais , que critério o DEUS que ensina para perdoar os inimigos , pode ter para julgar seus inimigos?

Ao que crê Deus não lhe imputa pecado...

"Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça independentemente de obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado."

E isto não é sobre o que se porta bem mas sobre o que crê... antes, ao que se apresenta com méritos (obras) a Deus, a GRAÇDÃO) NÃO LHE É IMPUTADA, MAS SIM A DÍVIDA sobre o qual juízo todo o homem é pecador e condenado.
Romanos 4:4-8

Quanto ao ódio, amigo, Deus é Deus de amor para os seus filhos, mas para o maligno e os seus filhos Deus é Fogo Destruidor e Deus de Ira... o mesmo Cristo que Deus a vida pelos filhos que o Pai lhe deu também expulsou os vendedores do templo a chicote... o mesmo que disse "amei Jacó" também disse "odiei Esaú".

Do mesmo modo na sua vinda será como um alívio para os que O esperam mas para o ímpio será como um ladrão... para o justo, o dia do Senhor será o dia da libertação, mas para o ímpio será o dia do ardor da ira de Deus.
Também para o justo o evangelho é cheiro de vida, mas para o ímpio é cheiro de morte, o que leva uns a aceitarem e outros a rejeitarem.

Última edição por Sargento em Seg 06 Ago 2012, 15:18, editado 1 vez(es)
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Seg 06 Ago 2012, 15:09

Vasuilvan...

Irmão, não duvide que o pecado não remido, pode sim te levar ao distanciamento de DEUS.

A remissão do justo é Cristo.... se alguém está redimido, todos os seus pecados estão perdoados e obviamente redimidos pelo sacrifício do cordeiro, mas se alguém não foi redimido então sempre foi pecador e nunca esteve próximo de Deus para que possa haver sequer distanciamento.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 145
Pontos de participação : 10408

Mensagem por Vasuilvan em Seg 06 Ago 2012, 18:05

Sargento quem são os filhos do maligno e quem são os ímpios?
O que as pessoas fazem para serem enquadrados como ímpios ou filhos do maligno?

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Seg 06 Ago 2012, 18:20

Amigo edson, algumas passagens interessantes que relatam a ira de DEUS contra o pecado.

Romanos 3:5 Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)
Romanos 3:6 Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?

Eclesiastes 12:13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

Eclesiastes 12:14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.

Apocalipse 21:7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

Apocalipse 21:8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

A PAZ...

Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Sab 18 Ago 2012, 13:46

Vasuilvan...

Tenho tido pouco tempo e só agora posso responder.

Sargento quem são os filhos do maligno e quem são os ímpios?
O que as pessoas fazem para serem enquadrados como ímpios ou filhos do maligno?

Como sempre lhe disse e mostrei na Bíblia, ninguém se faz filho de quem quer... ninguém escolhe a seu pai ... nada está dependente das nossas obras para que o que façamos condicione de quem somos filhos.

Se quer saber o que distingue uns dos outros, então o sinal visível a quem o sabe ver é a fé... mas tal como só o justo reconhece a Cristo, também só um justo reconhece outro justo pois "o espiritual discerne tudo e de ninguém é discernido" como está escrito.

Agora ... a sua origem?

Vemos em muitos sítios acerca disto em forma de parábola... vemos no Éden a semente do maligno que Deus amaldiçoou, vemos que Pedro diz que Caim era do maligno, e vemos Deus rejeitar uma descendência ao longo de toda a Bíblia.

E vemos que a sua origem está na explicação da parábola do trigo e do joio.

Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 13:36-43

Não é o filho que gera o pai, mas sim o pai que gera o filho... não somos nós que escolhemos a nosso pai, mas foi o pai de cada um que o gerou.

Não é por acaso que Jesus chama aos fariseus filhos do Diabo.

Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
João 8:42-44

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
João 8:47
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 18 Ago 2012, 15:39

Sargento... Você certamente pertence a DEUS, eu certamente também chegarei lá.
Sou sincero no meu buscar, e assim como Ele me atraiu para a sua doutrina, assim também, através do espírito santo, serei conduzido a toda verdade. Neste momento a tua verdade não me serve. Oremos então né?

Inclusive, percebo que você, erra por muito o alvo...

Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Seg 20 Ago 2012, 07:00

A minha verdade Vasuilvan?
Pouco escrevi além das palavras de Cristo... disse eu alguma coisa que não esteja lá escrito de modo até mais severo? Não só por Cristo mas ao longo de toda Bíblia.... porque não aceita então?

Enfim... ter a verdade à frente e dizer que a busca sinceramente é estranho...

... mas tudo bem, não existe mais benefício em explicar-lhe mais isto.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 01 Mar 2014, 17:49

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

ABERRAÇÃO TEOLÓGICA DO NEOANTINOMISMO DISPENSACIONALISTA

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 01 Mar 2014, 20:47

Excelente exposição, irmão Vasuilvan. Em menos de 3 minutos o expositor esclarece um ponto que tem sido objeto de muita confusão no evangelicalismo--como se salvavam os pecadores ao tempo do Antigo Testamento?

Tenho feito esta pergunta em debates internéticos por aí, e obtive certa vez 3 respostas:

a) Alguns ingenuamente dizem que era só cumprir plenamente tudo quanto a lei determinava, que a pessoa era aprovada por Deus. O problema é que “a lei do Senhor é perfeita” (Sal. 19:7), e homem nenhum jamais conseguiu ou conseguiria reunir méritos de obediência plena, total, 100% para merecer essa bendita aprovação e até reinvindicar o seu lugar no Reino eterno.

b) Houve certo pastor evangélico do Ceará que alegou que Cristo foi pregar aos “espíritos em prisão”, e assim eles puderam ser salvos. Ele se baseava num texto reconhecidamente pouco claro de 1a. Ped. 3:19, 20, que fala da pregação de Noé, no seu tempo. Seria um absurdo Cristo levar a mensagem de salvação a quem estava já “em prisão”, perdido, portanto, pois seria conceder uma 2a. oportunidade àqueles condenados. Ademais, o texto limita esses “espíritos” aos dos dias de Noé. . .

c) E houve um que simplesmente citou Deu. 29:29--mistério, ninguém sabe, não é coisa revelada aos homens. . .

Mas o erro básico da visão neoantinomista dispensacionalista, que se instalou no evangelicalismo desde fins do séc. XIX e início do XX, é a impressão de que no VT prevalecia a “lei”, e a “graça” é só de Cristo para cá.

Equívoco total! A graça divina foi manifestada por primeira vez logo após a Queda, quando Deus pregou a primeira mensagem do evangelho ao casal original, falando do Libertador futuro que esmagaria a cabeça da serpente (Gên. 3:15). Ele podia com justiça eliminar aqueles pioneiros pecadores, pois “o salário do pecado é a morte” (Rom. 6:23), daí recomeçar tudo com novo casal. Mas Deus não é só JUSTIÇA, Ele também é AMOR.

Os que ensinam essa teologia furada do neo-antinomismo dispensacionalista, que nenhum teólogo de real gabarito leva a sério, de fato NÃO SABEM RESOLVER a questão: se agora vivemos na dispensação da graça, que teria suplantado a da lei, COMO SE SALVAVAM OS PECADORES AO TEMPO DO ANTIGO TESTAMENTO?

Vejam o dilema: se disserem que eram salvos pela lei, proferem uma ABERRAÇÃO TEOLÓGICA. Como se pode alegar que algum homem jamais pôde reunir méritos suficientes para salvar-se pelos próprios esforços em cumprir “a lei do Senhor” que é “perfeita” (Sal. 19:7)?!

Se admitem que eram salvos “pela graça”, isso destrói a divisão estanque e artificial de dispensações da lei OU graça.

LEI e GRAÇA sempre vieram juntas, cada qual cumprindo o seu papel. Isso se pode ilustrar tanto no Velho quanto no Novo Testamento.

* No VT: Ao proferir a LEI MORAL dos 10 Mandamentos no Sinai, Deus começa dizendo: “Eu sou o Senhor que te tirou da terra do Egito, da casa da escravidão”. Esta é uma declaração de GRAÇA divina. Segue-se o enunciado da LEI nos versos seguintes.

* No NT: Quando Cristo foi confrontado com a mulher adúltera, conhecendo-lhe o coração Ele lhe disse: “Tampouco Eu te condeno”. Esta é uma expressão de GRAÇA. Mas em seguida disse-lhe: “Vai e não peques mais”. Isso é LEI.

Conseguem perceber como não existe essa de um “tempo da lei” suplantado por um “tempo de graça”? Isso é doutrina de homens, ensino dos falsos instrutores do neo-antinomismo dispensacionalista que se acham por aí proclamando essas ideias sem fundamento nas Escrituras.

Paulo, que tanto exalta a graça divina, fala que com a sua mente serve a “lei de Deus” (Rom. 7:25) que é aquela que traz o preceito “não cobiçarás”, sendo santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 7, 8, 12, 14, 22). E ainda recomenda naturalmente dessa lei divina os seus 5o., 6o., 7o., 8o., 9o. e 10o. preceitos aos GENTIOS de Éfeso e Roma (Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10).

Ah sim, não deixem de ver a discussão e vídeos sobre esse tema específico na seção de estudos, “As Raízes Católicas da ‘Escola Interpretativa’ Dispensacionalista”, que podem acessar pelo link: http://forumevangelho.com.br/t3981-as-raizes-catolicas-da-escola-interpretativa-dispensacionalista

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 01 Mar 2014, 20:49

Por falar em menos de 3 minutos, este pequeno vídeo também ilustra de modo bem-humorado a questão das bases da salvação de um pecador:

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sex 27 Mar 2015, 10:50

//////

A salvação é gratuita, mesmo assim, ela não é operada na indiferença. Aqueles que aceitam a justiça de Cristo operam sua salvação com muita luta e esforço constante...

Cristo, em momento algum deu-nos garantia de que seria fácil alcançar perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o receberemos por acaso. O caráter nobre é forjado por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo...

O caráter nobre é formado por combates árduos e decididos contra o próprio EU. As tendências herdadas devem ser banidas a cada conflito enfrentado. devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto conscientemente...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 21 Set 2017, 09:15